A Pedagogia de Jesus aplicada à Escola Bíblica Dominical - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

A Pedagogia de Jesus aplicada à Escola Bíblica Dominical

Ela é focada no crescimento integral da pessoa (espiritual, emocional e intelectual), logo é de suma importância para a Escola Bíblica Dominical, que é a responsável pela sistematização dos ensinos de Cristo no contexto geral da igreja local.


Jesus trouxe um ensinamento contrário ao que se ensinava em sua época e ainda hoje. Ele disse: "Ouviste o que foi dito aos antigos... Eu, porém, vos digo..." (Mt 5.21,22); "Ouviste o que foi dito aos antigos... Eu, porém, vos digo... (Mt 5.27,28). Por várias vezes, Jesus repetiu a frase: "Eu, porém, vos digo??, que significa pedagogicamente uma quebra de paradigmas. Ou seja, Ele mudou o conceito de ensino/aprendizagem e ensinou uma nova metodologia. Esta era focada em três áreas: aprender, ensinar e servir.

A lógica pedagógica de Jesus primeiramente é focada no aprender. Ele disse: "Aprendei de mim" (Mt11.29). Antes de queremos ensinar os outros precisamos aprender. Aprender a humildade, a mansidão, a generosidade, a compaixão, a fidelidade, o amor, o perdão, a bondade, o arrependimento, a renúncia, o ofertar e outros elementos práticos que formam o caráter cristão. Jesus não admite ensino farisaico, hipócrita, mentiroso, bajulador. Para Jesus, antes de ensinar precisamos ensinar a nós mesmos (Mt 7.3-5; Rm 2.21). Disse Ele: "Porque reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão?". Primeiro aprende, depois ensina: "Ide ensinai todas as nações" (Mt 28.19,20).

Para Jesus, o ensino precisa resultar em prática (Jo 13.12-15) e alcançar as áreas espirituais, emocionais e intelectuais. É preciso servir "O filho do homem [...] não veio para ser servido, mas para servir" (Mc 10.45). "Sou como aquele que serve" (Lc 22.27). O professor da EBD precisa entender que ele foi chamado para servir no ensino da Palavra de Deus.


Quatro palavras que estão intimamente ligadas àqueles que se dispõem a servir no ensino da EBD são:


1) Gratidão: Gratidão em servir a Deus, família, igreja e sociedade.

2) Privilégio: É privilégio ser escolhido por Deus para ministrar aulas na EBD.

3) Humildade: A palavra humildade vem de "humus", que quer dizer "terra", de onde se originou a palavra humano. Logo, uma pessoa humilde é aquela que tem consciência de sua origem: a terra (Gn 2.7).

4) Serviço: Ministrar na EBD é um serviço que se presta a Deus, portanto esse serviço precisa ser da melhor qualidade e feito com alegria (Sl100.2).

Antes de ser um professor/educador de EBD, precisamos ser servos, alunos, aprendizes. Às vezes as pessoas não são bem-sucedidas na vida cristã porque não foram alunas da EBD e não aprenderam a servir, a serem servas. Antes de sermos mestres do povo de Deus precisamos ser servos, servidores (Nm 11.28).

O professor da EBD que aprendeu a servir desenvolve três habilidades:

1) Vive na dependência de Deus: Quem vive na dependência de Deus não se frustra, supera trauma. A educação cristã e libertadora (Hb3.17-19). A dependência de Deus nos ensina três coisas: a proatividade, o autoconhecimento e a resiliência.


2) Sabe lidar com a graça de Deus: Quem aprendeu a lidar com a graça de Deus não tem ciúme, inveja, rancor, ressentimento, vingança, orgulho, mágoa etc. A graça ensina (Tito 2.12) e nos torna humildes (Jo 3.30; Ef 2.7). Ela é imensurável (Lc 6.3-4), abundante (Rm 5.20), multiforme (1Pe 4.10) e, o mais importante, nos padroniza, isto é, nos coloca no mesmo nível. Todos, independentemente de título, foram salvos pela graça (Ef 2.8). É fundamental que alunos e professores da EBD entendam a dimensão da graça.


3) Estabelece prioridade em sua vida: "Buscai primeiro o Reino de Deus" (Mt 6.33).

As prioridades na vida do educador são:

1) Reino: Buscar o Reino é nossa prioridade, precisamos estar focados no Reino (Mt 22.37-40).

2) Família: Ela é a base do desenvolvimento do ministério educacional cristão (1Tm 5.8).

3) Trabalho: Foi criado por Deus antes da queda no Éden e dignifica o homem (2Ts 3.10). Por meio do trabalho, o Reino de Deus na terra é beneficiado, a família e a igreja.

4) Igreja: Priorize a sua igreja, fale bem dela, motive seus pastores, ore por eles etc. (Hb10.25). Por que a igreja ficou por último da lista? Ela é "a coluna e firmeza da verdade" (1Tm 3.15) e, para cuidar dela e ministrar nela, a pessoa precisa estar antes focada no Reino, ter uma família equilibrada e ter um trabalho, porque Deus não chama preguiço para a Sua obra.


Portanto, na visão pedagógica de Jesus, ser um professor de EBD é atuar como um servidor. Quem não estiver disposto a servir não poderá ser um professor no serviço educacional da igreja local. A EBD é reconhecida como um serviço espiritual que se presta a Deus, e esse serviço precisa ser de qualidade (Lc 17.10; Mt 25.14-30). Portanto, nobres colegas de ministério, sirvamos "ao Senhor com Alegria" (Sl 100.2).

Artigo extraído da revista Ensinador Cristão Nº 96 | Por: Pr. Maurício Brito


CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já ! 

Post Bottom Ad