Os Judeus e a sua Nação - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Os Judeus e a sua Nação

Na perspectiva histórica, a Bíblia descreve a promessa de Deus a Abraão de dar a terra de Canaã à sua descendência, como mencionado em Gênesis 15:18-21. De acordo com as narrativas bíblicas, os israelitas, liderados por Josué, conquistaram parte da terra de Canaã.


Historicamente, esses eventos ocorreram cerca de 3.500 anos atrás, e a região em questão abrangia o que é hoje Israel, a Cisjordânia, partes da Jordânia, Líbano e Síria.

Com base na história bíblica, pode-se argumentar que a promessa de Deus de dar Canaã aos descendentes de Abraão estaria associada principalmente à região de Israel e à Cisjordânia na atualidade.

️ Países que fazem parte da região de Canaã

Geograficamente, a antiga região de Canaã se estendia por uma área que incluía partes do que são agora os seguintes países e territórios:

1) Israel: A maior parte da terra de Canaã histórica está agora dentro das fronteiras de Israel.

2) Cisjordânia: Partes da Cisjordânia também faziam parte da antiga Canaã.

3) Faixa de Gaza: Uma pequena parte da região sul da Faixa de Gaza estava dentro dos limites da antiga Canaã.

4) Líbano: Partes do atual Líbano estavam dentro dos territórios da antiga Canaã.

5) Jordânia: Algumas áreas no norte da Jordânia faziam parte da antiga Canaã.

6) Síria: Partes do sul da Síria também faziam parte da região histórica de Canaã.


️ A promessa feita a Israel

Deus prometeu dar a terra de Canaã a Israel nos tempos antigos de acordo com Gênesis 15:18-21:"No mesmo dia fez o Senhor aliança com Abrão, dizendo: À tua descendência tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até o grande rio, o rio Eufrates: o queneu, o quenezeu, o cadmoneu, o heteu, o perizeu, o rafeu, o amorreu, o cananeu, o girgaseu e o jebuseu."

Neste versículo, Deus faz uma aliança com Abraão prometendo a ele e à sua descendência a terra que se estende do rio do Egito até o rio Eufrates, o que inclui a região de Canaã.

A Bíblia menciona Canaã e a promessa de Deus a Israel, em Gênesis 17:8, onde Deus diz a Abraão:

"Também te darei a terra de Canaã, a terra de tua peregrinação, em possessão perpétua, e serei o seu Deus."

Esta passagem faz parte da promessa de Deus a Abraão de dar a terra de Canaã como herança a seus descendentes, que incluem a nação de Israel.

️ O Surgimento dos Palestinos Muçulmanos na Região da Palestina

A presença dos palestinos muçulmanos na região que agora é conhecida como Palestina tem uma longa história que remonta a séculos.


Após a expansão muçulmana no século VII, a Palestina tornou-se parte do mundo islâmico, e Jerusalém tornou-se um local sagrado para os muçulmanos. Os árabes muçulmanos habitaram a região ao longo dos séculos, assim como outras comunidades étnicas e religiosas.


No final do século XIX e início do século XX, a imigração judaica para a Palestina aumentou como parte do movimento sionista, que buscava a criação de um estado judeu na região. Esse movimento contribuiu para a crescente tensão entre a população judaica e a população árabe, que incluía muçulmanos e cristãos.

Em 1948, com a fundação do Estado de Israel, ocorreu a Guerra de 1948, que levou ao êxodo de muitos árabes palestinos, incluindo muçulmanos. Essa população tornou-se conhecida como palestinos refugiados.


O conflito israelense-palestino se intensificou ao longo das décadas, com lutas por território, direitos e autodeterminação. Os palestinos muçulmanos, juntamente com cristãos e outras comunidades, continuaram a habitar a região.

️ O conceito de "Palestina"

A região que a Bíblia chama de Canaã é, na atualidade, conhecida como "Palestina".

O termo "Palestina" é frequentemente usado para se referir à região que historicamente inclui a terra de Canaã, abrangendo partes de Israel, da Cisjordânia e da Faixa de Gaza, entre outros territórios.

Quando me refiro à "Palestina", estou falando da região do Oriente Médio historicamente associada ao território situado entre o Mar Mediterrâneo e o rio Jordão. Esta área inclui partes do que atualmente é Israel, da Cisjordânia e da Faixa de Gaza, bem como partes da Jordânia e do sul do Líbano.


Porém, a palavra "Palestina" também pode se referir a entidades políticas, como a Autoridade Palestina, que administra partes da Cisjordânia e da Faixa de Gaza.

️ Restauração escatológica

A restauração escatológica de Israel como nação é um tema frequentemente discutido em contextos teológicos e bíblicos, especialmente dentro do Cristianismo e do Judaísmo.


️ Alguns textos do Antigo Testamento que são frequentemente associados a essa ideia incluem:

👍Jeremias 31:31-34 - Este texto fala sobre uma nova aliança que Deus fará com Israel, onde Ele escreverá Sua lei nos corações do povo.

👍Ezequiel 36:24-28 - Este trecho profético descreve como Deus restaurará Israel, purificará seu povo e dará a eles um novo coração.

👍Zacarias 12:10 - Este versículo menciona um momento em que o povo de Israel olhará para Aquele a quem eles traspassaram e chorarão por Ele.

👍Romanos 11:26 - No Novo Testamento, Paulo menciona que "E assim todo o Israel será salvo", indicando uma restauração futura de Israel.

️ Conclusão

De acordo com as escrituras bíblicas, a promessa divina de que toda a região de Canaã pertenceria a Israel foi cumprida apenas de maneira parcial, uma vez que, nos tempos atuais, Israel não exerce controle sobre toda a região da Palestina.


No entanto, nas interpretações escatológicas das profecias bíblicas, a completa realização dessa promessa está associada ao período do Milênio. Ezequiel 47:13-14 é um trecho que descreve a divisão da terra entre as tribos de Israel, e essa divisão inclui a região de Canaã.


Além disso, Apocalipse 20:4 faz menção a um reinado de mil anos de Cristo na Terra, um período de grande importância na escatologia, durante o qual a promessa de herdar toda a terra de Canaã pode se concretizar de acordo com as crenças escatológicas.

NOVAS LIÇÕES

👉 Novas lições da classe dos ADULTOS- Aqui

👉 Novas lições da classe dos JOVENSAqui

👉 Novas lições BETEL da classe dos ADULTOS - Aqui

****

Post Bottom Ad