A singularidade do Filho de Deus: Jesus - Subsídios Dominical

Breaking

Home Top Ad

Post Top Ad

Novos Subsídios Bíblicos para as lições  O corpo de Cristo, 1° trimestre de 2024


A singularidade do Filho de Deus: Jesus

Introdução

"Monogenēs," é uma jóia linguística que brilha em meio aos textos sagrados, revelando não apenas a singularidade de Jesus Cristo, mas também a riqueza da relação entre o Pai e o Filho. Nesta exploração, mergulharemos nas águas profundas das Escrituras para desvendar as camadas teológicas e contextuais que cercam esse termo.


I. Contexto Bíblico e Teológico


1. Uso em Passagens Bíblicas

Em Lucas 7.12, 8.42 e 9.38, testemunhamos o uso de "Μονογενής" em situações humanas, referindo-se a filhos únicos. Isso nos lança numa reflexão sobre como a singularidade do termo se manifesta na experiência humana, preparando o terreno para uma compreensão mais profunda em contextos teológicos.


2. Exclusividade nos Escritos de João e a Conexão com o Antigo Testamento

A palavra grega "Μονογενής" é uma pérola exclusiva nos escritos de João, exceto por uma ocorrência em Hebreus 11.17. Aprofundar nossa análise envolve não apenas examinar seu uso nos Evangelhos, mas também explorar como ela ecoa nas páginas do Antigo Testamento. O termo encontra ressonância nas profecias messiânicas, lançando luz sobre a continuidade divinamente orquestrada ao longo das eras.

Leia o Artigo completo em: O Mistério de Monogenēs: Compreendendo a Singularidade de Cristo

DICAS DE LEITURAS

INFORMAÇÕES AQUI


***

INFORMAÇÕES AQUI


***

INFORMAÇÕES AQUI


***

INFORMAÇÕES AQUI

***

INFORMAÇÕES AQUI

***

INFORMAÇÕES AQUI

***

INFORMAÇÕES AQUI


Post Bottom Ad