Todo Mundo está no maligno? - Subsídios Dominical

Breaking

Home Top Ad

Post Top Ad

Novos Subsídios Bíblicos para as lições  O corpo de Cristo, 1° trimestre de 2024


Todo Mundo está no maligno?

O texto "todo o mundo está no maligno" (1 João 5:19) é uma afirmação forte presente na Bíblia Sagrada, que nos lembra da natureza caída do ser humano.

Ao ler "todo o mundo está no maligno" (1 João 5:19), devemos ser lembrados de nossa condição caída e pecaminosa.


A ideia de que "todo o mundo está no maligno" se refere à condição espiritual em que todos os homens e mulheres se encontram, devido ao pecado original.

 

1. AFETADOS PELO PECADO

De acordo com a Bíblia, o pecado entrou no mundo através de Adão e Eva, quando eles escolheram desobedecer a Deus e comer do fruto proibido. Como resultado, o pecado se tornou uma realidade em nossas vidas e todos nós herdamos a natureza pecaminosa de Adão e Eva. Isso significa que todos os seres humanos nascem com uma tendência natural para desobedecer a Deus e fazer o que é errado.

 

É por esse motivo que a Bíblia afirma que "todo o mundo está no maligno".

 

Isso significa que todos nós somos afetados pelo pecado e estamos sob o controle do maligno, que é Satanás, também conhecido como o Diabo. Ele é quem tenta nos afastar de Deus e nos levar a viver de acordo com nossas próprias vontades, em vez de seguir os planos e propósitos de Deus.

 

2. ATRAVÉS DE JESUS HÁ ESPERANÇA PARA OS SERES HUMANOS

 

A boa notícia é que a Bíblia também nos diz que há esperança para nós. Através da fé em Jesus Cristo, somos perdoados de nossos pecados e recebemos nova vida. Jesus morreu na cruz para pagar o preço pelo nosso pecado e ressuscitou dos mortos, oferecendo-nos a chance de viver uma vida nova, livres do pecado e da escravidão do maligno.

 

3. O CONCEITO DE MUNDO NO MALIGNO

No contexto de 1 João 5:19, a palavra "mundo" pode ser entendida como o conjunto da humanidade caída, que se encontra em oposição a Deus, e sujeita ao pecado e a influência do maligno, Satanás. Isso se dá pelo fato de Adão e Eva terem pecado e causado a Queda da humanidade, e com isso, todos os seres humanos herdaram a natureza pecaminosa e a morte espiritual.

 

A Bíblia diz em Romanos 3:23 "pois todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" e em Romanos 6:23 "pois o salário do pecado é a morte". Isso significa que todos os seres humanos estão afetados pelo pecado e estão sujeitos à morte eterna. Além disso, Jesus próprio também usa o termo "mundo" para se referir a humanidade em geral (João 3:16; João 12:31; João 14:17; João 15:18-19; João 17:9) e também para se referir ao sistema de valores e desejos desordenados que opõe-se a Deus e seduz as pessoas a se afastarem dele.


4. CUIDADO COM O MALIGNO

A Bíblia também ensina que Satanás, o Diabo, é o inimigo de Deus e o inimigo do homem. Ele é o príncipe deste mundo (João 12:31) e tenta nos desviar de Deus e nos levar a viver de acordo com nossas próprias vontades, em vez de seguir os planos e propósitos de Deus. A Bíblia também diz que "ele (Satanás) foi enganador desde o princípio" (João 8:44) e que "ele foi homicida desde o princípio" (João 8:44). Isso significa que Satanás é o responsável pelo pecado e pela morte no mundo.

 

Portanto, quando a Bíblia afirma que "todo o mundo está no maligno" (1 João 5:19), ela está dizendo que todos os seres humanos estão afetados pelo pecado original, estão sujeitos à morte eterna e estão sob o controle do Diabo, Satanás.

 

5. A PROTEÇÃO DE CRISTO CONTRA O MALIGNO

A Bíblia nos diz que Jesus nos livra do poder do maligno (Hebreus 2:14-15) e que ele nos dá autoridade sobre Satanás e seus demônios (Marcos 16.16-18; Lucas 10:19).

 

Como cristãos, devemos confiar em Jesus como nosso protetor e buscar viver de acordo com a sua vontade.

Isso inclui orar e ler a Bíblia, seguir os mandamentos de Deus, viver uma vida de fé e confiar na proteção de Jesus.

 

A Bíblia nos ensina sobre a realidade do maligno e sua tentativa constante de nos afastar de Deus, mas também nos dá esperança através de Jesus Cristo, nosso protetor contra o maligno. Através dele somos salvos, perdoados, e protegidos, e podemos viver eternamente com Deus.

Post Bottom Ad