SUBSÍDIOS Adultos - Lição 3: Ciúme, o mal que prejudica a família - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

SUBSÍDIOS Adultos - Lição 3: Ciúme, o mal que prejudica a família

🎯 Veja mais subsídios Dominical Aqui

Subsídios Bíblicos para a Lição dos Adultos (CPAD).  2° Trimestre de 2023 | Lição 3

 

Introdução

O ciúme é um sentimento que pode causar danos profundos em nossos relacionamentos, especialmente naqueles que são mais próximos e queridos, como a nossa família. A Bíblia apresenta diversos exemplos de personagens que experimentaram ciúme e suas consequências, desde a rivalidade entre Caim e Abel até os conflitos entre os filhos de Jacó.

 

1. O ciúme é um pecado que pode destruir relacionamentos (Gênesis 37:4-5)

O ciúme é um pecado que pode ter graves consequências, como a destruição de relacionamentos. Na Bíblia, vemos um exemplo claro disso na história de José e seus irmãos, em Gênesis 37:4-5, onde o ciúme dos irmãos de José em relação à sua túnica especial levou a um desejo de prejudicá-lo.

Além disso, a Bíblia também nos ensina que o ciúme pode levar à inveja e ao ressentimento.

 

Em Provérbios 14:30, lemos: "O ânimo sereno é a vida do corpo, mas a inveja é a podridão dos ossos." A inveja é uma das consequências do ciúme, e pode levar a uma atitude amarga e ressentida em relação aos outros.

 

Outra consequência do ciúme é a possibilidade de causar conflitos e divisões. Na carta aos Coríntios, Paulo fala sobre a presença de ciúmes e invejas entre os cristãos, e como isso pode levar a divisões e conflitos. Em 1 Coríntios 3:3, ele escreve: "Pois vocês ainda são carnais. Quando há entre vocês ciúmes e divisões, não estão sendo carnais e agindo como mundanos?".

 

1.1. A túnica especial de José

O ciúme contra José, conforme as Escrituras Sagradas, foi motivado pela inveja e pela falta de confiança em Deus, como mencionado em Gênesis 37:11. Porém, a Palavra de Deus nos mostra que mesmo em meio às dificuldades, Deus pode usar a situação para cumprir Seus propósitos, como vemos em Gênesis 50:20.

 

A) A túnica especial de José simbolizava a escolha e o favor de Deus (Gênesis 37:3).

B) A túnica especial representava a posição de liderança de José (Gênesis 37:7).

C) A túnica especial era um sinal da bênção de Deus sobre a vida de José (Gênesis 39:2-6).

 

No caso de José, Deus usou a situação difícil para prepará-lo para liderança, conforme Gênesis 41:39-41. E não somente isso, Deus usou José para abençoar sua família e o povo de Israel, como mencionado em Gênesis 45:5-8.

Podemos aprender com essa história que, mesmo diante das dificuldades, podemos confiar em Deus e ter a certeza de que Ele tem um propósito para tudo em nossa vida.

Veja a continuação na Revista Digital AQUI


CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já ! 

Post Bottom Ad