SUBSÍDIOS Lição 7 – Estêvão - um Mártir Avivado

🎯 Atenção!

Subsídios para a classe do Adultos (1° Trimestre de 2023)

Este artigo oferece a você a chance de expandir suas perspectivas e compreender ainda mais as Escrituras.

INTRODUÇÃO

Estêvão foi um homem escolhido por Deus para cumprir Sua vontade. Descubra como ele enfrentou a oposição maligna e como sua fé inabalável permitiu que ele fosse usado por Deus de forma incansável.


1. Estêvão como um homem usado por Deus.

De acordo com Atos 6.3-5, Estêvão foi escolhido como um dos diáconos e descrito como "um homem cheio de fé e do Espírito Santo". Além disso, ele também é descrito como "cheio de fé e poder" e realizando prodígios e sinais entre o povo (Atos 6.8). No entanto, sua reputação causou inveja e oposição de seus adversários, levando a uma disputa com ele (Atos 6.9). Devemos orar para que Deus levante crentes como Estêvão, cheios de fé e sabedoria.


2. Uma oposição covarde.

Infelizmente, os inimigos da Igreja usam meios desonrosos para combatê-la. No caso de Estêvão, eles não puderam resistir à sua sabedoria e usaram suborno para acusá-lo falsamente de blasfêmia contra Moisés e Deus (Atos 6.9-14).


Esses adversários também usaram violência contra Estêvão, levando-o ao Sinédrio. No entanto, ele exibia o poder do Espírito Santo através da aparência de seu rosto como um anjo (Atos 6.15). Devemos orar para que Deus use o seu povo de forma a refletir o poder do Espírito Santo.


3. A ira dos acusadores.

Estêvão confrontou a dureza do coração dos líderes israelitas ao denunciar suas traições e assassinato contra Jesus (Atos 7.51). Sua denúncia dura fez com que seus julgadores se enfurecessem contra ele (Atos 7.54). No entanto, Estêvão permaneceu fiel à sua missão e apresentou o que o Espírito de Deus colocou em seu coração com autoridade.

Aplicação prática

1. Estêvão, um modelo de fé e coragem.

Estêvão é um modelo de crente cheio de fé e do Espírito Santo. Ele era conhecido por seu poder e pelos prodígios e sinais que realizava. Embora enfrentasse oposição e inveja, ele manteve-se firme na sua fé e continuou a testemunhar a respeito de Deus. Oremos por crentes assim, que sejam cheios de sabedoria e fé e que reflitam o poder do Espírito Santo.


2. Lutando contra a oposição maligna.

Infelizmente, ainda hoje existem adversários da fé cristã que usam meios desonestos e malignos para oprimir os crentes. É importante estarmos alertas e prontos para lutar contra a oposição com coragem e sabedoria, assim como Estêvão fez. Quando nos confrontarmos com essas situações, devemos confiar no Espírito Santo para nos dar sabedoria e autoridade.


3.    Uma mensagem forte e corajosa. Estêvão foi corajoso ao confrontar os líderes israelitas com a verdade. Ele denunciou a dureza de coração deles e as suas traições e homicídios contra Jesus. Esta atitude é uma demonstração da importância de falarmos a verdade, mesmo que isso possa gerar oposição ou ira. Como crentes, devemos ser corajosos e fieis ao que o Espírito Santo põe em nossos corações.


Conclusão

O testemunho de Estêvão é uma lição de fé e coragem para nós, crentes. Ele é um modelo de crente cheio de fé e do Espírito Santo, que enfrentou oposição e inveja com sabedoria e coragem. Além disso, sua mensagem forte e corajosa é uma lição de como devemos falar a verdade, mesmo diante da oposição. Que possamos ser corajosos e fieis como Estêvão, confiando no Espírito Santo para nos dar sabedoria e autoridade.

👇 VEJA TAMBÉM Lições 👇

👉 Novas lições da classe dos ADULTOS- Aqui

👉 Novas lições da classe dos JOVENSAqui

👉 Novas lições BETEL da classe dos ADULTOS - Aqui



CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já ! 

Compartilhar:

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !