Lições Betel: Lição 2 Um Coração de Servo (Classe Adultos) - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Lições Betel: Lição 2 Um Coração de Servo (Classe Adultos)

Lições Bíblicas BETEL: 1° Trimestre de 2023 |

1° Trimestre De 2023 | TEMA: O EVANGELHO DE MARCOS – O Servo e a missão no serviço da obra de Deus

TEXTO ÁUREO

“Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.” Marcos 10.45

VERDADE APLICADA

Precisamos atentar para Jesus Cristo como nosso exemplo maior de vida comprometida com o serviço conforme o plano divino.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

Destacar Jesus como o Servo enviado por Deus

Apresentar Jesus como Servo exemplar.

Mostrar que devemos servir a Deus e ao nosso próximo.

TEXTOS DE REFERÊNCIA

MARCOS 9

30 E, tendo partido dali, caminharam pela Galiléia, e não queria que alguém o soubesse.

31 Porque ensinava os seus discípulos, e lhes dizia: o Filho do Homem será entregue nas mãos dos homens, a matá-lo-ão; e, morto ele, ressuscitará ao terceiro dia.

32 Mas eles não entendiam esta palavra e receavam interrogá-lo.

33 E chegou a Cafarnaum e, entrando em Casa, perguntou-lhes: Que estáveis vós discutindo pelo caminho?

34 Mas eles calaram-se, porque, pelo caminho, tinham disputado entre si qual era o maior.

35 E ele, assentando-se, chamou os doze, e disse-lhes: Se alguém quiser ser o primeiro, será o derradeiro de todos e o servo de todos.

LEITURAS COMPLEMENTARES

SEGUNDA Is 42.1-4 – O servo fiel e sustentado por Deus.

TERÇA Is 52.13 – O servo age com sabedoria.

QUARTA Mc 10.45 – Jesus veio a este mundo para servir.

QUINTA Lc 22.27 – O maior é aquele que serve.

SEXTA 10 12.26 – O bom servo sempre está ao lado de Cristo.

SÁBADO GI 5.13 – Devemos servir uns aos outros. 

HINOS SUGERIDOS: 212, 225, 418

MOTIVOS DE ORAÇÃO

Ore para que possamos servir ao Senhor com alegria.

ESBOÇO DA LIÇÃO

Introdução

1– Jesus, o Servo enviado por Deus

2– Jesus, o Servo exemplar

3– Jesus, o exemplo de Servo em ação

Conclusão


INTRODUÇÃO

As reflexões seguintes nos farão ver que, no evangelho de Marcos, Jesus em Seu ministério teve o cuidado de nos ensinar quão admirável é, entre Seus discípulos, a disposição para servir.

PONTO DE PARTIDA

Jesus veio como Servo de Deus a este mundo.


1- JESUS, O SERVO ENVIADO POR DEUS

A temática que nos propomos reintroduzir no centro de nossos estudos é procurar mostrar no evangelho de Marcos que o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida por muitos [Mc 10.45]. No diagnóstico alcançado pelo apóstolo Paulo sobre a pessoa de Jesus, presenciamos o Seu caráter servidor: “Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens” [Fp 2.6-7].

 

1.1 Servo cheio do Espírito Santo.

Podemos ver com clareza que Jesus desceu às águas batismais em submissão ao Pai: “E aconteceu, naqueles dias, que Jesus, tendo ido de Nazaré, da Galiléia, foi batizado por João, no Jordão” [Mc 1.9]. No evangelho de Marcos visualizamos que antes de Jesus seguir em Sua missão após ser batizado, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre Ele e nunca o abandonou [Mc 1.10]. Dentro de cada um dos quatro evangelhos não seria difícil de mostrar que o Espírito Santo sempre esteve presente no ministério de Jesus, lhe auxiliando em cada detalhe a realizar a missão estabelecida pelo Pai.

 

• Dicionário Bíblico Wycliffe: “Na época da revelação do Novo Testamento, o Espírito estava ativo desde antes da vinda de Jesus [Lc 1.13-15] até o final da sua vida na terra [1Pe 3.18]. O Senhor Jesus foi humanamente concebido por obra do Espírito Santo [Lc 1.35]. O Espírito desceu sobre Cristo na ocasião do seu batismo [Mt 3.16]. Então, “cheio do Espírito Santo”, Jesus “foi levado pelo Espírito ao deserto” [Lc 4.1]. O Espírito deu poder e as qualidades ao Messias para o desempenho de sua tarefa oficial de destruir o reino de Satanás e de estabelecer o Reino de Deus”.

 

1.2. O Servo que foi tentado a venceu no deserto.

Dizem que o deserto é a escola de Deus. E é verdade. Podemos verificar isso no evangelho de Marcos, que ocupa uma narrativa nos fazendo ver que, no início do ministério de Cristo, Ele precisou passar pelo deserto. Marcos destaca que, no começo da caminhada de Jesus, o Espírito o conduziu para o deserto para ser tentado por Satanás: “E logo o Espírito o impeliu para o deserto. E ali esteve no deserto quarenta dias, tentado por Satanás. E vivia entre as feras, e os anjos o serviam.” [Mc 1.12-13].

 

• Comentário Bíblico Beacon:

 “Não foi por acaso que Jesus encontrou Satanás no deserto. O Espírito o impeliu para lá. O verbo (Ekballo) é um verbo forte, que significa “Expulsar”, e é usado mais tarde nas narrativas das ocasiões em que Jesus expulsou demônios. Uma forte persuasão interior do Espírito impeliu Jesus a colocar-se na ofensiva em seu conflito com Satanás. O caminho do Servo sofredor estava diante dEle. Não se conhece essa localização no deserto, mas era lugar tão desolado que em outras passagens a associava com demônios (por exemplo, Lucas 8.29; 11.24]. O lugar da prova e da tentação a um lugar solitário:’

 

1.3. O Servo perseverante na oração.

Não exclusivamente o evangelho de Marcos, mas, sim, todos os evangelhos descrevem a vida de oração do Servo. A relação harmoniosa entre o Filho e o Pai nos faz ver que qualquer leitura dos evangelhos deixa muito evidente a prática constante de oração na vida de Jesus. Para Jesus a oração era uma parte muito importante de Sua comunhão com o Pai. Ainda podemos dizer que as Suas orações corroboravam Seu caráter e a Sua intimidade com Deus. Desse modo, aprendemos com Jesus que devemos orar antes de tomarmos grandes decisões. Pois, assim como Jesus, devemos buscar alinhar a nossa vontade a do Pai.

 

• A vida de Jesus, como Servo de Deus, foi pautada na oração:

Jesus orou chamando Deus de “Pai” [Mt 6.9]; Jesus orou antes do convite “Vinde a Mim” [Mt 11.28]; Jesus orou depois da primeira multiplicação dos pães e peixes [Mt 14.23]; Jesus orou pelos pequeninos [Mt 19.13]; Jesus orou na ceia [Mt 26.26-27]; Jesus orou no Getsêmani [Mt 26.36]; Jesus orou num Lugar solitário [Mc 1.35]; Jesus orou no seu batismo [Lc 3.21]; Jesus orou no deserto [Lc 5.16]; Jesus orou a noite inteira, antes de indicar os doze discípulos [Lc 6.12]; Jesus orou antes de sua transfiguração [Lc 9.28-29]; Jesus orou ensinando a Oração Dominical [Lc 11.1-4]; Jesus orou por Pedro [Lc 22.32]; Jesus orou na cruz [Lc 23.34]; Jesus orou em Emaús [Lc 24.30]; Jesus orou antes de ressuscitar a Lázaro [Jo 11.41-42]; Jesus orou no Templo [Jo 12.27-28]; Jesus orou pelos discípulos [Jo 17.1-26].


EU ENSINEI QUE

Assim como o Filho foi enviado pelo Pai, Deus tem um plano para as nossas vidas a quer nos moldar segundo esse plano.


2- JESUS, O SERVO EXEMPLAR

Jesus é o nosso referencial de Servo. Podemos dizer sem medo de errar que não há nenhum modelo de servo mais sólido do que Jesus Cristo.

 

2.1. Jesus, o exemplo a ser seguido.

Há numerosas referências em todo o evangelho de Marcos sobre a entrega de Cristo como Servo. Neste evangelho o Senhor Jesus Cristo, nosso perfeito Mestre, nos ensinou o significado de servir será reclamar por palavras e exemplos. Desse modo, nos como Seus discipulos somos chamados a servir como Ele serviu. Daqui nao ser exagero afirmar que em nenhum momento a Bíblia deixa transparecer em Suas paginas que Jesus foi incompreensivo ou desrespeitoso com alguém. Pelo contrario, Ele servia a todos com o mesmo carinho e atenção. Sendo até os dias de hoje, o nosso maior exemplo de serviço ao próximo.

 

• Bíblia da Liderança Cristã:

“Marcos via Jesus como o maior de todos os líderes, tal qual o fez Mateus. O retrato de Jesus, que Marcos apresenta, no entanto, revela não tanto o Messias, mas Jesus como modelo que Ele apresentou de si mesmo para ser imitado por todas as outras pessoas. Ele dedicou-se pessoalmente na solução de necessidades físicas [Mc 3.1-11 ]; Ele dispensou tempo para estar com o seu grupo de doze discípulos [Mc 3.13-14]; Ele capacitou os doze para o ministério [Mc 3.14-19]; e Ele tomou tempo para ensinar ao povo [Mc 3.23-29].”

 

2.2. Jesus, exemplo de obediência.

Estamos cientes de que o grande princípio da Palavra de Deus é a obediência. No que diz respeito a obediência, alguns dicionários a definem como uma ação de submeter-se à vontade de alguém. A par desta compreensão, é importante dizer que existem nas Escrituras grandes exemplos de obediência, contudo, o maior deles é o nosso Senhor Jesus Cristo. Em cada ação do Servo, presenciamos Ele sendo obediente ao Pai. Assim aprendemos a enxergar que Cristo nos ensinou no evangelho de Marcos grandes lições sobre a necessidade de obedecer a Deus, de modo que possamos ser participantes do Seu Reino.

 

• A obediência é um dos assuntos mais importantes na Bíblia.

 Se bem observado as Escrituras nos mostram alguns resultados da obediência na vida dos que a praticam: os que obedecem, Ele os faz serem prudentes [Mt 7.24]; os que obedecem O glorificam [2Co 9.13]; os que obedecem são irrepreensíveis [Fp 2.12-15]; os que obedecem são abençoados por Ele [Gn 22.18; Dt 11.13-14] . Não podemos esquecer de mencionar que a desobediência é a raiz de todo pecado a miséria.

 

2.3. Jesus, nosso exemplo de submissão.

Em todo o evangelho de Marcos, Jesus deu o exemplo de submissão ao Pai. Podemos observar do capítulo um ao capítulo dezesseis deste evangelho que Jesus veio cumprindo os desígnios de Deus. O evangelho de Marcos nos apresenta que Jesus cumpriu todo o projeto que o Pai idealizou para a salvação da humanidade. Como nos mostra este evangelho, Jesus em nenhum momento se insubordinou vontade do Pai. Paulo diz que Ele foi obediente até a morte e morte de cruz [Fp 2.8].

 

• A insubmissão é uma das primeiras coisas que o inimigo de Deus procura introduzir em nossos corações para nos afastar da comunhão com o Criador. Como nos mostra o evangelho de Marcos, Jesus em Sua divina pedagogia nos ensina a sermos obedientes à vontade do Pai. Para Cristo devemos deixar que Ele guie os nossos desejos, porque a nossa vontade e chega de querer próprio, cultivada pelo ódio, pela nossa arrogância e pelo orgulho que há em nós. Desse modo, devemos deixar que a Palavra permaneça em nós e nós permanecemos nEla, para sermos norteados e conduzidos pelo Senhor.


EU ENSINEI QUE

Se seguirmos os exemplos que Cristo nos deixou, não temos dúvidas que seremos pessoas melhores, mais aráveis a justas umas com as outras a mais assertivas em nossas tomadas de decisões.


3- JESUS, O EXEMPLO DE SERVO EM AÇÃO

Existe pouco relato sobre o ensino de Jesus no evangelho de Marcos. Claro está para nós que, na maior parte da narrativa deste evangelho, observamos Jesus fazendo coisas que não falamos. Daí a necessidade de estudá-lo em toda a sua totalidade, para aprendermos com Marcos que, como servos de Cristo, não podemos permanecer imparciais, necessitamos responder efetivamente ao nosso chamado.


3.1 O Servo nos ensina que devemos ser guiados por fé. Percebemos no evangelho de Marcos de forma incontestável que devemos ter fé no Senhor Jesus Cristo a ponto de confiarmos a Ele todas as nossas dores [Mc 1.40-42]. Marcos nos apresenta que devemos nos achegar a Cristo e Ele cuidara de nos [Mc 10.51-52]. Ainda podemos enxergar neste evangelho que carecemos de colocar nossa fé em Cristo, tornando-nos Seus discipulos para cumprirmos o Ide determinado por Ele [Mc 16.15-18]. Em Marcos fica evidenciado que Jesus sempre nos socorre em todas as nossas situações de ansiedade, medo e dores que enfrentamos [Mc 4.35-41].

 

• Bispo Abner Ferreira:

“A fé é o elemento essencial para afastar toda a ansiedade de nosso coração [Hb 11.1]. Tudo na vida crista provem de fé [ Rm 14.23]. Em vez de viverem ansiosos, os heróis do passado venceram as apreensões da vida pela fé [Hb 11.7-8, 22-23], deixando-nos um grande exemplo [Hb 11.33]. Para vencermos o mundo com suas ansiedades, devemos viver uma vida de fe [ 1Jo 5.4], confiando que Deus e poderoso para fazer muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos [Ef 3.20]. Ele é o Deus dos impossíveis [Mt 17.20]”

 

3.2. O Servo nos mostrou ser possível liderar através do serviço.

No evangelho de Marcos encontra-se largamente difundida a ideia de que Jesus liderava através do serviço: “E, achando-o, lhe disseram: Todos to buscam. E ele lhes disse: Vamos aldeias vizinhas, para que eu aqui também pregue, porque para isso vim. E pregava nas sinagogas deles, por toda a Galileia, e expulsava os demônios:’ [Mc 1.37-39]. A partir de uma análise dos quatro evangelhos podemos identificar que este evangelho é o que mais destaca essa observação. Desse modo, compreende-se facilmente que, como Seus discípulos, devemos imita-lo no serviço.

 

• Bíblia da Liderança Cristã:

“Marcas da liderança de Jesus [Mc 1.16-35]. Jesus claramente foi um tipo diferente de líder, muito distinto dos escribas e fariseus de seus dias. Marcos, no capítulo primeiro, revela as seguintes qualidades de Jesus:

1) Competência: Ele assumiu a responsabilidade de “fazer” dos discípulos pescadores de homens [Mc 1.17];

2) Compreensão: Ele tinha um conhecimento de todas as Escrituras [Mc 1.22];

3) Comando: Ele tinha autoridade e voz de comando para cada situação [Mc 1.25-27];

4) Compaixão: Ele serviu aos outros e os curou de seus sofrimentos [Mc 1.30-31];

5) Controle: Ele conseguia manter controle e organização em situações de confusão [Mc 1.34];

6) Comunhão: Ele permanecia revitalizado, por manter-se unido à fonte de seu poder [Mc 1.35].”

 

3.3. O Servo a Sua influência inspiradora.

No evangelho de Marcos podemos conhecer Jesus pelo que Ele passamos a conhecê-lo por Suas ações e cuidado com todos. Se bem observado podemos ver nEle uma influência inspiradora para todos nós. Podemos dizer será medo de errar que Jesus o Homem perfeito, o nosso maior padrão de integridade e justiça. Sua disposição em servir na melhoria das pessoas era extraordinária. Por tudo que fez, Jesus tornou-se o modelo dos na Palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza [1Tm 4.12].

 

• Bispo Abner Ferreira:

“Quem conhece Jesus não o segue pelo que Ele faz, mas pelo que Ele O que Jesus tem de mais impactante, em sua liderança, a sua integridade de vida.”


EU ENSINEI QUE

Devemos contemplar a aprender com Jesus que serviu de modo obediente aos desígnios do Pai.


CONCLUSÃO

Aprendemos nesta lição que devemos ter o mesmo comportamento de Cristo, que “aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo” [Fp 2.7].

Veja mais lições Betel Aqui

Este E-book é uma verdadeira fonte informativa para os novos e os veteranos professores de Escola Bíblica.


Post Bottom Ad