Lição 3 A Grandeza da Criação - Adolescentes

Escola Dominical, Classe: Adolescentes – 1° trimestre de 2023 - CPAD

LEITURA BÍBLICA

Gênesis 1.1-25

MENSAGEM

"Pois foi o Espírito de Deus que me fez, e é o sopro do Todo-Poderoso que me dó vido.” Jó 33.4

DEVOCIONAL

Segunda » Sl 33.6

Terça » Sl 146.6

Quarta » Pv 3.19

Quinta »Jr 10.12

Sexta »Is 40.28

Sábado » Hb 11.3

Vamos Descobrir

Você já parou para pensar na grandeza do universo, dos mundos animal e vegetal, e no corpo humano? Os detalhes são tão grandiosos que impressionam a qualquer observador, até mesmo aos cientistas.


A vida não surgiu de forma espontânea, em processos guiados de forma cega, ao longo de milhares de anos. O universo não surgiu a partir de uma explosão, em que o caos deu lugar ao mundo como vemos, perfeitamente organizado. A verdade é que tudo veio à existência pela vontade de Deus. O Senhor criou todas as coisas.

Hora de Aprender

I - O RELATO DA CRIAÇÃO

1. A criação dos céus e da terra

Os céus e a terra são criações de Deus.

O Senhor os criou a partir do nada. Ou seja, não havia uma matéria inicial para Deus criar a partir dela. O mundo também não foi feito a partir de Deus, pois Ele é eterno e a criação teve um início. Apenas Deus é eterno (Gn 21.33: Is 26.4: 1 Tm 1.17). A criação foi feita a partir do nada. Ela veio a existência apenas pelo poder de Deus.


Do primeiro ao quarto dia de criação (Gn 1.1-19), Deus preparou todo o habitat para receber os animais e os homens:

• No primeiro dia, criou os céus, a terra e a luz;

• No segundo, fez divisão entre a água: águas de cima e águas debaixo;

• No terceiro, ajuntou as águas num só Lugar e apareceu a terra seca; à terra foi ordenado que produzisse vegetais (plantas com sementes e árvores frutíferas):

• No quarto dia, foram criados os luminares, o sol, lua e as estrelas.


2. Deus criou o mundo animal

Tendo criado o habitat perfeito, o Senhor, no quinto dia, criou toda a diversidade de espécies de seres vivos aquáticos e de aves no quinto dia. Em seguida, toda a diversidade de espécies de animais selvagens, domésticos e que se arrastam sobre a terra, no sexto dia (Gn 1.20-25).


Quando Deus ordenou que fossem criados todos os tipos de seres vivos do mar e da terra (Gn 1.20,24), milhares e milhares de criaturas surgiram em um número impossível de ser catalogado. E como tudo isto veio a existir? Por meio da Palavra de Deus (Sl 33.9). A voz de Deus é poderosa e dá vida (Gn 2.1).


II - A CRIAÇÃO É MARAVILHOSA

1. A grandeza da fauna

A expressão fauna é utilizada para indicar o grupo de todos os animais. A palavra também pode ser utilizada para destacar os seres de determinada região. No Brasil, no dia 22 de setembro é comemorado o Dia da Fauna, pois nosso país tem grande parte da biodiversidade de fauna e flora do planeta. São mais de 100 mil espécies. Só em terras brasileiras, por exemplo, segundo os institutos especializados, são cerca de 15 milhões de diferentes insetos e mais de 3 mil espécies de peixes, isto é. somente em água doce. A natureza testemunha o poder do Criador (Sl 19,1).


2. A diversidade da flora

A palavra flora indica a diversidade de plantas de um determinado ecossistema. A ordem de Deus em Gênesis 1.11 foi que a terra produzisse"[...] todo tipo de vegetais, isto é. plantas que deem sementes e árvores que deem frutas."


Estima-se que no Brasil esteja de 10% a 15% de toda a biodiversidade do planeta. São cerca de 46 mil espécies de vegetais, divididas em várias categorias. Estas plantas e os produtos delas derivados são utilizados para alimentação, medicina, vestuário, construção civil, móveis, fabricação de papel, produção de perfumes etc. Sem essa diversidade da fauna a vida humana seria impossível (Gn 2.15,16).


III - GRANDEZA E MISTÉRIOS DO CORPO HUMANO


1. Uma máquina extraordinária

Você sabe do que o corpo humano é formado? Oitenta órgãos do corpo humano, 206 ossos, 5 litros de sangue, 160 mil quilômetros de vasos sanguíneos, 86 bilhões de neurônios e cerca de 38 trilhões de células, compostas por um mesmo DNA.


Observe agora mesmo o pulsar do coração e sua respiração. Note o ar entrando e saindo dos pulmões. Um ser humano costuma ter de 90 mil a 100 mil batimentos cardíacos por dia e cerca de 23 mil respirações em 24 horas.


Deus formou Adão do pó da terra. Não havia nele vida. Depois,"[...] soprou no nariz dele uma respiração de vida, e assim ele se tornou um ser vivo" (Gn 2.7). O que havia naquele sopro divino? Havia vida. A vida que só Deus pode dar.


O salmista tinha certeza que o homem foi criado por Deus, e que o Senhor o via quando era formado de forma misteriosa no ventre de sua mãe (Sl 139.13-16).


2. A grande complexidade do corpo humano

Um conhecido biólogo molecular chamou de "complexo irredutível'’ o sistema que, se for retirada qualquer uma de suas partes, o funcionamento básico torna-se impossível. Um exemplo disto é o olho humano. Se qualquer parte fundamental do olho não funcionar adequadamente é impossível ter a visão. O olho humano é muito complexo. Ele é formado quando a criança está por volta de 5 meses de gestação.


Cerca de 1 milhão de terminações nervosas ópticas estende-se do cérebro paro encontrar e alcançar outro milhão determinações nervosas ópticas que estendem do olho e todas se combinam perfeitamente, — Um processo evolutivo guiado pelo nada poderia levar ao surgimento do olho humano? Não mesmo! Deus criou cada detalhe do ser humano!


3. A vida não surgiu por acaso

O que dizer diante da grandeza do corpo humano? Pensar que somos fruto do acaso e da sorte é rejeitar o princípio de que toda a criação é obra de uma mente inteligente. Esse ser superior que tudo criou é o único Deus verdadeiro, o Todo-Poderoso!


CONCLUSÃO

Tudo foi criado por Deus: os céus e a terra, o sol. a lua e as estrelas, todos os animais, grandes e pequenos, as incontáveis plantas do reino vegetal e os seres humanos. Tudo foi criado de uma forma poderosa. A criação é convocada todos os dias para louvar ao Criador: ‘Todos os seres vivos, louvem o Senhor! Aleluia!" (Sl 150.6).

👇 VEJA TAMBÉM Lições 👇

👉 Novas lições da classe dos ADULTOS- Aqui

👉 Novas lições da classe dos JOVENSAqui

👉 Novas lições BETEL da classe dos ADULTOS - Aqui


Este E-book é uma verdadeira fonte informativa para os novos e os veteranos professores de Escola Bíblica.


Compartilhar:

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !