Lição 8 – O Avivamento Espiritual no Mundo

🕛 Data: 19 de fevereiro de 2023

🎓 Título: Aviva a Tua Obra.

Subtítulo: O Chamado das escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus

Comentarista: Pr. Elinaldo Renovato 

📚  TEXTO ÁUREO

“E mediu mais mil e era um ribeiro, que eu não podia atravessar, porque as águas eram profundas, águas que se deviam passar a nado, ribeiro pelo qual não se podia passar.” (Ez 47.5)

💡  VERDADE PRÁTICA

Somente por intermédio do movimento do Espírito Santo, o mundo pode experimentar o verdadeiro avivamento espiritual.

 LEITURA DIÁRIA

Segunda - Lc 2.10

Os anjos trouxeram uma mensagem avivada

Terça - Mt 4.16,17

Jesus - o maior avivamento para a humanidade

Quarta - Ez 37.7-10

O avivamento no vale de ossos secos

Quinta - Hc 3.2

O clamor pelo avivamento na obra de Deus

Sexta - Jo 7.37-39

Jesus prometeu avivamento pelo Espírito Santo

Sábado - Lc 15.10

A obra de um avivamento - o arrependimento do pecador

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Ezequiel 37.7-10; 47.1-5,9

Ezequiel 37

7- Então, profetizei como se me deu ordem; e houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que  se fez  um rebuliço, e os ossos se juntaram,  cada  osso ao seu osso. 

8- E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles espírito.  

9 - E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor  Jeová: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. 

10- E profetizei como  ele me deu ordem; então, o espírito entrou neles, e viveram e se puseram em pé, um exército grande em extremo.

Ezequiel 47

1 - Depois disso, me fez voltar à entrada da casa, e eis que saíam umas águas de debaixo do umbral da casa, para o oriente; porque a face da casa olhava para o oriente, e as águas vinham de baixo, desde a banda direita da casa, da banda do sul do altar.

2 - E ele me tirou pelo caminho da porta do norte e me fez dar uma volta pelo caminho de fora, até a porta exterior, pelo caminho que olha para o oriente; e eis que corriam umas águas desde a banda direita.

3 - Saiu aquele homem para o oriente, tendo na mão um cordel de medir; e mediu mil côvados e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos tornozelos.

4 - E mediu mais mil e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos joelhos; e mediu mais mil e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos lombos.

5 - E mediu mais mil e era um ribeiro, que eu não podia atravessar, porque as águas eram profundas, águas que se deviam passar a nado, ribeiro pelo qual não se podia passar.

9 - E será que toda criatura vivente que vier por onde quer que entrarem esses dois ribeiros viverá, e haverá muitíssimo peixe; porque lá chegarão essas águas e sararão, e viverá tudo por onde quer que entrar esse ribeiro.

Hinos Sugeridos: 265, 384, 458 da Harpa Cristã


Objetivos da Lição:

I) Explicar o avivamento no tempo de Ezequiel;

II) Identificar os grandes avivamentos no mundo;

III) Mostrar que os aviamentos mudam o rumo da história. 


INTRODUÇÃO

O que Deus fez no tempo de Ezequiel ainda pode fazer atualmente. Ele   produziu avivamentos em várias partes do mundo, notadamente, nos séculos XVIII e XIX. No século XX também contemplamos um grande avivamento por intermédio do Movimento Pentecostal. Cremos que, antes da vinda de Jesus para arrebatar a sua Igreja, Deus pode despertar um grande avivamento mundial. Nesta lição, a partir de Ezequiel 37 e 47, estudaremos os avivamentos espirituais que ocorreram no mundo.


PALAVRA-CHAVE

Despertamento

I – O AVIVAMENTO NO TEMPO DE EZEQUIEL

1. Calamidade e restauração de Israel.

O profeta Ezequiel alertou o povo a respeito dos duros juízos de Deus contra a desobediência e a apostasia de Israel (Ez 6.3-5; 8.1; 9.4). Diante de tão grande calamidade espiritual, o Senhor teve misericórdia, poupou o povo da destruição total e restaurou a nação eleita: “Mas eu os poupei por amor do meu santo nome, que a casa de Israel profanou entre as nações para onde foi” (Ez 36.21).


2. Um vale de ossos secos.

O profeta Ezequiel recebeu uma visão a respeito do vale de ossos secos. Essa visão era uma representação do estado espiritual do povo de Israel. Para esse povo, Deus ordenou a Ezequiel profetizar sobre os ossos secos (Ez 37.4,5). Havia uma promessa ali de um grande avivamento nacional (Ez 37.3). Depois de profetizar, Ezequiel contemplou um grande milagre em visão: “E profetizei como ele me deu ordem; então, o espírito entrou neles, e viveram e se puseram em pé, um exército grande em extremo” (Ez 37.10). Era a chegada de um grandioso avivamento espiritual sobre a nação de Israel.

 

3. O rio das águas purificadoras.

No capítulo 47, o profeta Ezequiel viu um homem que possuía um cordel de medir nas mãos com o qual mediu uma distância de “mil côvados” (ou 450m) e fez o profeta passar pelas águas que chegavam em seus tornozelos (Ez 47.3).

 

A cada etapa de mil côvados (ou 450m), o profeta Ezequiel andava nas águas do rio “pelos joelhos”; “pelos lombos”, e por fim, “a nado” (Ez 47.4,5). Ele já se sentia mais distante do solo. Era um rio que causava muita produção na agricultura, piscicultura e daria vida em tudo por onde passasse (Ez 47.12). Era o grandioso avivamento que Israel haveria de experimentar pela misericórdia de Deus.

 

SINÓPSE I

O vale de ossos secos e as águas purificadoras são duas imagens que revelam como Deus pode avivar o seu povo.

 

II – OS GRANDES AVIVAMENTOS NO MUNDO

1. Na Europa.

Houve períodos em que o continente europeu estava em situação idêntica à do povo de Israel no contexto das profecias de Ezequiel 37 e 47. Pela misericórdia divina, não tardou Deus usar pessoas cheias do Espírito Santo para clamarem e perseverarem por um avivamento espiritual. O Senhor queria avivar o velho continente.  

 

a) Na Alemanha.

Por volta de 1722, o  Conde Zinzendorf liderou os morávios num fervor missionário que se espalhou pelo continente europeu e chegou à América; com sua ênfase na “religião do coração”, houve um grande despertamento na busca do poder de Deus, principalmente, voltado para as missões mundiais.

 

b) Na Inglaterra.

Por volta de 1740, John e Charles Wesley, e George Whitefield atuaram com grande fervor missionário, buscaram o poder de Deus, a unção do Espírito e pregaram contra o formalismo sem poder das igrejas daquele tempo. Um grande avivamento desceu sobre a nação inglesa.

 

c) No País de Gales.

Evan Roberts, um adolescente de 13 anos, reuniu seus colegas e lhes falou da visão que recebeu de Deus, num domingo, dizendo que enviaria um avivamento, mas todos precisavam abandonar a prática do pecado. Foi tão grande o impacto daquela visão de Deus que, por volta de 1904 e 1905, o avivamento começou a espalhar-se pela cidade, pelo país e alcançou muitos países do mundo.

 

2. Nos Estados Unidos.

Deus também queria avivar os Estados Unidos da América. Por isso, houve vários avivamentos na grande nação americana.  Charles Grandinson Finney foi usado por Deus para um grande despertamento espiritual. Teve grande influência de G. Campbell Morgan, do Movimento de Vida Profunda, que pregava um viver pleno da presença de Deus contra uma vida morna que dominava muitas igrejas evangélicas daquele tempo. 

 

3. Raízes do avivamento pentecostal.

No ano de 1900, Charles Fox Parham, obreiro leigo e pregador itinerante, resolveu fundar o chamado “Movimento de Fé Apostólica”. Com o propósito de preparar obreiros leigos para evangelizar, fundou o Instituto Bíblico Bethel College, na cidade de Topeka, no Kansas, EUA. Os alunos estudaram Atos 2, e a partir desse estudo, foram batizados no Espírito Santo. A promessa de Atos alcançou a vida daqueles estudantes.

 

Em 1901, em Houston, Texas, o pastor negro, filho de escravos da Louisiana,  William Joseph  Seymour, pertencente a um grupo ‘santidade’ (holiness), “foi atraído pelo Movimento da Fé Apostólica”, iniciado por Parham. Ali, foi batizado no Espírito Santo com evidência das línguas estranhas. Esse ano de 1901 é considerado o ano inicial do Movimento Pentecostal Moderno.

Em 1906, Seymour se transferiu para a Califórnia. Ali, começou a pregar a mensagem pentecostal, na sua própria casa, na Bonnie Brae Street, 216. As reuniões atraíram tantas pessoas que o prédio não comportava a todos. Procurando um novo prédio, Seymour descobriu um salão retangular, que estava abandonado, na Rua Azuza, 312, em Los Angeles, onde fundou a Missão Evangélica da Fé Apostólica. Ali, começou o denominado Avivamento Pentecostal do Século XX que impactou o mundo inteiro.


SINÓPSE II

Grandes avivamentos marcaram a Europa, impactaram os Estados Unidos e formaram as raízes para o avivamento pentecostal.


Auxílio Vida cristã

Avivamento muda atitudes, pensamentos e propósitos

“Não, não precisamos reconstituir os acontecimentos do início do século. Tampouco necessitamos copiar com exatidão o que está relatado no livro de Atos. Charles G. Finney diz que, passada a primeira onda de avivamento, as pessoas começam a desobstruir os canais que Deus usa, para que o fluxo do Espírito possa correr livremente.


Quando Deus envia o reavivamento em resposta ao arrependimento e fé, ele usa novos canais. Por toda a História, nenhum avivamento tem sido exatamente a réplica de outro. Nosso clamor por avivamento deve ser constante. Finney disse que, em qualquer tempo, significa arrepender-se primeiro. Lembremos que a palavra ‘arrependimento’, em Atos 3.19, é metanoesate, no grego, que é a segunda pessoa do plural do aoristo imperativo do verbo que significa basicamente ‘mudança de mente’.

Não uma transformação superficial, mas uma profunda mudança de atitudes, pensamentos e propósitos.” (HORTON, Stanley M. Avivamento Pentecostal: As origens e o futuro do maior movimento espiritual dos tempos modernos. Rio de Janeiro: CPAD, 1995, p.79).

III – OS AVIVAMENTOS MUDAM A HISTÓRIA

1. Impactos no mundo.

É consenso entre os estudiosos a informação de que os maiores avivamentos no mundo trouxeram impactos profundos na política, na economia e na cultura. Poderíamos citar inúmeros exemplos, mas fiquemos com um que ocorreu entre os pentecostais nos EUA.


Num contexto da tragédia do racismo naquela nação, mesmo entre igrejas históricas, foi possível contemplar vítimas de séculos de conflitos raciais, cultuando ao Senhor, falando em línguas estranhas e se alegrando no Espírito Santo (cf. Ef 2.14). Só um verdadeiro avivamento espiritual remove o pecado da divisão de quaisquer espécies.    


2. A geração depois dos avivamentos.

Também é consenso que, em várias partes do mundo, os avivamentos provocaram mudanças nas igrejas, mas, infelizmente, não perduraram. Em muitos lugares a chama se apagou. Os instrumentos de Deus que incendiaram nações passaram; e seus sucessores não tiveram o mesmo ímpeto em manter “o fogo aceso” (Pv 26.20a). Ora, o Deus de John Wesley, Charles Finney e de William Seymour é o mesmo; Ele não mudou. Mais do que nunca, precisamos sentir a mesma necessidade que esses homens de Deus sentiram em seus tempos para buscar um verdadeiro avivamento espiritual nas igrejas da atualidade. O Espírito Santo deseja avivar o seu povo.


SINÓPSE III

Ao longo da história os avivamentos espirituais impactaram o mundo em diferentes modos: cultural, político e econômico.


Auxílio Vida cristã

O que é preciso para permanecer avivado?

“[...] Depois de lermos cuidadosamente as biografias de alguns dos maiores vultos da Igreja de Cristo, concluímos que nunca se pode atribuir o êxito de qualquer deles unicamente a seus próprios talentos e força de vontade. Certamente um biógrafo que não crê no valor da oração, nem conhece o poder do Espírito Santo que opera nos corações, não mencionaria a oração como sendo o verdadeiro mistério da grandeza dos heróis da fé. Lemos, por exemplo, dois livros, bem escritos, sobre a vida de Adoniram Judson. Quando estávamos quase a concluir que houvesse alguns verdadeiros heróis da Igreja, realmente grande em si mesmos, encontramos outra biografia dele, escrita por um de seus filhos, Eduardo Judson. Nessa preciosa obra descobre-se que esse talentoso missionário passava diariamente horas a fio, de noite e de madrugada, em íntima comunhão com Deus, em oração. Qual foi, então, o mistério do incrível êxito dos heróis da fé da Igreja de Cristo? Esse mistério foi a profunda comunhão com Deus que esses homens observaram” (BOYER, Orlando. Heróis da Fé: Vinte homens extraordinários que incendiaram o mundo. Rio de Janeiro: CPAD, 2018).


CONCLUSÃO

Deus deseja operar nas igrejas no mundo. Promover um poderoso avivamento espiritual que sacuda as estruturas eclesiásticas e denominacionais. Entretanto, é preciso buscar o batismo no Espírito Santo com perseverante fervor. Que haja sinais, milagres, prodígios e maravilhas em nome de Jesus!

Que o santo Espírito sopre o avivamento espiritual e que o uso abundante dos dons espirituais seja real e abundante em nossos cultos!


REVISANDO O CONTEÚDO

1. A respeito de que o profeta Ezequiel alertou o povo?

O profeta Ezequiel alertou o povo a respeito dos duros juízos de Deus contra a desobediência e apostasia de Israel (Ez 6.3-5; 8.1; 9.4).


2. O que a visão no vale de ossos secos representava?

Essa visão era uma representação do estado espiritual do povo de Israel.


3. Cite os três países da Europa em que ocorreram avivamentos.

Inglaterra, Alemanha e País de Gales.


4. Que tipo de avivamento ainda impacta o mundo inteiro?

O denominado Avivamento Pentecostal do Século XX que impactou o mundo inteiro.


5. Que tipo de esferas é possível observar como impacto de Avivamentos?

É consenso entre os estudiosos dos avivamentos a informação de que os maiores avivamentos no mundo trouxeram impactos profundos na política, na economia e na cultura


VOCABULÁRIO

Piscicultura: Criação de peixes

👇 VEJA TAMBÉM Lições 👇

👉 Novas lições da classe dos ADULTOS- Aqui

👉 Novas lições da classe dos JOVENSAqui

👉 Novas lições BETEL da classe dos ADULTOS - Aqui

 

Este E-book é uma verdadeira fonte informativa para os novos e os veteranos professores de Escola Bíblica.



DISPONÍVEL: Auxílios Bíblicos para as 13 lições da Escola Dominical .

Compartilhar:

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !