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Tema: SEPARADOS PARA DEUS – Buscando a
Santificação para vermos o Senhor e sermos usados por Ele| 1° Trimestre de
2023 – CPAD
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Classe: Jovens – Revista do professor
✍️Comentarista: Natalino das Neves
TEXTO PRINCIPAL
“E
o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e
corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor
Jesus Cristo.” (1 Ts 5.23)
RESUMO DA LIÇÃO
A
santidade deve abranger o ser humano por completo: o espírito, a alma e o
corpo.
LEITURA SEMANAL
SEGUNDA
–
Gn 2.7 Deus criou nosso corpo, alma e espírito
TERÇA
–
1 Ts 5.23 Deus nos santifique em tudo
QUARTA
–
Tg 2.26 O corpo sem o espírito está morto
QUINTA
–
1 Co 15.50 Carne e sangue não podem herdar o Reino de Deus
SEXTA – 1 Pe 1.22
Purificando a alma
SÁBADO – 1 Co 15 42-58
Jesus morreu na cruz para nos resgatar de forma integral
OBJETIVOS
1.
MOSTRAR que
o ser humano é um ser integral;
2.
COMPREENDER
como se dá a santificação da parte imaterial do ser humano (espírito e alma);
3.
SABER
como se dá a santificação da parte material do ser humano (corpo).
INTERAÇÃO
Professor (a), nesta lição veremos que o ser humano foi criado de
forma integral e que a santidade deve acontecer também de forma irrestrita:
corpo, alma e espírito. Deus formou o ser humano com um espírito para se
comunicar com Ele. Assim por meio dele é possível o crente ter comunhão e se
relacionar com Deus. O intelecto, as emoções e a vontade são vivenciadas pela
alma.
Para santificar o espírito e a alma, precisamos do estudo devocional
e sistemático da Palavra de Deus, não por obrigação, mas pelo desejo de
conhecer mais ao Pai e a sua vontade. Além do estudo da Palavra de Deus é
necessário a prática da oração como diálogo sincero e em secreto com o Senhor;
o estudo da Palavra e a constante vigilância sobre os desejos carnais. Com a
ajuda do Espírito Santo temos condições de nos santificar de forma integral.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor (a), para esta aula sugerimos uma participação mais
efetiva dos alunos. Convide três voluntários que estudaram a lição para que
exponham um tópico da lição. Escolha, com antecedência, o tópico que vão
comentar. Faça a oração para iniciar a aula, leia o Texto Bíblico, o Texto
Principal e o Resumo da Lição. Em seguida, deixe que o voluntário explique o
seu tópico e na conclusão da lição se coloque à disposição para tirar as
dúvidas. Se houver necessidade, com todo cuidado, intervenha auxiliando em uma
complementação ou para corrigir alguma explicação.
TEXTO BÍBLICO
Gênesis 2.7
7
E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego
da vida; e o homem foi feito alma vivente.
1
Tessalonicenses 5.21-23
21
Examinai tudo. Retende o bem.
22
Abstende-vos de toda aparência do mal.
23 E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espirito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo
Gálatas
5.24-26
24
E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e
concupiscências.
25
Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.
26
Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros,
invejando-nos uns aos outros.
INTRODUÇÃO
O
texto de 1 Tessalonicenses 5.23, apresenta o ser humano integral: espírito,
alma e corpo. Na lição deste domingo veremos que a santificação também deve ser
integral, abrangendo o ser humano em sua totalidade. Para isso, será analisado
o impacto da santidade nestas três áreas, começando pelo espírito.
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I -
O SER HUMANO É INTEGRAL: ESPÍRITO, ALMA E CORPO
1.
O conceito de ser humano integral.
Para
entender o conceito do ser humano integral e a influência deste na construção
teológica no primeiro século, se faz necessário conhecer um pouco da visão da
cultura helênica para contratá-la com a judaica. Os gregos acreditavam em uma
antropologia especialmente platônica, que era dicotomista (o ser humano em duas
partes: corpo e alma).
Nesta
visão, a alma era supervalorizada, sendo considerada parte do bem; já o corpo
era tido como a parte do mal, consequentemente desvalorizado e considerado o
cárcere da alma. Entretanto, a concepção judaica considerava o ser humano em
sua totalidade. Na Bíblia, a criação do homem é de forma integral (Gn 2.7).
No
Novo Testamento, por influência paulina, prevaleceu o ponto de vista judaico. O
apóstolo Paulo, apesar de ser um conhecedor da cultura grega, assegurou aos
crentes de Tessalônica, que Deus vê o ser humano como um todo (1 Ts 5.23).
2.
Corpo: a parte material do ser humano.
A
dicotomia dos gnósticos, por influência do pensamento grego, defendia que a
matéria era má e distinta do espírito, considerado a parte boa. A doutrina
gnóstica, com base neste pensamento dualista, provocava dois tipos de
comportamentos errôneos: o primeiro levava as pessoas a fazerem o que bem entendessem
com o corpo, uma vez que a crença era de que não afetava o espírito. O segundo
comportamento era o inverso, já que o corpo era a matéria má, melhor não fazer
nada com ele para modificá-lo.
Portanto,
dois extremos, onde o primeiro comportamento pecava pelo excesso e segundo por
falta. O Novo Testamento demonstra que tanto os judeus, como os judeu-cristãos
e os cristãos-gentios defendiam a preservação do corpo em santidade, evitando
os pecados contra ele (1 Co 6.18,19). O corpo humano é o lugar de habitação do
espírito (2 Co 5.1; 2 Pe 1.13,14). O corpo, sem o espírito e a alma, é morto
(Tg 2.26).
3.
Alma e espírito, a parte espiritual do ser humano.
Tanto
no Antigo Testamento, como no Novo, temos textos que distinguem bem a parte
imaterial do ser humano (alma e espírito). Dentre outros textos do Antigo
Testamento, o profeta Isaías faz uma afirmação que destaca a alma e o espírito
(Is 26.9). Dentre outros textos do Novo Testamento, pode ser destacada a
adoração de Maria (Lc 1.46-56); bem como o versículo de Hebreus (Hb 4.12).
O
espírito humano foi gerado a partir do Criador (Gn 2.7), nele o ser humano tem
consciência de Deus e das coisas espirituais e tem conexão com as realidades
divina e espiritual (1 Co 6.17). Enquanto a alma é a sede da personalidade,
lugar dos sentimentos, pensamentos e decisões. Tanto o espírito quanto a alma
são eternos e se mantêm unidos após a morte. O cristão deve cuidar das partes
do ser como um todo.
SUBSÍDIO 1
Professor (a), explique que Paulo na primeira Carta aos
Tessalonicenses mostra que “a separação do crente é real e importante: os
crentes precisam ‘reter o que é bom’ e, ao mesmo tempo, se abster de toda a
forma de mal (versão RA). Paulo não quis dizer que os crentes devem
literalmente se retirar do mundo, pois fazer isto significaria que eles não
projetariam a Luz de Cristo para que mais pessoas pudessem vir até Ele.
Os crentes podem, no entanto, ser certificar de que não deem ao mal
uma plataforma, evitando situações tentadoras e concentrando-se na obediência a
Deus (veja também Romanos 12.9).” (Comentário do Novo Testamento Aplicação
Pessoal. Vol. 2. 4,ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2017. p. 454)
II -
A SANTIDADE DO ESPÍRITO E DA ALMA
1.
Jesus morreu na cruz para resgatar o ser humano de forma integral.
Cristo
morreu na cruz para resgatar o ser humano em sua totalidade. O pensamento
dualista grego levava as pessoas a não acreditarem na ressurreição do corpo.
Por isso, os crentes de Corinto tiveram dúvidas em relação à ressurreição
pregada por Paulo. Então, o apóstolo assevera: “Se esperamos em Cristo só nesta
vida, somos os mais miseráveis de todos os homens” (1 Co 15.19). Ele reafirma a
fé na ressurreição de Jesus (1 Co 15.20-28).
Cristo
ressuscitou em corpo, alma e espírito. Tanto que as pessoas o reconheceram
depois de sua ressurreição, como por exemplo Tomé, que queria ver as marcas dos
pregos nas mãos de Jesus e a ferida profunda do seu lado (Jo 20).
2.
A santificação do espírito.
A
santificação do espírito ocorre no momento da justificação e regeneração, e se
mantém contínua e progressiva de acordo com as experiências essencialmente do
crente com Deus. Trata-se de uma mudança diante de Deus, de morto
espiritualmente para vivo, pois o Espírito Santo vem habitar no crente (Ef
2,1). Por meio da santificação do espírito, essa nova criatura mantém comunhão
com Deus, tornando-se coparticipante da natureza divina, e não vive mais na
prática do pecado (1 Jo 3.9).
Quando
o crente se afasta de Deus ele morre espiritualmente porque o seu espírito se
afasta do Espírito Santo de Deus. Adão e Eva receberam a recomendação para não
tocar no fruto da árvore da vida, pois se desobedecessem, eles morreriam (Gn
2.17). Todavia, quando eles tomaram o fruto não morreram fisicamente, mas
espiritualmente.
3.
A santificação da alma.
A
santificação da alma também está diretamente ligada à Palavra de Deus (Tg
1.21). Quando o crente ouve e cumpre a Palavra de Deus, seu espírito e alma são
fortalecidos. Na Justificação e santificação iniciais, o pecado é perdoado e
removido, todavia a velha natureza continua presente em luta constante para
sobrepor sobre o intelecto, emoções e vontade, que são vivenciados por meio da
alma. À medida que vamos tendo mais comunhão com Deus, Ele vai limpando o nosso
interior e curando nossas emoções.
SUBSÍDIO 2
Professor (a), enfatize que o texto de 1 Tessalonicenses 5.23,
mostra que “Paulo orava para que Deus operasse na vida dos crentes para
santificá-los. Quando Deus fixa residência dentro de um crente, Ele começa o
processo da ‘santificação’ — a mudança que Ele opera na vida de cada crente. Os
crentes são santificados (separados ou consagrados) pela obra de Cristo. Isto
inicia-se pelo Espírito de Deus quando eles creem.
Embora a ‘perfeição’ não ocorra até que os crentes estejam
plenamente glorificados, a santificação é o processo que nos conduz em direção
àquele objetivo, em direção à semelhança a Cristo. Para ser santificado de
todas as maneiras, Deus precisará operar em todas as áreas da vida de uma pessoa
— todo o espírito e alma. Esta expressão é a maneira de Paulo de dizer que Deus
deve estar envolvido em todos os aspectos da vida de um crente. Como os crentes
vivem na presença de Deus, Ele os conservará irrepreensíveis até à volta de
Cristo.
Talvez os crentes de Tessalônica estivessem se perguntando, quando
seus companheiros morriam antes da segunda vinda, se estes queridos crentes
poderiam receber esta perfeição de Cristo. Paulo explicou que o processo
sobrenatural iria ocorrer para todos os crentes.” (Comentário do Novo
Testamento Aplicação Pessoal. Vol. 2. 4.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2017 p. 454 )
III
- A SANTIDADE DO CORPO
1.
Dominando a concupiscência da carne (1 Jo 2.16).
A
concupiscência no sentido etimológico tem sua origem do latim concupiscens
e significa “O que tem um forte desejo”. A concupiscência da carne é a falta de
domínio sobre os prazeres carnais (Rm 7.18). João adverte o cristão a vigiar e
buscar o controle e não se deixar dominar pela natureza humana, caída e
pecaminosa. Algumas pessoas atribuem suas imoralidades à ação de Satanás, mas o
apóstolo Tiago deixa bem claro que as pessoas cometem pecados motivados pela
própria concupiscência (Tg 1.14).
2.
Dominando a concupiscência dos olhos (1 Jo 2.16).
Os
olhos são considerados as janelas da alma. Se controlados e conduzidos pelos
interesses egoístas, podem levar o ser humano a uma cobiça desenfreada
cometendo toda a sorte de torpeza. Tomemos como exemplo Davi. Ele estava no
terraço quando avistou uma mulher se banhando. Aquele olhar fez com ele
cometesse um adultério e depois um homicídio (2 Sm 11).
3.
Dominando a soberba da vida.
A
soberba da vida é a ostentação pretensiosa (riqueza, poder, inteligência,
status social, carros, entre outros). Algumas pessoas querem, a todo custo,
fama, dinheiro e prestígio. Aqueles que não têm o temor de Deus buscam, erradamente,
a ostentação a qualquer preço e acabam renunciando a prática da honestidade e
dos valores divinos.
SUBSÍDIO 3
“1 João 2.16 – João advertiu os seus leitores contra o amor ao mundo
e tudo que ele oferece porque ‘tudo que há no mundo não é do Pai’. Jesus deixou
esta diferença clara quando disse o mesmo. O ‘mundo’ aqui, como em i João 2.15,
é o sistema iníquo presente, que é governado por Satanás o oposto a Deus. Este
‘mundo’ rebelou-se e caiu no pecado.
Nada no sistema deste mundo ama ao Pai ou encontra a sua origem no
Pai. João classificou ‘o que há no mundo’ em três categorias básicas. Estas
três categorias são subjetivas, pois falam de atitudes do coração. Os crentes
podem parecer perfeitamente puros e seremos exteriormente, mas abrigar alguma
ou todas estas atitudes no seu interior. João temia que isso pudesse acontecer,
de modo que estava advertindo os crentes a refrearem esses desejos.
1. Concupiscência da carne.
Jesus falou sobre como o adultério começa não no ato em si, mas no desejo (Mt 5.28). Estas palavras retratam qualquer tipo de desejo, mas especialmente a mania por sexo.
2. A concupiscência dos olhos.
Os pecados de desejar e acumular posses (curvando-se ao deus do
materialismo) poderiam ser enquadrados nesta categoria. Embora o sexo possa
também ser incluído aqui, os ‘olhos’ das pessoas podem desejar muitas coisas.
3. A soberba da vida (ou o orgulho pelas coisas da vida).
Isto refere-se tanto à atitude interior quanto à vanglória exterior
devido a uma obsessão pela condição ou pelas posses de uma pessoa. Estes
pecados, são sutis a ponto de nascerem quase despercebidos no coração,
tornam-se as tentações que levam às obras do pecado na vida das pessoas.”
(Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal. Vol. 2. 4.ed. Rio de Janeiro:
CPAD. 2017. p. 774 )
CONCLUSÃO
Na
lição deste domingo, aprendemos que o ser humano atinge a santidade integral
quando busca um relacionamento sincero e íntimo com Deus por meio do Espírito
Santo. Quando permitimos que o Consolador controle os nossos sentimentos,
emoções e vontade, passamos a viver de modo que o nome de Senhor é glorificado
em nossas vidas. Cristo tem sido glorificado em toda a sua maneira de viver?
HORA
DA REVISÃO
1.
Segundo a lição, qual a constituição do ser humano?
Corpo,
alma e espírito.
2.
Como os gregos acreditavam na formação do homem?
Os
gregos acreditavam em uma antropologia especialmente platônica, que era
dicotomista (o ser humano em duas partes: corpo e alma).
3.
Qual é a parte imaterial do ser humano?
A
alma e o espírito.
4.
A morte e a ressurreição de Jesus alcançam todo o nosso ser?
Sim.
Cristo morreu na cruz para resgatar o ser humano em sua totalidade.
5.
Qual o significado da palavra “concupiscência”?
A
concupiscência no sentido etimológico tem sua origem do latim concupiscente e
significa “o que tem um forte desejo”.
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