As Abominações do Templo (Subsídios Lição 3) - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

As Abominações do Templo (Subsídios Lição 3)

Subsídios Bíblicos para a Lição dos Adultos (CPAD).  4° Trimestre de 2022

Subsídio: Ev. Jair Alves

O capítulo 8 de Ezequiel é um registro dos pecados de idolatria cometidos pela liderança religiosa, esses pecados são resumidos na seguinte expressão “grandes abominações”(Ez 8.6).


1. O Conceito de Abominação.

O termo “abominação” significa ato, pessoa ou coisa repugnante ou detestável. A ideia de abominação deriva das exigências específicas que a santidade de Deus faz a seu povo. Adjetivos frequentemente usados para abominações no AT são “odioso”, “repulsivo”, “impuro” e “rejeitado”.


Das quatro palavras hebraicas principais traduzidas por “abominação,” a mais frequentemente usada indica violação de um costume ou de um ritual estabelecido, o que, por sua vez, traz juízo de Deus. Exemplos vão de sacrifícios defeituosos (Dt 17.1)

a mágica e adivinhação (Dt 18.12) ou práticas idólatras (2Rs 16.3). A segunda palavra hebraica se refere à carne de certos tipos de animais que fosse ritualmente suja, quer tocada ou consumida (Lv 11.10-13). A terceira palavra designa carne sacrificial de três dias (Ez 7.18).


CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já ! 

2. SOBRE AS VISÕES DE EZEQUIEL 8

As visões que Ezequiel teve, no capítulo 8 de seu livro, são resumidas da seguinte maneira:


2.1. Visões a partir da entrada do portão do pátio de dentro do templo (Ez 8.1-6)

 “O Espírito me levantou entre a terra e o céu e me levou a Jerusalém em visões de Deus, até a entrada do portão do pátio de dentro, que dá para o norte, onde estava colocada a imagem dos ciúmes, que provoca o ciúme de Deus”. (Ez 8.3 -NAA).


A imagem dos ciúmes, que provoca o ciúme de Deus (Ez 8.3 NAA).

A imagem de Aserá que Manassés colocou no templo é descrita de forma semelhante (2Cr 33.7,15). Embora essa imagem não seja a mesma, é bem possível que fosse mais uma imagem de Aserá. De acordo com o segundo mandamento do Decálogo, qualquer imagem que fosse objeto de culto provocaria o ciúme de Yahweh.

👇 VEJA TAMBÉM Lições CPAD 👇

👉 Novas lições da classe dos ADULTOS- Aqui

👉 Novas lições da classe dos JOVENSAqui

2.2. Visões da sala de imagens (Ez 8.7-12).

“Filho do homem, você está vendo o que os anciãos da casa de Israel fazem nas trevas, cada um na sua sala de imagens?” (Ez 8.12 NAA).


2.3. Visões a partir do portão norte da Casa do SENHOR, ou seja, do templo (Ez 8.13-15).

 Levou-me à entrada do portão norte da Casa do SENHOR, e eis que estavam ali mulheres assentadas chorando pelo deus Tamuz” (Ez 8.14 NAA).


2.4. Visões a partir do átrio de dentro da Casa do SENHOR (Ez 8.16-18).

      “... estavam cerca de vinte e cinco homens, de costas para o templo do SENHOR e com o rosto voltado para o leste; adoravam o sol...” (Ez 8.16 NAA).

🔥 Veja a continuação na:

Revista Cristão Alerta: 4° Trimestre de 2022: A Justiça DivinaClique Aqui

Post Bottom Ad