Ev. Jair Alves | Subsídios ebd: Lição 11 A sutileza das mídias sociais

Subsídios Bíblicos para a Lição dos Adultos (CPAD).  3° Trimestre de 2022

Subsídio: Ev. Jair Alves

Vimos a importância das mídias sociais de forma muito prática, quando a pandemia de COVID-19 (ano 2020 a 2022), forçou os países do mundo a fecharem os locais de cultos. 

As igrejas tiveram que se adaptarem e criar suas redes sociais, ou passar a usá-las com maior frequência, canais no You Tube e páginas no Facebook. Os cultos e reuniões foram feitas on-line.

As mídias sociais são relevantes e devem ser usadas de maneira sábia a fim de não cairmos nas armadilhas de Satanás. 

1. OS CRISTÃOS NA ERA DIGITAL

1.1. O conceito de mídia social

Mídia é meio através do qual as informações são divulgadas; os meios de comunicação. Mídias Sociais são sites e aplicativos que permitem conexão e interação entre os usuários. Também conhecidas como redes sociais, as mídias sociais mais populares atualmente são Facebook, Youtube, Instagram, WhatsApp e Twitter.

1.2. Mundo virtual.

O mundo virtual é um ambiente imersivo simulado através de recursos computacionais, destinado a ser habitado e permitir a interação dos seus usuários através de avatares (representações personificadas do usuário dentro do ambiente digital).

1.3. Mídias sociais, a porta de entrada para o mundo virtual.

O termo virtual é utilizado para descrever tudo o que não é palpável, tudo o que não é físico, ainda que necessite de um meio físico para existir (como é o caso do computador e do celular com aplicativos de redes sociais).

As mídias sociais são os meios que garante a comunicação virtual, são os programas instalados no computador ou acessíveis na internet que por meio dos navegadores, permitem seu funcionamento.

2. SABER CONVIVER E ANDAR NO MUNDO VIRTUAL

Quando fazemos compras em lojas na internet, acessamos sites e usamos as redes sociais, de certa forma estamos andando no mundo virtual. Em vez de ignoramos a importância do mundo virtual, precisamos saber como sobreviver sem pecar contra Deus.

Dez mandamentos para o mundo virtual e as mídias sociais

1. Não viverás no mundo virtual, apenas farás incursões. Não substituirás o mundo real pelo mundo virtual.

2. Não venderás a alma para ganhar seguidores. Evitarás factoides e fugirás das polêmicas pelas polêmicas.

3. Não construirás de ti mesmo uma imagem fake no mundo virtual. Não manipularás as pessoas para que pensem de ti mais do que convém. Conscientemente construirás tua identidade no mundo virtual.

4. Não te confundirás com o teu avatar. Não permitirás que tua identidade seja determinada pelo que dizem a teu respeito nos comentários das tuas postagens.

5. Não serás displicente, negligente e descuidado a respeito das fronteiras da tua intimidade. Cuidarás das dimensões pública (o que qualquer um pode saber), privada (o que apenas as pessoas com quem você se relaciona sabem), e íntima (o que apenas as pessoas para quem você revela sabem). Isso vale também para a vida dos outros.

6. Saberás claramente as razões porque estás presente no mundo virtual e utilizas as redes sociais. Não te tornarás o assunto das tuas mídias. Não falarás apenas de ti mesmo. Aliás, quase nunca falarás de ti mesmo. Oferecerás conteúdo.

7. Não protagonizarás barracos no mundo virtual. Não agredirás pessoas com fofocas, calúnias e difamações. Debaterás ideias, não pessoas. Não serás melindroso: lembre-se que quem fala o que quer, ouve o que não quer, inclusive bobagens. Não serás covarde, dizendo no mundo virtual o que não dizes olhos nos olhos.

🔥 Veja a continuação na:

Revista Cristão Alerta: 3° Trimestre de 2022: Os Ataques Contra a Igreja de Cristo – Clique Aqui

Compartilhar:

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !