Newton-John era judia por parte de mãe? - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Newton-John era judia por parte de mãe?

JOHN TRAVOLTA and Olivia Newton John in ‘Grease.’

Por: HESHIE BILLET | Atualização: Agosto de 2022

Os judeus são frequentemente notícia. Como membros da tribo, esperamos que as histórias coloquem nossos irmãos e irmãs em uma luz positiva para o público consumidor de notícias.

“ O avô de Olivia Newton John foi um físico ganhador do Prêmio Nobel” foi a manchete de um artigo publicado recentemente no Aish.com. Esse artigo detalhou as raízes judaicas da Sra. Newton-John. Seu avô materno, o físico Max Born, era um judeu alemão que se casou com Hedwig Ehrenberg, descendente do rabino Phillip Ehrenberg (influenciado pelo movimento da Reforma Judaica Alemã).

 

Edwiges, a avó materna, tinha mãe não judia; e, portanto, seus filhos não eram judeus e, portanto, nem sua neta, a famosa Olivia Newton-John. O artigo da Aish.com deixa claro esse último ponto.


A morte de Newton-John foi amplamente divulgada na imprensa anglo-judaica e evocou muito orgulho como resultado de sua ascendência judaica.

Em 8 de agosto, um artigo no The Jerusalem Post escrito pela equipe do Post relatou que “Newton-John era judia por parte de mãe...” Se ela era judia por parte de mãe, isso implica que ela era realmente judia. Mas claramente, como filha de uma mãe não judia, ela não era judia. A equipe do Post não foi cuidadosa em sua formulação.

 

Newton-John era uma estrela de cinema popular e bem-sucedida e cantora que tinha um grande número de fãs. Sua morte evocou tristeza entre seus muitos admiradores. Muitos judeus gostam de brincar de geografia judaica e qualquer celebridade com raízes judaicas é motivo de orgulho. Assim, a morte de Newton-John, o não-judeu, foi amplamente coberta pela mídia judaica.

 

Há um lado sombrio nessa história. Newton-John foi o produto do casamento misto, um fenômeno que é um subproduto doloroso da aculturação e integração judaica na sociedade multicultural mais ampla que nos cerca.

Um 1º de outubro de 2013, Pew Survey of US Jewry, “...sugere que o casamento misto é comum entre os judeus; 44% de todos os entrevistados judeus atualmente casados ​​e 58% daqueles que são casados ​​desde 2005 indicam que são casados ​​com um cônjuge não judeu.

Estes são números devastadores para o povo judeu nos EUA. Não podemos imaginar que os números sejam melhores em qualquer lugar do mundo, exceto em Israel.

 

No Cânon Judaico, o Livro de Rute fala da fuga de Elimeleque e Noemi para a terra de Moabe durante a fome em seu tempo. Os nomes de seus dois filhos são Mahlon e Kilyon.

 

Esses nomes têm significados sinistros: “Mahlon” pode significar doença; “Kilyon” pode implicar destruição. Talvez esses não fossem seus nomes verdadeiros dados a eles por seus pais no nascimento e a Bíblia lhes dá esses nomes por causa do que se segue na narrativa: “E tomaram mulheres das mulheres de Moabe: o nome de uma era Orfa, e o nome da outra Ruth; e eles moraram lá cerca de dez anos. E Mahlon e Kilyon morreram, ambos; e a mulher (Noemi) ficou despojada de seus dois filhos e de seu marido”. (Rute 1:4,5).

Tag:  Israel | Notícias Gospel | Religião


Post Bottom Ad