Lição 2 Ser discípulo: Uma jornada de aprendizagem - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

Lição 2 Ser discípulo: Uma jornada de aprendizagem

Revista de JovensAssunto: Imitadores de Cristo - Ensinos Extraídos das Palavras de Jesus e dos Apóstolos

COMENTARISTA: Thiago Brazil

3° Trimestre de 2022. Escola Dominical CPAD

TEXTO PRINCIPAL

"E percorria Jesus toda a Galileia, ensinando nas suas sinagogas, e pregando o evangelho do Reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo." (Mt 4.23)

RESUMO DA LIÇÃO

A jornada com Jesus de Nazaré é um convite ao melhoramento contínuo.

LEITURA SEMANAL

SEGUNDA - Mt 419

A santa convocação

TERÇA - Rm 12.2

Mudar para ser quem somos

QUARTA - Mt 10.19

Capacitados para proclamar

QUINTA - Fp 3.8

Perdendo tudo para ganhar o que importa

SEXTA - 1 Co 9.16

O imperativo da evangelização

SÁBADO - 2 Co 3-18

Conhecendo a glória de Cristo

TEXTO BÍBLICO

Mateus 4.19-22

19 E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.

20 Então, eles, deixando logo as redes, seguiram-no.

21 E, adiantando-se dali, viu outros dois

irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, num barco com Zebedeu, seu pai, consertando as redes: e chamou-os.

22 Eles, deixando imediatamente o barco e seu pai, seguiram-no.

 

INTRODUÇÃO

A narrativa de Mateus a respeito da trajetória de Jesus, se inicia com uma forte ênfase na vocação daqueles que viveram como discípulos do Mestre. Para um leitor desatento, a radicalidade do convite lançado por Cristo, pode até passar despercebido. Entretanto, basta nos colocarmos no lugar daqueles que foram desafiados a abandonar a segurança da rotina de suas vidas que compreenderemos parte do nosso desafio na sociedade atual. Menos mundo, mais Cristo! É o que vamos tratar na lição deste domingo.

 

I. MAIS QUE UM CHAMADO: UM RETORNO

1. É preciso uma poderosa transformação para sermos seguidores de Jesus.

O registro da vocação de Pedro, João, André e Tiago, os pescadores da Galileia, é um dos momentos mais emblemáticos dos Evangelhos (Mt 4.18- 25; Mc 1.14-20: Lc 5.1-11). Tanto porque eles são os primeiros daquela geração a quem Cristo convida para segui-Lo, como pela estratégia adotada pelo Salvador para o chamamento deles. Eram homens experimentados na arte da pescaria e que tinham plena convicção de que aquilo que havia acontecido era fruto de um ato sobrenatural (Lc 5.7).

 

 A prova é que Pedro se humilha imediatamente diante daquEle que ele reconheceu como portador da glória divina (Lc 5.8,9). É nesse cenário de perplexidade que Jesus lança o maravilhoso convite aos pescadores: venham comigo exercer o verdadeiro trabalho para o qual vocês foram criados pelo Eterno. Que trabalho é este? Acolher pessoas nas redes do amor de Deus (Mt 419: Mc 1.17; Lc 5.10). Assim é o convite do Evangelho, devemos mudar tudo para sermos seguidores de Jesus (Rm 12,2).

 

2. O amor nos escolheu.

O que havia de especial naquela equipe de pescaria? Nada! Não existia algo mais comum, naquela época, que um grupo de homens que trabalhassem no mar. Sim, os primeiros apóstolos viviam na obscuridade, imersos na dureza da vida cotidiana, mas a luz do Evangelho lhes é apresentada (2 Co 4,4) e o Reino lhes é manifesto (Ef 3.5). Se a missão de Jesus passava pela salvação do mundo, a decisão mais óbvia seria construir uma equipe que fosse formada por peritos no assunto, no contexto de Jesus: sacerdotes, escribas e fariseus. Mas o Mestre contraria todas as expectativas e opta por escolher gente sem formação religiosa formal (At 4.13), contudo, com corações quebrantados. Não foi uma seleção arbitrária, antes foi uma decisão meticulosamente tomada com a intenção de obter o melhor resultado possível para a Glória de Deus (Jo 15,16), Sim, assim como eles, nós não merecemos nada, tudo é graça e amor (2 Ts 2,16), e por isso mesmo devemos valorizar em grande estima o ministério que temos recebido do Altíssimo (2 Co 3.7-9). Se Jesus chamou você, que se sente pecador e limitado, para uma inacreditável tarefa, siga-o! Ele bem sabe as escolhas que faz.

 

3. O convite para viver a serviço do Reino.

Não houve uma detida explicação de Jesus aos primeiros discípulos. Os admirados pescadores não receberam um contrato com garantias e benefícios, eles foram simplesmente convidados: abandonem tudo e venham comigo para fazer coisas grandiosas para Deus! As repercussões que nasceriam a partir daquela manhã que parecia tão comum eram inimagináveis. Mas, o poder da revelação de Cristo foi tamanho, que Pedro, André, João e Tiago não hesitaram, seguiram ao desconhecido pregador imediatamente. E você, está disposto(a) a priorizar o Reino de Deus em sua vida? Você conhece Jesus o suficiente para ir agora com Ele a qualquer lugar e fazer o que Ele mandar?


PENSE!

Você está disposto(a) a priorizar o Reino e seguir o Mestre?


PONTO IMPORTANTE!

Quem não está disposto a seguir Jesus a qualquer lugar não sabe quem Ele é.

 

II. A VIDA CRISTÃ É FEITA DE ESCOLHAS

1. Sempre existe uma escolha.

Os Evangelhos apontam que a natureza do chamado divino sempre é convidativa, nunca é uma imposição. É claro que Pedro e seus amigos pescadores poderiam rejeitara proposta de Jesus, o jovem rico fez isso (Mc 10.22), os gadarenos (Mc 517) e também os habitantes de Cafarnaum (Mt 13.58). É Lógico que Jesus é e será sempre a melhor decisão de nossas vidas. Mas infelizmente, muitas vezes as pressões externas tentam sabotar nosso relacionamento com o Salvador, tentando nos levara uma postura dúbia com relação ao Reino e nossas responsabilidades espirituais. Todas as vezes que o Espirito Santo mobilizar nossos corações, que possamos estar atentos à voz divina e que assim sigamos 0 Mestre no caminho que Ele tem preparado para cada um de nós (Hb 3.15).

 

2. A natureza missiológica da vocação.

O Reino de Deus é um projeto para todos, por isso, sempre que alguém é alcançado pelo Evangelho de Cristo tal pessoa é mobilizada por um ímpeto evangelístico (Mc 16.15). Assim como não existe “Cristianismo egoísta", também não há cristão incapaz de falar das glórias do amor do Salvador. Esse tipo de princípio nos leva a refletir a respeito de nossa prática evangelística. Ora, estamos preocupados apenas com os nossos planos e viramos as costas para os perdidos? Um cristão que não sente o mover do Espírito o impulsionando para conduzir outros ao amor de Deus, não é cristão e não possui de fato uma experiência salvífica com o Redentor que morreu no Calvário (1 Co 9.16).


No caso de André e João, a bênção do Evangelho não ficou restrita a eles, mas também ao seu entorno, de tal modo que ainda nos instantes iniciais de sua fé em Cristo eles puderam abençoar também a vida de outras pessoas. Caso de grande semelhança é o da mulher de Samaria (Jo 4,28-30).

 

3. Esteja preparado para as renúncias.

O prêmio que o Evangelho traz implica em muitos abandonos e perdas. Nunca fomos enganados. Desde sempre fomos avisados sobre as tributações que enfrentaríamos em virtude do relacionamento sincero que teríamos com Cristo (Jo 16.33). Paulo, por sua vez, também nos anuncia que a situação daqueles que se dedicarem de modo autêntico a Jesus e seu Reino não serão aplaudidos pelo mundo, nem receberão os louros da história (2 Tm 3.12).

 

Todavia, tudo vale a pena em nome de um relacionamento e conhecimento intenso com o nosso Pai Celeste (Fp 3.8). Os pescadores perderam, de imediato, a estabilidade de suas vidas, o aconchego de seus lares e familiares, contudo, eles seguiram em uma jornada incrível.


Pense

Somos chamados para ser dinâmicos e ativos no Reino de Deus.


Ponto Importante

Para um cristão, perder faz parte da grande jornada que é ganhar o Reino.

III. A NOSSA JORNADA AO LADO DO MESTRE


1. Por que era necessário segui-Lo?

Essa resposta pode ser respondida de modo muito objetivo: porque viver com Jesus é inefável, indescritível e inexprimível. Segundo o texto de João 21.25 “há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e, se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem". Tudo o que disseram sobre Ele é suficiente para revelar a graça da salvação. Mas seria apenas uma pequena fração de tudo aquilo que poderia ser dito sobre quem é e o que fez Jesus nosso Sacerdote.


Em um período de comunicações precárias, a vivência da experiência cristã era algo fundamental, pois somente aqueles que tivessem a oportunidade de contemplar a magnitude do ministério de Jesus poderiam depois olhar-se como dignos embaixadores.


O privilégio dos olhos que viram os milagres, dos pés que caminharam junto ao Mestre da Galileia, deve nos entusiasmar a também buscar nossas experiências pessoais com 0 Salvador, sempre tendo as Escrituras como nosso paradigma insubstituível.


2. A dinamicidade da proclamação do Reino.

O testemunho dos pescadores da Galileia nos serve de referência para compreender uma característica fundamental do anúncio do Evangelho: quando “o Verbo se fez carne e habitou entre nós”, Ele veio para ser mais do que mera retórica (Jo 1.1-14).


Em um mundo como o nosso, é urgente que o Cristianismo seja mais do que enunciados vazios. O Evangelho é o anúncio da salvação que se constitui como saúde, libertação e esperança para a humanidade (1 Ts 1.3). A mensagem de Cristo nunca foi apenas um amontoado de teses, ela é poder que salva e transforma vidas. Onde o Filho de Deus andava, Ele trazia milagres, curas e libertações (Mt 4.23-25). Em resumo: alegria perene e verdadeira a todas as pessoas. Que fique bastante claro que a exaltação de aspecto supérfluo no contexto cristão, idolatria a famosos e busca de fama etc, não têm qualquer valor no Reino. Todavia, as orações, intercessões e visitas que os anônimos realizam por amor a Jesus são importantíssimas aos olhos do Redentor.


3. Aprendendo no caminho.

O princípio judaico de Provérbios 22.6 também tem validade para a fé Cristã, dito de outra forma, a melhor maneira de ensinar algo a alguém é dedicando atenção, tempo e respeito a essa pessoa. Por isso, Pedro e seus amigos foram convidados a uma jornada, pois o que eles teriam de aprender era tão importante que demandava aquilo que os escribas e fariseus não conseguiam transmitir em suas lições nas sinagogas: amor e misericórdia. Esse é o cerne de nossa fé, andar com Jesus e assim realizar obras para a glória dEle. O convite de Jesus não é para uma mudança de religião, e sim, para ser uma nova criatura: "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" (2 Co 5.17).


PENSE!

Seguira Jesus é a essência do Evangelho.


PONTO IMPORTANTE!

Não seja adepto de uma religião, seja seguidor de Cristo.

CONCLUSÃO

Todo discípulo tem algo a abandonar. Conscientize-se de que a caminhada com Jesus exige a renúncia de aspectos de sua vida que podem parecer importantes. Contudo, quando comparados à superioridade de um relacionamento com 0 Salvador demonstram-se fúteis e frívolos. Não se esqueça de que a melhor maneira de ensinar algo a alguém é dedicando atenção, tempo e respeito a essa pessoa.

HORA DA REVISÃO

1. Por que em tantos textos e contexto a Bíblia fala de mudança pessoal, transformação?

2. Seguir a Jesus é uma escolha?

3. É possível ser cristão descuidado quanto à natureza missiológica do chamado?

4. O seguir a Jesus com fidelidade implica isenção de dores e sofrimentos?

5. Qual o cerne da nossa fé?


Todos os Temas do 3° trimestre de 2022

Lição 1 - Morrer para viver: Abrindo mão do “eu” para seguir a Cristo

Lição 2 - Ser discípulo: Uma jornada de aprendizagem

Lição 3 - Quem segue a Cristo estuda a palavra

Lição 4- Quem segue a Cristo cultiva a prática da oração e de jejum

Lição 5 -Quem segue a Cristo anda na prática do perdão e do amor

Lição 6 - Quem segue a Cristo compreende o reino de Deus

Lição 7 - Quem segue a Cristo anda em fidelidade

Lição 8 - Quem segue a Cristo compartilha a mensagem da graça

Lição 9 - Quem segue a Cristo aprende novos valores

Lição 10 - Quem segue a Cristo purifica o coração

Lição 11 - Quem segue a Jesus frutifica no reino de Deus

12 - Evidências de um fiel seguidor de Jesus

13 - O discípulo de Jesus e a verdadeira esperança

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad