Subsídios Bíblicos para
a Lição dos Adultos (CPAD). 1° Trimestre de 2022
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Vinte e um dos vinte e sete
livros que formam o Novo Testamento são cartas. Elas foram escritas com a
finalidade de dirigir, aconselhar e instruir as igrejas ou para ajudar os
responsáveis por pastoreá-las e administrá-las.
1. A ORGANIZAÇÃO DAS EPÍSTOLAS
O termo epístola vem do
grego epistole, significa
epístola, carta - 2 Tessalonicenses 3.17. De acordo com certas características
comuns, podemos agrupar as epístolas do Novo Testamento do seguinte modo:
1.1. Epístolas paulinas (13)
(a) Primeiras epístolas
1Tessalonicenses
2Tessalonicenses (alguns a consideram posterior)
Primeiras epístolas: É um título que faz referência à época em que foram compostas. Não
somente se considera que são os escritos mais antigos do apóstolo Paulo, mas
também de todo o Novo Testamento.
(b) Grandes epístolas
Romanos
1Coríntios
2Coríntios
Gálatas
Grandes Epístolas: Entre elas está incluída a de Gálatas apesar da pequena extensão do
texto. A razão está no seu estreito parentesco com Romanos, o que requer
considerá-las juntamente.
(c) Epístolas da prisão
Efésios
Filipenses
Colossenses
Filemom
Epístolas da prisão: Quando Paulo redigia estas cartas, se encontrava
preso em algum lugar que não se conseguiu determinar. Muitos pensam que se
tratava de Roma; outros sugerem Éfeso.
(d) Epístolas pastorais
1Timóteo
2Timóteo
Tito
As epístolas pastorais são "manuais de instrução" para a
liderança da igreja local. Os melhores conselhos para administrar uma
congregação encontram-se nessas três cartas inspiradas.
Tanto o jovem pastor em sua primeira igreja quanto o pastor veterano e
experiente no ministério devem embeber-se dos ensinamentos que Paulo
compartilha com Timóteo e Tito.
1.2. Epístola aos Hebreus (1)
A Epístola aos Hebreus exalta a Pessoa e a obra de Jesus Cristo, o Filho
de Deus. Cristo é o "Autor da salvação eterna" (Hb 5.9). Por meio de
sua morte, ele "[obteve] eterna redenção" (Hb 9.12) e compartilha com
os cristãos "a promessa da eterna herança" (Hb 9.15). Seu trono é
"para todo sempre" (Hb 1.8), e ele é "sacerdote para
sempre" (Hb 5.6; 6.20; 7.17, 21).
"Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre"
(Hb 13.8).
1.3. Epístolas universais/Gerais (7)
Tiago
1Pedro
2Pedro
1João
2João
3João
Judas
Epístolas universais (ou gerais): Começou a se aplicar este
título no séc. II, quando ainda estava se formando o cânon dos livros do Novo
Testamento. Significa que as sete cartas do grupo (exceto 2Jo e 3Jo, que foram
incluídas aqui por seu parentesco com 1Jo) não são dirigidas a um destinatário
determinado, mas aos crentes em geral.
2. A REDAÇÃO DAS EPÍSTOLAS
Na época em que surgiram as
epístolas neo-testamentárias era prática habitual que o autor ditasse o texto a
um assistente ou amanuense. É muito provável que Romanos tenha sido ditada pelo
apóstolo Paulo a um crente que se identifica a si mesmo como “Tércio, que
escrevi esta epístola” (Rm 16.22).
Em certas ocasiões, o autor não se valia de um escrevente, mas de um
autêntico secretário, que, uma vez informado dos assuntos a tratar, se
encarregava de compor e redigir a carta do princípio ao fim. Em qualquer caso,
também era comum que,
ao término do escrito, o próprio
autor acrescentasse, do próprio punho, o seu nome e umas poucas palavras de
saudação (1Co 16.21; Gl 6.11 e, talvez, 1Pe 5.12).
Também frequentemente sucedia que um livro, cujo autor queria oferecer o pensamento ou os ensinamentos de um personagem de reconhecido prestígio, era publicado com o nome desse último, sem se importar se ainda estava vivo ou já havia morrido. Em tais casos de nome ou título figurado, o autor, evidentemente, permanecia anônimo. Alguns estudiosos pensam que esse procedimento, admitido nos usos literários da antiguidade hebraica, grega e latina, possivelmente tenha sido introduzido em certas ocasiões no Novo Testamento. Entretanto, seja como fosse, a autoridade das Escrituras, suporte da fé cristã e norma da vida e da conduta do povo de Deus, em nada ficou por isso depreciada.
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