Lição 12 - Salvos para mudar o mundo (Classe Adolescentes) - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

Lição 12 - Salvos para mudar o mundo (Classe Adolescentes)

Escola Dominical, Classe: Adolescentes – 1° trimestre de 2024 - CPAD

LEITURA BÍBLICA

Marcos 16.15-18; Mateus 28.18-20

MENSAGEM

“Os discípulos foram anunciar o evangelho por toda parte. E o Senhor os ajudava e, por meio de milagres, provava que a mensagem deles era verdadeira.” Marcos 16.20

DEVOCIONAL

Segunda » At 1.8

Terça » Is 6.8

Quarta » Rm 1.16

Quinta » 1 Co 9.22

Sexta » Lc 19.10

Sábado » Mt 24.14

OBJETIVOS

EXPLICAR como a Igreja Primitiva, em Jerusalém, cumpriu sua missão,

DEMONSTRAR como o Evangelho transformou o mundo;

SABER como ganhar o mundo para Cristo.

EI PROFESSOR

Você já sabe qual a missão que Deus estabeleceu para sua vida neste mundo? Se não sabe, Deus quer lhe revelar.

A missão de todos nós é mudar o mundo, ou seja: influenciá-la positivamente, a fim de que pessoas conheçam a Deus. Mas como fazer isso?

Há algumas perguntas relevantes para identificar sua missão:

1) Qual a atividade que ele empolga ou que faz seu coração arder?

2) O que você faz melhor? Ou seja, qual sua habilidade primordial?

3) O que lhe motiva para realizar essa ideia? Servir aos outros pontos de interrogação se a última resposta for positiva e as demais forem ações edificantes, provavelmente, você está diante do seu chamado.

PONTO DE PARTIDA

Professor (a), estamos chegando ao final do trimestre. Hoje é a penúltima aula. Que tal fazer algo diferente e marcante para a classe? Convide uma pessoa para contar um testemunho homem experiência que lustre o quanto um pequeno gesto cristão pode mudar a vida de alguém. Pode ser o pastor, uma dirigente de círculo de oração ou mesmo membro da igreja. O relato deve ser breve, no máximo 10 minutos. Não precisa ser algo grande, milagroso: só precisa ser real; um relato que toque as vidas das pessoas. Assim, seus alunos perceberam, na prática, que como cristão podemos influenciar o mundo com nossa fé e atitude.

VAMOS DESCOBRIR

Você sabe qual é a sua missão no mundo? Jesus estabeleceu um grande propósito para a sua Igreja. Nesta aula você vai aprender como os cristãos do primeiro século cumpriram esse chamado e o que aconteceu com o mundo quando o Evangelho foi pregado, sob o poder do Espírito Santo. Mesmo após 2 milênios de cristianismo ainda encontramos muitos desafios na evangelização. Nossa geração ainda pode fazer muito pelo Reino de Deus. E já está na hora de descobrir a sua missão! Você está pronto (a)?

Hora de Aprender 

I – A IGREJA E SUA MISSÃO TRANSFORMADORA

1- A Igreja Primitiva em Jerusalém.

Após o Batismo no Espírito Santo, os cristãos primitivos, em Jerusalém, experimentaram um grande avivamento. Eles estavam dispostos a falar de Jesus incansavelmente, compartilhavam seus bens uns com os outros, de maneira que não havia entre eles quem tivesse necessidade de roupa e comida. Eles participavam da Santa Ceia e levavam uma vida de oração. Com isso, milagres extraordinários aconteciam cotidianamente e muitos se convertiam ao Evangelho (At 2.42-47). Com as pessoas sendo transformadas, o mundo ao redor delas também começou a ser mudado. Algum tempo depois, o Cristianismo tomou proporções universais e a história foi dividida em duas fases: antes e depois de Cristo.


2- Uma poderosa comunidade perseguida.

Milagres aconteciam frequentemente no meio da igreja cristã do primeiro século. O sobrenatural estava presente na vida cotidiana dos primeiros cristãos. O poder de Deus se manifestava de maneira tão intensa, que os doentes ficavam nas ruas esperando o apóstolo Pedro passar, porque quando a sombra dele os cobria, eram curados (At 5.15,16). Noutras ocasiões, mortos ressuscitaram e o nome do Senhor sempre era glorificado (At 9.39-41; 20.9-12).


I – AUXÍLIO TEOLÓGICO

A perseguição dispersa os crentes: “Depois do martírio de Estevão, os judeus prosseguiram com sua perseguição aos seguidores de Cristo. O homem apresentado como Saulo (At 8.1) provou ser um grande líder na sua ampla campanha de intolerância e terror. A partir de uma perspectiva humana, isto representava uma triste mudança nos acontecimentos; a partir de uma perspectiva divina, isto produzia um bem muito maior. Os cristãos que tinham estado em Jerusalém, agora, eram forçados a migrar para as regiões vizinhas da Judeia e de Samaria, cumprindo assim a segunda parte do mandamento de Jesus (Atos 1.8).


Evidentemente, eles estiveram relativamente confortáveis nas proximidades de Jerusalém. Tudo isso foi instantaneamente transformado com a morte de Estevão, e a perseguição resultante’’ (Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p.657, 658).


II – VIVENDO EM UM MUNDO MELHOR

1- Transformando o mundo em redor.

O Cristianismo não mudou apenas o calendário, mas também impactou os valores morais da humanidade. Com a mensagem de Jesus, pregada pelos discípulos, por exemplo, as mulheres foram valorizadas e os judeus e não judeus (gentios) puderam se tornar irmãos.

O Evangelho de Jesus chamava todas as pessoas para Deus, independente da sua cor de pele, nacionalidade ou situação financeira, pois Deus não faz acepção de pessoas (At 10.34,35). Além de muitas contribuições sociais e culturais, a mais expressiva bênção que o cristianismo trouxe para o mundo foi espiritual: pela pregação da mensagem de Jesus, a humanidade conheceu o Caminho de volta para Deus: Jesus Cristo.


2- Caindo na simpatia do povo.

A Igreja em Jerusalém tinha um grande diferencial. E não era apenas os milagres, testemunhos e pregações cheias de poder. O maior diferencial dessa igreja foi a sua capacidade de amar. Foi principalmente por isso que os cristãos caíram na simpatia do povo (At 2.47). A Bíblia diz que todos os dias pessoas se convertiam. Isso acontecia porque, onde há amor verdadeiro, o Espírito Santo tem liberdade para atuar. Assim, quando os apóstolos testemunharam do Senhor, multidões vinham a Cristo. E hoje? Isso ainda acontece? Será que vivemos o padrão de amor ensinado por Jesus? Leia 1 Coríntios 13.1-7 e veja o padrão do amor de Deus.

II – AUXÍLIO TEOLÓGICO

“Uma palavra grega singular, que aparece 11 vezes no Novo Testamento, sendo 10 no livro de Atos, nos ajuda a entender o caráter único da comunidade Cristã. Homothumadon é composta por duas palavras que significam ‘correr juntos’ e ‘em união’ […].


Às vezes estudamos os primeiros capítulos do livro de Atos, como se eles retratassem uma igreja que está perdida —como se a unidade, o amor e a experiência da presença de Jesus fossem coisas que na verdade não pudessem ser nossas hoje. Não vamos cometer esse erro. O Espírito de Deus ainda é uma realidade presente. Homothumadon ainda é possível no mundo fragmentado e impessoal de hoje. [E] se procurarmos uma razão para o vazio em nossa própria experiência, devemos olhar primeiramente para nossa hesitação em compartilhar com os nossos irmãos e irmãs […]. A Igreja, a nova comunidade que Cristo formou, está aqui hoje. Nós somos a Igreja. E Deus […] orquestrou nossa vida de acordo com sua maravilhosa unidade” (RICHARDS, L. O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, p. 257, 258).


III – GANHANDO O MUNDO PARA CRISTO

1- Saindo da zona de conforto.

Jesus disse aos discípulos que pregassem o Evangelho em todos os lugares (Mc 16.15), mas, como disse o pastor Alexandre Coelho, “infelizmente, os cristãos de Jerusalém demoraram a obedecer à ordem de ir (…) e Deus Levantou uma perseguição para dispensá-los” (O vento sopra onde quer, p. 143). Deus os incomodou, tirando-os da “zona de conforto” que era Jerusalém, e eles saíram pregando o Evangelho por todos os lugares por onde iam passando. O Senhor tinha o projeto de alcançar o mundo inteiro com a mensagem da salvação. E foi o que aconteceu.


2- Evangelizando o mundo.

Os cristãos começaram a evangelizar o mundo e nunca mais pararam. Missionários como Paulo, Lucas e Barnabé no Século I, e tantos outros ao longo desses dois milênios de Cristianismo, trouxeram à luz da mensagem da salvação a muitos povos e nações. Em nosso país, a mensagem do Evangelho, junto com o anúncio do Pentecostes — como pregada na igreja primitiva —, chegou no início do Século XX, com o envio de dois missionários suecos, Gunnar Vingren e Daniel Berg. Hoje, mais de cem anos após, continuamos pregando que “Jesus salva, cura, batiza no Espírito Santo e em breve voltará”. O tempo passa, as ideologias são alteradas, os homens se corrompem, mas o Evangelho continua o mesmo, pois no Senhor “não há mudança, nem sombra de variação” (Tg 1.17b – ARC).


III – AUXÍLIO TEOLÓGICO

“Os discípulos de Jesus foram missionários. Alguns deles tiveram uma experiência missionária quando enviados por Jesus aos lugares onde Ele deveria ir. (…) Aqueles homens não tinham dúvida de que Jesus é o Filho de Deus, que ressuscitou, que lhes enviou o Santo Espírito e que estaria com eles todos os dias. Foi esse ardor que os moveu para tornar o nome de Jesus conhecido em sua época […]. A ordem de Jesus era clara: que seus discípulos fossem suas testemunhas em Jerusalém, Judéia, Samaria e até os confins da Terra. Da mesma forma que Ele ordenou que os discípulos estivessem esperando o cumprimento da promessa de revestimento de poder em Jerusalém – o que eles fizeram em oração e foram cheios do Espírito Santo – o Senhor ordenou que os discípulos se dirigissem a esses lugares para falarem ao seu respeito […]. Os discípulos deveriam falar do Senhor simultaneamente. Mesmo com as diferenças culturais existentes nesses lugares, os seguidores de Jesus deveriam alcançar a todos.” (COELHO, Alexandre. O vento sopra onde quer. Rio de Janeiro: CPAD, 2018, p.142,143).


CONCLUSÃO

A igreja primitiva, em Jerusalém, mudou as estruturas do mundo pela força transformadora da mensagem do Evangelho. E nós também, que compomos a Igreja no século XXI, somos chamados por Deus para cumprir nossa missão de ganhar o mundo para Cristo. As multidões estão com sede de salvação e você pode fazer a diferença! Fale de Jesus para seus amigos e para sua família! Seja uma testemunha de Cristo onde você estiver! 

VAMOS PRATICAR

1- Os cristãos primitivos, em Jerusalém, experimentaram um grande avivamento; quem causou esse movimento?

O Espírito Santo.

2- Desde o início da igreja, três características ficaram acentuadas. Quais foram?

A Igreja Primitiva vivia em comunhão, experimentava milagres e sofria perseguição.

3- De que forma você pode cooperar cumprindo a ordem de Cristo em espalhar o Evangelho?

Resposta pessoal.

PENSE NISSO

Nós somos um sinal vivo da presença de Deus, um testemunho completo do seu amor e da sua graça. Nossas ações, palavras, atitudes e relacionamentos precisam comprovar o nosso relacionamento com Jesus. É assim, com pequenas atitudes, que vamos ganhar pessoas para Cristo!

DICAS DE CURSOS BÍBLICOS








Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad