A Unidade Singular da Bíblia Sagrada - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

A Unidade Singular da Bíblia Sagrada

A Bíblia em sua perfeita unidade, só pode ser explicada como um perfeito milagre de Deus. A maneira como foi escrita sob diversas circunstâncias e tudo com perfeição uniforme em mensagem e conteúdo; só pode ser considerada como, um livro divino!

👇 VEJA TAMBÉM Lições CPAD 👇

👉 Novas lições da classe dos ADULTOS- Aqui

👉 Novas lições da classe dos JOVENSAqui

👉 Novas lições da classe dos ADOLESCENTESAqui

Ninguém sabe como estes 66 livros divinos se encontram num só volume, isto é obra de Deus. Qualquer outra obra literária nas circunstâncias da Bíblia seria como uma verdadeira Babel (confusão).

Num período de quase 16 séculos, os escritores inspirados, vivendo sob diversas circunstâncias e em lugares distintos e distantes (três continentes), escrevendo em duas principais línguas, trouxeram-nos a revelação de Deus - A Bíblia.

A diversidade de escritores:

Deus usou para escrever sua Palavra, homens de atividades variadas, razão que encontramos os mais diversos tipos de linguagem na Bíblia. Abaixo segue alguns exemplos de escritores bíblicos com suas respectivas ocupações:

NOME

PROFISSÃO/

OCUPAÇÃO

Referência

Moisés

Cientista

At 7.22

Josué

Soldado

Ex 17.9

Davi

Pastor de ovelhas e Rei

2Sm 7.8; 8.15

Salomão

Rei e poeta

Ec 1.12

Isaías

Estadista e profeta

Is 6.8

Daniel

Ministro do rei

Dn 2.49

Zacarias

Profeta

Zc 1.1

Jeremias

Profeta

Jr 1.5

Amós

Boiadeiro e cultivador

Am 7.14,15

Pedro

Pescador

Mt 4.18

João

Pescador

Lc 5.10

Paulo

Doutor da lei

At 22.3

Muitos outros homens foram usados por Deus para revelar-nos sua Palavra. Apesar da diversidade de atividades, ao examinarmos os escritos destes homens, observamos como eles se completam.

Na verdade, não foram escritos muitos livros, mais sim um só livro, a maravilhosa Palavra de Deus (Sl 119.152).

A diversidade de condições:

O Deus Soberano permitiu que sua Palavra fosse escrita em diversas condições, certamente para nos mostrar hoje, que Ele está no controle de tudo.

Por exemplo, a Bíblia foi escrita:

Na cidade;

Nos desertos como Elias (lRs 19.4,5);

Nas ilhas como João escreveu (Ap 1.9);

Nas prisões como Paulo escreveu (Fm 1.1).


Entretanto a mensagem é uma só: "Como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais, até ser dia perfeito" (Pv 4.18), esta perfeição é exclusiva no livro divino - A Bíblia Sagrada.


A diversidade de circunstâncias:

Desencontradas foram às circunstâncias em que foram escritos os livros da Bíblia. Davi, homem segundo o coração de Deus, escreveu, por exemplo, o Salmo 24, quando trazia a arca de Deus à Jerusalém. Salomão certamente escreveu na tranquilidade do palácio (lRs 4.32-34). Josué escreveu após grandes conquistas (Js 24.26).


Apesar da diversidade de situações, a mensagem, a doutrina e o tema central são um só.


Autor da Bíblia:

Nenhum homem, ímpio, justo, piedoso ou mesmo judeu, seria o autor da Bíblia. Certamente estes homens não fariam um livro que falasse dos seus fracassos, derrotas, pecados, idolatrias e rebeliões contra Deus.


Deus, verdadeiramente é o autor deste livro maravilhoso e infalível que revela a salvação, libertação e transformação do homem em uma nova criatura (2Co 5.17).


As evidências confirmam o efeito e a influência da Bíblia em pessoas e nações. A Palavra de Deus tem influenciado e melhorado o mundo, pelo caráter que molda na vida das pessoas.


Muitos dantes incrédulos, indiferentes, viciados, idólatras, supersticiosos, que aceitaram este livro, foram por ele transformados, salvos, libertos e santificados. Nenhum outro livro tem poder de transformar pessoas, lares e nações (At 19.18-19), como a Palavra de Deus.


Fonte: Bibliologia

DICAS DE CURSOS BÍBLICOS








Post Bottom Ad