Subsídios ebd: Lição 9 As Histórias e as Poesias falam ao Coração - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Subsídios ebd: Lição 9 As Histórias e as Poesias falam ao Coração

Subsídios Bíblicos para a Lição dos Adultos (CPAD).  1° Trimestre de 2022

🔥 Subsídios Bíblicos Completos Aqui

VERSÍCULO CHAVE:

O pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si, onde acolha os seus filhotes; eu, os teus altares, Senhor dos Exércitos, Rei meu e Deus meu! ” (Sl 84.3 ARA).

Falaremos acerca dos livros da Bíblia que são chamados de livros poéticos, os livros históricos e os escritos sapienciais.

1. OS LIVROS POÉTICOS DA BÍBLIA

1.1. Deus, o maior poeta.

Não existe poeta sem poesia e não existe poesia sem poeta. Um é o criador, o outro a criatura. As Escrituras afirmam que Deus é o poeta por excelência, e os salvos e a criação, a sua maior poesia! Aleluia! “Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras...” (Ef 2.10).


No grego, a palavra poeta é expressa pelo vocábulo poietés. A definição etimológica de poeta seria “fazedor”, “realizador”, “ator”, “agente”. A palavra poeta aparece na Bíblia em Atos 17.28, “... como alguns dos vossos poetas têm dito: Porque dele também somos geração”.


No sentido literário, um poeta é alguém que exprime suas ideias mediante imagens verbais, metáforas e outros artifícios literários.


1.2. Sobre a poesia da Bíblia.

A poesia hebraica não se baseia em rimas, mas sim em "linhas de pensamento".


PARALELISMO SINÔNIMO - Se a segunda linha repete a primeira com palavras diferentes, como no caso do Salmos 24.1-3, tem-se um paralelismo sinônimo.


PARALELISMO ANTITÉTICO - Se a segunda linha contrasta com a primeira, como no caso dos Salmos 1.6 e 37.9, trata-se de um paralelismo antitético.

PARALELISMO SINTÉTICO - Quando a segunda linha explica ou expande a primeira, o escritor empregou um paralelismo sintético (Sl 19.7-9).

PARALELISMO CULMINANTE - mas quando a segunda linha completa a primeira, trata-se de um paralelismo culminante (Sl 29.1).

PARALELISMO ITERATIVO - No caso do paralelismo iterativo, a segunda linha repete a ideia da primeira (Salmo 93).

PARALELISMO ALTERNATIVO - no caso do paralelismo alternativo, as linhas alternadas apresentam as mesmas ideias, como é o caso no Salmo 103.8-13.


1.3. A lista dos Livros Poéticos.

A) LIVROS POÉTICOS.

Livros poéticos são aqueles nos quais o seu conteúdo é escrito numa linguagem caracterizada pela emoção, ritmo e linguagem metafórica. Isto não significa que tais livros sejam mero fruto da imaginação humana.

A poesia, apesar de usar a descrição e a dissertação em alguns casos, concentra-se peculiarmente no uso da linguagem figurada.

Exemplo de uma linda poesia no livro dos Salmos:

O pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si, onde acolha os seus filhotes; eu, os teus altares, Senhor dos Exércitos, Rei meu e Deus meu! ” (Sl 84.3 ARA).


B) OS LIVROS POÉTICOS DA BÍBLIA.

Cinco livros do Antigo Testamento são chamados poéticos”. , Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares estão cheios de poesia bonita e expressiva. Árvores batem palmas. Montes entoam cânticos de alegria. Os inimigos de Deus derretem como cera. E o Senhor cavalga sobre as nuvens.


O livro de Salmos está cheio do amor e da vivacidade do relacionamento pessoal com o Senhor, enquanto Cantares celebra essas coisas entre marido e esposa. O livro de Provérbios dá-nos conselhos práticos. E Eclesiastes faz-nos sentir humildade e reverência à medida que trata dos mistérios mais difíceis da vida.

🔥 SAIBA MAIS EM:

Revista Cristão Alerta: 1° Trimestre de 2022: A SUPREMACIA DAS ESCRITURAS, Subsídios Exclusivos – Clique Aqui


Post Bottom Ad