O Mormonismo é Compatível Com a Bíblia? - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

O Mormonismo é Compatível Com a Bíblia?

 

Joseph Smith Jr., o fundador da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, afirmou que estava restaurando a igreja genuína ao mundo, uma igreja ausente desde o século I. Mas é o mormonismo verdadeiramente cristão?

* O profeta Joseph Smith

* Testemunhos contra o livro de mórmon

* O que não e salvação

* Novas Religiões são rupturas de religiões mais tradicionais

Os estudantes que fazem este tipo de perguntas frequentemente fazem diferenciação entre denominações, seitas, grupos e religiões do mundo. Denominações são movimentos que diferem em questões doutrinárias, mas conservam um cerne comum de crenças sobre Deus, Cristo e as Escrituras. Eles veem Deus como trinitário, Cristo como singular na sua pessoa humano-divina e as Escrituras como os textos genuínos, transmitidos pelos profetas e apóstolos.

 

As seitas concordam com as denominações quanto a esses aspectos, mas frequentemente têm alguma característica que as coloca à beira do cristianismo, como o separatismo radical dos amish.

 

As seitas estão conectadas ao cristianismo pelo fato de que empregam as Escrituras cristãs e apelam a Jesus, mas também diferem da fé tradicional em determinadas áreas cruciais. Elas podem negar ou reinterpretar a Trindade. Podem ter novas interpretações sobre Cristo. Podem rejeitar parte das Escrituras cristãs, adicionar novos textos a ela ou afirmar possuir uma interpretação infalível que substitua a doutrina tradicional com uma nova abordagem. Religiões do mundo são as tradições históricas que incluem a religião cristã, bem como outras, tais como o islamisno e o hinduísmo.

 

O mormonismo é cristão?

Se a questão é apenas se o mormonismo está conectado com o cristianismo de alguma maneira, a resposta seria “sim”, mas isso não é suficiente. Religiões como Baha’i afirmam ter alguma conexão com o cristianismo, e os muçulmanos acreditam na segunda vinda de Jesus.

 

Para que uma fé seja cristã, ela deve passar pelo teste doutrinário e pelo teste experimental. Doutrinariamente, ela deve ser ortodoxa nas principais questões esquematizadas acima, e experimentalmente ela deve considerar a salvação como um encontro de fé com Cristo, sendo o único caminho para se estar bem com Deus.

 

O profeta Joseph Smith

Testemunhos contra o livro de mórmon

O que não e salvação

Novas Religiões são rupturas de religiões mais tradicionais

 

Qual é a posição do mormonismo?

O mormonismo não é nem monoteísta nem, teoricamente, trinitário. Em uma das Escrituras mórmons, A Pérola de Grande Valor, lemos que o mundo foi criado “pelos Deuses”.

 

Em seu famoso sermão King Follet, Joseph Smith declarou que Deus já havia sido como nós somos, e que nós podemos nos tomar o que Ele é - um Deus.

 

O mormonismo ensina que Pai, Filho e Espírito, todos são Deus, mas nega a interpretação histórica cristã da Trindade.

 

O acadêmico mórmon Robert Millet, escreveu que a Trindade é composta de “Três Entidades”. O mormonismo não é trinitário, mas tri-teísta.

 

A teologia mórmon ensina que Jesus é uma encarnação de Elohim, concebida como o filho literal de Deus. Mas Ele não é a única encarnação, uma vez que nós também podemos ser encarnações do Pai.

 

Jesus é importante para o conjunto da teologia mórmon, mas de uma maneira diferente da importância que tem para os cristãos tradicionais.

 

No mormonismo, nós não somos salvos pela obra expiatória de Cristo, mas pela obediência aos princípios mórmons.

 

Os mórmons seguem a Bíblia como Escrituras, mas colocaram três outros textos juntamente com a Bíblia - O Livro dos Mórmons, Doutrina e Concertos e A Pérola de Grande Valor. E nos dois últimos livros, em particular, que podem ser encontradas ás novas doutrinas mórmons.

 

Por causa dessas diferenças dos ensinamentos cristãos básicos, o mormonismo não se enquadra no cristianismo ortodoxo.

 

Artigo: Char Owen Brand | Divulgação: Subsídios Dominical

VEJA TAMBÉM:

Escola Dominical – Clique Aqui

Estudos Bíblicos – Aqui

Subsídios Dominical – Aqui

E-books – Aqui

Auxílios para a Escola Dominical
Receba Lições, Artigos e Subsídios! É Grátis. Digite seu E-mail e em seguida abra o seu e-mail e clique em nosso link de confirmação:

***BOA LEITURA***

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad