Martinho Lutero e o dia 31 de Outubro: A Reforma Protestante - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Martinho Lutero e o dia 31 de Outubro: A Reforma Protestante

O dia 31 de outubro para nós protestantes (evangélicos) é um dia muito importante. Na verdade, se não fosse pelo que aconteceu em 31 de outubro há mais de 500 anos, nossa tradição e herança protestante talvez nem existisse.

 VEJA TAMBÉM:

Os Pilares da Reforma Protestante Acesse Aqui

Os ícones da Reforma ProtestanteAcesse Aqui

Quais São os Ramos do Protestantismo? Acesse Aqui

Quero apresentar a você um herói da fé cristã - um daqueles gigantes da história da igreja. Esse homem não é outro senão Martinho Lutero.

 

Philip Melanchthon, o sucessor de Lutero e fiel colaborador, afirma que foi em 31 de outubro de 1517, quando Lutero pregou seu tratado teológico protestando contra a venda de indulgências à porta de Wittenberg. Essa atitude de Lutero é popularmente entendida como um ato de protesto.

 

SAIBA MAIS: Os Pilares da Reforma ProtestanteAcesse Aqui


Quer ele pretendesse ou não, com aquele martelo e prego naquele dia de outono, Lutero golpeou a pederneira teológica, desencadeando a Reforma e acendendo o que o pastor puritano Richard Sibbes chamou de "aquele fogo que todo o mundo nunca será capaz de apagar".

 

UM RAIO ATINGE E MUDA O MUNDO

 

Filho de um mineiro de cobre em Eisleben, Alemanha, Martin Luther foi originalmente destinado a uma carreira jurídica. Seu pai reconheceu sua inteligência desde cedo e investiu em sua educação, na esperança de que seu filho se tornasse advogado. Mal sabia Hans Luther que o Pai celestial de Martin tinha outros planos para seu filho.

 

Em 1505, um Lutero de 21 anos foi pego por uma forte tempestade enquanto voltava da universidade a cavalo para casa. Conforme a história continua, um raio atingiu a terra tão perto de Lutero que o jogou de seu cavalo. Ao atingir o solo, ele temeu que sua alma estivesse prestes a partir violentamente deste invólucro mortal. Tomado pela realidade iminente de enfrentar a ira e o julgamento de Deus, ele gritou: "Socorro! Santa Ana, vou me tornar um monge!"

 

No entanto, um raio não seria o fim da vida de Lutero naquela tarde fatídica. Ele sobreviveu à tempestade. E ele manteve sua palavra - para grande frustração de seu pai, pois Lutero foi para o mosteiro.

 

UM MONGE EM BUSCA DA GRAÇA

 

Juntando-se à ordem agostiniana, Lutero se tornou um monge católico romano. Durante seu tempo como monge, ele foi cada vez mais torturado pelo peso de seus pecados diante de um Deus santo e justo. Se Lutero sabia de alguma coisa, ele sabia que era um pecador. E como um pecador, ele era um homem - um monge - em busca desesperada da graça. Tem sido relatado que Lutero, com tanto medo da ira de Deus, passava horas em confissão diariamente.

 

Foi o mentor espiritual de Lutero, Johann von Staupitz, que consistentemente empurrou Lutero de volta à Bíblia - e de volta a Cristo - para encontrar perdão e paz. Por fim, Lutero encontrou Romanos 1:17: "Pois no evangelho é revelada a justiça de Deus - uma justiça que é pela fé do princípio ao fim, assim como está escrito: 'Os justos viverão pela fé.' '"

 

Foi aqui, no primeiro capítulo de Romanos, que um raio finalmente atingiu Lutero. Mas em vez da morte, ele encontrou uma nova vida, revelando a gloriosa doutrina da justificação somente pela fé. Lutero lembra que, ao ler esse versículo, “começou a entender que a 'justiça de Deus' significava justiça pela qual o homem vive por meio do dom de Deus, a saber:“ Aqui eu senti que nasci de novo totalmente e entrei no próprio paraíso através de portões abertos. "

 

Felizmente, esse bálsamo calmante para a alma perturbada de Lutero, essa recuperação do ensino bíblico de que o perdão e a salvação eram um dom gratuito de Deus - e não conquistado por mérito humano ou pela compra de indulgências ou por meio do Papa - não permaneceu como uma doutrina particular para o próprio homem. Não, Lutero recebeu estas boas novas, este Evangelho, e o levou por toda parte. Assim, a mensagem da salvação somente pela graça, somente em Cristo, somente pela fé, encontrada somente nas Escrituras, somente para a glória de Deus, cresceria até o fundamento (os cinco "Solas" da Reforma) sobre o qual uma restauração global do O Evangelho e a vibrante tradição protestante seriam fundados.

 

UM HOMEM DOMINADO PELO PODER DA PALAVRA DE DEUS

Ao questionar o método de garantir a graça de Deus para a salvação na vida de um cristão, Lutero - e os reformadores subsequentes - atingiu o cerne de todo o sistema religioso e político católico da época. Se os pecadores foram corrigidos por Deus com base em Seu dom gratuito da graça - e isso podia ser conhecido pesquisando somente a Palavra de Deus - que necessidade haveria de participar do sistema caro e complicado de confissão, penitência, orações, peregrinações, e a compra de indulgências? Mais significativamente, que necessidade havia de padres? Ou, o que é mais chocante, que necessidade havia até de um Papa?

 

Para Luther, a resposta foi clara: não havia nenhum. O verdadeiro poder foi encontrado em Deus e somente na Palavra de Deus - tanto na Palavra encarnada, Jesus Cristo, quanto na Palavra inspirada, as Sagradas Escrituras. Em resposta a essas perguntas acima, veio a explosão da teologia da Reforma. Fluindo de Lutero, continuou através de Zwínglio, Calvino, Simons, Tyndale, Cranmer e outros, finalmente gerando uma nova tradição e herança religiosa - protestante.

 

Chegando ao fim da vida, Lutero refletiu sobre o que, pela graça de Deus, havia realizado. Sem surpresa, ele deu todo o crédito ao poder de Deus operando por meio de Sua Palavra. Ele disse:

"Tudo o que fiz foi apresentar, pregar e escrever a Palavra de Deus e, fora disso, nada fiz ... É a Palavra que fez grandes coisas ... Não fiz nada; a Palavra fez e realizou tudo."

 

" AQUI ESTOU"

 

Quase quatro anos depois daquele dia fatídico em que Lutero pregou as 95 teses na porta de Wittenberg, ele se viu na cidade de Worms. A jornada de Wittenberg a Worms foi de fato uma “caminhada pelo vale da sombra da morte” para Lutero. Agora, ele estava prestes a encontrar Carlos V, o Sacro Imperador Romano, cara a cara, a fim de defender suas opiniões. Esperando a morte como o resultado inevitável do processo iminente, Lutero disse: "Cristo vive, e entraremos em Worms, apesar de todos os portões do inferno."

 

Durante o debate, enquanto Lutero enfrentava o imperador durante a Dieta de Worms, ele proferiu estas linhas agora famosas, conhecidas por sua coragem retumbante e recusa em comprometer a verdade, não importando o custo:

 

"Se, então, não estou convencido por provas da Sagrada Escritura, ou por razões convincentes, se não estou satisfeito com o próprio texto que citei, e se meu julgamento não for desta forma submetido à palavra de Deus, eu nem pode nem vai se retratar de nada; pois não pode ser seguro ou honesto para um cristão falar contra sua consciência. Aqui estou; não posso fazer de outra forma; Deus me ajude! Amém ”.

 

Como resultado da Dieta de Worms, Lutero foi oficialmente excomungado da Igreja Católica. Não havia como voltar atrás. O resto de sua vida seria passado sob a ameaça de danos do Papa, muitas vezes fugindo, e tudo para defender convicções baseadas na Palavra de Deus.

 

Durante as adversidades de sua vida cada vez mais difícil, Lutero encontraria grande conforto em seu casamento com Katharina von Bora, uma freira fugitiva. Quebrando a tradição do celibato monástico, Lutero abraçou a vida como marido, pai e pai de família. Seus escritos falam de seu grande amor e afeição por sua esposa, que, a autora Karen Marsh  explica , "dirigia uma casa movimentada, supervisionava seus seis filhos e hospedava multidões de parentes e estudantes de teologia - tudo enquanto ela administrava sua cervejaria, horta e Não é de admirar que Martin adorasse totalmente a mulher. Ele declarou calorosamente: 'Não há relacionamento, comunhão ou companhia mais adorável, amigável e charmosa do que um bom casamento.' "

 

ONDE NÓS FICAMOS HOJE?

 

Em seu breve livreto,  Reforma: Ontem, Hoje e Amanhã , Carl Trueman imagina: "Para alguns, a ideia da Reforma dos séculos 16 e 17 poderia ter algo a ensinar à igreja de hoje seria considerada um absurdo." Claro, Trueman discorda de qualquer avaliação desse tipo, pois ele prossegue defendendo como a Reforma é de fato relevante para o nosso momento atual.

 

E se a Reforma ainda é necessária hoje - e é - então Martinho Lutero certamente é relevante também.

 

Em todo o mundo, os cristãos são diariamente tentados a transigir em crenças fundamentais. A Palavra de Deus é zombada, injuriada e rejeitada. Na melhor das hipóteses, a Bíblia é vista como antiquada e irrelevante; na pior das hipóteses, tão fanático e retrógrado. Se você se firmar na Palavra de Deus, o mundo virá para você.

 

Os evangélicos não estão imunes à pressão de recuar, ou mesmo retratar, em face do ataque e desaprovação da cultura. Mesmo assim, contra a escuridão que se aproxima, a vida e o exemplo de Martinho Lutero brilham como um farol histórico de esperança, lançando raios de confiança através dos tempos. Ainda hoje, podemos ouvir sua defesa - “Aqui estou!” - ecoando pelos corredores da história, nos ajudando a enfrentar e enfrentar nossas próprias lutas hoje.

 

Então, onde estamos hoje? Na mesma Palavra em que Lutero se levantou. Que nós, como ele, reivindiquemos a Palavra de Deus como nosso refúgio final. Como nossa rocha sólida. Aqui estamos nós. Não podemos fazer outra coisa.

 

 

Artigo: William Wolfe

VEJA TAMBÉM:

Escola Dominical – Clique Aqui

Estudos Bíblicos – Aqui

Subsídios Dominical – Aqui

E-books – Aqui

Auxílios para a Escola Dominical
Receba Lições, Artigos e Subsídios! É Grátis. Digite seu E-mail e em seguida abra o seu e-mail e clique em nosso link de confirmação:

Escolha o seu E-BOOK e clique na capa para mais informações e solicitar o seu exemplar.

Informações Aqui

Informações Aqui
***
***
***

Informações Aqui

***

Informações Aqui

***

Informações Aqui

***

Informações Aqui

***

Informações Aqui

📚 📚 Veja também

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Curso de Secretariado para Igrejas Clique Aqui
4) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui
Matricule-se já ! 



Post Bottom Ad