✍Fonte: Lições
Bíblicas Adultos,
4° trimestre de 2021 – CPAD
✍Revista: O Apóstolo Paulo
- Lições da vida e ministério do apóstolo dos gentios para a Igreja de Cristo
✍COMENTARISTA: Pastor Elienai
Cabral
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31 de Outubro de 2021 – Dia da Reforma
Protestante
📚 TEXTO ÁUREO
“Mas nós pregamos
a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus e loucura para os gregos.”
(1 Co 1.23)
💡 VERDADE PRÁTICA
O Cristo Crucificado, o centro da mensagem da cruz, é
a encarnação da verdadeira sabedoria para a salvação.
⏰
LEITURA DIÁRIA
Segunda - 1 Co 1.18
A palavra da Cruz é o poder de Deus
Terça - 2 Co 11.3
A simplicidade da mensagem de Paulo
Quarta - 1 Ts 2.2,8,9; 2 Co 11.7
A pregação de Paulo é o Evangelho de Deus
Quinta - Rm 1.15-18
O Evangelho é a manifestação do poder de Deus
Sexta - 1 Co 1.20
Onde está a sabedoria do mundo?
Sábado - 1 Co 2.3,4
A mensagem da cruz revela quem nós somos
📖 LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
1 Coríntios 1.18-25; 2.1-5
1
Coríntios 1
18
- Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que
somos salvos, é o poder de Deus.
19
- Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a
inteligência dos inteligentes.
20
- Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século?
Porventura, não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?
21
- Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não conheceu a Deus pela sua
sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.
22
- Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria;
23
- mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus e
loucura para os gregos.
24
- Mas, para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a
Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus.
25
- Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus
é mais forte do que os homens.
1
Coríntios 2
1
- E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus,
não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria.
2
- Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este
crucificado.
3
- E eu estive convosco em fraquezas, e em temor, e em grande tremor.
4
- A minha palavra e a minha pregação não
consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração do
Espírito e de poder.
5 - para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.
🎵 HINOS SUGERIDOS 🎵
✔️ 182, 291, 350 da Harpa Cristã
🎯 OBJETIVO GERAL
Ressaltar que Jesus Cristo, e este crucificado, é o centro da mensagem
cristã.
📌 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Destacar
a
centralidade da pregação de Paulo;
Elencar
as
expressões-chave na doutrina de Paulo;
Pontuar os efeitos da
mensagem da cruz.
👍 INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Nos dias de Paulo, nem todos acreditavam na possibilidade de que
um homem crucificado seria o Filho de Deus. Para os judeus, isso era blasfêmia;
para os gregos, loucura. Entretanto, o apóstolo Paulo não deixava de falar a
respeito do Cristo Crucificado tanto para os judeus quanto para os gentios.
Nele, está a verdadeira sabedoria de vida.
Converse com seus alunos e mostre que a cruz de Cristo não pode
ser ignorada em nossa mensagem. Essa é a razão de pregar as boas novas de
salvação. Ore ao Senhor, pedindo que os alunos não tenham vergonha da cruz e,
corajosamente, possam repetir as palavras do poeta: "Sim eu amo a mensagem
da cruz / Té morrer eu a vou proclamar".
INTRODUÇÃO
Paulo
descobriu a verdade sobre o Cristo crucificado e ressurreto e, por isso, sua
missão de vida foi pregar aos judeus e aos gentios. O Cristo Crucificado era o
Salvador prometido nas profecias dos antigos profetas de Israel. Assim, o
Crucificado foi sua mensagem central. Para ressaltar essa centralidade, devemos
prestar atenção nas expressões que se destacam em suas cartas: “Evangelho de
Cristo”, “Cristo Crucificado” e “Cristo Ressurreto”. Nesta lição, veremos o
quanto a mensagem da cruz traz impacto à nossa vida espiritual e pessoal.
PONTO CENTRAL
Jesus
Cristo, o Crucificado, é o centro da mensagem cristã.
I – A CENTRALIDADE DA PREGAÇÃO DE PAULO
1.
O ministério de pregação e o Cristo Crucificado.
Sem
menosprezar os demais escritores do Novo Testamento, indiscutivelmente, o
apóstolo Paulo foi o maior teólogo cristão e doutrinador do Cristianismo. Suas
cartas, baseadas na fidelidade aos ensinos de Cristo, lançaram os fundamentos
das doutrinas cristãs. Embora Paulo não tenha convivido fisicamente com Jesus,
ele recebeu toda a revelação do próprio Cristo (Gl 1.12) para pregar o
Evangelho sem se opor aos ensinos dos outros apóstolos. Por intermédio desse
ministério, judeus e gregos, orgulhosos de sua religiosidade e conhecimento,
descobriram que a manifestação da sabedoria de Deus ao mundo é o “Cristo
Crucificado”. Por isso, judeus e gentios são chamados por Deus para ver no
“Crucificado” o único meio de salvação e de verdadeira sabedoria (1 Co 1.24).
2.
A palavra da Cruz é a loucura da pregação.
Em
uma das cartas de Paulo, lemos: “Porque a palavra da cruz é loucura” (1 Co
1.18). Havia uma mentalidade na época paulina em que “a palavra da cruz” era
uma afronta aos religiosos e filósofos. Por exemplo, acreditar que uma execução
romana podia ser um instrumento pelo qual a salvação de pecadores fosse
consumada, era tolice para eles. Nesse sentido, a cruz de Cristo não produziu
atração, mas rejeição, pois era um instrumento de suplício e morte.
3.
Para os judeus e gregos.
A
cruz era considerada loucura porque chocava a sabedoria humana. Enquanto os
judeus queriam sinais físicos, milagres visíveis, os gregos desejavam
argumentos filosóficos que mostrassem a lógica da mensagem. Assim, o conteúdo
da mensagem de Paulo gerava escândalo para os judeus, pois a cruz não era um
espetáculo suntuoso; e, ao mesmo tempo, contrariava a retórica erudita dos
filósofos gregos por causa de sua simplicidade (2 Co 11.3). Entretanto, embora
simples, a mensagem de Paulo era poderosa em Deus (1.18). A palavra da cruz
preenche as necessidades da alma humana, enquanto a sabedoria humana não o faz.
O Evangelho é poderoso para salvar o homem que crê. Logo, para os que perecem,
a palavra da cruz é loucura; mas para nós, os cristãos, é o poder de Deus para
salvar o ser humano.
SÍNTESE DO TÓPICO I
Jesus
Cristo, o Crucificado, é o centro da mensagem de Paulo.
SUBSÍDIO
PEDAGÓGICO
Escreva na lousa a seguinte indagação: Por que a mensagem da
Cruz é considerada loucura da pregação? Dê um tempo para que os alunos elaborem
uma reposta. Após passar o tempo determinado, permita que cada aluno exponha a
sua própria resposta. Aqui, não é importante saber se as repostas estão
corretas. A ideia é introduzir a aula a partir do conhecimento prévio dos alunos.
Depois das respostas deles, faça a exposição deste primeiro tópico e, ao final,
peça aos alunos que respondam à pergunta novamente, comparando com as respostas
anteriores. A Escola Dominical é uma oportunidade de conhecer a cultura bíblica
de modo proativo.
II –
EXPRESSÕES-CHAVE NA DOUTRINA DE PAULO
Há
algumas expressões de grande importância no ministério de pregação do apóstolo
Paulo: “Evangelho de Cristo”, “Cristo crucificado” e “Cristo ressurreto”.
Vejamos:
1.
“Evangelho de Cristo”.
Além
de aparecer nos quatro Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João), a palavra
“evangelho” também aparece nas cartas de Paulo: “evangelho de Cristo” (Rm
1.16). Das 76 ocorrências dessa palavra no NT, 54 vezes a encontramos nas
cartas paulinas. Por isso, podemos dizer que ela é central para a doutrina
ensinada pelo apóstolo. No Novo Testamento, a palavra grega para “evangelho” é
euangelion. O prefixo eu é uma forma neutra da palavra que significa “bom, bem
feito”. Assim, a palavra “evangelho” significa “boa-nova; boa notícia que se
leva às pessoas”. Nosso Senhor ordenou que fosse levada a boa-nova da sua
doutrina a toda criatura (Mc 16.15). Paulo fez assim e, não por acaso,
identificava sua pregação como “o evangelho de Deus” (1 Ts 2.2,8,9; 2 Co11.7;
Rm 1.1,15,16). O seu Evangelho era a manifestação do poder de Deus (Rm
1.16,17). É um poder divino e dinâmico que atua de maneira imediata na vida do
pecador.
2.
“Cristo Crucificado”.
Em
Gálatas 3.1, Paulo escreve: “[...] Não foi diante dos olhos de vocês que Jesus
Cristo foi exposto como crucificado?” (NAA). A palavra da cruz, na lógica
paulina, é o tema dominante na mensagem do Evangelho. Se o mundo julgava como
loucura a mensagem do Messias Crucificado, o apóstolo afirmava que a mensagem
era a mais sublime demonstração da sabedoria de Deus. Ora, a cruz traz uma
ideia de fraqueza ou loucura a quem não crê, mas “poder” e “sabedoria” de Deus
para os que creem no Senhor. Esse contraste entre “sabedoria” e “loucura” está
presente na mensagem de Paulo (1 Co 2.6). Os homens não conseguem alcançar a
sabedoria divina, pois estão escravos do pecado e, por isso, para eles essa
sabedoria é loucura. Por isso que o Evangelho não foi anunciado por mera
sabedoria humana, mas apresentado por meio de “Jesus Cristo, o Crucificado” (1
Co 2.2). Não podemos deixar de pregar o Cristo Crucificado. O tema da expiação
dos pecados deve ser mais pregado e ensinado em nossas igrejas.
3.
“Cristo Ressurreto”.
Não
há importância na morte de Cristo se Deus não o tivesse ressuscitado. Sem a
ressurreição, a cruz não teria sentido. Em vão seria a nossa pregação sobre a
morte de Jesus Cristo (1 Co 15.14). Por isso, o apóstolo descreve de maneira
sublime: “Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, foi
sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras” (1 Co 15.3,4).
A ressurreição de Cristo é reafirmada pelo apóstolo; ela completou a obra de
salvação, consumando a nossa libertação do domínio do pecado e a nossa
justificação diante do Senhor. Logo, a relação entre a cruz e o túmulo vazio de
Jesus expressa o real significado da cruz. Ora, a crucificação e a ressurreição
formam uma unidade. Portanto, nosso Senhor é proclamado como o Crucificado e,
ao mesmo tempo, o Ressurreto.
SÍNTESE DO TÓPICO II
“Evangelho
de Cristo”, “Cristo crucificado” e “Cristo ressurreto” são expressões-chave na
doutrina de Paulo
CONHEÇA
MAIS
*A Cruz de Cristo
“A cruz de Cristo está cheia do poder de Deus, porque foi o meio
pelo qual Jesus realizou nossa salvação quando derramou o seu sangue e morreu
por nós. Tentar explicar a cruz ou deduzir sua importância em termos de
sabedoria e filosofia humanas implicaria furtá-la do seu poder, ou seja, da sua
capacidade de transformar os pecadores em santos. É exatamente isto que os
teólogos liberais estão fazendo hoje”. Para ler mais, consulte o “I e II
Coríntios: Os Problemas da Igreja e Suas Soluções”, editado pela CPAD, p.28.
SUBSÍDIO
TEOLÓGICO
“Paulo não se envergonhava porque pregava sobre as Boas Novas a
respeito de Cristo, uma mensagem de salvação que tem o poder de transformar
vidas e é destinada a todos, sem exceção. Quando você sentir-se constrangido,
lembre-se do significado das Boas Novas. Se fixar sua atenção somente em Deus e
naquilo que Ele está fazendo, não em sua inaptidão, você não sentirá vergonha
de anunciar o evangelho. [...] As Boas Novas revelam como Deus foi justo em seu
plano para nos salvar e como podemos estar prontos e adequados para a vida
eterna. Ao confiar em Cristo, nosso relacionamento com Deus tornar-se perfeito”
(Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p.1552).
III –
OS EFEITOS DA MENSAGEM DA CRUZ
1.
Uma vida no poder de Deus.
A
mensagem da cruz é uma mensagem de poder (1 Co 1.18). Por isso, devemos esperar
a manifestação do poder ativo de Deus em nossa vida. O Senhor Jesus pode nos
usar como instrumentos para salvar o pecador, curar enfermos e libertar as
almas dos demônios (Mc 16.15-18). Os milagres da salvação, cura e libertação
devem acompanhar a nossa vida no serviço do Reino de Deus. A mensagem que
pregamos não é filosofia humana, mas o poder divino para a transformação da
vida de quem crê no Evangelho (Rm 10.17).
2.
Uma vida de humildade.
Quem
é sábio em Deus contrasta a sabedoria da cruz com a deste mundo (1 Co 1.20).
Esta exclui a Deus, enaltece o narcisismo humano e recusa reconhecer Jesus
Cristo como o Filho de Deus; enquanto aquela nos faz prostrar diante de Deus
(Mt 2.11), reconhecer a nossa miséria (Is 6.5) e descobrir quem verdadeiramente
é Jesus, manso e humilde de coração (Mt 11.29). A mensagem da cruz nos
constrange a viver a humildade.
3.
Uma vida na dependência do Espírito.
Nada
melhor do que a mensagem da cruz para revelar quem nós somos (2 Co 2.3). Como o
apóstolo Paulo (v.3), devemos ter a plena consciência das nossas fraquezas
humanas, limitações pessoais, medos interiores. Por isso, as Escrituras nos
estimulam a jamais depender ou confiar em nós mesmos, mas exclusivamente do
Espírito Santo (1 Co 2.4). O Espírito nos faz agir, ter criatividade e fazer as
coisas de modo que glorifiquem a Deus. A mensagem da cruz nos ensina a depender
exclusivamente do Espírito.
SÍNTESE DO TÓPICO III
Os
efeitos da mensagem da cruz se revelam por meio de uma vida no poder de Deus,
de humildade e dependência do Espírito Santo.
SUBSÍDIO
TEOLÓGICO
“[...] A cruz de Cristo está cheia do poder de Deus, porque foi
o meio pelo qual Jesus realizou nossa salvação quando derramou o seu sangue e
morreu por nós. Tentar explicar a cruz ou deduzir sua importância em termos de
sabedoria e filosofia humanas implicaria furtá-la do seu poder, ou seja, da sua
capacidade de transformar os pecadores em santos. É exatamente isto que os
teólogos liberais estão fazendo hoje. Mas Paulo proclamou seu poder para
salvar, libertar do pecado e de Satanás, curar, restabelecer a comunhão com
Deus – e o mesmo devemos fazer. O Espírito Santo tornará reais a cruz e o seu
poder para os corações famintos (cf. Rm 1.16). [...] Deus sabe que a sabedoria
humana não pode conhecê-lo. Em sua sabedoria, agradou-lhe usar a pregação do
que o mundo chamou de tolice a fim de salvar os que creem. A pregação da cruz,
junto com a declaração de que o Jesus crucificado e ressuscitado é o Senhor e
Salvador [...]” (HORTON, Stanley. I & II Coríntios: Os Problemas da Igreja
e suas Soluções. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, p.29).
CONCLUSÃO
A
mensagem da Igreja é a cruz de Cristo. Essa cruz dá conta do Cristo Crucificado
e do Ressurreto. Essa mensagem traz escândalo ao mundo, mas poder para nós. Ela
salva, cura e liberta o pecador; ao mesmo tempo que nos revela uma vida de
poder de Deus, humildade e dependência do Espírito. A mensagem gloriosa da cruz
transforma o homem inteiro.
PARA
REFLETIR
A respeito de
“‘Jesus Cristo, e Este Crucificado’ – A Mensagem do Apóstolo”, responda:
Que
mentalidade havia na época de Paulo?
Havia
uma mentalidade na época paulina em que “a palavra da cruz” era uma afronta aos
religiosos e filósofos.
Por
que a cruz era considerada loucura?
A
cruz era considerada loucura porque chocava a sabedoria humana.
O
que significa a palavra “Evangelho”?
A
palavra “evangelho” significa “boa-nova; boa notícia que se leva as pessoas”.
Segundo
a lição, por que os homens não conseguem alcançar a sabedoria divina?
Os
homens não conseguem alcançar a sabedoria divina, pois estão escravos do pecado
e, por isso, para eles é loucura.
O
que a mensagem da cruz nos ensina?
A
mensagem da cruz nos ensina a depender do Espírito, não de nós mesmos.
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