SUBSÍDIOS: Lição 5 - O Reinado de Acazias - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

SUBSÍDIOS: Lição 5 - O Reinado de Acazias

Subsídios Bíblicos para a Lição dos Adultos (CPAD).  3° Trimestre de 2021

🔥 Subsídios Bíblicos Completos Aqui

🔥 Lições Bíblicas Completas Aqui

Acazias era filho de Acabe, governou o Reino do Norte, Israel, por dois anos como seu nono rei (853-852 a.C.). Ele ascendeu ao trono quando Acabe foi morto enquanto tentava recuperar Ramote-Gileade do controle sírio. Acazias era contemporâneo do rei Josafá de Judá e do filho de Josafá, Jeorão. Politicamente, seu curto reinado foi caracterizado pela paz com Judá, em contraste com os dias de Asa e Baasa (2Cr 20.37; 1 Rs 22.48,49).



I. O FALSO DEUS DE ACAZIAS

Ele serviu a Baal, e o adorou, como o seu pai havia feito antes dele, provocando o SENHOR, Deus de Israel, à ira (1 Rs 22.54-NAA).

 

Acazias caiu do andar superior de um quarto do seu palácio em Samaria, ficou gravemente doente e manda seus mensageiros consultarem o falso deus chamado de “Baal-Zebube” (2 Rs 1. 2 - NTHL).

 

1. BAAL-ZEBUBE (2 Rs 1.16)

“Zebube” significa “moscas”. BAAL-ZEBUBE é identificado como o senhor do mundo inferior. Isso explica a forma grega usada em Mateus 10.25 e 12.24. Em outras passagens do Novo Testamento, aparece a forma "Belzebu” e o título é atribuído a Satanás.

2. “VÃO CONSULTAR BAAL-ZEBUBE”  (2 Rs 2.3-NAA)

Consultar aqui (2Rs 1.2) significa buscar a vontade divina por meio de um oráculo (Am 5.5-6), uma prática de adivinhação proibida ao povo de Deus (Lv 19.31).

 

3. ACAZIAS MESMO SABENDO QUE ELIAS PROFETIZOU A SUA MORTE, NÃO SE ARREPENDEU

“[.. assim diz o SENHOR: “Da cama em que está deitado você não sairá mais. Você certamente morrerá!...” (2 Rs 1.4 – NAA).

 

O profeta Elias anunciou que Acazias morrería por ter mandado pedir a ajuda de Baal-Zebube, deus de Ecrom, em vez de pedir a ajuda do SENHOR (2 Rs 1.3,4,6).

 

A notificação da sua morte deveria ter levado Acazias a arrepender-se de seus pecados e a buscar o Senhor, mas, em vez disso, ele tentou prender o profeta. (O que nos lembra de que Herodes mandou prender João Batista; Mt 14.1-12)

 

O rei Acazias era um homem orgulhoso que sacrificou dois capitães e cem homens numa tentativa inútil de evitar a própria morte (veja 2 Rs 1.10-12).

 

Os 100 soldados e 2 capitães que morreram queimados ao tentarem obedecer a ordem de levar Elias preso até o rei Acazias (2 Rs 1.10-12), se tratava de homens inocentes, vítimas dos caprichos de seu rei, mas sim de homens culpados, dispostos a fazer aquilo que o rei ordenava. Se tivessem assumido a atitude do terceiro capitão, também não teriam sido mortos.

 

Veja a atitude do terceiro capitão e mais 50 soldados que foram até Elias e não morreram (2 Rs 1.13-15).

🛑 Obs. A continuação deste conteúdo está na Revista Cristão Alerta.

👉Clique Aqui

 

CONHEÇA AS EDIÇÕES DA REVISTA EVANGÉLICA DIGITAL CRISTÃO ALERTA.

***

Revista Cristão Alerta: 3° trimestre de 2021: O Plano Divino para Israel em meio à infidelidade da Nação

Informações Aqui

***

Revista Cristão Alerta: 2° trimestre de 2021: DONS ESPIRITUAIS E MINISTERIAIS

Informações Aqui

***

Revista Cristão Alerta: 1° trimestre de 2021 – O Verdadeiro Pentecostalismo

Informações Aqui

***

Revista Cristão Alerta com Estudos Bíblicos no Livro de

(4° trimestre de 2020)

Informações Aqui

***

Revista Cristão Alerta com Estudos Bíblicos nos Livros de Neemias e Esdras

Informações Aqui

***

Revista Cristão Alerta com Estudos Escatológicos

 Informações Aqui

***

Post Bottom Ad