Como a mulher santifica o marido? - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Como a mulher santifica o marido?

“Como o marido incrédulo é santificado pela mulher cristã?” (1 Co 7.14).

O texto em referência tem o objetivo de mostrar a misericórdia de Deus para com a família, uma de Suas mais excelentes criações. Nele, os casais são exortados à santificação, mesmo que um deles não seja salvo.

Sendo a santificação considerada como uma “separação” ou “colocação à parte”, pode atender a duas formas de compreensão. Primeiro, a Bíblia nos permite entender a santificação como um processo de separação do mundo e imediata justificação por Cristo com a salvação do pecado (1Co 6.11; Ef 5.26 e Hb 2.11). Além disto, é uma exigência de Deus (1Pe 1.16; Lv 19.2; 20.7). Mas, a Bíblia também nos autoriza a pensá-la como a separação de uma coisa ou pessoa para uma determinada função, como ocorreu com a santificação de Arão, seus filhos e suas vestes para o serviço, em Êxodo 29.21, com a santificação das ofertas em (Rm 15.16) etc. Pode-se entender, também, pela Palavra, que alguém pode ser santificado para honra e utilidade na Obra do Senhor, conforme 2 Timóteo 2.21.

 VEJA TAMBÉM:

A Importância da Calasse de Casais

O divórcio à luz da Bíblia

O cristão e o Sexo anal

A santificação como um processo é algo apropriado para salvos, pois ser santo, como Deus exige, é algo muito especial na vida de um ser humano. Bem, mas e a santificação do cônjuge por outro, em 1 Coríntios 7.14? A santificação de cônjuges e até de filhos que não são salvos significa a ação direta de Deus em favor da família, orientando seus membros a santificarem seu lar, por ser a família algo que merece a máxima atenção de Deus. Sabemos que a formação e a manutenção da família é um projeto divino, e Ele mantém seu interesse em conservá-la pura, para o crescimento do Seu Reino.

 

A santificação indicada neste texto é a influência da vida do cônjuge crente sobre a vida do cônjuge não-crente, levando este a uma mudança paulatina de vida, através da força do exemplo da vida santificada do cônjuge salvo. Para que haja a santificação do lar, neste caso, é necessário que um dos cônjuges seja salvo, e isso constitui o que Jesus nos diz a respeito da necessidade de sermos “sal”, conforme Mateus 5.13.

 

Um crente salvo, com suas atitudes corretas, pode, sim, santificar o seu lar, influenciá-lo através da convivência diária. O mais maravilhoso é que o próprio texto diz que até os filhos serão santificados. É a misericórdia de Deus agindo em favor da família, santificando seus membros. A partir do exemplo do cônjuge salvo, o não salvo poderá ser alcançado pela Palavra e pelo exemplo e buscar a sua decisão por Cristo, a salvação, que é pessoal, individual, particular. O texto de 1 Pedro 3.1 reforça isso quando afirma que “...se algum (marido) não obedece à palavra, pelo procedimento de sua mulher seja ganho sem palavra”.

 

Quão desejável é que a vida espiritual de um marido ou de uma esposa crente seja suficiente para transformar a vida dos demais membros da família, santificando-os. Certamente uma vida dedicada à família de forma sábia e um testemunho coerente com a Palavra são as formas e instrumentos que Deus utiliza para salvar o cônjuge descrente. Que Deus abençoe as famílias e dê condições aos cônjuges para santificá-la através de suas vidas.


Artigo: Pr. José Arimatés

CONHEÇA AS EDIÇÕES DA REVISTA EVANGÉLICA DIGITAL CRISTÃO ALERTA.

***

Revista Cristão Alerta: 3° trimestre de 2021: O Plano Divino para Israel em meio à infidelidade da Nação

Informações Aqui

***

Revista Cristão Alerta: 2° trimestre de 2021: DONS ESPIRITUAIS E MINISTERIAIS

Informações Aqui

***

Revista Cristão Alerta: 1° trimestre de 2021 – O Verdadeiro Pentecostalismo

Informações Aqui

***

Revista Cristão Alerta com Estudos Bíblicos no Livro de

(4° trimestre de 2020)

Informações Aqui

***

Revista Cristão Alerta com Estudos Bíblicos nos Livros de Neemias e Esdras

Informações Aqui

***

Revista Cristão Alerta com Estudos Escatológicos

 Informações Aqui

***

Post Bottom Ad