A Teologia do Novo Testamento - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

A Teologia do Novo Testamento

A teologia do Novo Testamento é o estudo que enfatiza e explica detalhadamente o conteúdo do Novo Testamento do ponto de vista teológico. Como tal, ela está intimamente relacionada com outros estudos teológicos, e, muitas vezes, é difícil distinguir entre eles e a teologia do Novo Testamento.

A teologia do Novo Testamento difere da exegese do Novo Testamento pelo fato de se concentrar nos temas e implicações mais importantes dos materiais do Novo Testamento. Contudo, a teologia do Novo Testamento precisa pressupor tanto o trabalho do exegeta, para fornecer os detalhes de interpretação, quanto os vários significados de uma dada passagem.

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já ! 



A teologia do Novo Testamento também difere da teologia sistemática. A teologia sistemática trata mais sistematicamente e compreensivamente de doutrinas como Deus, o homem, o pecado e a salvação. A teologia sistemática tem como fontes os materiais bíblicos; e também usa a perspectiva histórica de maneira intencional, para mostrar a influência da cultura e da interpretação bíblica na formação e moldagem da doutrina. Da mesma forma, a teologia sistemática se preocupa em relacionar materiais bíblicos e históricos com o contexto atual. 
A teologia do Novo Testamento difere no arranjo do material e na consciente exclusão das preocupações da teologia histórica clássica. Isto significa que a teologia do Novo Testamento se preocupa em permitir que os materiais bíblicos falem, em primeiro lugar, em seu próprio contexto, e depois no contexto contemporâneo.

A teologia do Novo Testamento difere da teologia histórica e da história da igreja. Em certo sentido, ela é o prólogo e primeiro capítulo desses estudos. Em outro sentido, ela deve propiciar as normas pelas quais se avalia a teologia histórica e a história da igreja. Um teólogo protestante do Novo Testamento pressupõe a prioridade do Novo Testamento, devido ao seu ponto de vista da autoridade e significado dos materiais bíblicos.

Visto que a teologia do Novo Testamento trata da mensagem do Novo Testamento em seu próprio contexto e em suas dimensões teológicas, a organização dos materiais é importante. Os livros do Novo Testamento são diferentes em propósito e em conteúdo. A sua mensagem é normativa e prática em sua expressão. As percepções teológicas do Novo Testamento não são principalmente sistemáticas em sua estrutura. Por exemplo, os Evangelhos foram escritos para contar a história de Jesus Cristo e dar direção e autoridade para o testemunho cristão. Paulo fez um pequeno resumo da fé crista em Romanos, mas falou mais frequentemente de problemas específicos em Gálatas e em I e II Coríntios. Seria melhor falar de teologias do Novo Testamento, pois há diferenças de ênfase e percepção nos vários livros do Novo Testamento.


Livros para o estudo da Teologia do Novo Testamento
1- Teologia do Novo Testamento - ROY B ZUCK – Editora CPAD
2- Teologia do Novo Testamento - Donald Guthrie – Editora Cultura Cristã
3-  Teologia do Novo Testamento – Georg Eldon Ladd – Editora Hagnos
4- Teologia do Novo Testamento – Howard Marshall – Editora Vida Nova

Adaptação: Ev. Jair Alves | Fonte: Comentário Bíblico Broadman Volume 8. 3ª edição de 1988. JUERP.

Post Bottom Ad