Subsídio Lição 9 - Jó e a Inescrutável Sabedoria de Deus - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Subsídio Lição 9 - Jó e a Inescrutável Sabedoria de Deus

Subsídio Bíblico para a Lição dos Adultos (CPAD). LIÇÃO 9 | 4° Trimestre de 2020 | Fonte: Revista Cristão Alerta

ÁUDIO LIÇÃO COMPLETO

O termo “Inescrutável” significa Característica do que não se pode escrutar; que não se pode investigar ou compreender; incompreensível. Que não pode ser penetrado; impenetrável. Na lição de hoje conheceremos o pensamento de Jó sobre a sabedoria de Deus e como receber um pouco dessa sabedoria.

I. LIÇÕES DE JÓ ACERCA DA SABEDORIA.

De onde, pois, vem a sabedoria, e onde está o lugar da inteligência? (Jó 28.20 – ARC).

O comentarista bíblico Warren W. Wiersbe destaca três lições acerca da sabedoria referida no capítulo 28 do livro de Jó. Vejamos.

1. A sabedoria não pode ser garimpada (Jó 28.1-11).

Jó nos leva para as profundezas da Terra, onde homens corajosos mineram o ouro, o ferro, o cobre e as pedras preciosas. Os metais e pedras preciosos são usados com frequência na Bíblia como símbolos de sabedoria (Pv 2.1-10; 3.13-15; 8.10-21; 1 Co 3.12-23).

Apesar de o homem ser capaz de cavar até as profundezas da Terra e encontrar grandes riquezas, apesar de poder chegar a lugares aonde aves e outros animais não se atrevem a ir, apesar de poder até encontrar as fontes ocultas de rios caudalosos, o ser humano não é capaz de encontrar a sabedoria de Deus por seu próprio empenho. É preciso mais do que coragem e inteligência; é preciso humildade e percepção espiritual.


2. A sabedoria não pode ser comprada (vv 12-19).

Nestes versículos, Jó menciona o ouro cinco vezes, a prata uma vez e cita o nome de sete pedras preciosas, e, no entanto, nenhum desses tesouros, por si mesmos, nem uma combinação de todos eles terá o poder de comprar a sabedoria de Deus.


3. A sabedoria vem somente de Deus (vv. 20-28).

Nem nas maiores alturas, onde voam os pássaros, nem nas maiores profundezas, como o abismo [o Abadom] e a morte, é possível achar a sabedoria.


Jó responde à própria pergunta sobre onde encontrar a sabedoria em Jó 28.28: "E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e o apartar-se do mal é o entendimento" (ver Sl 111.10; Pv 1.7; 9.10). Essa foi a descrição que Deus fez de Jó (Jó 1.8, 2.3). Portanto, apesar do que seus amigos diziam sobre ele, Jó era um homem de sabedoria.

II. A SABEDORIA QUE VEM DE DEUS.

A fonte da sabedoria que precisamos.

a) É Deus. Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; é escudo para os que andam com integridade (Pv 2.7 – NAA).

b) O valor da Sabedoria. A sabedoria é mais preciosa do que as joias, e tudo o que você possa desejar não se compara com ela (Pv 3.15 – NAA).

 

1. Sabedoria que vem de Deus – definição.

a) A sabedoria é a capacidade espiritual de ver e avaliar a nossa vida e conduta do ponto de vista de Deus. Inclui fazer escolhas acertadas e praticar as coisas certas de conformidade com a vontade de Deus revelada na sua Palavra e na direção do Espírito Santo (Rm 8.4-17).

 

b) Conhecimento e prática dos requisitos para uma vida devota e justa como seguidores de Cristo.

c) A sabedoria é o uso correto do conhecimento.

Nas palavras de Charles Spurgeon: "A sabedoria é o uso correto do conhecimento. Conhecer não é ser sábio. Muitos homens têm extensos conhecimentos e, justamente por isso, são os mais tolos. Não há tolo maior do que o tolo instruído. Mas saber como usar o conhecimento é ter sabedoria".

 

2. Temer a Deus, o primeiro passo para encontrar a sabedoria (Jó 28.28).

a) O conceito bíblico de temer a Deus.

O que é o "temor do Senhor"? É uma reverência amorosa  por Deus, por  seu caráter, suas palavras  e seus atos (Ml 2:5, 6). E um temor que energiza, não que paralisa.

 

b) Características de quem realmente teme a Deus.

Quando tememos ao Senhor, obedecemos aos mandamentos (Ec 12.13), andamos em seus caminhos (Dt 8.6) e o servimos (Js 24.14). Somos leais e nos dedicamos a ele de todo o coração (2 Cr 19.9). Assim como Jó, quando tememos ao Senhor, apartamo-nos do mal (Pv 3.7,8). O "temor do Senhor" é o temor que domina o medo (SI 112), pois se tememos ao Senhor, não precisamos ter medo de ninguém (Mt 10.26-31).

 

3. Pedir a Deus sabedoria, segundo passo para encontrar sabedoria.

E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe-á dada” (Tg 1.5 – ARC).

Peça-a, porém, com fé, não duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento e lançada de uma para outra parte” (Tg 1.6 – ARC).


🛑 Obs. A continuação deste conteúdo está na Revista Cristão Alerta.

👉Clique Aqui

Post Bottom Ad