Esdras era o homem ideal para liderar essa escola bíblica ao ar livre.
Era um sacerdote e escriba que "tinha disposto o coração para buscar a Lei
do Senhor, e para a cumprir, e para ensinar em Israel os seus estatutos e os
seus juízos" (Ed 7.10). Havia chegado a Jerusalém cerca de quatorze anos
antes de Neemias e já havia procurado conduzir o povo de volta aos caminhos do
Senhor (Ed 7 - 10).
1. O POVO SOLICITA QUE O
ESCRIBA ESDRAS LEIA O LIVRO DA LEI DE DEUS (Ne 8.1-6)
a) Conceito de Escriba
(Neemias 8.1,9)
Na Pérsia e na Mesopotâmia,
o escriba era uma espécie de comissário encarregado da manutenção da lei e da
ordem, mas no mundo antigo, de modo geral, essa função era mais abrangente. Em
Israel, os escribas eram especialistas na Lei de Moisés. Uma de suas principais
obrigações era estudar as Escrituras.
b) As obrigações dos
escribas
Os escribas deveriam
conhecer e dominar as diversas línguas conhecidas da época, saber escrever
textos (cópias, ditados ou composições), conhecer a literatura tradicional
(canônica e não canônica), a literatura internacional (particularmente a
literatura de sabedoria) e saber interpretar essa literatura.
c) A importância dos
escribas para o povo
Foram eles que organizaram
o culto nas sinagogas. Muitos escribas também eram sacerdotes e/ou líderes da
comunidade, como Esdras. Eram os guardiões da cultura e da tradição.
2. A PALAVRA DE DEUS É LIDA
E ENSINADA AO POVO
“Esdras leu o livro em voz alta, diante da
praça... desde o amanhecer até o meio-dia, na presença dos homens, das mulheres
e dos que podiam entender. E todo o povo tinha os ouvidos atentos ao Livro da
Lei” (Ne 8.3 – NAA).
Esdras, o escriba, estava num púlpito de madeira,
que fizeram para aquele fim (Ne 8.4 – NAA).
“[...] iam lendo o Livro da Lei de Deus,
claramente, dando explicações, de maneira que o povo entendesse o que se lia”
(Ne 8.8 – NAA).
a) A leitura pública da
Palavra de Deus (Ne 8.1,3)
Devido à dificuldade de
acesso a documentos escritos no antigo Oriente Próximo, a leitura pública de
documentos oficiais por um escriba ou arauto era um procedimento bastante
comum.
b) O período de leitura e
explicação da Palavra de Deus
A leitura do livro e sua
explicação duraram sete dias, durante seis horas diárias (Ne 8.3,18). Apesar de
toda essa carga-horária, o povo ouvia atentamente a exposição da Palavra de
Deus.
c) Livros ou Rolo (Ne
8.1,5)?
Embora a palavra hebraica
usada aqui tenha sido traduzida por “Livro”, o mais provável é que Esdras
estivesse lendo em um rolo. Páginas dobradas e encadernadas no formato de um
livro moderno só passaram a existir a partir do século 2 d.C. e só substituíram
por completo os rolos alguns séculos mais tarde.
d) O povo de pé para a
leitura da Palavra de Deus
“Esdras abriu o livro à vista de todo o povo,
porque se encontrava num lugar mais elevado do que todo o povo. Quando abriu o
livro, todo o povo se pôs em pé” (Ne 8.5 – NAA).
Ficar de pé era uma forma
de manifestar respeito no Antigo Testamento (veja Jz 3.20; Jó 29.8; Ez 2.1).
Nossas igrejas de hoje têm uma necessidade premente de mostrar mais respeito
pela Palavra de Deus em seus cultos.
e) Efeitos produzidos pela
Palavra de Deus no coração do Povo
(1) Choro (Ne 8.9; Mt 5.4).
Enquanto Esdras lia e
explicava a Palavra, a primeira reação do povo foi de convicção de sua culpa e
tristeza profunda. Prantearam por seus pecados, pois "pela lei vem o pleno
conhecimento do pecado" (Rm 3.20).
(2) Adoração (Jo 4.23)
(3) Humilhação diante do
Todo-Poderoso Deus (Tg 5.10).
Em Neemias 8.6, está
escrito: “Esdras louvou o SENHOR, o grande Deus, e todo o povo, levantando as
mãos, respondeu: — Amém! Amém! Inclinaram-se e adoraram o SENHOR, com o rosto
em terra”.
A reação do povo diante da leitura das Escrituras foi de adoração ao
Senhor. O ato de levantar as mãos demonstrava a dependência do povo para com
Deus (veja Ed 9.5; SI
28.2; 134.2). Prostrar-se demonstrava
humilhação diante de Deus e de sua Palavra. Prostrar-se diante de uma
autoridade superior era uma atitude comum em todo o Oriente Próximo.
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