Lição 2 - O Chamado de Um Líder - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

Lição 2 - O Chamado de Um Líder

Trimestre: 2° de 2020 | Revista: Professor | Lições Bíblicas de Jovens, CPAD – Aula: 12/04/2020
TEXTO DO DIA
"Não to mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo, por onde quer que andares."
(Js 1.9)

SÍNTESE
Deus, ao chamar alguém para exercer a liderança sobre o seu povo, garante-lhe a graça suficiente para suportar os embates.

Agenda de leitura
SEGUNDA - Sl 4.3
Deus separa para si aquele que lhe é querido
TERÇA - Êx 3.10
O chamado de Moisés
QUARTA - Jr 1.5
O chamado de Jeremias
QUINTA - 1Sm 16.10-12
O chamado de Davi
SEXTA - Lc 5.10
O chamado de Pedro
SÁBADO - At 22.14,15
O chamado de Paulo

Objetivos
I - ANALISAR as orientações dadas por Deus a Josué sobre como enfrentar o novo tempo que estava chegando a sua vida, bem como para os hebreus;
II - ESTUDAR os conselhos do Senhor a Josué para que alcançasse êxito em sua missão de conquistar Canaã;

III - COMPREENDER as três últimas abordagens que o Senhor fez a Josué, quando o comissionou para substituir Moisés: reconhecimento do seu chamado, compromisso com a palavra e promessas a serem alcançadas.


Interação

Estimado (a) professor (a), para se ensinar a Palavra de Deus, não basta apenas ter o dom natural da docência, - isso é fundamental, mas não é o mais importante. Para ser instrumento de Deus no ensino, faz-se necessário que, sobretudo, exista um desejo ardente de fazer conhecido o Evangelho. Se houver um "fogo" no seu coração, ainda que você não tenha ouvido audivelmente a voz de Deus, saiba que você possui um verdadeiro chamado do Senhor.

Esse discernimento influenciará diretamente no trabalho a ser realizado. Suas aulas não serão meros monólogos decorados, extraídos de livros ou da internet, mas haverá diálogos com envolvimento, comprometimento, paixão. Eventuais sofrimentos, indissociáveis do processo de ensino-aprendizagem, serão mais bem aceitos e se transformarão em trampolins para conquistar outros para Cristo.

Orientação Pedagógica

Há obreiros do Senhor, os quais, antes de começarem o trabalho receberam revelações extraordinárias, como aconteceu com Abraão, Moisés, Jeremias, Paulo, Josué, e talvez, com alguém do ministério da igreja em que você congrega. Outros, porém, foram chamados por intermédio de coisas simples, como o convite do pastor, um forte desejo de ser útil (era a voz interior do Espirito Santo), um sonho, etc. Diante disso, convide alguém, que é líder na igreja em que você congrega, a fim de que relate, em 10 minutos, acerca do chamado ministerial para ele. Os alunos verão que Deus tem multiformes maneiras de selecionar as pessoas para a liderança.

Isso será muito estimulante para os alunos, pois serão atraídos a também buscarem uma experiência com Deus, como aconteceu com Josué. Ore! O Senhor lhe dará a estratégia.

Veja também -  Classe dos Adultos:
Lição 1 - Carta aos Efésios - Saudação aos DestinatáriosAcesse Aqui
Lição 2 - A Sublimidade das Bençãos Espirituais em CristoAcesse Aqui
Lição 3 - Eleição e Predestinação - Acesse Aqui

Texto bíblico
Deuteronômio 34.1-9
 1       Então, subiu Moisés das campinas de Moabe ao monte Nebo, ao cume de Pisga, que está defronte de Jericó; e o SENHOR mostrou-lhe toda a terra, desde Gileade até Dã;
 2       E todo o Naftali, e a terra de Efraim, e Manassés; e toda a terra de Judá, até ao mar último;
3       E o Sul, e a campina do vale de Jericó, a cidade das palmeiras, até Zoar.
4       E disse-lhe o SENHOR: Esta é a terra de que jurei a Abraão, Isaque e Jacó, dizendo: À tua semente a darei; mostro-ta para a veres com os teus olhos; porém para lá não passarás.
5        Assim, morreu ali Moisés, servo do SENHOR, na terra de Moabe, conforme o dito do SENHOR.
6       Este o sepultou num vale, na terra de Moabe, defronte de Bete-Peor; e ninguém tem sabido até hoje a sua sepultura.
7        Era Moisés da idade de cento e vinte anos quando morreu; os seus olhos nunca se escureceram, nem perdeu ele o seu vigor.
 8      E os filhos de Israel prantearam a Moisés trinta dias, nas campinas de Moabe; e os dias do pranto do luto de Moisés se cumpriram.
9       E Josué, filho de Num, foi cheio do espírito de sabedoria, porquanto Moisés tinha posto sobre ele as suas mãos; assim, os filhos de Israel lhe deram ouvidos e fizeram como o SENHOR ordenara a Moisés.

INTRODUÇÃO
Os líderes, escolhidos pelo Senhor, também morrem, mas a obra de Deus continua. Nesta lição, veremos que chegou a hora de Moisés encerrar a sua carreira como líder dos hebreus, mas Deus não deixaria seu povo sem alguém para conduzi-lo. Então, Ele comissionou Josué para substituir seu servo Moisés. Que tarefa difícil!

A coragem e determinação para conduzir o povo já faziam parte da personalidade, do caráter de Josué, mas alguém precisava pô-las à prova. E esse alguém foi o próprio Deus. A partir de então, com a certeza de seu chamado, Josué, cheio de fé e coragem, poderia encorajar e guiar seu povo rumo à Terra Prometida.

I - UM NOVO TEMPO



1. Moisés morreu (v.2).
Josué por muito tempo serviu a Moisés com dedicação, mas agora o ministério de Moisés havia chegado ao fim. A morte dele significava uma mudança importante na vida de Josué e de todo o povo. O tempo de caminhada pelo deserto, período em que se colhia diariamente o maná e em que se contava com a presença da nuvem e da coluna de fogo para dar sombra ao povo, sob o sol causticante, e aquecer e alumiar as noites frias do deserto, havia chegado ao fim. Descortinava-se a chegada de um novo tempo de conquistas.

2. Assuma a liderança.
O Senhor falou com Josué: "Levanta-te, pois, agora" (Js 1.2). Esse era um momento singular na vida de Josué, um homem acostumado a servir a Moisés, e que agora recebe uma ordem díspar: Levanta-te! Um dos grandes segredos das pessoas que caminham com Deus é conhecer o tempo ideal (kairós) para realizar sua obra, lembrando de que o Senhor sempre colocará em lugares estratégicos pessoas que confiam inteiramente nEle. Josué nunca resistiu a Moisés, ou mesmo o criticou, mas sempre se manteve inteiramente submisso ao seu líder. Por isso, no tempo certo Deus o exaltou.

3. Tenha iniciativa.
O terceiro comando de Deus para Josué foi: "Passa este Jordão, tu e todo este povo" (Js 1.2). Josué tinha de entrar na Terra Prometida, juntamente com seu povo. Não haveria mais rodeios pelo deserto; era hora de avançar rumo à Canaã. "Passar o Jordão" significava o rompimento com o imobilismo e a tomada de posição. Chegou a hora de Josué e seu povo seguir adiante!

Pense!
Por que Josué somente assumiu a liderança após a morte de Moisés? Moisés não poderia ter permanecido vivo?

Ponto Importante
Deus sempre tem um plano e Ele nunca erra. Quando o fruto está maduro, deve ser colhido!

II - CONSELHOS PARA A CONQUISTA

1. Não despreze ninguém.
Deus ordena a Josué a conduzir "todo este povo" (Js 1.2); algo bem diferente do que dissera acerca da geração anterior, da qual não entrou quase ninguém, a não ser o próprio Josué e Calebe na Terra Prometida. 
O Senhor aprovou a segunda geração de hebreus e, por isso, determinou que ninguém ficasse de fora da travessia. Josué deveria conduzir todos, independentemente de qualquer contingência, à Terra Prometida aos patriarcas. Certamente, no meio do povo, havia pessoas cobiçosas (como Acã), temerosas, negligentes, mas mesmo assim eles deveriam possuir à Terra da Promessa.

O Senhor não se surpreende com as limitações éticas, morais e espirituais dos homens, pois Ele nos conhece muito antes do nosso nascimento (Sl 139.1-4, 16). A sarça que Moisés viu no deserto do Sinai, a qual queimava, mas não se consumia, representa bem tal circunstância. Esse arbusto, como se sabe, bastante comum naquela região, era cheio de nós, não produzia frutos comestíveis, sua sombra não era grande, mas foi nele, exatamente, que o Senhor escolheu para se manifestar ao seu servo Moisés, talvez para demonstrar que, mesmo sem as melhores qualidades, poderia fazer um grande milagre através de seres vivos imperfeitos, como o era a sarça. Diga-se, porém, que a imperfeição da sarça poderia ser sentida pelos homens (habitualmente críticos), os quais esperavam dela algo mais importante para o consumo; entretanto, as características pouco exuberantes daquela humilde planta eram suficientes para o Senhor usá-la gloriosamente naquele instante histórico.

2. Não se esqueça de Moisés.
Outro fato bastante interessante, observado na fala inicial de Deus a Josué, foi: "Como eu disse a Moisés" (Js 1.3). "Como fui com Moisés" (Js 1.5). "Fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou" (Js 1.7).  É impressionante como há pessoas que, por ingratidão ou receio quanto a serem questionados ou comparados em sua liderança, querem apagar a memória daqueles que semearam anteriormente no Reino de Deus. O Senhor, porém, recomendou que o legado de Moisés não fosse esquecido. O apóstolo Paulo, acerca disso, mencionou que nem o que planta, nem o que colhe são nada, mas Deus que dá o crescimento (1 Co 3.7). Josué deveria conduzir seu povo com a memória viva das palavras ouvidas da boca de Moisés. Afinal, não se tratava de um novo projeto, mas algo que começou séculos antes, quando Abrão saiu de Ur dos Caldeus. Pelo mesmo motivo, Deus, quando falou com Moisés, na sarça, apresentou-se como sendo o Deus dos seus antepassados.

3. Viva, pregue e medite nas Escrituras.
Ao ler o texto de Josué 1.7,8, veremos que Deus estabeleceu três princípios importantes para o novo líder do povo hebreu.
Observe:
1) Seja fiel. Ao  determinar que Josué deveria cumprir toda a lei mosaica, sem dela se desviar;
2) Fale a respeito da Lei. Ao determinar que Josué falasse da Lei do Senhor aos outros continuamente, a fim de que todos conhecessem a Deus e, por último,
3) Prepare-se. Quando o Senhor ordena a Josué a meditar no Livro Santo diuturnamente, "porque, então, farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduzirás". Esses três princípios não poderiam ser negligenciados, pois deles derivariam todo o sucesso da jornada rumo à Canaã.

Pense!
Deus disse que todo homem é como a erva e a sua glória como a flor do campo, que logo são esquecidos. Sendo assim, por qual motivo Moisés não deveria ser esquecido?

Ponto Importante
Embora a vida dos homens, bem como a repercussão de suas obras, tenha curta duração, o povo de Deus deve cultivar a memória daqueles que deixaram sua contribuição para o Reino do Senhor.

III - RECONHECIMENTO, COMPROMISSO E PROMESSAS


1. Reconheça o seu chamado.
"Não to mandei eu?" (Js 1.9). Deus anelava que Josué tivesse convicção em relação ao seu chamado como líder. Tal convicção era necessária para prevenir eventuais crises existenciais, que são armas do mal, como se vê na tentação de Jesus no deserto (Mt 4), quando o Inimigo questionou, por três vezes, se Jesus era o Filho de Deus. Ora, o Diabo quis suscitar dúvida até no Salvador. Assim, ao dizer "não to mandei, eu?", Deus fez sossegar o coração de Josué, garantindo que era Ele quem avalizava aquela empreitada. E como Josué, todos sabemos que quando Deus manda, Ele se responsabiliza.

2. Dê o seu máximo.
Em todo o chamado, o Senhor sempre pede um compromisso: Esforça-te, ou, em outras palavras, "dá o seu máximo"! Essa expressão foi repetida três vezes, nos versículos 6,7 e 9. Caberia a Josué, portanto, dar o melhor de si, não viver em distrações e nunca perder o foco daquilo que realmente era importante, o projeto de Deus.  Muitas pessoas se envolvem com tantas distrações que fazem com que a energia para tocar as atividades sejam divididas entre o que é essencial para Deus e o supérfluo. Deus nos guarde de tal desperdício.

3. Promessas.
Junto com o seu chamado, o Senhor faz maravilhosas promessas a Josué. Dentre elas podemos citar:
a) Prosperidade, pois o Senhor disse: "Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés" (Js 1.3);
b) A derrota dos inimigos, ao mencionar: "Ninguém se susterá diante de ti, todos os dias da tua vida [...]" (Js 1.5a) ;
 c) Presença de Deus: "Não te deixarei nem te desampararei" (Js 1.5b). Assim, o Senhor garantiu a Josué que Israel teria, não uma jornada tranquila (haveria muitos inimigos e lutas), mas um final feliz e seguro, como acontece com aqueles que obedecem a Deus.

Pense!
Reconhecer o seu chamado diante de Deus não seria algo perigoso, na medida em que, sendo o homem fraco, tal circunstância poderia fazer emergir sua vaidade e arrogância?

Ponto Importante
Quando o Senhor chama alguém fica muito claro que, sem a ajuda divina, nada de bom acontecerá. Assim, não há espaço para vaidade e arrogância no coração de quem foi escolhido.

SUBSÍDIO

"Josué era filho de Num, da tribo de Efraim. Como tinha mais de 40 anos de idade quando deixou o Egito e parecia bem qualificado para assumir o comando das forças israelitas que lutaram contra os amalequitas em Refidim (Êx 17.8-16), é possível que tivesse sido treinado pelo exército de Faraó. Durante aquele ano, no Monte Sinai, Josué serviu como auxiliar direto de Moisés quando esse último recebeu as leis, e todas as vezes que ia à tenda onde encontrava e ouvia o Senhor (Êx 24.23; 32.17;33.21). Mesmo depois de deixar o Sinai, Moisés considerava Josué como um "moço" e achava necessário censurá-lo por proibir dois anciãos do acampamento de profetizar (Nm 11.27-29).

Além dos possíveis contatos que pode ter tido antes do Êxodo com Canaã e seus habitantes, que vinham comercializar com os egípcios, ou mesmo que pudesse ter viajado ao Egito em alguma campanha militar, Josué adquiriu experiência dessa terra por ser um dos 12 espias.

Quando Moisés e seu sucessor se dirigiram à porta da tenda, Deus comissionou Josué de uma forma direta (Dt 32.14,15,23). Depois da morte de Moisés, o Senhor bondosamente repetiu essa ordem particularmente a Josué, aumentando as suas promessas com a finalidade de encorajá-lo na véspera da invasão de Canaã (Js 1.1-9)" (Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p. 1.095).

CONCLUSÃO

O livro de Josué começa com a determinação para que ele assumisse a liderança, haja vista esse ser o ponto de partida de qualquer empreitada. Se não existisse um líder vocacionado por Deus, que possuísse profundo senso de compromisso com o Senhor e a sua palavra, Israel sofreria tremendo revés em sua jornada. Entretanto, estando à frente um homem fiel e corajoso, o povo se encheria de fé e a vitória estaria garantida.

HORA DA REVISÃO

1.      Segundo a lição, a abordagem inicial de Deus a Josué tratou de qual assunto?
A morte de Moisés

2.      Segundo a lição, no tópico "não despreze ninguém" qual o exemplo bíblico utilizado para representar esse princípio?
A sarça (um arbusto sem muitas qualidades aparentes para os homens) que Moisés viu, no deserto do Sinai, a qual queimava, mas não se consumia, representa bem essa circunstância.

3.      Segundo a lição, quando Deus falava para Josué se esforçar, Ele estava transmitindo qual ideia, em outras palavras?
"Dê o seu máximo"!

4.Cite duas promessas feitas por Deus a Josué.
Prosperidade e derrota dos inimigos.

5.      Segundo a lição, por que o chamado de Josué está logo no início do livro?
O livro de Josué começa com a determinação para que ele assumisse a liderança, haja vista esse ser o ponto de partida de qualquer empreitada.

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad