Lições Bíblicas do 2° trimestre de 2020 -
CPAD | Classe: Adultos | Comentarista: Pr. Douglas Baptista | Data da Aula: 12
de Abril de 2020
Texto Áureo
"Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus
Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares
celestiais em Cristo." (Ef 1.3)
Verdade Prática
Deus nos elegeu em Cristo antes da fundação do
mundo para que desfrutássemos das bênçãos espirituais.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Ef 2.11-13
O que éramos e o que somos em Cristo
Jesus
Terça - Ef 1.4-6
Deus nos elegeu e nos predestinou
em Cristo antes da fundação do mundo
Quarta - Jo 3.16-18
Cristo foi enviado por Deus para
salvar os pecadores
Quinta-Ef 2.8-10
A salvação é alcançada somente pela
graça de Deus
Sexta -1 Jo 3.21-23
Deus atende aos pedidos dos fiéis
por intermédio de seu grande amor
Sábado - 2 Co 1.20-22
0 Espírito Santo é o depósito que
garante a nossa herança em Cristo
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Efésios 1.3,4, 9-14
3 - Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus
Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares
celestiais em Cristo,
4 - Como também nos elegeu nele antes da fundação
do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor,
9 - Descobrindo-nos o mistério da sua vontade,
segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo,
10 - de tornar a congregar em Cristo todas as
coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus
como as que estão na terra.
11 - Nele, digo, em quem também fomos feitos
herança, havendo sido predestinados conforme o propósito daquele que faz todas
as coisas, segundo o conselho da sua vontade,
12 - Com o fim de sermos para louvor da sua glória,
nós, os que primeiro esperamos em Cristo;
13 - Em quem também vós estais, depois que ouvistes
a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também
crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa;
14 - 0 qual é o penhor da nossa herança, para
redenção da possessão de Deus, para louvor da sua glória.
HINOS SUGERIDOS: 162, 258, 510 da Harpa
Cristã
OBJETIVO GERAL
Esclarecer as bênçãos espirituais concedidas por
Cristo Jesus.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que
o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao
tópico I com os seus respectivos subtópicos.
I - Refletira respeito
da nossa nova posição em Cristo;
II - Evidenciar a
realidade de uma vida cristocêntrica neste mundo;
III- Explicitar que
o Espírito Santo desempenha importante papel no plano da salvação.
• INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Deus planejou de antemão conceder bênçãos
espirituais aos seus eleitos. Essas bênçãos revelam a grandeza, a excelência e
a perfeição do projeto divino. O plano de salvação arquitetado pelo nosso
Criador é algo incomensurável. Em Cristo, Ele estava reconciliando o mundo
consigo mesmo (2 Co 5-19). Essa é uma doutrina gloriosa que revela o imenso
amor de Deus. Devemos nos alegrar por isso, pois em Cristo, fomos eleitos para
desfrutar desse maravilhoso plano. Nosso desafio é que, após essa lição, nossos
alunos sintam-se agraciado por tão extraordinária bênção e louvem e glorifiquem
a Deus por tão maravilhosa bondade e misericórdia para com os pecadores.
INTRODUÇÃO
Nesta lição vamos abordar a grandeza, a excelência
e a perfeição do projeto divino para conceder bênçãos espirituais aos seus
escolhidos. Desde a eternidade, aprouve a Deus executar um plano de restauração
e reconciliação com a humanidade caída. Por isso que, na Carta, o apóstolo Paulo
se mostra profundamente agradecido pela revelação do mistério que estivera
oculto desde todos os tempos. Ele nos convida a louvar e a glorificar a Deus
pela sua bondade e misericórdia para com todos os pecadores.
PONTO CENTRAL
Deus nos concedeu bênçãos espirituais em Cristo
Jesus.
I - A NOVA POSIÇÃO EM CRISTO
No passado estávamos perdidos e condenados à morte
eterna, mas por sua infinita graça, Deus nos outorgou em Cristo o privilégio da
salvação.
1. A Doxologia."
Após expor os versículos de abertura da Epístola
(1.1,2), o apóstolo Paulo apresenta uma sequência de texto que se caracteriza
pela verdadeira adoração e bondade ativa de Deus (1.3-14). Ele começa pela
frase "Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo" (v.3), onde
"bendito" significa "digno de louvor". O apóstolo dá sequência
até o versículo 14 por meio de um maravilhoso tributo ao Eterno e suas muitas
bênçãos concedidas aos homens. Nesse trecho bíblico trata-se de um hino
teológico de gratidão, caracterizado pela repetição do seguinte refrão:
"Para louvor e glória da sua graça" (v.6) ou "para louvor da sua
glória" (vv.12,14). Aquele ao qual devemos adorar está identificado na
expressão "Deus e Pai de Jesus Cristo", uma clara referência à
Santíssima Trindade com ênfase na natureza divina de Jesus, seu Filho.
2. As bênçãos espirituais.
Obviamente que as bênçãos espirituais não são
materiais, mas provenientes dos "lugares celestiais", isto é, do
reino espiritual. Essas bênçãos são mencionadas na longa passagem de Efésios
(1.3-14), tais como: Deus nos elegeu para sermos santos (1.4); predestinou-nos
para sermos filhos (1.5); nos fez agradáveis para si (1.6); remiu-nos por meio
do sangue de Cristo (1.7); acolheu-nos por sua vontade redentora (1.8-12);
revelou-nos a Palavra da verdade (1.13a); selou-nos com o Espírito Santo da
promessa (1.13b); ainda garantiu a validade da promessa (1.14). Tais bênçãos
provêm de Deus, que planejou a redenção; do Filho, que a realizou; e do
Espirito Santo, que a garante. Essas bênçãos nos conduzem a exclamar como
Paulo: "Bendito Seja Deus!”
3. A nova condição.
A expressão "em Cristo" significa que
somos abençoados com toda bênção espiritual, a partir de Sua pessoa e obra
realizada no calvário (Jo 1.3; Hb 5.9; 9.12); relaciona-se ainda com a nossa
experiência de conversão a Ele (2 Co 5.17). Essa nova vida é conferida somente
para quem está “em Cristo", isto é, o oposto da antiga vida "em
Adão" escravizada pelo pecado (Rm 5.11-15). Desse modo, não andamos mais
em trevas, mas como filhos da luz (Rm 5.8). Portanto, nossa nova posição é caracterizada
pela salvação “em Cristo" e, por isso, desfrutamos de todos os benefícios
advindos dessa redenção.
SÍNTESE DO TÓPICO I
As bênçãos espirituais que os crentes receberam da
parte de Deus possibilitam uma nova vida em Cristo e, portanto, devemos-Lhe ser
agradecidos.
SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
O primeiro tópico tem por objetivo
refletir a respeito da nova posição em Cristo que o crente agora desfruta
diante de Deus. Assim, você pode abrir esta lição indagando aos alunos a
respeito do que eles entendem por "nova posição em Cristo". É
importante que você estabeleça o mínimo de tempo para ouvir as respostas e
considerações deles. Aqui, a fim de adentrar na explicação do tópico, há a
oportunidade de você fazer uma recapitulação do conceito e consequências do
Pecado na vida do Homem e da provisão de Deus para a salvação do ser humano
como introdução ao fato de que, hoje, o crente tem uma nova posição diante de
Deus. Assim, você pode expor com clareza o conteúdo do primeiro tópico.
II - UMA VIDA CRISTOCÊNTRICA NESTE MUNDO
Embora o pecado tenha adentrado ao mundo, Deus
projetou a primazia de Cristo na remissão dos pecadores e na restauração de
todas as coisas para o louvor de Sua glória.
1. A revelação do mistério.
A frase "descobrindo-nos o mistério da sua
vontade" (1.9) sinaliza a revelação da verdade que estava oculta aos
santos de Deus (Cl 1.26). Essa verdade diz respeito aos decretos eternos que
Deus planejara, por sua soberana vontade, com o propósito de salvar os
pecadores (Jo 3.16). Essa vontade divina é revelada segundo o seu beneplácito,
isto é, de acordo com o que Lhe agrada fazer por amor e misericórdia (Rm
9.15,16; 11.32). Sua vontade foi executada conforme o seu desígnio por
intermédio de Cristo para que o Filho em tudo tivesse a preeminência (Cl
1.16-20).
2. A plenitude dos tempos.
Paulo revela que o plano divino é fazer convergir
em Cristo todas as coisas (1.10). Isso inclui tudo o que foi criado por Cristo,
para Cristo e o que subsiste em Cristo (Jo 1.1-3; Hb 1.2,3). Implica dizer que
todo o universo, céus e terra estarão submissos a autoridade e soberania de
Cristo (Rm 14.11; 2 Co 10.5). Nesse sentido, a ruptura provocada pelo pecado de
Adão é restaurada completamente em Cristo. Essa declaração não tem conotação
universalista, a ideia de que no fim todos serão salvos, mas que finalmente
tudo será como Deus planejou: Cristo a cabeça da Igreja e também a cabeça do
Universo (1.21-23). A dispensação ou a administração desse plano será na
plenitude dos tempos (1.10). Aqui, a palavra grega para "tempos" não
é chronos, que traz uma ideia de cronologia, mas kairos, que se
refere ao tempo divino previamente determinado para que todas as coisas estejam
sob o domínio de Cristo (At 1.7).
3. Louvor da sua glória.
O apóstolo enfatiza que as bênçãos são destinadas
aos crentes judeus e gentios - a Igreja. Paulo muda do pronome "nós"
(ele e os judeus) para o "também vós" (os gentios), indicando que em
Cristo os crentes de ambos os povos são herdeiros da promessa (1.11-13). Ele
ratifica igualmente que o propósito da eleição não é outro senão Louvar e
glorificar a Deus (1.12,14). Isso assinala não somente adorá-Lo com palavras e
ações, mas também levar outros a fazer o mesmo (1 Pe 2.12). Por conseguinte,
tudo o que somos, fazemos ou possuímos vem de Deus, pois começa na Sua vontade
e culmina na Sua glória (At 17.28).
SÍNTESE DO TÓPICO II
Os decretos eternos planejados por Deus e
executados por Cristo incluem a salvação dos pecadores e a restauração de todas
as coisas.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
"Devemos reconhecer, já de início,
ser o conhecimento a respeito de Jesus Cristo igual e ao mesmo tempo diferente
ao de outros assuntos. Como líder espiritual do Cristianismo, Jesus é o objeto
do conhecimento e também da fé. Ele produz ainda, dentro de nós e mediante o
Espírito Santo, conhecimentos espirituais. Os cristãos acreditam universalmente
que Jesus continua vivo hoje, séculos depois da sua vida e morte na Terra, e
que Ele está na presença de Deus Pai, no Céu. Mas esta convicção certamente
provém da fé salvífica, mediante a qual a pessoa encontra Jesus Cristo e é
regenerada, por meio do arrependimento e da fé, ' tornando-se assim nova
criatura. O conhecimento de Jesus como Salvador leva, através da experiência,
ao reconhecimento imediato da existência pessoal de Jesus no presente. Dessa
maneira, o conhecimento de Jesus é diferente do conhecimento do de outras
figuras históricas" (HORTON, Stanley (Ed.). Teologia Sistemática: Uma
Perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, p.302).
III - O ESPÍRITO SANTO, PENHOR DA NOSSA
HERANÇA
O Espírito Santo desempenha importante papel no
plano de salvação idealizado por Deus Pai.
CONHEÇA MAIS
*Doxologia
"[Do gr. doxa, glória + logia,
palavra] Manifestação de louvor e enaltecimento a Deus através de expressões de
exaltamentos (Deus seja louvado! Aleluia!) e hinos. A doxologia não pode vir
desassociada da verdadeira adoração. Ela exige adoração" (Dicionário de
Teologia, CPAD, p.152).
1. O selo do Espírito Santo.
Aquele que ouve a Palavra de Deus - o Evangelho da
Salvação - e que por meio da fé, se rende a Cristo, recebe o selo do Espírito
Santo no momento da conversão (Tt 3.5-7). Nos tempos bíblicos, o selo era usado
como sinal de propriedade e posse pessoal. Ao conceder o Espírito Santo ao
crente, Deus identifica os que pertencem a Cristo, pois o Espírito testifica
daqueles que são filhos de Deus (Rm 8.9,15,16) e o Maligno não lhes toca (1 Jo
5.18). Assim, a terceira pessoa da Santíssima Trindade tem o papel fundamental
de regenerar, purificar e santificar o pecador (1 Co 6.11). Ele é quem convence
o ser humano do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.7,8); e que também produz
no crente o verdadeiro relacionamento com Deus por meio do fruto do Espírito
(Gl 5.22,23).
2. O penhor da nossa herança.
O termo grego arrabon pode ser traduzido
como "depósito", "penhor", "garantia" ou ainda
"primeira parcela" (1.14). A palavra tem origem semítica e era usada
nas transações comerciais para assegurar o preço ou garantir o pagamento de
algo. Paulo ensina que o Espírito Santo é o depósito que garante a nossa
herança em Cristo (2 Co 1.21,22). Tudo isso significa que aquele que tem o selo
do Espírito Santo tem a salvação garantida (1.14). Isso não quer dizer que o
crente está salvo para sempre, independente de sua conduta, mas que a redenção
está validada aos eleitos em Cristo que permanecem fiéis (Mt 24.13).
SÍNTESE DO TÓPICO III
O Espírito Santo faz morada na vida daqueles que
recebem a salvação, os identifica como pertencentes a Cristo e lhes garante a
vida eterna.
SUBSIDIO BÍBLICO-TEOLÓGICO
"O Espírito Santo como o Selo de
nossa Fé em Cristo (1.13). Essa é a primeira referência que aparece em Efésios
a respeito do papel do Espírito Santo na redenção. Daí em diante, Paulo
raramente deixa de mencionar os aspectos de sua atuação na vida cristã. 0
crente é marcado, ou selado, em Cristo com o selo do Espírito Santo da
promessa. Aqui encontramos duas questões: 'selo' e o Espírito Santo da
"promessa":
1) Na
antiguidade, o selo era um sinal de propriedade ou
de posse pessoal. Concedendo o Espírito Santo como um selo. Deus nos marca em
Cristo, como aqueles que autenticamente lhe pertencem (cf.2 Co 1,2) [...].
2) A
designação 'prometido', referindo-se ao dom do
Espírito, como aparece em Atos 2, está relacionada principalmente à promessa de
Joel 2.28,29, tal como foi interpretada e aplicada por Pedro no livro de Atos,
e no restante do Novo Testamento. Quando Paulo empregou essa expressão em
Efésios, quis dizer que o Espírito Santo virá para transmitir 'sabedoria e
revelação', a fim de podermos conhecer melhor a Deus e sermos informados a
respeito das implicações de nossa vida 'em Cristo' (1.17-20) [...]"
(ARRINGTON, French L; STRONSTAD, Roger (Eds.). Comentário Bíblico Pentecostal
Novo Testamento. Vol.2. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, p.402).
CONCLUSÃO
Nessa porção da Epístola aos Efésios o plano divino
revelado resulta na reconciliação do ser humano com Deus por meio de Cristo e
na restauração de todas as coisas visíveis e invisíveis. Ambos os propósitos
devem redundar em louvor e glória ao Deus Eterno. Na plenitude dos tempos todo
o desígnio divino estará plenamente executado.
PARA REFLETIR
A respeito de "A Sublimidade das Bênçãos
Espirituais em Cristo" responda:
• Qual é a característica de Efésios 1.3-14?
O apóstolo Paulo apresenta uma sequência de texto
que se caracteriza pela verdadeira adoração e bondade ativa de Deus (1.3-14).
• De onde provêm as bênçãos espirituais?
Obviamente que as bênçãos espirituais não são
materiais, mas provenientes dos "lugares celestiais", isto é, do
reino espiritual.
• O que a frase "descobrindo-nos o mistério da
sua vontade" (1.9) sinaliza?
A frase "descobrindo-nos o mistério da sua
vontade" (1.9) sinaliza a revelação da verdade que estava oculta aos
santos de Deus (Cl 1.26).
• O que a expressão "também vós" indica?
Paulo muda do pronome "nós" (ele e os
judeus) para o "também vós" (os gentios), indicando que em Cristo os
crentes de ambos os povos são herdeiros da promessa (1.11-13).
• Tempos bíblicos como era usado o selo?
Nos tempos bíblicos, o selo era usado como sinal de
propriedade e posse pessoal.