Featured

 


FECHAR<===


Subsídio bíblico para a Escola Dominical - classe dos Adultos. Subsídio para a Lição: 5 | Revista do 1° trimestre de 2019 | Fonte: E-book Subsídios EBD Vol. 19 | VEJA aqui OS SUBSÍDIOS.


A doutrina da unidade da humanidade prega que todos os seres humanos, masculinos e femininos, de todas as raças, tiveram sua origem em Adão e Eva (Gn 1.27,28; 2.7,22; 3.20; 9.19; At 17.26). Que tanto os homens quanto as mulheres estão inclusos na imagem de Deus, está claro em Gênesis 1.27: "Macho e fêmea os criou" (ver também Gn 5.1,2). A lição é que todos os seres humanos, de ambos os sexos e pertencentes a todas as raças, classes econômicas e faixas etárias, levam igualmente a imagem divina e, portanto, são de igual valor aos olhos de Deus”. [1]


PROVAS DA UNIDADE DA RAÇA HUMANA

1. Todos Viemos de Um Único e Mesmo Homem.

Atos 17.24 - 26: “O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas; nem é servido por mãos humanas, como se precisasse de alguma coisa, pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais. De um só homem fez todas as nações para habitarem sobre a face da terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação” (NAA).
Romanos 5.12: “Portanto, assim como por um só ser humano entrou o pecado no mundo, e pelo pecado veio a morte, assim também a morte passou a toda a humanidade, porque todos pecaram” (NAA).

1 Coríntios 15.21,22: “Visto que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo” (NAA).

Pela propagação de Adão, pela imputação e pela descendência, da culpa e da corrupção. O fato de ser Cristo o Cabeça representativo do Seu povo, e de Sua obediência e Seus sofrimentos vicários, implica essencialmente a unidade absoluta da raça humana e sua descendência de um só casal.
Vimos nos três textos bíblicos acima, a Palavra Deus deixado claro que a humanidade veio de um só homem, Adão.

Agora veremos alguns dados científicos reforçando que de fato todos Viemos de Um Único e Mesmo Homem, Adão. O físico e teólogo Doutor Adauto J. B. Lourenço, nos apresenta dados científicos para explicar a unidade da raça através de Adão.

Vejamos:
O DNAmt (DNA mitocondrial) é repassado de uma geração para a outra apenas pela mulher (de mãe para filhos ou filhas). Ele não é repassado pelo homem (pai para filhos ou filhas).

O ser humano masculino possui o par de cromossomos XY, ao passo que a mulher possui o par XX. O cromossomo Y somente é repassado de uma geração para outra pelo homem (pai para os seus filhos). Obviamente as filhas não recebem o cromossomo Y do pai, pois todas as mulheres possuem apenas o par XX. É importante notar que o cromossomo Y não se recombina com o cromossomo X, mas é transferido de maneira intacta de pai para filho. Ele também possui uma taxa extremamente baixa de variações e mutações.

A existência de seres humanos do sexo masculino, claramente mostra que toda a raça humana é também proveniente de um único e mesmo ser humano do sexo masculino. Embora a ciência evolucionista tenha sugerido a possibilidade de “muitos Adãos” ao longo da suposta estória evolucionista da evolução humana, não existe uma única evidência que apoie tal proposta. Embora existam pequenas variações no cromossomo Y, como já foi visto, elas não podem ser usadas como evidências evolutivas, pois variações são apenas variações e não pequenas “evoluções”.

2. Se todos os seres humanos vieram de Adão e Eva, como explicar as diferenças das cores da pele humana?

Assim escreveu o doutor Adauto Lourenço:

“Quando estudamos a cor da pele, estamos estudando variações que ocorrem nos seres humanos. Sabemos que essas variações estão associadas à recombinação do material genético”. Usando dados científicos, o doutor Lourenço faz as combinações das cores da pele humana e chega à seguinte conclusão.


1) Adão e Eva não poderiam ter sido negros. Se tivessem sido, toda a humanidade seria composta apenas de negros, sem nenhuma outra possibilidade.

2) Adão e Eva também não poderiam ter sido brancos. Se tivessem sido, toda a humanidade seria composta apenas de brancos, sem nenhuma outra possibilidade.

3) Qual teria sido a cor da pele deles (de Adão e Eva)?
É a cor da pele indígena, como a dos pataxós brasileiros. Essa cor específica da pele praticamente não sofre alteração quando exposta ao Sol. Ela tem a cor do “bronzeado” natural, suavemente avermelhado.

Precisamos agora fazer uma conexão importante... A Bíblia nos diz que Adão, (adam), foi formado do pó da terra - literalmente, do pó do solo. As duas palavras ‘adam’ e ‘adamah’ vem da mesma palavra hebraica: (adem), cujo significado é avermelhado. Não é difícil perceber que Adão teria a mesma cor do solo do qual ele foi formado. Baseado na genética que conhecemos hoje, somente um casal que tivesse a cor do solo poderia ter produzido descendentes com todas as variações de tonalidades de peles encontradas hoje.[2]

LEIA MAIS AQUI

VEJA TAMBÉM:
1) Maçonaria: Uma Religião Não Cristã Aqui
2) Curso para a Formação de Professores (as) da Escola Dominical Aqui
3) E-Book Subsídios EBD - 1° Trim de 2020 - Aqui
4) E-book: A Bíblia Responde - Aqui
5) Antropologia Bíblica - A Doutrina do Homem à Luz da Bíblia - Aqui



[1] Stanley M. Horton
[2] LOURENÇO, Adauto J. B. – Gênese 1 e 2 – A Mão de Deus na Criação - Edição de 2013 - Editora Fiel.

 
Top