Lições Bíblicas do 1° trimestre de 2020 -
CPAD | Classe: Adultos | Data da
Texto Áureo
"Até
que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão
perfeito, à medida da estatura completa de Cristo." (Ef 4.13)
Verdade
Prática
A
salvação em Jesus Cristo leva-nos à perfeição espiritual, moral e ética, porque
Ele, embora Deus, foi o mais perfeito e completo dos seres humanos.
Veja também:
Leitura
diária
Segunda
-
Hb 12.2: Jesus Cristo é o nosso modelo de perfeição
Terça
-
Gn 17.1: Deus exige a perfeição de seus filhos
Quarta
-
Mt 5.48: Jesus exige a perfeição de seus discípulos
Quinta - Jó
1.1: Jó, exemplo de perfeição espiritual e moral
Sexta - Ez
14.14,20: Homens que se destacaram pela perfeição
Sábado - Fp
3.1-16: O alvo de Paulo: a perfeição em Cristo
LEITURA
BÍBLICA EM CLASSE
João 3.1-16
1-
E havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
2-
Este foi ter de noite com Jesus e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és mestre
vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não
for com ele.
3-
Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não
nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.
4-
Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura, pode
tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer?
5-
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da
água e do Espirito não pode entrar no Reino de Deus.
6-
O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espirito é espirito.
7-
Não te maravilhes de ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
8-
O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para
onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.
9-
Nicodemos respondeu e disse-lhe: Como pode ser isso?
10-
Jesus respondeu e disse-lhe: Tu és mestre de Israel e não sabes isso?
11-
Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos e testificamos o
que vimos, e não aceitais o nosso testemunho.
12-
Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar
das celestiais?
13
- Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do Homem, que
está no céu.
14
- E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do
Homem seja levantado,
15
- para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
16-
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigénito, para que
todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
HINOS
SUGERIDOS: 111, 282, 468
OBJETIVO
GERAL
Mostrar
que a salvação em Cristo implica a geração de um novo homem.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Abaixo,
os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada
tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos
subtópicos.
I
- Apresentar o nascimento do Novo Homem;
II
- Explanara justificação do Novo Homem;
III
- Enfatizar a santificação do Novo Homem.
•
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Chegamos á última lição do trimestre. Essa é uma excelente
oportunidade para você fazer uma avaliação do seu desempenho ao longo destes
meses. O professor da Escola Dominical nunca deve ficar satisfeito com o seu
desempenho. Analisá-lo e planejar suas aulas faz parte da função dos Educadores
Cristãos. Além de rever o que foi feito ao longo do trimestre, há a
possibilidade de fazer ajustes e aperfeiçoamento para o próximo trimestre.
Portanto, não perca essa oportunidade. Faça uma avaliação de sua prática
educativa.
PONTO
CENTRAL
A
salvação em Cristo gera um novo homem.
INTRODUÇÃO
É
possível alcançar a perfeição espiritual nesta vida? Do ponto de vista humano,
não. Mas, quando abrimos a Bíblia Sagrada, constatamos que tal perfeição não
somente é possível, como também desejável e requerida de todo aquele que
professa o nome de Deus.
Se
nos valermos de nossas forças, jamais a alcançaremos. Mas, em Jesus Cristo,
nossa velha natureza renasce para a vida eterna. Dessa forma, o ideal que Deus
estabelecera para o primeiro Adão torna-se possível, em seu Filho, o Último
Adão.
Nesta
última lição do trimestre, estudaremos o nascimento, a justificação, a
santificação e a glorificação do novo homem em Cristo.
Que
o Espírito Santo nos ilumine nesta aula.
I - O
NASCIMENTO DO NOVO HOMEM
Jesus
ensinou a Nicodemos, renomado mestre da Lei, que o novo homem não é gerado nem
da carne nem do sangue, mas de Deus, da água e do Espirito.
1.
Nascido não do sangue nem da carne.
No
prólogo de seu evangelho, o apóstolo João afiança que o novo homem, em Cristo,
é, antes de tudo, uma criação espiritual; não é gerado nem do sangue nem da
carne, mas de Deus (Jo 1.12,13). Apesar do pecado do primeiro Adão, nós podemos
renascer para Deus, através dos méritos de Jesus, o Último Adão.
A
atuação do Espírito Santo, no interior do ser humano, é o milagre mais
expressivo que Deus pode operar em nossa vida. Ao nascer de novo, o homem
experimenta um novo gênesis - a comunhão plena com o Pai Celeste (Rm 8.16).
2.
Nascido de Deus.
O
nascimento do novo homem é descrito, pelo Evangelista, como o ato de nascer de
Deus (Jo 1.12). Isso implica a aceitação, pela fé, do plano de Salvação que o
Pai Celeste elaborou bem antes da fundação do mundo (Ap 13.8). Tornar-se nova
criatura, em Cristo, é o auge da bem-aventurança humana (2 Co 5.17; Gl 6.15).
Logo, nascer de Deus é tornar-se filho de Deus pela fé (Jo 1.12).
3.
Nascido da água.
O
batismo em águas só tem efeito salvador quando recebido pela fé (Mc 16.16). Se
devidamente observado, simboliza não apenas a morte e a ressurreição de Cristo,
como também o renascimento espiritual daquele que o recebe como Salvador e
Senhor (Rm 6.1-12). Dessa forma, cumpre-se o que Paulo escreveu, asseverando
que Jesus nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espirito Santo
(Tt 3-5). Dessa experiência ressurge o novo homem em Jesus Cristo.
4.
Nascido do Espírito Santo.
A
regeneração só é possível através da atuação do Espírito Santo na vida do
pecador arrependido; é Ele quem opera o novo nascimento (Jo 3.6). Esse ato
regenerador não pode ser explicado em linguagem humana (Jo 3.8). Somente a
partir dessa ação sobrenatural, em nossa alma, é que o novo homem, em Cristo,
torna-se possível (Gl 6.15). Temos, aí, a genuína conversão.
SÍNTESE
DO TÓPICO I
O novo
homem não nasce do sangue nem da carne, mas de Deus, da água e do Espírito.
SUBSÍDIO
DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
O Novo Nascimento é uma das mais gloriosas bênçãos dos que foram
regenerados pelo Espírito Santo. É o Espirito Santo que opera o novo nascimento
(Jo 3.6). Por isso, neste tópico, é a oportunidade de você reafirmar essa tão
bela doutrina do Novo Testamento. Faça uma recapitulação da realidade da Queda
humana. E mostre que o Novo Nascimento é a garantia de Deus acerca da
restauração do ser humano tragado pelo pecado. Assim, mostre que Deus, por meio
da cruz de Cristo, e por intermédio do Espírito Santo, garantiu a salvação a
todos os que se arrependem de seus pecados e creem no Filho de Deus. Em Cristo,
está firmada a nossa eterna salvação.
II - A
JUSTIFICAÇÃO DO NOVO HOMEM
1.
A inutilidade da justiça humana.
Nossas
obras, ainda que boas e aparentemente meritórias, não nos salvam nem nos
justificam diante de Deus (Ef 2.8,9). Aliás, são elas consideradas trapos de
imundície (Is 64.6). Só existe um meio de obtermos a salvação e de nos
justificarmos perante o Justo Juiz: a fé nos méritos perfeitíssimos de Jesus
Cristo (Rm 5.1).
A
partir desse processo, o novo homem passa a ter um novo status jurídico perante
Deus (Rm 5.9).
2.
A maravilhosa doutrina da justificação.
Ao
pecador que, pela fé, recebe a Jesus, Deus lhe concede mais que um mero perdão
e muito mais que uma anistia; concede-lhe o status de justo, pois a justiça de
Cristo muda por completo a "situação jurídica" do réu (1 Co 6.11).
Este é completamente perdoado; e seus pecados, inteiramente apagados (Hb
10.17).
3.
O novo homem é justo.
A
partir de sua conversão, o pecador passa a ser visto por Deus como se jamais
tivesse cometido qualquer injustiça; de agora em diante, é um justo aos olhos
de Deus (1 Jo 3.7). Haja vista o que houve com o ladrão que, na cruz, creu no
sacrifício de Jesus Cristo (Lc 23.42,43).
SÍNTESE
DO TÓPICO II
O
novo homem foi justificado pela fé em Jesus Cristo, num contexto de injustiça e
pecado.
SUBSÍDIO
TEOLÓGICO
“Assim como a regeneração leva a efeito uma mudança em nossa
natureza, a justificação modifica a nossa situação diante de Deus. 0 termo
'justificação' refere-se ao ato mediante o qual, com base na obra infinitamente
justa e satisfatória de Cristo na cruz. Deus declara os pecadores condenados
livres de toda a culpa do pecado e de suas consequências eternas, declarando-os
plenamente justos aos seus olhos. 0 Deus que detesta 'o que justifica o ímpio’
(Pv 17.15) mantém sua própria justiça ao justificá-lo, porque Cristo já pagou a
penalidade integral do pecado (Rm 3.21-26). Constamos, portanto, diante de Deus
como plenamente absolvidos" (HORTON, Stanley (Ed.). Teologia Sistemática:
Uma Perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, p.372).
Ill - A
SANTIFICAÇÃO DO NOVO HOMEM
Ao
contrário da regeneração, que é um ato instantâneo, a santificação é um
processo que demanda toda a nossa vida até alcançarmos a estatura de varões
perfeitos.
1.
A santificação como posicionamento.
No
exato instante de sua conversão, o pecador arrependido passa a ser visto não
apenas como justo, mas também como santo por Deus e pela Igreja (Lc 23.42; 1 Co
1.2). Já separado do mundo, torna-se propriedade exclusiva do Senhor (Êx 19.5;
1 Pe 2.9). Posicionalmente é santo, embora esteja ainda em processo de
santificação.
2.
A santificação como processo.
O
novo homem, em Cristo, ainda que seja visto como santo, e realmente o é, terá
de submeter-se a um longo e disciplinado processo de santificação, até que
venha a alcançar a estatura do Filho de Deus (Pv 4.18; Ef 4.13).
Na
santificação do novo homem, a Palavra de Deus é imprescindível, pois nos conduz
ao ideal cristão: perfeição e santidade, para que em tudo sejamos imagem e
semelhança de Deus (Gn 17.1; Mt 5.48; 1 Pe 1.16).
3.
A santificação é a vontade de Deus no novo homem.
O
novo homem é impossível sem o processo de santificação (Hb 12.14). Quanto mais
nos santificamos, mas parecidos nos tornamos com 0 Senhor Jesus; somos seus
imitadores (1 Co 11.1). Logo, devemos ver a santificação como a vontade suprema
de Deus para a nossa vida (1 Ts 4.3). Mas, se pecarmos, o sangue de Jesus
Cristo nos purifica de toda a injustiça e impureza (Jo 1.7).
Que
a Igreja de Cristo volte a pregar, com mais instância e urgência, a doutrina da
santificação. Nenhum impuro ou profano entrará na Jerusalém Celeste (Ap 21.8).
SÍNTESE
DO TÓPICO III
A santificação
é um processo que demanda toda a nossa vida até alcançarmos a estatura de
varões perfeitos.
SUBSÍDIO
TEOLÓGICO
"Atualmente, há urgente necessidade de renovada ênfase à
doutrina da santificação nos círculos pentecostais. Em primeiro lugar porque
são raros os pentecostais que hoje aceitariam a ideia de estar precisando de
renovação espiritual. A despeito de muitíssimos crentes terem sido batizados no
Espírito Santo, são muitas as igrejas pentecostais que não possuem a vitalidade
e a eficácia que nelas se evidenciavam em anos anteriores. Em segundo lugar, a
ênfase pentecostal ao batismo no Espirito e aos dons sobre naturais do Espirito tem resultado
numa falta de ênfase ao restante da obra do Espírito, inclusive a santificação.
Em terceiro lugar, a aceitação mais generalizada dos pentecostais e dos
carismáticos parece ter ameaçado a distinção tradicional entre a Igreja e o
mundo, lançando dúvidas sobre muitos dos antigos padrões de santidade. E,
finalmente, os pentecostais de hoje dão muito valor à popularidade que acabaram
de conquistar e, no afã de preservá-la, zelam por evitar qualquer aparência de
elitismo espiritual" (HORTON, Stanley (Ed.). Teologia Sistemática: Uma
Perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, p.412).
CONCLUSÃO
Quem
recebeu Jesus como o seu Salvador e Senhor, tomou a melhor decisão, pois os
seus pecados foram apagados por Cristo. A nova vida em Jesus é um presente de
Deus.
E,
quando do arrebatamento da Igreja, você será semelhante ao Senhor Jesus, porque
esta é a promessa que Ele nos fez por intermédio do apóstolo João: “Amados,
agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas
sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim
como é o veremos" (1Jo 3.2).
Sim,
nós os redimidos do Cordeiro, seremos glorificados. E, nessa bem-aventurança,
estaremos para sempre com o Senhor.
Que
o Cordeiro de Deus seja eternamente louvado!
PARA
REFLETIR
A
respeito de "O Novo Homem em Jesus Cristo", responda:
• O que o apóstolo João afiança acerca do
novo homem?
No
prólogo de seu evangelho, o apóstolo João afiança que o novo homem, em Cristo,
é, antes de tudo, uma criação espiritual.
• De que forma o novo homem é justificado
perante Deus?
Na
fé nos méritos perfeitíssimos de Jesus Cristo (Rm 5.1).
• Em que consiste a santificação do novo
homem?
A
santificação é um processo que demanda toda a nossa vida até alcançarmos a
estatura de varões perfeitos.
• O que ocorre com o pecador no exato
instante de sua conversão?
No
exato instante de sua conversão, o pecador arrependido passa a ser visto não
apenas como justo, mas também como santo por Deus e pela Igreja.
• O que é imprescindível na santificação
do novo homem?
Na
santificação do novo homem, a Palavra de Deus é imprescindível.