O que uma mente cansada ou doente é capaz de gerar - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

O que uma mente cansada ou doente é capaz de gerar


Estamos vivendo tempos difíceis. O Diabo tem atacado a mente de muitos professores trazendo preocupação, medo, confusão, tristeza, levando alguns a enfermar no corpo e na alma. A obra de Deus fica prejudicada, pois a pessoa doente não tem força para o trabalho. Precisamos cuidar da nossa mente assim como cuidamos do nosso corpo; afinal, temos uma a responsabilidade de orientar nossos alunos para que cresçam no conhecimento de Deus. A mente é tão importante que deve estar espiritualmente protegida pelo capacete da salvação (Ef 6.17).
Veja também:
·      Minhas aulas são monótonas. O que faço? Aqui
·      Quem Domina a sua Mente - Aqui
·      Como ter Uma Vida Social e Espiritual disciplinada? Aqui

Uma mente cansada, doente e afadigada causa reações em todo o corpo. Este dá vários sinais: irritabilidade, dores de cabeça, dores pelo corpo, insônia, etc. Conforme Mateus 15.19, as más ações têm início no coração. 

Nesse contexto, a palavra coração tem o sentido de “mente”, que pode produzir:

• Palavras más (Mt 12.33-37; Ef 4.29; Pv 13.3) - Quando estamos bem emocional e mentalmente, guardamos nossos lábios. O falar demais é sintoma de que algo está errado (Pv 21.23).

• Enfermidade (Pv 4.20-24) - Principalmente as doenças psicossomáticas (Pv 14.30).

• Ações erradas (Pv 20.11; Jr 26.13; Mt7.17,18) - ações que não condizem com a Palavra de Deus.

• Emoções erradas - “As emoções são um conjunto complexo de reações químicas e neurais”. Segundo o neurologista Antônio Damásio, em seu livro Mistérios da Consciência, “elas afetam o modo de operação de inúmeros circuitos cerebrais e a variedade de reações emocionais é responsável por mudanças profundas no corpo e no cérebro”.
 
Não podemos nos esquecer de que Jesus veio para nos dar vida abundante (Jo 10.10). Deus deseja restaurar todas as áreas da nossa vida: “Porque restaurarei a tua saúde e sararei as tuas chagas, diz o Senhor...” (Jr 30.17).

Aprofunde seu conhecimento – veja:

Se você está atravessando um momento difícil, observe alguns passos que podemos dar em direção a uma vida saudável:

• Faça uma autoanálise. Enxergar os problemas dos outros sempre é mais fácil. Mas olhar para dentro de nós é difícil, pois muitas vezes vamos ver o que não queremos. Olhe para você (SI 43.5), mesmo que doa. Resgate, assuma o controle, a liderança de seus pensamentos, sentimentos e ações. Você pode mudar e consertar o que está quebrado. Não dependa do outro para ser saudável e feliz.

• Fale com Deus. Verbalize o que está sentindo. O caminho da cura está no falar. Ore e conte onde está doendo.

• Faça tudo conforme as suas forças. Aprenda a dizer não. Priorize as atividades, evite o estresse e o ativismo.

• Procure a ajuda de um especialista (psiquiatra, psicólogo, etc.). Deus tem poder para nos curar e solucionar nossos problemas, mas Ele também usa os médicos e alguns profissionais para isso. Mas procure um bom profissional, de preferência aqueles que são servos de Deus. Procure não se isolar; reforce os laços de amizade.
 

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Curso de Secretariado para Igrejas Clique Aqui
4) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
7) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui
Matricule-se já ! 

Dicas para sua saúde mental e física

Procure ter uma alimentação saudável. Segundo especialistas, alguns alimentos só fazem aumentar os níveis de estresse. Por exemplo: açúcar, café, alimentos ricos em gorduras, farinha branca.

♦ Não descuide das atividades físicas. Uma boa caminhada faz bem para a mente e o corpo, além de diminuir os níveis de estresse.

♦ Beba água. A água ajuda a purificar o organismo de toxinas, além de hidratá-lo.

♦ Ligue para um(a) amigo(a). Quantos amigos(as) você já não conversa há tempos? Coloque o papo em dia.

♦ Leia um bom livro ou sua revista preferida. Leitura agradável e despretensiosa.
♦ Ouça música. Uma boa música faz bem para a alma e para o corpo. Aproveite o momento para adorar e louvar a Deus.

♦ Entre em contato com a natureza. Aprecie o pôr do sol ou uma bela paisagem. Tome sol pela manhã (até às 10 horas). O sol estimula nutrientes que fazem bem ao corpo.

♦ Separe uma manhã ou tarde para cuidar de você. Hidrate os cabelos, limpe a pele. Lembre-se: O seu corpo é templo do Espírito Santo (1 Co 3.16,17).

♦ Saiba dizer não. Às vezes é preciso aprender a dizer não para algumas tarefas que vão surgindo, sem se sentir culpado por isso. Muitos querem abraçar o mundo com as mãos. É preciso priorizar nossas ações, rever o que é mais importante. Temos que fazer tudo conforme as nossas forças.


Artigo: Telma Bueno | Divulgação: Subsídios EBD

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad