Lições Bíblicas do 4° trimestre de 2019 -
CPAD | Classe: Adultos | Data da Aula: 20 de Outubro de 2019.
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TEXTO ÁUREO
“Então, veio o SENHOR, e ali
esteve, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala,
porque o teu servo ouve.” (1 Sm 3.10)
VERDADE PRÁTICA
A
verdadeira chamada divina capacita o crente fiel a ser um porta-voz autêntico
da Palavra de Deus.
LEITURA
DIÁRIA
Segunda
– Jr 23.28: Valorizando a mensagem profética da Palavra
Terça
– Jr 23.26: O profeta de Deus não fala coisas do seu
coração
Quarta
– Hb 4.12: A importância de sermos porta-vozes da Palavra escrita
Quinta
– 1 Co 14.33: A verdadeira profecia não traz confusão
Sexta
– Mt 11.29: Devemos aprender aos pés do Mestre Jesus
Sábado
– Ef 4.11: Valorizando o ministério estabelecido por Deus na Igreja
LEITURA
BÍBLICA EM CLASSE
1 Samuel 3.1-10
1-
E o jovem Samuel servia ao SENHOR perante Eli. E a palavra do SENHOR era de
muita valia naqueles dias; não havia visão manifesta.
2-
E sucedeu, naquele dia, que, estando Eli deitado no seu lugar (e os seus olhos
se começavam já a escurecer, que não podia ver)
3-
e estando também Samuel já dei- tado, antes que a lâmpada de Deus se apagasse
no templo do SENHOR, em que estava a arca de Deus,
4-
o SENHOR chamou a Samuel, e disse ele: Eis-me aqui.
5-
E correu a Eli e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Não
te chamei eu, torna a deitar-te. E foi e se deitou.
6-
E o SENHOR tornou a chamar outra vez a Samuel. Samuel se levantou, e foi a Eli,
e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei eu,
filho meu, torna a deitar-te.
7-
Porém Samuel ainda não conhecia o SENHOR, e ainda não lhe tinha sido
manifestada a palavra do SENHOR.
8-
O SENHOR, pois, tornou a chamar a Samuel, terceira vez, e ele se levantou, e
foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Então, entendeu Eli que
o SENHOR chamava o jovem.
9-
Pelo que Eli disse a Samuel: Vai-te deitar, e há de ser que, se te chamar,
dirás: Fala, SENHOR, porque o teu servo ouve. Então, Samuel foi e se deitou no
seu lugar.
10-
Então, veio o SENHOR, e ali esteve, e chamou como das outras vezes: Samuel,
Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve.
OBJETIVO
GERAL
Conscientizar que Deus levanta profetas para a sua Igreja.
HINOS
SUGERIDOS: 75, 122, 127 da Harpa Cristã
Veja
também:
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Abaixo,
os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada
tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos
subtópicos.
I
- Definir o Profetismo em Israel;
II
- Explicar o desenvolvimento do Ministério de Samuel;
III
- Analisar o ministério profético na Atualidade.
INTERAGINDO
COM O PROFESSOR
O Ministério Profético foi dado por Deus à Igreja. A lição de
hoje diz respeito ao ministério profético de Samuel e o quanto ele foi separado
para essa grande obra. Ao longo das Escrituras, Deus levantou homens e mulheres
para que fossem portadores diretos da mensagem de Deus ao seu povo. Ao estudar
esta lição, que o Espírito Santo nos desperte acerca da necessidade dos dons
sobrenaturais para a sua igreja, e mais especificamente, o de profecia. Nosso
Deus continua a falar ao seu povo por meio deste maravilhoso dom.
INTRODUÇÃO
Nesta
lição, veremos que o ministério profético do Antigo Testamento não se
caracterizava pela adivinhação nem pela mera predição do futuro, mas tinha como
principal objetivo levar a todos a ter um firme compromisso com Deus. Sua
essência é anunciar a totalidade da mensagem divina. Por isso, Jeremias foi bem
categórico: “O profeta que tem sonho conte-o como apenas sonho; mas aquele em
quem está a minha palavra fale a minha palavra com verdade [...] − diz o
SENHOR” (Jr 23.28).
PONTO
CENTRAL
Deus levanta verdadeiros profetas que falem
sobrenaturalmente às pessoas.
I –
DEFININDO O “PROFETA” EM ISRAEL
1.
A menção de “profeta” no livro.
A
primeira menção feita a um “profeta” no livro está registrada em 1 Samuel
2.27-36. Aqui, vemos que o profeta era caracterizado como homem de Deus, título
que lhe trazia grande responsabilidade. O profeta não é um adivinhador, mas o
porta-voz de Deus. Ali, Samuel se dirigiu à casa de Eli, dizendo que este seria
substituído por um sacerdote fiel − Zadoque. Esse acontecimento antecipava como
seria o ministério de Samuel, o profeta do Senhor por excelência.
2.
Definição de profeta.
De
modo geral, a palavra do hebraico para profeta é nabî. Etimologicamente,
a definição é incerta, porém, diversos significados lhe são atribuídos, entre
os quais, “chamado por Deus” e “orador”. Entretanto, a maioria dos estudiosos
trata a palavra “profeta” com o sentido de porta-voz divino. Nesse aspecto, o
profeta seria mensageiro de Deus, cuja missão era levar o povo a obedecer à
vontade do Todo-Poderoso. Quem ouvisse esse porta-voz teria sucesso; pois o
profeta comunica o que Deus lhe diz, fala o que o Senhor lhe falou. Esse é o
fundamento do movimento profético do Antigo Testamento (Dt 18.18; 2 Cr 20.20).
3.
Samuel e os demais profetas.
Com
Samuel deu-se o início à prática de os profetas ungirem reis. Segundo o texto
bíblico, o próprio Samuel comunicou as palavras de Deus a Saul, de que este
seria rei.
Segundo
os estudiosos, foi com Samuel que teve início o movimento profético formal em
Israel. E com Elias, ele se desenvolveria ainda mais. A partir do ministério de
Samuel, surgiram os profetas da corte – os que atuavam junto aos reis. Alguns
desses profetas não apenas aconselhavam os soberanos, mas também eram seus
escrivães. Por exemplo, Samuel, Natã e Gade fizeram alguns registros reais.
SÍNTESE
DO TÓPICO I
Profeta
é o que fala em nome do Senhor. Com Samuel deu-se o início da prática de os
profetas ungirem o rei.
SUBSÍDIO
DIDÁTICO - PEDAGÓGICO
Para traçar um perfil mais exato do ministério de Samuel,
considere a leitura deste texto: “Samuel, sendo ainda rapazinho, foi
favorecido com uma revelação divina (1
Sm 3.1-21). Tal revelação dizia respeito à derrubada da casa de Eli, e foi com
relutância que Samuel comunicou a mensagem a Eli. Samuel foi crescendo em
estatura na presença do povo, e todos compreenderam que ele fora encarregado
com um ofício profético da parte do Senhor (1 Sm 3.20). A trágica derrota de
Israel e a perda da arca, usada como talismã contra os filisteus, quando os
dois filhos de Eli figuraram entre os mortos, significou o fim da sucessão de
Eli, e a rejeição do sacerdócio araônico. Embora não seja explicitamente
afirmado, Samuel, a única pessoa então em vista, assumiu as rédeas até então
nas mãos de Eli” (BENTHO, Esdras Costas; PLÁCIDO, Reginaldo Leandro. Introdução
ao Estudo do Antigo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2019, p.226). Assim,
apresente o perfil do ministério profético de Samuel à classe.
II
– O DESENVOLVIMENTO DO MINISTÉRIO DE SAMUEL
1.
O crescimento profético de Samuel.
Se
os filhos do sacerdote Eli praticavam pecados abomináveis, o jovem Samuel
crescia com integridade diante de Deus e do povo. Sempre houve em Ana, sua mãe,
um cuidado especial para que seu filho estivesse envolvido com a obra de Deus.
Ela orou por ele e o entregou aos cuidados de Eli. Este, observando a dedicação
de Ana e seu comprometimento, orou por ela, rogando a Deus a bênção para a sua
casa (1 Sm 2.20,21). É maravilhoso dedicarmos a Deus o que temos de mais
precioso, pois suas recompensas são certas.
2.
A formação profética de Samuel.
Samuel
aprendeu com Eli. Ele foi formado pelo velho sacerdote, assim como Paulo
aprendeu aos pés de Gamaliel (At 22.3) e Timóteo com Paulo (2 Tm 3.10). Deus
chamou Samuel quando ele tinha cerca de 12 anos (1 Sm 3.1-4), ou seja, a mesma
faixa-etária de Jesus quando foi levado a Jerusalém por seus pais (Lc 2.42).
Assim, sob os cuidados de Eli, Samuel era forjado por Deus para o ministério
profético.
Muitos
hoje não querem mais aprender com os mais experientes, pois julgam-se
importantes e desprezam o aprendizado aos “pés de alguém”. Paulo e Timóteo, por
exemplo, orgulhavam-se de ter aprendido com seus mestres. Mas, além de
disposição para aprender, precisamos de disposição para ouvir a voz de Deus.
Isso só é possível por meio de uma vida de oração e busca fervorosa pelo Senhor
(Is 55.6). Deus quer falar conosco!
3.
A disciplina de Samuel.
Ainda
jovem, Samuel já se mostrava disciplinado. Ao ouvir uma voz que o chamava pelo
nome, pensando que fosse a de Eli, por três vezes dirigiu-se a ele com todo
respeito e temor (1 Sm 3.4,5). Essa postura apontava que ele era o homem certo
para ouvir a Palavra do Senhor. Por não ter uma experiência pessoal com Deus,
ainda não sabia como responder ao chamado divino; por isso, Eli o orientou.
Desde então Samuel passou a receber visões de Deus e orientações sobre sua
Palavra.
Se
os nossos filhos servirem a Deus com a disposição de Samuel, educados pela sua
família na presença do Pai, eles influenciarão de maneira impactante a sua
geração (cf. Mt 5.13-16).
SÍNTESE
DO TÓPICO II
Samuel
cresceu, desenvolveu-se e aprendeu, do ponto de vista do ministério profético,
com Eli.
SUBSÍDIO
BÍBLICO-TEOLÓGICO
“Samuel era um líder nacional que exercia os ofícios de
sacerdote e profeta. Ele aparece diversas vezes nos relatos do primeiro livro
de Samuel, oferecendo sacrifícios pelo povo na consagração dos reis Saul e Davi
e pelo exército de Israel (1 Sm 7.9; 9.12,13; 10.8; 13.8,9; 16.3,13). É
reconhecido naquela geração como homem honrado ‘e tudo quanto diz sucede assim
infalivelmente’ (1 Sm 9.6); ‘e o Senhor era com ele, e nenhuma de todas as suas
palavras deixou cair em terra’ (1 Sm 3.19). É todo-importante que o homem de
Deus tenha tal conceito diante do povo da cidade. É dever de todo cristão se
comportar com decência e honestidade, pois o mundo observa a nossa vida, mas
quem ocupa cargo de relevância precisa ter uma vida ilibada, deve ser um
referencial para o povo, note que a boa fama de Samuel era conhecida por todos”
(SOARES, Esequias. O Ministério Profético na Bíblia: A voz de Deus na Terra.
Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p.24).
III
– O MINISTÉRIO PROFÉTICO NA ATUALIDADE
1.
O dom da profecia.
O
dom de profecia, disponível a todos os crentes, manifesta-se de forma
sobrenatural e momentânea; encoraja, exorta e consola a Igreja; edifica de
forma coletiva e individual o povo de Deus (1 Co 12.7-11; 1 Tm 4.14).
O
dom de profecia é uma dádiva de Deus à sua Igreja. É maravilhoso saber que o
Pai ainda fala diretamente com o seu povo.
2.
O ministério de profeta no Novo Testamento.
O
emprego do termo “profeta”, no Novo Testamento, refere-se a determinados
indivíduos chamados por Deus, a fim de entregar revelações específicas à
Igreja; suas mensagens eram proclamadas com autoridade sobrenatural e
reconhecidamente divina. Veja-se, por exemplo, o caso de Ágabo (At 11.28;
21.10).
Segundo
Atos 13.1 e 15.32, os profetas eram impulsionados extraordinariamente pelo
Espírito Santo, para o exercício desse ministério. Não podemos confundir o
ministério profético com o dom de profecia.
3.
Onde estão os profetas?
Hoje,
o Senhor continua a falar à sua Igreja por meio do ministério profético. Ainda
temos homens que, à semelhança de Àgabo, transmitem enunciados proféticos de
maneira sobrenatural e extraordinária.
Todavia,
eles não possuem autoridade canônica da Bíblia Sagrada – a única regra infalível
de fé e prática reconhecida pela Igreja de Cristo. Toda locução profética é
passível de julgamento à luz da Bíblia Sagrada (1 Co 14.29).
A
profecia é uma necessidade premente nos dias de hoje (1 Co 14.5).
SÍNTESE
DO TÓPICO III
O
Senhor continua a falar à sua Igreja tanto por meio do dom de profecia quanto
pelo ministério profético.
SUBSÍDIO
TEOLÓGICO
“Alguns profetas também eram usados para predizer o futuro, como
Ágabo em duas ocasiões (Atos 11.28; 21.11). Ele saiu de sua casa na Judeia para
levar as mensagens de Deus. Em consequência da primeira, foi levantada uma
oferta para ajudar a igreja em Jerusalém durante uma fome prevista e
acontecida. Na segunda, a igreja foi avisada a respeito da prisão do apóstolo Paulo.
Em nenhuma delas estava envolvida alguma nova doutrina. Nem foram dadas
instruções quanto ao que a igreja devia fazer. Isto era assunto dos membros,
mediante o Espírito Santo. Nunca houve algo semelhante à adivinhação, no
ministério desses profetas.
Os que são usados regularmente pelo Espírito no exercício do dom
de profecia na congregação, também são chamados profetas (1 Coríntios
14.29,32,37). A Bíblia adverte contra os falsos profetas que alegam ser usados
pelo Espírito Santo, mas devem ser submetidos à prova (1 João 4.1)” (HORTON,
Stanley. A Doutrina do Espírito Santo no Antigo e Novo Testamento. Rio de
Janeiro: CPAD, 2012, pp.290-91).
CONCLUSÃO
Onde
estão os crentes usados por Deus para falar extraordinariamente ao seu povo?
Nestes últimos dias, precisamos de obreiros fiéis que busquem os dons do
Espírito. Entretanto, estejamos vigilantes. Como já dissemos, todo enunciado
profético tem de passar, necessariamente, pelo crivo da Bíblia Sagrada.
PARA
REFLETIR
A respeito de “A Chamada Profética de Samuel”,
responda:
1.
Onde está registrada a primeira menção de “profeta” nos livros de Samuel?
A
primeira menção que é feita sobre “profeta” no livro está registrada em 1
Samuel 2.27-36.
2.
Segundo a lição, o que o profeta seria?
O
profeta seria o porta-voz de Deus para que o povo obedecesse à vontade do
Todo-Poderoso.
3.
Como Samuel se dirigiu a Eli após ouvir uma voz?
Ao
ouvir uma voz que o chamava pelo nome, pensando que fosse a de Eli, por três
vezes se dirigiu a ele com todo respeito e temor (1 Sm 3.4,5).
4.
Como o dom de profecia se manifesta?
O
dom de profecia se manifesta de forma sobrenatural e momentaneamente.
5.
Segundo Atos 13.1 e 15.2, a que os profetas eram impulsionados?
Segundo
Atos 13.1 e 15.32, os profetas eram impulsionados pela inspiração profética a
entregar a mensagem de Deus.
ATENÇÃO!
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