Lições Bíblicas do 2° trimestre de 2019 - CPAD | Classe: Adultos
| Data da Aula: 5 de Maio 2019.
TEXTO ÁUREO
'Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado.”
(Jo 15.3)
Verdade
Prática
A Pia de Bronze é o símbolo do processo da santificação
que Cristo realiza em nós através de seu sangue e da Palavra de Deus.
VEJA TAMBÉM:
Lição 1 -
Tabernáculo - Um lugar da Habitação de Deus
Lição 2 - Os Artesãos do Tabernáculo
Lição 3 - Entrando no Tabernáculo: o Pátio
Lição 4 - O Altar do Holocausto
Lição 2 - Os Artesãos do Tabernáculo
Lição 3 - Entrando no Tabernáculo: o Pátio
Lição 4 - O Altar do Holocausto
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Ef
5.26: A Palavra como água purificadora
Terça - 1
Pe 1.22: A obediência à Palavra traz pureza
Quarta - Jo
3.5: Nascendo da "água" e do Espírito
Quinta -
Hb 10.22: Apresentando-se a Deus, purificados
Sexta - 1
Jo 5.6: A Palavra viva encarnou
Sábado - At
2.38: Batismo: a confirmação da purificação
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Êxodo 30.18-21; 40.30-32; 1
Coríntios 6.11; Efésios 5.26,27
Êxodo
30
18
- Farás também uma pia de cobre com a sua base de cobre, para lavar; e a porás
entre a tenda da congregação e o altar e deitarás água nela.
19
- E Arão e seus filhos nela lavarão as suas mãos e os seus pés.
20
- Quando entrarem na tenda da congregação, lavar-se-ão com água, para que não
morram, ou quando se chegarem ao altar para ministrar, para acender a oferta
queimada ao Senhor.
21
- Lavarão pois, as mãos e os pés, para que não morram; e isto lhes será por
estatuto perpétuo, a ele e à sua semente nas suas gerações.
Êxodo
40
30
- Pôs também a pia entre a tenda da congregação e o altar e derramou água nela,
para lavar.
31
- E Moisés, e Arão, e seus filhos, lavaram nela as mãos e os pés.
32
- Quando entravam na tenda da congregação e quando chegavam ao altar,
lavaram-se, como o Senhor ordenara a Moisés.
1
Coríntios 6
11
- E é o que alguns têm sido, mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados,
mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus e pelo Espírito do nosso
Deus.
Efésios
5
26
- para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, 27 -
para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa
semelhante, mas santa e irrepreensível.
HINOS SUGERIDOS: 129,
175, 360 da Harpa Cristã
OBJETIVO GERAL
Conscientizar sobre a importância da pureza espiritual.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Conceituar a
Pia de Bronze;
- Refletir
acerca da Pia de Bronze e sua relação com a limpeza e a pureza espiritual;
- Destacar os
dois aspectos dos ritos de lavagem dos sacerdotes.
INTERAGINDO COM O
PROFESSOR
Na aula passada vimos que o Altar do Holocausto apontava para o Calvário. Assim, uma ideia de redenção, a partir da suficiência do sacrifício de Jesus, ficou muito clara para nós - não deixe de fazer esse pequeno resumo. Agora, estudaremos a Pia de Bronze. Esse objeto aponta para a doutrina da santificação na vida de quem foi redimido pelo sacrifício de Jesus.
Antes de apresentar o sacrifício no Lugar Santo, os sacerdotes
precisavam se lavar. Isso remonta a necessidade de vivermos uma vida de pureza.
A santidade é uma urgência espiritual na vida de quem é chamado discípulo de
Jesus. Tenha uma boa aula!
PONTO
CENTRAL
Fomos
chamados a viver uma vida de pureza.
INTRODUÇÃO
O
nosso presente estudo é sobre a Pia de Bronze. Continuamos a avançar no
Tabernáculo. Assim, veremos o simbolismo da limpeza e da pureza que a Pia de
Bronze apresenta; estudaremos os dois aspectos do rito de lavagem presentes na
função dos sacerdotes; e, finalmente, seremos chamados à responsabilidade
acerca da necessidade e urgência de vivermos uma vida santa e irrepreensível
diante de Deus e dos homens.
I - A PIA DE BRONZE:
A IMPORTÂNCIA DA SANTIDADE
1. A pia de bronze e a água
(Êx 30.18,19).
Deus
ordenou a Moisés que fizesse uma pia de bronze. O objetivo era que antes de
entrar ou sair do Tabernáculo, Arão e seus filhos lavassem as mãos e os pés. O
ofício de apresentar holocaustos ao Senhor era Santo. Não é possível
apresentar-se diante de Deus de maneira a não reconhecer sua santidade e
justiça. Oferecer um sacrifício a Deus é prestar-lhe um culto santo e
reverente. Não podemos perder o senso de piedade e reverência diante de Deus.
Por isso, nossos cultos, bem como nossas vidas, devem refletir a santidade de
Deus (1 Pe 1.15,16).
2. Os sacerdotes e a
santidade (Êx 30.20).
Ao
entrarem no Tabernáculo, os sacerdotes deveriam se lavar “para não morrer”.
Fosse para ministrar, fosse para acender a oferta no altar, eles deveriam
lavar-se antes. Há que se destacar a expressão “para não morrer”. O ato
colocava em risco a vida dos sacerdotes. Apresentar-se diante de Deus sem
atentar para a exigência da purificação poderia custar-lhes a vida. Hoje, nós,
os obreiros de Cristo, devemos pautar nossas vidas na obra, exercitando-nos na
piedade e na santidade. Somos santos porque fomos chamados por um Deus Santo.
Somos chamados para ser um modelo de santidade. Não nos esqueçamos: “Segui a
paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb 12.14).
3. A santidade para a vida
(Êx 30.21).
O
versículo 21 traz-nos a ideia de um pacto perpétuo a respeito do rito de
lavagem da purificação. Esse rito seria um estatuto perpétuo para os
sacerdotes. Disso dependeria a vida deles. Viver a vida de maneira santa,
separada, única e exclusivamente para Deus é a vocação de todo obreiro chamado
para a sua obra. Santidade ao Senhor gera espiritualidade profunda. Santidade
ao Senhor gera uma vida de compromisso com Deus. Santidade gera vida no altar
de Deus!
SÍNTESE DO TÓPICO I
A Pia de Bronze
aponta para a santidade da vida cristã.
II - A PIA DE BRONZE:
LUGAR DE LIMPEZA E PUREZA
1. A Pia de Bronze (cobre)
entre o Altar do Holocausto e o Tabernáculo.
O
termo hebraico para "pia" é kyyor,
que significa "lugar de se lavar". Era uma bacia redonda. É assim que
a imagem da Pia de Bronze é geralmente apresentada nas ilustrações. Para entrar
no santuário do Tabernáculo, após ministrar no Altar dos Holocaustos, o
sacerdote lavava-se na Pia de Bronze com água limpíssima. Ora, o nosso pecado
foi expiado por Cristo no Calvário, o que significa que toda a nossa sujeira
foi limpa para a glória de Deus. Fomos "lavados" pelo "sangue
remidor" de Jesus (1 Co 6.11).
No
dia a dia, encontramo-nos vulneráveis às imundícias das obras da carne.
Entretanto, temos um recurso divino, que nos purifica e santifica, prefigurado
pela Palavra de Deus (cf. 1 Jo 1.7,8,10). O sangue de Jesus quitou a nossa
culpa, cuja natureza humana estava condenada a se curvar sempre diante das
tentações e do pecado (Rm 3.24,25; Ef 1.7). Assim, a Palavra de Deus é o
espelho que reflete a nossa nova natureza e as obras que devemos praticar com a
ajuda do Espírito Santo.
2. A lavagem na Bacia de
Bronze.
A
Pia era de bronze polido, fabricado com o espelho das mulheres (Êx 38.8).
Assim, exposta à luz do sol, a partir da água limpíssima, toda impureza era
revelada no interior da bacia. À semelhança dessa figura, a obra regeneradora
do Espírito Santo nos torna completamente limpos das sujeiras do pecado (2 Co
5. 17; Ef 5.26).
Outro
ponto que devemos destacar é a consciência de pureza que os sacerdotes deveriam
ter para estar na presença de Deus, pois quando se lavavam, as sujeiras
desapareciam de seus corpos. Sabiam que, doutra forma, não poderiam celebrar no
interior do Tabernáculo. Só a Palavra de Deus é eficaz para revelar o pecado do
nosso coração, expô-lo e removê-lo. A imagem dessa bacia nos rememora à
santidade de Deus e a necessidade de se buscar uma vida de retidão, tanto na
área espiritual quanto na moral. Somos de Deus, ovelhas de seu rebanho.
3. A Pia de Bronze e o
caráter de juízo.
No
Altar dos Holocaustos, o juízo sobre o pecador era aplicado na oferta do
sacrifício, cobrindo o seu pecado. Nesse sentido, as águas da pia cumpriam uma
função de limpeza dos sacerdotes que passaram por aquele processo. De igual
modo, nosso Senhor tomou sobre si o juízo que merecíamos, morrendo vicariamente
por nós (2 Co 5.21; Gl 1.4). Nesse aspecto, à semelhança das águas
purificadoras, a Palavra de Deus tem o poder de limpar e disciplinar nossa vida
(Hb 4.12,13). Embora nossos pecados tenham sido expiados (Hb 10.17), ainda
temos de nos chegar a Deus, continuamente, para sermos limpos de tudo o que
desagrada-o: pensamentos, palavras e obras. Infelizmente, acidentes ocorrem no
caminho da jornada cristã, e precisamos nos quebrantar na presença de Deus. Busquemos
a santidade em Jesus Cristo.
SÍNTESE DO TÓPICO II
A Pia de Bronze
remonta a ideia de purificação e juízo.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
“A regeneração é a ação decisiva e instantânea do Espírito
Santo, mediante a qual Ele cria de novo a natureza interior. O substantivo
grego (palingenesia) traduzido por ‘regeneração' aparece apenas duas no Novo
Testamento. Mateus 19.28 emprega-o com referência aos tempos do fim. Somente em
Tito 3.5 se refere à renovação espiritual do indivíduo. Embora o Antigo
Testamento tenha em vista a nação de Israel, a Bíblia emprega várias figuras de
linguagem para descrever o que acontece. O Senhor ‘tirará da sua carne o
coração de pedra e lhes dará um coração de carne (Ez 11.9). Deus diz:
‘Espalharei água pura sobre vós, e ficareis purificados... E vos darei um
coração novo e porei dentro de vós um espírito novo... E porei dentro de vós o
meu espírito e farei que andeis nos meus estatutos' (Ez 36.25-27). Deus
colocará a sua lei ‘no seu interior e a escreverá no seu coração' (Jr 31.33). Ele
‘circuncidará o teu coração... para amares ao Senhor' (Dt 30.6)” (HORTON, M.
Horton (Ed.). Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. Rio de
Janeiro: CPAD, 2018, p.371).
III - DOIS ASPECTOS DO
RITO DE LAVAGEM DOS SACERDOTES
1. A lavagem completa.
Essa
lavagem era mais do que simplesmente lavar mãos e pés. Significava uma “obra
regeneradora”, que implicava o primeiro passo para a consagração sacerdotal.
Hoje, é inaceitável que um ministro queira servir na Casa de Deus sem ter passado
pela obra da regeneração (Jo 13.10). É preciso que os obreiros do Senhor tenham
experimentado uma “limpeza completa” da alma e da mente. É preciso nascer da
Palavra e do Espírito (Jo 3.5,7; Jo 15.3; Tt 3.5; 1 Pe 1.23).
2. A lavagem progressiva e
constante.
No
dia a dia sacerdotal, a limpeza exigida para ministrar no Lugar Santo era
apenas das mãos e dos pés (Êx 30.19). Mas, de acordo com a doutrina do Novo
Testamento, o “lavar-se”, aqui, destaca o ato do Espírito que opera em nós a
santificação (Ef 5.26; 2 Co 7.1). Nesse sentido, a consagração dos sacerdotes
dava-se nos termos do compromisso de uma vida santificada. Esse mesmo
compromisso é que deve permear a vida do obreiro, que se acha vocacionado para
realizar a obra do Senhor.
3. Recapitulando verdades
importantes.
À
luz de tudo quanto temos estudado até aqui, devemos assimilar algumas lições
apreendias até o presente momento:
1.
Sobre o sangue de Jesus. O sangue de Jesus Cristo nos livrou da pena do pecado (
Mt 20.28; 26.28;; 1 Pe 4.17);
2.
Sobre a Palavra. A Palavra de Deus revela quem somos (Tg 1.22-24);
3.
Sobre a limpeza espiritual. Uma vida irrepreensível é prioritária e
absolutamente necessária ( Jo 15.3).
SÍNTESE DO TÓPICO III
Uma lavagem completa
e outra progressiva apontam para dois aspectos da santidade: a completa e a
progressiva.
SUBSÍDIO VIDA CRISTÃ
“Cristo Está Preparando a Sua Noiva O Rei da Glória se casará
com a sua Noiva. Será que vocês não sabem que todas as boas coisas que o mundo
desfruta, Deus nos fará desfrutar dez mil vezes mais? O grande banquete
acontecerá, o evento mais maravilhoso de todos os tempos, em que comeremos pão
e beberemos vinho no Reino de Deus. A Noiva está em preparação.
O Espírito Santo é a pomba. O cântico é o arrulhar da pomba
antes da tormenta. Você viu como as pombas alertam os seus companheiros para
que procurem abrigo antes das tempestades? Pois, da mesma forma, o Espírito
Santo está arrulhando e chilrando, chamando-nos para que procuremos abrigo
contra as tempestades da tribulação que virá sobre a terra. O Senhor está nos
treinando, fazendo os nossos corpos ficarem leves e flexíveis para que possamos
subir” (ETTER, Maria Woodworth. Devocional. Série: Clássicos do Movimento
Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp.165-66).
CONCLUSÃO
Nesta
lição, vimos que a limpeza espiritual é prioridade absoluta como consequência
da obra expiatória de Cristo. Uma vez que Cristo nos salvou, fomos chamados
para ser santos. Atentemos para esse precioso chamado de Cristo Jesus!
PARA REFLETIR
• Qual era o objetivo para o estabelecimento da pia de bronze, conforme
a lição?
O objetivo era que antes de entrar ou sair do Tabernáculo, Arão e seus
filhos lavassem as mãos e os pés, pois o ofício era santo.
• Qual expressão deve ser destacada na lição?
Há que se destacar a expressão “para não morrer”.
• O que significa a Pia de Bronze?
O termo hebraico para “pia” é kyyor, que significa “lugar de se lavar”.
• De que era formado o interior da Pia de Bronze?
A Pia era de bronze polido, fabricado com o espelho das mulheres (Êx
38.8).
• Cite os dois aspectos do rito de lavagem dos sacerdotes.
A lavagem completa, mais a lavagem progressiva e constante.