Lições Bíblicas do 4° trimestre de 2018 -
CPAD | Classe: Adultos | Data da Aula: 9 de Dezembro de 2018 |DIA DA
BÍBLIA
TEXTO
ÁUREO
"Vigiai
e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto,
mas a carne é fraca." (Mt 26.41)
VERDADE PRÁTICA
Mesmo
com oração, a ausência de vigilância é terreno propício para que a tentação
encontre brechas e nos conduza à derrota espiritual.
LEITURA
DIÁRIA
Seg. Mt 26.41: A dupla advertência de
Jesus aos seus discípulos
Ter. 1Pe 5.8,9: Estar em alerta
e vigiar, pois o Diabo está à espreita
Qua. Ap 16.15: A surpresa da
vinda de Jesus requer que estejamos vigiando
Qui. Sl 141.3,4: A maior e mais
necessária vigilância a ser exercida pelo crente
Sex. Cl 4.2: Oração, vigilância
e gratidão são práticas importantes
Sab. Mt 24.44: A vigilância é
necessária, pois o Senhor virá a qualquer momento
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Mateus 24.45-51
45-
Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o Senhor constituiu sobre a sua
casa, para dar o sustento a seu tempo?
46-
Bem-aventurado aquele servo que o Senhor, quando vier, achar servindo assim.
47-
Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens.
48-
Porém, se aquele mau servo disser consigo: 0 meu senhor tarde virá,
49-
e começar a espancar os seus conservos, e a comer, e a beber com os bêbados,
50-
virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera e à hora em que ele não
sabe,
51-
e separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e
ranger de dentes.
HINOS SUGERIDOS: 98, 275,
548 da Harpa Cristã
OBJETIVO
GERAL
Conscientizar a respeito da
necessidade de vigilância espiritual.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
I- Interpretar a parábola dos dois
servos;
II- Reafirmar a necessidade de se ter
vigilância;
II- Valorizar o exercício do
discernimento.
• INTERAGINDO COM O PROFESSOR
A riqueza da Bíblia em
tratar dos assuntos espirituais já é de amplo conhecimento. Todavia, poucas
vezes se pensa acerca de sua capacidade em tratar de questões cruciais na
esfera estritamente humana, A parábola de hoje, conquanto contenha uma mensagem
especificamente escatológica, deixa entrever um fato corriqueiro do dia a dia:
O exercício do poder e da liderança oferecido a alguém que não possui condição
alguma para tal pode ser um desastre, pois entre outros males, essa pessoa pode
"abusar" de sua posição para oprimir as outras. A Bíblia, porém, é
muito clara a respeito desse tipo de atitude (1 Ts 4.6). Sejamos vigilantes,
pois o Senhor virá a qualquer momento e nos pedirá conta de todas as nossas
ações.
PONTO CENTRAL: A vigilância espiritual deve ser prioridade na vida do
discípulo de Cristo.
INTRODUÇÃO
O
texto da leitura bíblica em classe está inserido no centro de um conjunto de
ensinamentos do Senhor Jesus Cristo. A parábola que vamos estudar é o tema
central deste conjunto, ou ciclo, de ensinamentos que se inicia no versículo
três do capítulo 24 e se estende até o último versículo do capítulo 25. Jesus
está trazendo ensino escatológico para seus discípulos. Ele inicia suas
mensagens falando a respeito do princípio das dores, perseguições, falsos
profetas, esfriamento do amor, etc. (24.3-14), e segue falando sobre a Grande
Tribulação (24.15-28), decide então discorrer sobre sua própria volta e sobre o
arrebatamento dos salvos (24.29-31). Neste momento, visando ilustrar a
necessidade da vigilância (24.36-44), Ele aborda a necessidade de estarmos
preparados para sua vinda. Aprofunda-se então o tema central que é estarmos
vigilantes (24.45-51).
I - INTERPRETAÇÃO DA PARÁBOLA DOS DOIS SERVOS
1. O servo bom e fiel.
A
parábola é contada tendo como base uma com paração entre o comportamento de
dois servos. O primeiro, fiel e prudente, confiado em uma posição superior,
esforça-se para realizar, zelosamente, a tarefa recebida, porém, ele sabe que
não é administrador geral da casa, mas apenas um despenseiro. No entanto, por
ser um servo fiel e prudente, ele agora tem a oportunidade de demonstrar, na
prática, se realmente é sábio, pois o seu senhor o premia, promovendo-o a
administrador de todos os seus bens (vv.45-47).
2. O mau servo.
A
parábola não ilustra somente o perfil do servo fiel e prudente, pois mostra
quão antiético um servo pode ser quando colocado em posição superior a dos
serviçais, durante a ausência do senhor. Conforme a narrativa, o segundo servo,
recém- -promovido, agindo de forma antiética, preferiu agir como um tirano em
casa alheia, prevalecendo da momentânea posição e entregando-se à devassidão,
age irresponsavelmente contando com a demora do seu senhor (v.49). Ele parece
pensar que o seu senhor se atrasará (v.48). Por isso, começa a prevalecer-se e
resolve se "divertir", maltratando seus conservos, amigos de
trabalho. Agindo assim, ele revela seu verdadeiro caráter, isto é, mostra-se
maligno. Enquanto o primeiro servo foi promovido (v.47), este é jogado para
fora da casa, ou seja, ele terá a mesma sorte que está reservada aos servos
infiéis (v.51).
3. O destino escatológico.
Como
vimos, o primeiro servo, por sua fidelidade e bondade, será promovido, enquanto
o outro, por sua maldade e prevalecimento, será jogado para fora da casa. Ao
descrever o castigo reservado para o servo infiel, o Senhor Jesus abandonou a
linguagem parabólica para falar do destino final dos hipócritas, isto é, no
lugar para onde estes irão, "haverá pranto e ranger de dentes" (v.51).
A expressão "hipócrita", utilizada por Jesus, indica aqueles que
falam, mas não fazem, mas para se mostrarem perante os outros, observam apenas
de forma superficial e exterior a Lei de Deus, porém, sequer se aproximam do
seu cumprimento pleno e genuíno, pois isso só pode ser feito por aqueles que
têm um coração sincero e dedicado. Os hipócritas, porém, estão preocupados em
apenas "parecer" e não em "ser". O senhor da parábola
requer dos servos o cumprimento fiel da tarefa que lhes foi confiada. O servo
bom e fiel é aquele que se mantém ocupado, procurando sempre cumprir fielmente
as suas tarefas. Dessa forma, o servo estará sempre preparado para quando o seu
senhor retornar. Por outro lado, o mau servo é irresponsável e, prevalecendo da
confiança, abusa da posição e mostra-se indigno da posição que o seu senhor lhe
confiou. O discurso é claramente escatológico e tem como objetivo advertir os
ouvintes da necessidade de se viver de forma vigilante e prudente enquanto se
aguarda o retorno do Senhor (v.50).
SÍNTESE DO TÓPICO I
A parábola dos dois servos contrasta a postura de ambos
mostrando o que deve ser feito e o que é obrigatório evitar.
SUBSÍDIO EXEGÉTICO
"Jesus conta outra
parábola (que também poderia ser chamada de Parábola do Servo Bom e do Servo
Mau) sobre o tema da prontidão (cf. Mt 12.41-46). Nesta descrição, o senhor,
voltando de uma visita inesperada, encontra o servo administrador satisfazendo
ou recusando-se a satisfazer as necessidades dos outros servos. Considerando a
crítica que Jesus fez aos líderes judeus por desconsiderarem o bem-estar das
pessoas, este servo opressivo e esbanjador serve de comentário sobre as ações
dos governantes rejeitados (Mt 23.1-4,23,24).
"O castigo do
servo mau é severo. É igual ao dos 'hipócritas' (Mt 24.51; [...]; cf. também Mt
15.7; 22.18; 23.13-15,29). Jesus deixa claro que este não é mero castigo
terreno, mas de julgamento eterno (quanto ao choro e ranger de dentes, veja
também Mt 8.12; 13.42,50; 22.13; 25.30)" (SHELTON, James B. In ARRiNGTON,
French L; STRONDAD, Roger (Eds.). Comentário Bíblico Pentecostal. 1.ed. Rio de
Janeiro: CPAD, 2003, p.135).
II - UM CHAMADO À VIGILÂNCIA
1. Vigilância.
O
ensino sobre a vigilância é constante no ministério de Jesus (Mt 26.41). No
intuito de demonstrar de que forma devemos nos manter vigilantes, o Senhor
Jesus narrou a parábola dos dois servos, primeiramente contrastando o perfil de
ambos ao mostrar que um era bom e o outro mau. A ambos os servos o
"senhor" da narrativa confiou a tarefa de cuidar de seus conservos. O
bom os alimentava em quantidade e hora corretas. 0 mau os espancava,
desprezava-os, e como se ainda não fosse o bastante, comia e bebia com bêbados.
O servo bom, além de fiel, era vigilante, administrando bem aquilo que recebeu
do seu senhor. O destaque à vigilância, nesta parábola se manifesta como sendo
o exercício correto da mordomia, ou seja, o homem vigilante pratica a
administração responsável do que recebeu do seu senhor, sabendo que está
lidando com o que não é seu e que brevemente terá de prestar contas. O mesmo
princípio é rememorado pelo apóstolo Paulo quando em 1 Coríntios 4.1,2, diz:
"Oue os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos
mistérios de Deus. Além disso, requer-se nos despenseiros que cada um se ache
fiel". Jesus nos manda estar acordados, alertas, vigilantes, circunspectos
(Mt 25-13; Mc 14.34,37,38), isto é, precisamos estar (ompletamente alertas!
2. Ninguém sabe o dia.
A
necessidade de vigilância é clara, pois assim como os servos da parábola não
sabiam o momento certo do senhor deles voltar, ninguém sabe quando Jesus Cristo
virá (Mt 24.36). Por isso, antes de contar a parábola dos dois servos, no
versículo 43, Jesus explica isso de maneira breve, mas cristalina. O Mestre
utiliza a figura do pai de família dizendo que se este soubesse quando o ladrão
viria, vigiaria e estaria à sua espera, impedindo que o malfeitor fizesse mal à
família. Como não sabemos quando Jesus haverá de vir, devemos estar sempre
preparados (v.44), pois estar preparado a qualquer momento para a volta de
Cristo é parte da responsabilidade básica de todo discípulo autêntico (v.46).
Devemos fazer exatamente o que o servo fiel e prudente da parábola fez, pois
quando Cristo voltar seremos felizes se Ele nos "achar servindo
assim" (v.46). Não podemos nos esquecer que, assim como retratado pelo
Senhor Jesus Cristo na parábola, o "Dia do Senhor virá como o ladrão de
noite" (1 Ts 5.2).
SÍNTESE DO TÓPICO II
A vigilância é imprescindível, porém, ela só poderá
servir para algo se a vida da pessoa for pautada na postura do servo fiel e
prudente.
SUBSÍDIO DEVOCIONAL
"A respeito
daqueles que estão na igreja mas são infiéis ao Senhor, é impossível estarem
vigilantes e preparados para a volta inesperada de Cristo, se os tais não creem
que Ele pode vir agora.
(1) Qualquer crente
professo que vive em pecado, julgando que Jesus tardará a vir, tornar-se-á como
o servo mau da parábola. Ele não percebe o risco da volta do Senhor pegá-lo de
surpresa ([...]).
(2) É significativo
Jesus associar a infidelidade e a hipocrisia à crença e ao desejo de que Ele
demore a voltar" (STAMPS, Donald. Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de
Janeiro: CPAD, 2006, p.1141).
III- VIVENDO COM DISCERNIMENTO
1. Vida dissoluta.
O
versículo 49 chama a atenção para a falta de prudência de alguém que começou a
conduzir sua vida de maneira dissoluta. Infelizmente, a postura do servo infiel
de espancar os conservos, além de comer e beber com os bêbados, revela um desejo
que precisava apenas de uma oportunidade para se manifestar. Tal comportamento
nos lembra de um momento anterior, no mesmo sermão, quando Jesus falou sobre os
dias de Noé. 0 Senhor disse que, naquele tempo, as pessoas "comiam,
bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na
arca" (Mt 24.38). Em outras palavras, as pessoas do tempo do “pregoeiro da
justiça" (2 Pe 2.5), viviam sem compromisso algum com Deus, e foram
surpreendidas pelo juízo divino (Mt 24.38,39). De igual forma, a vida dissoluta
do mau servo, e de pessoas que se comportam como ele, terão como destino um
lugar onde haverá choro e ranger de dentes (v.51).
2. Vida santa.
Desde
os tempos de Moisés, o povo de Deus é exortado a viver uma vida de santidade
(Lv 11.44,45), isto é, uma vida separada e consagrada totalmente ao Senhor.
Para o povo da nova aliança - a Igreja -, a mesma vida de santidade também é
requerida (1 Pe 1.16), pois temos mais luz e conhecimento em relação às coisas
de Deus do que o próprio povo de Israel. Por isso, precisamos viver uma vida
com discernimento, sabendo separar aquilo que, como santos e filhos de Deus,
convém, ou não, fazer (1 Co 6.12; 10.23). Hoje, mais do que em qualquer outra
geração de cristãos, precisamos nos lembrar de que, sem santificação,
"ninguém verá o Senhor" (Hb 12.14). Devemos ter isso muito claro em
nossos corações, lembrando também que o Senhor Jesus Cristo pode voltar a
qualquer momento (Mt 24.42).
3. Administrando os bens.
Jesus
contou a parábola dos dois servos para que os ouvintes, e todos nós, optássemos
em seguir o exemplo do servo fiel e prudente, evitando o trágico fim dos
hipócritas (v.51). A postura do servo bom e fiel, que administra os bens de seu
senhor conforme a justiça faz jus à própria expressão "servo", visto
que esta retrata o perfil de um ministro dedicado, alguém que se sente
satisfeito em cumprir o seu dever, que é servir ao seu senhor. De forma
semelhante, a Bíblia nos chama de despenseiros de Deus e diz que devemos ser
"bons" (1 Pe 4.10), ou seja, eficientes e dedicados. O apóstolo Paulo
também falou sobre este assunto dizendo ser necessário que "os homens nos
considerem como ministros", ou seja, servos ”e despenseiros", isto é,
administradores daquilo que Cristo coloca sob nossa responsabilidade, requerendo
apenas que cada um se ache, seja encontrado, fiel (1 Co 4.1,2). Portanto, mais
que fidelidade e prudência, o Senhor requer de nós que sejamos bons e fiéis
administradores do que não é nosso (1 Pe 5.2).
SÍNTESE DO TÓPICO III
O exercício do discernimento é um dos aspectos mais
importantes da caminhada de fé de um discípulo.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
"Nos
tempos antigos era um costume comum que os senhores deixassem um servo
encarregado de todos os assuntos da família. 0 servo, descrito como fiel e
prudente, corresponde aos discípulos, aos quais foi atribuída por Jesus uma
responsabilidade sem precedentes. Isto também descreve , aqueles que são
indicados para posições de liderança na igreja, que deverão estar desempenhando
fielmente suas obrigações quando Jesus (o
Senhor) chegar. Estes servos receberão grandes recompensas.
"Alguns
servos, entretanto, podem decidir aproveitar-se da sua posição de liderança,
maltratando os outros entregando-se ao prazer. O servo pode ter pensado que o
seu senhor estaria fora durante um longo período, mas certo dia, virá o senhor
num dia em que o não espera e à hora em que ele não sabe. Este será um evento
repentino e sem aviso prévio, e o mau servo será surpreendido 'no ato'. O
julgamento do senhor contra o seu mau servo será extremamente severo. Ainda
pior do que esse horrível castigo será o destino eterno do servo. Ele será
designado a um lugar onde haverá pranto e ranger de dentes (referência ao
inferno). O julgamento futuro de Deus é tão certo quanto a volta de Jesus à
terra" (Comentário do Novo Testamento. Vol 1. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD,
2009, p.146).
CONCLUSÃO
Há
pessoas que estão se conduzindo de modo dissoluto e fazendo mau uso dos bens
que o Senhor deixou em suas mãos. São maus servos. Correm o risco de serem
pegos de surpresa e acabarem lançados nas trevas exteriores, onde haverá choro
e ranger de dentes. Por outro lado, o servo vigilante está preparado para a
vinda de Jesus. Ele não apenas está vigilante como prega sobre a vinda de
Jesus, pois como bom ministro e despenseiro sabe que é seu dever anunciar a
vinda de Cristo. O vigilante guarda o que tem, exercitando seus talentos. Ele
administra com fidelidade os bens de seu Senhor, sabendo que um dia será
promovido às mansões celestiais.
PARA REFLETIR
A respeito de "Precisamos de Vigilância
Espiritual" responda:
• A parábola tem o que como base?
A
parábola é contada tendo como base uma comparação entre o comportamento de dois
servos.
• De acordo com a lição, o discurso do Senhor
é claramente escatológico e tem qual objetivo?
Advertir
os ouvintes da necessidade de se viver de forma vigilante e prudente enquanto
se aguarda o retorno do Senhor.
• O destaque à vigilância, nesta parábola, se
manifesta como o quê? O destaque à vigilância, nesta parábola se
manifesta como sendo o exercício correto da mordomia, ou seja, o homem
vigilante pratica a administração responsável do que recebeu do seu senhor,
sabendo que está lidando com o que não é seu e que brevemente terá de prestar
contas.
• O que Jesus quis dizer ao referir-se ao
tempo de Noé dizendo que as pessoas "comiam, bebiam, casavam e davam-se em
casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca"?
As
pessoas do tempo do "pregoeiro da justiça" (2 Pe 2.5), viviam sem
compromisso algum com Deus e foram surpreendidas pelo juízo divino (Mt 24.38,39).
• De acordo com o último subtópico da lição,
para que Jesus contou a parábola dos dois servos?
Jesus
contou a parábola dos dois servos para que os ouvintes, e todos nós, optássemos
em seguir o exemplo do servo fiel e prudente, evitando o trágico fim dos
hipócritas.