O Superintendente e a dinâmica da Escola Dominical - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

O Superintendente e a dinâmica da Escola Dominical

Tive o privilégio de crescer em um lar evangélico, meus pais ensinaram-me as Sagradas Letras desde a tenra idade. Durante minha trajetória cristã não descuidei de minha vida acadêmica e dediquei-me aos estudos da teologia, pedagogia, filosofia, sociologia e ciências das religiões. No entanto, os fundamentos da fé cristã não os aprendi nos bancos acadêmicos e sim nas classes da Escola Dominical. Assim, reconheço a importância da ED na formação do caráter cristão em minha vida. Contudo, eu não teria sido impactado se a ED que frequentei não tivesse sido dinâmica no processo do ensino-aprendizagem. Por isso, apresento neste artigo algumas orientações, em especial ao superintendente de como agir para dinamizar o ensino da ED:

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Curso de Secretariado para Igrejas Clique Aqui
4) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui
Matricule-se já ! 


1. Aprimoramento pessoal.
O Superintendente precisa ser dinâmico no processo ensino-aprendizagem das Escrituras. Não se pode confiar à liderança a quem seja apático ou desinteressado. As Escrituras requerem total dedicação de quem trabalha com o ensino (Rm 12.7). Nesta perspectiva, o Superintendente deve ser capaz de motivar e influenciar seus liderados por meio do exemplo em aprimorar seus conhecimentos pessoais.


Portanto, o Superintendente deve manter-se atualizado quanto ao currículo bíblico, à aplicação das práticas educativas e os processos de avaliação no âmbito da ED. O cuidado com a doutrina, o estudo da Bíblia Sagrada e a teologia não podem ser negligenciados. Outro aspecto a ser aprimorado é o zelo e o comprometimento para com a tarefa que lhe foi confiada por Deus e pelo seu pastor. Deste modo, o líder deve se esmerar em chegar no horário, se esforçar para não faltar, e ainda, se empenhar no incentivo à Igreja em frequentar e se tornar assídua deste imprescindível departamento de ensino cristão.

Aqueles que descuidam do aprimoramento não irão adiante, e estarão fadados ao descrédito e ao fracasso. Infelizmente muitos líderes de ED já estagnaram e se tornaram dirigentes de monótonos cultos dominicais. Domingo após domingo, a mesmice de sempre, fazendo e dizendo as mesmas coisas e como sequelas assistem passivamente a evasão dos alunos. Tal atitude é extremamente prejudicial à educação cristã.

2. Qualificação do corpo docente.
Os quadros de professores que integram a ED fazem toda a diferença na dinâmica do ensino da Palavra de Deus. Diante desta assertiva o corpo docente não pode ser formado por leigos sem aptidão para ensinar. Cabe ao Superintendente com o aval de seu pastor indicar para a cátedra das variadas classes somente os vocacionados e os capacitados para o magistério cristão.
Contudo é preciso admitir que tal escolha, muitas vezes, torna-se uma árdua e difícil missão. Por vezes, o líder da ED deverá prover os meios para a qualificação de seus professores. Além dos eventos institucionais promovidos pela CPAD e CGADB que muito contribuem na qualificação dos professores, o Superintendente pode e deve promover eventos na Igreja local com o propósito de maximizar o ensino do departamento sob sua liderança.

Neste propósito, o Superintendente deve conhecer as deficiências elementares de sua equipe, as reais necessidades de seu corpo docente e as principais limitações de seus professores. Assim, os temas a serem abordados nos eventos devem ser definidos somente após a análise detalhada dos problemas a serem equacionados.

Quando o Superintendente não promove nenhuma atividade de melhoria, nenhuma distorção é corrigida e nenhum equívoco é sanado, os mestres tornam-se enfadonhos e nada tem a acrescentar para seus alunos. Seus métodos e didática de ensino tornam-se obsoletos e os alunos desmotivados desistem das aulas e assim evadem-se da ED.

3. Adequação da Infraestrutura.
É lastimável que alguns templos foram edificados sem a preocupação com o espaço destinado a ED. Deste modo, por vezes, a liderança é obrigada a mesclar e até suprimir o número de classes da ED. Neste caso, cabe ao Superintendente buscar meios para adequar os espaços e assim propiciar dinamismo ao departamento de ensino.

Uma solução definitiva requer a construção de novos espaços e reforma, mas, na falta de espaços e recursos pode-se ajustar a estrutura existente. A nave do templo pode ser dividida em várias classes espalhadas e equidistantes uma das outras. Outras dependências podem ser usadas como salas, tais como, o refeitório, a secretaria, o estacionamento e até mesmo o pátio da Igreja.

Ao fazer uso destes recursos, o líder precisará de uma equipe coesa e compromissada, uma vez que a montagem e desmontagem destes espaços deverão ocorrer dominicalmente.

Se nenhum destes ajustes for possível ou até mesmo insuficiente para a demanda, então o Superintendente poderá buscar espaços junto ao poder público, tais como, escolas, creches e até praças. Por fim, ainda é possível, em comum acordo, fazer uso das instalações das moradias de membros da Igreja que residem próximo do templo e que estejam dispostos a cooperar.

Todos têm consciência dos prejuízos que as limitações de infraestrutura podem acarretar à ED, porém, com um pouco de boa vontade é possível equacionar estas dificuldades em lugar de usar as deficiências estruturais como pretexto em não se conduzir uma ED dinâmica.

4. Planejamento exequível.
Chama-se "planejamento exequível" aquele que pode ser executado, isto é, que é possível de ser realizado. Por isso, o líder precisa apresentar a sua equipe um plano que seja perfeitamente realizável. O planejamento também deve motivar os liderados, logo, não pode ser uma imposição do líder. Precisa ser elaborado com a participação de todos.


Aumentar o número de alunos, por exemplo, é um objetivo permanente a ser perseguido. Neste propósito, o marketing e os meios de comunicação devem ser usados sem nenhuma parcimônia.

Também é preciso planejar ações para melhorar a frequência e a pontualidade dos alunos. Uma estratégia eficiente é promover premiação aos alunos que conseguirem melhoria de seus índices de assiduidade na ED.

Os eventos especiais também carecem de um planejamento minucioso. Para tanto, se faz necessário à distribuição de um calendário com as datas pré-agendadas. São imprescindíveis reuniões regulares para os ensaios de todas as etapas da programação. O Superintendente deve fiscalizar pessoalmente a execução de cada passo do planejamento, orientar e ajustar o que for necessário. Com este cuidado, todo o evento surtirá o efeito desejado.

Todos estes planejamentos são de responsabilidade do Superintendente da ED. Uma programação bem organizada e bem executada trará dividendos para o reino de Deus, o evangelho será proclamado, almas serão salvas e restauradas, vidas serão edificadas e o nome do Senhor Jesus Cristo será glorificado.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
O dinamismo da ED depende do comprometimento do líder vocacionado por Deus para o ministério do ensino. A qualificação do corpo docente, o bom uso da infraestrutura disponível, a elaboração de um projeto de excelência e a consequente motivação dos alunos são o reflexo do aprimoramento e dedicação pessoal do Superintendente da ED.

Artigo: PR. Douglas Roberto A.B | Ensinador Cristão, n° 75

Estudo Publicado em Subsídios EBD – Site de Auxílios Bíblicos e Teológicos para Professores e Alunos da Escola Dominical.

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad