TEXTO ÁUREO
“Falou-lhes,
pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue năo andará
em trevas, mas terá a luz da vida.”
(Jo
8.12)
VERDADE PRÁTICA
Tal
como as lâmpadas do Tabernáculo brilhavam continuamente, assim devemos nós
resplandecer neste mundo de apostasias, iniquidades e trevas.
LEITURA DIÁRIA
Segunda – Êx 25.37-40: A
fabricação das lâmpadas
Terça – Êx 30.7,8: O acendimento das lâmpadas
Quarta – Êx 39.37: As lâmpadas eram de puro ouro
Quinta – Lv 24.4: A ordem das lâmpadas
Sexta – Jo 8.12: Jesus é a luz do mundo
Sábado – Mt 5.14: Nós somos a luz do mundo
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Levítico
24.1-4
1 -
E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
2 -
Ordena aos filhos de Israel que te tragam azeite de oliveira, puro, batido,
para a luminária, para acender as lâmpadas continuamente.
3 -
Arão as porá em ordem perante o SENHOR continuamente, desde a tarde até é manhã,
fora do véu do Testemunho, na tenda da congregação; estatuto perpétuo é pelas
vossas gerações.
4 -
Sobre o castiçal puro porá em ordem as lâmpadas perante o SENHOR continuamente.
OBJETIVO GERAL
Conscientizar
de que assim como as lâmpadas do Tabernáculo brilhavam continuamente, devemos
nós resplandecer neste mundo de trevas.
HINOS SUGERIDOS: 266,
390, 595 da Harpa Cristã
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo,
os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada
tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos
subtópicos.
I. Mostrar a tipologia do
candelabro de ouro;
II. Saber que Jesus é a luz
eterna e perfeita;
III. Compreender que
precisamos manter a luz brilhando continuamente.
INTERAGINDO COM O
PROFESSOR
Professor (a), estamos caminhando para a conclusão do trimestre
e também do livro de Levítico. Na lição de hoje avançaremos um pouco mais e
estudaremos parte do capítulo 24. Contudo é importante que você leia e anote as
divisões principais de todo o capítulo. Veremos que aqui Moisés fez um breve
resumo a respeito da lei acerca das lâmpadas e do pão da proposição (vv. 1-9),
e um resumo a respeito da violação da lei contra a blasfêmia (vv. 10-14, v.
23). As lâmpadas do Tabernáculo precisavam ser mantidas acessas constantemente
e para isso o povo precisava fornecer o azeite, o combustível que alimentava as
chamas. Israel era um povo sacerdotal, escolhido pelo Senhor para mostrar a
todas as nações que a luz do mundo, Jesus, viria para iluminar os corações de
todos os homens, gentios e judeus. Hoje, pela fé em Jesus Cristo, fomos feitos
reis e sacerdotes e temos a responsabilidade de ser “sal” da terra e “luz” do mundo
(Mt 6.13,14).
INTRODUÇÃO
O
candelabro era o objeto de maior destaque no interior do Tabernáculo, por ser
todo de ouro e pela luz que emitia. Se levarmos em conta a sua simbologia,
concluiremos que ele representava o testemunho e o serviço do ministério
levítico. O seu brilho singular e constante indicava que todas as obrigações
sacerdotais e congregacionais estavam sendo rigorosamente cumpridas de acordo
com a orientação divina.
A
Igreja de Cristo, como a luz do mundo, tem a obrigação de luzir sempre nas
trevas. Mas, se ela vier a perder o seu fulgor, que diferença haverá entre nós
e o mundo? É chegada a hora, pois, de mantermos nossos candelabros acesos, pois
o Cordeiro de Deus anda por entre eles, exigindo, de cada um de nós, perfeito brilho.
PONTO CENTRAL
A lâmpada no
Tabernáculo não poderia se apagar.
I – O CANDELABRO DE
OURO
Didaticamente,
o Senhor ordenou o fabrico do candeladro, a fim de que os filhos de Israel se
conscientizassem de sua missão profética, sacerdotal e real no mundo. Era plano
de Deus que, por intermédio dos israelitas, todos os povos viessem a ser
abençoados com a vinda do Messias: Jesus Cristo.
1. O fabrico do candelabro.
Segundo
a determinação divina, os artífices fizeram um candelabro de ouro puro e batido
(Êx 25.31). A mobília foi de tal forma trabalhada, que formava uma só peça com
o seu pedestal, hastes, cálices, maçanetas e flores. Em seu feitio Bezaleel e
Aoliabe precisaram de um talento de ouro, de 35 a 40 quilos aproximadamente (Êx
25.39).
Toda
a peça era rigorosamente simétrica e harmônica (Êx 25.31-36). Doutra forma, a
sua luz jamais viria a brilhar com a intensidade e a perfeição que Deus requer
de cada um de seus filhos (Mt 5.16).
2. A luz do candelabro.
O
azeite para as lâmpadas foi trazido, voluntária e generosamente, pela
congregação de Israel (Êx 25.6). Tendo em vista o significado do candelabro
para o culto sagrado, o azeite teria de ser puro e batido; o moído era de
qualidade inferior. Sem essas qualidades, o Tabernáculo do Senhor ficaria na
penumbra ou até mesmo em trevas. Que simbologia extraímos daqui? Jesus requer
de cada um de nós uma luz de comprovada excelência (Mt 6.23). Nós somos a luz
do mundo.
3. O seu lugar no
tabernáculo.
Para
quem entrava no lugar santo, o candelabro de ouro ficava no lado esquerdo, ou
na parte sul do Tabernáculo (Êx 26.35). Nessa posição, o candelabro, plenamente
aceso, proporcionava uma visão única e emblemática da glória de Deus. Se por um
lado, lembrava o próprio Cristo, por outro, fazia uma clara referência à Jerusalém
Celeste (Ap 1.12,13; 21.18,21).
Mas
para que este brilho perdurasse, era imperioso que Arão e seus filhos cuidassem
diariamente do candelabro (Êx 30.7,8). À luz do dia, limpavam-no, provendo-o de
azeite. E, quando a noite chegava, ele já estava pronto a reluzir novamente.
Assim devemos nós agir em relação ao mundo. Só viremos a reluzir se nos dermos
à leitura da Bíblia Sagrada, à oração e ao jejum.
SÍNTESE DO TÓPICO I
O candelabro de ouro
deveria permanecer aceso.
SUBSÍDIO
BÍBLICO-DIDÁTICO
Leis a respeito das lâmpadas
O povo devia fornecer o azeite (v. 2), e ele, como todas as
outras coisas seriam usadas a serviço de Deus, devia ser o melhor — puro azeite
de oliva, batido, provavelmente seria duplamente filtrado — para acender as
lâmpadas continuamente. Todas as nossas cópias em inglês apresentam a leitura
‘lâmpadas’, no plural. Porém, no texto original, o termo está no singular no
versículo 2 — para acender a lâmpada
continuamente; mas no plural no versículo 4 — porá em ordem as lâmpadas. As
sete lâmpadas formavam uma única lâmpada, e em alusão a isto o bendito Espírito
da graça é representado por sete lâmpadas de fogo diante do trono (Ap 4.5),
pois há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo, 1 Coríntios 12.4.
Os sacerdotes deviam administrar as lâmpadas. Eles deviam cortar
os pavios queimados, limpar os castiçais e colocar neles o azeite, desde a
tarde até a manhã, vv. 3,4. Tal é o trabalho dos ministros do Evangelho — eles
devem apresentar esta palavra de vida, não ascender novas lâmpadas, mas, expor
e pregar a palavra, tornando a sua luz mais clara e abrangente. Esta era a
maneira usual de manter as lâmpadas acessas” (HENRY, Matthew. Comentário
Bíblico Antigo Testamento. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p. 427).
II – JESUS, A LUZ ETERNA
E PERFEITA
O
candelabro simbolizava Jesus Cristo, a sua Igreja e cada um de nós.
1. Jesus, a luz do mundo.
No
Apocalipse, o Senhor Jesus anda livremente entre os candelabros (Ap 1.12,13).
Na descrição do Evangelista, observamos que somente a luz do Cordeiro é capaz
de levar os castiçais a refulgirem. Ele é a luz do mundo (Jo 8.12). Portanto,
só podemos brilhar se estivermos em perfeita comunhão com o Filho de Deus. Ele
veio a este mundo exatamente para iluminar as regiões da sombra e morte (Is
9.2).
2. A Igreja é a luz do
mundo.
Aos
seus discípulos, o Senhor Jesus foi claro e decisivo: “Vós sois a luz do mundo”
(Mt 5.14). Enquanto Ele estava no mundo, Ele era de fato a luz do mundo (Jo
9.5). Mas após a sua ascensão ao Céu, a missão de iluminar este século passou a
ser nossa. E, agora, somos exortados a brilhar não somente como um candelabro,
mas como verdadeiros astros (Fp 2.15). Portanto, quanto mais anunciarmos o
Evangelho e ensinarmos a justiça divina, mais glorificaremos a Deus com a luz
de nosso testemunho e confissão (Dn 12.3).
3. O crente como luz do
mundo.
Individualmente,
o Senhor Jesus exorta cada crente a agir como luz do mundo (Lc 11.35). A luz da
confissão de Estêvão brilhou de tal forma, que os seus algozes viram-lhe o
rosto como se fosse a face de um anjo (At 6.15). Apesar de apedrejado, o seu
testemunho ainda hoje reluz, legando-nos um exemplo de pureza, fé e coragem.
Ele foi de fato, em todas as coisas, como um candelabro reluzente e glorioso
nas mãos do Senhor.
SÍNTESE DO TÓPICO II
O candelabro de ouro
apontava para Jesus Cristo, a luz eterna e perfeita.
SUBSÍDIO
BÍBLICO-TEOLÓGICO
O crente como o sal da terra e a luz (Mt 5.13-16)
“O ‘sal’ é valorizado por dois atributos principais: gosto e
conservação. Não perde sua salinidade se é cloreto de sódio puro. Isto nos leva
à sugestão do que Jesus quis dizer quando disse [que] os discípulos deixariam
de ser discípulos se eles perdessem o caráter de sal. O sal não refinado
extraído do mar Morto continha mistura de outros minerais. Deste sal em estado
natural o cloreto de sódio poderia sofrer livixiação em consequência da
umidade, tornando-o imprestável (Jeremias, 1972, p.169). O ensino rabínico
associava a metáfora do sal com sabedoria. Esta era a intenção de Jesus, visto
que a palavra grega traduzida por ‘nada mais presta’ tem ‘tolo’ ou ‘louco’ como
seu significado radicular. É tolice ou loucura os discípulos perderem o caráter,
já que assim eles são imprestáveis para o Reino e a Igreja, e colhem o desprezo
de ambos.
No Antigo Testamento ‘luz’ está associada com Deus (Sl 18.28;
27.1), e o Servo do Senhor e Jerusalém estão revestidos com a luz de Deus. O
Servo será luz para os gentios, e todas as nações virão à luz de Jerusalém (Is
42.6; 49.6; 60.1-3). É neste sentido de ser luz para as nações que Jesus
identifica os discípulos como luz. Esta ideia antecipa a conclusão do Evangelho
de Mateus: ‘Portanto, ide, ensinai todas as nações [ou fazei discípulos]’ (Mt
28.19). No capítulo anterior, Mateus identificou Jesus como a ‘grande luz’ de
Isaías na Galileia gentia (Mt 4.15,16). Agora os discípulos são chamados para
serem portadores da luz (Comentário Bíblico Pentecostal: Novo Testamento. 2.ed.
Rio de Janeiro: CPAD, 2004, pp.43,44).
III – MANTENDO A LUZ
BRILHANDO CONTINUAMENTE
A
fim de que a nossa luz brilhe continuamente, mantenhamos estas três coisas
básicas: nossa união com Cristo, nossa comunhão fraternal e nosso testemunho
diário.
1. Nossa união com Cristo.
Para
reluzirmos como luz do mundo, nossa união com Cristo é imprescindível. O
candelabro visto por Zacarias ardia de forma ininterrupta, pois estava ligado a
um vaso de azeite, e este, por sua vez, achava-se conectado a duas oliveiras
(Zc 4.1-3). Dessa forma, havia um fluxo contínuo de azeite àquele candelabro,
que, naquela hora tão difícil para o povo de Deus, brilhava para sempre.
Jesus
é a “oliveira”, na qual fomos enxertados (Rm 11.17-24). Unidos a Ele, jamais
nos faltará o precioso azeite, para vivermos uma vida plena e vitoriosa (1 Jo
2.20).
2. Nossa comunhão fraternal.
O
candelabro, embora se destacasse por seus ricos e variados detalhes, formava
uma única peça (Êx 25.31). O mesmo podemos dizer da Igreja de Cristo. Embora
formada por membros de várias procedências e origens, constitui um único corpo
(1 Co 12.13). Agora, todos somos um em Cristo (Rm 12.5). E, por esse motivo,
temos de preservar o vínculo do amor fraternal (Ef 4.3; Cl 3.14). Se nos
amarmos como Cristo nos recomenda, seremos conhecidos como seus discípulos (Jo
13.34).
A
Igreja, como o candelabro de Cristo, deve ser reconhecida por sua unidade, por
seu amor e por sua comunhão no Espírito Santo (2 Co 13.13). Não há luz tão
intensa como a comunhão cristã.
3. Nosso testemunho diário.
Nosso
testemunho cotidiano não deixa de ser uma expressão profética, pois, de forma
veemente, protesta contra o pecado. Lembremo-nos de que o candelabro era
adornado por figuras de amendoeiras, nas quais brotavam a luz gloriosa (Êx
25.33). Esta foi a árvore que marcou o chamamento do profeta Jeremias (Jr 1.11,12).
Na tipologia profética, ela é árvore despertador, por ser a primeira a
florescer na primavera.
Quando
o mundo vê o bom testemunho de um cristão, o nome do Pai Celeste é glorificado
(Mt 5.16). Nosso testemunho diário está intimamente relacionado à luz. Se for
realmente bom, nosso candelabro cumpre fielmente a sua missão. Eis por que cada
um de nós deve ser um padrão de boas obras (Tt 2.7).
SÍNTESE
DO TÓPICO III
Precisamos manter a luz de Cristo
brilhando continuamente em nós.
SUBSÍDIO BÍBLICO-TEOLÓGICO
Por que a igreja deve se
caracterizar pelos pontos distintivos de santidade, de união e de amor?
Para explicar de forma simples, o caráter da igreja deve
refletir o caráter de Deus. Devemos ser santos, unidos e amorosos, porque Deus
é Santo, é um e é Amoroso. Paulo diz aos coríntios: ‘Sede meus imitadores, como
também eu, de Cristo’ (1 Co 11.1). Deus pretende expor seu próprio reflexo na
igreja. Em geral, observamos isso no capítulo 1 e 2. O evangelho da igreja é a
sabedoria de Deus, não a sabedoria do mundo (1 Co 1.17—2.16). Paulo escreve:
‘Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus,
para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus’ (2.12). E
escreve alguns versículos adiante: ‘Nós temos a mente de Cristo’ (2.16b). Em
suma, a obra transformadora do evangelho na vida da Igreja concede-lhe a mente
de Cristo e a torna mais semelhante a Deus que ao mundo. E o reflexo dEle na
Igreja — por meio da proclamação e da vida santa, unida e amorosa — é a exata
matéria do testemunho da Igreja. Conforme examinamos cada uma dessas
características, observamos que seu fim último não é melhorar a saúde moral da
sociedade, embora isso possa ser um subproduto, mas refletir a Deus (DEVER,
Mark. A Mensagem do Novo Testamento. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, p. 187).
CONCLUSÃO
Jesus
anda por entre os castiçais. Ele vê nossas obras, sonda nossas intenções e mede
a intensidade de nossa luz. Supervisionando-nos, o Senhor remove e tira
castiçais (Ap 2.5). Como está a nossa lâmpada? Ela tem de estar rigorosamente
limpa, a fim de brilhar intensamente neste mundo tenebroso. Que Deus nos ajude.
Veja também as novas lições de
Adultos
PARA REFLETIR
A respeito de “A
Lâmpada Arderá Continuamente”, responda:
1) O que era o candelabro?
O
candelabro era o objeto de maior destaque no interior do Tabernáculo, por ser
todo de ouro e pela luz que emitia.
2) Qual o seu significado?
Jesus
requer de cada um de nós uma luz de comprovada excelência (Mt 6.23). Nós somos
a luz do mundo.
3) Como ele foi trabalhado?
Segundo
a determinação divina, os artífices fizeram um candelabro de ouro puro e batido
(Êx 25.31). A mobília foi de tal forma trabalhada, que formava uma só peça com
o seu pedestal, hastes, cálices, maçanetas e flores.
4) Por que a Igreja é a luz
do mundo?
Enquanto
Jesus estava no mundo, Ele era de fato a luz do mundo (Jo 9.5). Mas após a sua
ascensão ao Céu, a missão de iluminar este século passou a ser nossa.
5) Como está a sua luz neste
momento?
Resposta
pessoal.