Lições
Bíblicas:
CPAD
Trimestre: 1° de 2018 – 4 de Fevereiro de 2018
TEXTO ÁUREO
"Visto
que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos
céus, retenhamos firmemente a nossa confissão." (Hb 4.14)
VERDADE PRÁTICA
Como
Filho de Deus e Sumo Sacerdote, Jesus intercede eficazmente por sua Igreja.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Hb 4.14 Jesus, Sumo
Sacerdote qualificado para representar os homens diante de Deus
Terça - Hb 4.15: Jesus,
Sumo Sacerdote identificado com a condição humana
Quarta – Hb 5.4: Jesus, Sumo Sacerdote e ministro do santuário
Quinta - Hb 5.7 Jesus, o
Sumo Sacerdote de vida santa
Sexta - Hb 5.8,12.28: Jesus,
o Sumo Sacerdote obediente e submisso que nos ensina
Sábado – Hb 5.9-14: Jesus,
o Sumo Sacerdote transcendente e necessário
LEITURA BÍBLICA EM
CLASSE
Hebreus
4.14-16; 5.1-14:
14
Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou
nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão.
15
Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas
fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.
16
Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar
misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.
Hebreus 5.1-14:
1
PORQUE todo o sumo sacerdote, tomado dentre os homens, é constituído a favor
dos homens nas coisas concernentes a Deus, para que ofereça dons e sacrifícios
pelos pecados;
2
E possa compadecer-se ternamente dos ignorantes e errados; pois também ele
mesmo está rodeado de fraqueza.
3
E por esta causa deve ele, tanto pelo povo, como também por si mesmo, fazer
oferta pelos pecados.
4
E ninguém toma para si esta honra, senão o que é chamado por Deus, como Arão.
5
Assim também Cristo não se glorificou a si mesmo, para se fazer sumo sacerdote,
mas aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, Hoje te gerei.
6
Como também diz, noutro lugar: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de
Melquisedeque.
7
O qual, nos dias da sua carne, oferecendo, com grande clamor e lágrimas,
orações e súplicas ao que o podia livrar da morte, foi ouvido quanto ao que
temia.
8
Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu.
9
E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que
lhe obedecem;
10
Chamado por Deus sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.
11
Do qual muito temos que dizer, de difícil interpretação; porquanto vos fizestes
negligentes para ouvir.
12
Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos
torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos
haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento.
13
Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na
palavra da justiça, porque é menino.
14
Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm
os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.
HINOS SUGERIDOS: 152,
291,402 da Harpa Cristã
OBJETIVO GERAL
Pontuar o sacerdócio do Senhor Jesus como superior à ordem
levítica e que, por isso. Ele teve autoridade para inaugurar uma nova ordem.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor
deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo l refere-se ao tópico l
com os seus respectivos subtópicos.
I. Demonstrar biblicamente a
natureza da superioridade do sacerdócio de Jesus Cristo;
II. Ensinar que o sacerdócio de
Cristo foi superior quanto ao serviço;
III. Expressar a importância
teológica do sacerdócio do Senhor Jesus.
• INTERAGINDO COM O
PROFESSOR
Hebreus 4.14-16 talvez seja a
passagem mais enfática acerca da perfeição do ministério sacerdotal de Jesus
Cristo. Ali, o texto apresenta nosso Senhor como um sumo sacerdote capaz de
compadecer-se de nossas fraquezas porque Ele havia sido tentado em tudo. Com
base nesse fato que o autor aos Hebreus encoraja os cristãos: "Cheguemos,
pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia
e achar graça, afim de sermos ajudados em tempo oportuno" (v.16). Encoraje
sua classe a partir dessa Palavra!
INTRODUÇÃO
A
doutrina do sacerdócio de Jesus começa a ser exposta a partir de Hebreus
4.14-16. Nessa seção o autor apresenta Jesus como "o grande sumo sacerdote
que penetrou os céus". Jesus, portanto, era um Sumo Sacerdote grandioso, misericordioso
e compassivo. Na seção de Hebreus 5.1-10, o autor sacro apresenta de forma
detalhada uma discussão sobre as atribuições e qualificações do sacerdócio. A
intenção dele é mostrar que o sacerdócio de Jesus superou o sacerdócio arônico
e a ordem levítica em grandeza e qualificação. Os sacerdotes humanos eram
cobertos de fraquezas e defeitos e, por isso, pouco podiam fazer pelos homens.
Todavia, Jesus, como Sumo Sacerdote, era de uma ordem superior e perfeita e,
por conta disso, capaz de condoer-se e socorrer os que a Ele recorrem. Por fim,
o autor finaliza censurando os crentes pela ignorância deles frente a uma
doutrina de tão grande relevância.
I - UM SACERDÓCIO
SUPERIOR QUANTO A QUALIFICAÇÃO
1.
Por representar melhor os homens diante de Deus.
O escritor de Hebreus
mostra que o sumo sacerdote do Antigo Pacto era escolhido dentre seus pares (Hb
5.1). Com essa exposição o autor quer chamar a atenção para o mistério da
encarnação, quando Deus se humaniza para tratar com os homens. Mesmo porque, como
afirma certo teólogo, "é necessário que um homem seja escolhido para
representar homens ao tratar dos pecados deles contra Deus". Jesus, nosso
Sumo Sacerdote, é quem nos apresentou diante de Deus. Ao contrário do
sacerdócio arônico, que oferecia ofertas e sacrifícios. Jesus ofereceu sua
própria vida como oferta a Deus em nosso favor (Hb 4.14-16).
2. Por compreender melhor a
condição humana.
Para
melhor compreender a condição humana, o autor prossegue com sua exposição da
função sacerdotal. O sumo sacerdote era alguém tirado de entre o povo e com a
capacidade de compreender a condição humana. A palavra
"compadecer-se" (Hb 5.2,3) traduz o termo grego metriopatheia, que significa escolher um meio termo a fim de se
evitar os extremos. Um sacerdote que trabalhava com as exigências da Lei e, ao
mesmo tempo com as fraquezas humanas, necessitava, a todo momento, evitar os
extremos. Isso se tornava mais emblemático quando ele precisava fazer
sacrifícios pêlos pecados alheios e os seus próprios. Ele não poderia ser
complacente com o pecado nem tampouco agir com extrema severidade. Na mente do
autor sagrado somente Jesus, o Sumo Sacerdote perfeito, pôde cumprir esse
requisito.
3. Pela posição que exerceu.
Não
era sumo sacerdote quem quisesse ser, mas aquele a quem o Senhor chamasse (Hb
5.4). O contexto deixa claro que a palavra "honra" tem o sentido de
"cargo" ou "posição" e está relacionada ao ministério
sacerdotal ao qual o Senhor delegou a alguém. Ser um ministro do altar era algo
extremamente honroso, de grande importância e de muita responsabilidade. Tanto
Arão como seus filhos foram escolhidos diretamente por Deus para esse
ministério (Êx 28.1; SI 105.26). Jesus, nosso Sumo Sacerdote, em tudo foi
superior e mais honrado do que Arão visto pertencer a uma ordem sacerdotal
superior e haver sido enviado do céu para essa missão.
SÍNTESE DO TÓPICO l
O sacerdócio de Cristo é mais qualificado do que o de Arão e o
da ordem levítica porque representa melhor o ser humano diante de Deus, pois
compreende a condição humana, e também por pertencer ao "sacerdócio do
céu".
SUBSÍDIO DIDÁTICO
Enfatize a superioridade da qualificação do sacerdócio de Cristo
em relação ao de Arão e ao da ordem levítica. Utilize o ayxílio do esquema
abaixo.
AS RAZÕES DA
SUPERIORIDADE DA QUALIFICAÇÃO DO SACERDÓCIO
|
||
Representa melhora ser humano diante
de Deus:
|
Compreende melhor a condição humana:
|
Pertence a um sacerdócio superior
|
Jesus, nosso sumo sacerdote, é quem
nos apresentou diante de Deus. Ao contrário do sacerdócio arônico que
oferecia ofertas e sacrifícios, Jesus ofereceu sua própria vida como oferta a
Deus em nosso favor (Hb 4.14-16).
|
Um sacerdote que trabalhava com as
exigências da Lei e, ao mesmo tempo com as fraquezas humanas, necessitava, a
todo tempo evitar os extremos. Na mente do autor sagrado somente Jesus, o
sumo sacerdote perfeito, pôde cumprir com esse requisito [porque ninguém como
Ele compreendia tão bem a condição humana].
|
Não era sumo sacerdote quem quisesse
ser, mas aquele a quem o Senhor chamasse [Hb 5.4). [...] Jesus, nosso sumo
sacerdote, em tudo foi superior e mais honrado do que Arão visto pertencer a
uma ordem sacerdotal superior e haver sido enviado do céu para essa missão.
|
II - UM SACERDÓCIO
SUPERIOR QUANTO AO SERVIÇO
1. Pela realeza e o
propósito pelo qual viveu.
Em
sua exposição sobre o sacerdócio de Cristo, o autor combina o Salmo 2.7 com o
110.4. Essas citações servem para o autor sacro argumentar a favor da filiação
divina e da realeza do sacerdócio de Jesus. Respeitados especialistas em Antigo
Testamento ressaltam que o tipo de "messias" que os judeus da época
de Jesus esperavam era de natureza político-religiosa. Entretanto, os textos
dos Salmos mostram que Jesus Cristo não era um messias político nem meramente
religioso, mas o Messias aclamado por Deus em Salmos 2.7 e reconhecido pelo Pai
como Sumo Sacerdote em Salmos 110.4: o Messias que os cristãos reconhecem como
o Filho de Deus, Rei e Sumo Sacerdote do Novo Pacto. Nosso Cristo, mesmo sendo
Filho de Deus, não glorificou a si mesmo nem tampouco buscou honra para si, mas
exerceu o sacerdócio por meio da vontade do Pai (Fp 2.5-7).
2. Pela vida santa que
possuía.
A
primeira parte do versículo sete do capítulo cinco de Hebreus é usada pelo
autor sacro para se referir à vida piedosa de Jesus. Intercessão, compaixão,
oração e súplicas são qualidades presentes em um verdadeiro sacerdote. O autor
destaca que os fatos por ele levantados aconteceram quando Jesus ainda exercia
seu ministério terreno, revelando dessa forma o seu viver santo. Os intérpretes
destacam que esses fatos estão relacionados com a oração de Jesus no Getsêmani
(Mc 14.33-36), conforme narra os Evangelhos e serve para mostrar que um
sacerdote assim, santo, piedoso e compassivo, é capaz de condoer-se das
fraquezas humanas e dos que sofriam.
3. Pela submissão que
demonstrou.
A
expressão "foi ouvido quanto ao que temia" (Hb 5.7, ARC) é traduzida
na Almeida Revista e Atualizada (ARA) como "tendo sido ouvido por causa da
sua piedade". A razão da diferença nas traduções é a palavra eulabeia usada pelo autor. Essa palavra
só aparece duas vezes no Novo Testamento grego e as duas ocorrências
encontram-se em Hebreus: uma aqui no capítulo 5 e outra em Hebreus 12.28. Em
Hebreus 12.28, tanto a ARC como a ARA traduzem como "reverência". Não
há dúvida que este último sentido deve ser mantido aqui. Eulabeia, portanto,
mantém o sentido de um temor piedoso e reverente. O viver temente de Jesus o
conduziu a suportar o sofrimento em favor da humanidade e, dessa forma, a
completar a obra expiatória em favor de todos.
SÍNTESE DO TÓPICO II
A realeza, o propósito pelo qual viveu, a vida santa que possuía
e a submissão demonstrada no seu ministério apontam para superioridade do
serviço de Cristo.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
Filho e sacerdote (5.5,6).
O autor cita duas passagens. A primeira estabelece o direito de
Jesus, na condição de filho, de ministrar no próprio céu (cf.8.3-6). A segunda,
estabelece seu direito de servir na terra como Sumo Sacerdote. A razão pela qual
é importante traçar o sacerdórcio de Jesus desde Melquisedeque é discutida no
capítulo 7.
Obediência (5.7,8). Obedecer é responder de acordo com o pedido
ou o comando de outra pessoa. Ambos os Testamentos deixam claro que a
obediência a Deus cresce em direção ao relacionamento pessoal com Ele e é
motivado pelo amor. Duas das mais importantes passagens das epístolas examinam
a obediência de Cristo. Filipenses 2 focaliza a atitude de humildade e
renúncia, expressas na encarnação de Cristo. E sua trajetória até a cruz. Essa
passagem. Hebreus 5, discute o significado da obediência de Cristo. Ao aprender
a obedecer ele estabeleceu suas credenciais como um verdadeiro ser humano,
vivendo da mesma maneira que vivemos, no que diz respeito à obediência a Deus.
Assim qualificado, Jesus tornou-se o 'Autor da salvação eterna para todos os
que lhe obedecem'" (RICHARDS,
Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia: Uma análise de Gênesis a Apocalipse
capítulo por capítulo. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p.859).
CONHEÇA MAIS
Todo
o sumo sacerdote
Duas qualificações são necessárias para um verdadeiro
sacerdócio, (1) O sacerdote deve ser compassivo, manso e paciente com aqueles
que se desviam por ignorância, por pecado involuntário e por fraqueza (v.2;
4.15; cf. Lv 4; Nm 15.27-29).
(2) Deve ser designado por Deus (vv.4-6). Cristo satisfaz ambos
requisitos.
[...] Cristo aprendeu pela experiência o sofrimento e o preço
que com frequência se paga pela obediência a Deus num mundo corrupto (cf. 12.2;
Is 50.4-6; Fp 2.8). Ele se tornou o Salvador e sumo sacerdote perfeito, porque
seu sofrimento e morte na cruz ocorreram sem pecado. Por isso, Ele estava
qualificado em todos os sentidos (vv.1-6), para nos prover a eterna salvação.
Bíblia de Estudo Pentecostal", CPAD, pp.1905,06.
III. UM SACERDÓCIO
SUPERIOR QUANTO Ã IMPORTÂNCIA TEOLÓGICA
1. Uma doutrina
transcendente.
A
última parte da seção de Hebreus 5.11-14 forma um parêntese feito pelo autor
para chamar a atenção da importância teológica que possuía essa doutrina — o
sacerdócio de Jesus Cristo. A compreensão dessa doutrina era de suma
importância para o viver cristão, mas a falta de crescimento por parte dos
leitores tornava difícil para o autor torná-la compreendida. Era uma doutrina
que transcendia em muito aqueles princípios formadores da fé cristã. Requeria
maturidade, o que só teria sido possível se eles exercitassem suas mentes na
meditação da Palavra.
2. Uma doutrina essencial.
Se
por um lado essa doutrina era por natureza transcendente, por outro, formava o
âmago da fé cristã. A sua compreensão traz substância à nossa fé. Não era de
admirar que os hebreus estavam indolentes, desanimados e fracos. Não possuíam
uma fé substancial (Hb 5.13,14). Quando não se tem maturidade suficiente na
vida cristã fica difícil e, às vezes, impossível de se fazer escolhas
acertadas.
SÍNTESE DO TÓPICO III
A doutrina da superioridade sacerdotal de Cristo é
transcendental aos princípios formadores da fé cristã e essencial à nossa fé.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
Resumo
do capítulo [5]
O sumo sacerdote ocupava uma posição única na religião de
Israel, um cargo acessível tão somente a um descendente de Arão. Por isso, o
escritor se mostra cauteloso ao enumerar as qualificações de Cristo para esse
papel na fé, no Novo Testamento. O sumo sacerdote é tomado dentre os homens.
Sua comissão de representar a outros homens diante de Deus exige que Ele seja
uma pessoa sensível às necessidades dos seres humanos (v,4). Cristo foi
ordenado por seu Pai ao sacerdócio (vv.5,6). Cristo também cumpre as qualificações
de sensibilidade diante da fraqueza humana. Como homem, Jesus aprendeu a
obediência pelas cousas que sofreu (vv.7,8). Devidamente qualificado, foi
nomeado sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque e se transformou na
fonte de nossa salvação (vv,9,10). Isto posto, o autor lança mais uma
advertência devido à aparente incapacidade de seus leitores de perceberem até
mesmo as mais elementares verdades do cristianismo. Para caminhar em direção à
maturidade, devem se valer das verdades que têm ensinado, como guia a
distinguir o bem do mal. Para ser considerada alimento sólido e não leite, a
verdade deve ser explicitada na prática (vv.11-14)" (RICHARDS, Lawrence Q.
Guia do Leitor da Bíblia: Uma análise de Génesis a Apocalipse capítulo por capítulo.
Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p.859).
CONCLUSÃO
O final
do capítulo quatro de Hebreus e todo o capítulo cinco trazem aspectos
relevantes sobre o sistema sacerdotal nos dias bíblicos. Vimos que o autor
apresentou, primeiramente, as qualificações que eram exigidas para um sacerdote
e depois as contrastou com o Sumo Sacerdote perfeito, Jesus. O Filho de Deus
viveu toda a nossa condição humana e, como sacerdote perfeito, está habilitado
para interceder por nós. Esta é uma doutrina que todos devemos conhecer bem.
PARA REFLETIR
A
respeito de Cristo é Superior a Arão e à Ordem Levítica, responda:
• Ao contrário do sacerdócio arônico, o que Jesus ofereceu?
Jesus
ofereceu sua própria vida como oferta a Deus em nosso favor (Hb 4.14-16).
• Por que Jesus, nosso Sumo Sacerdote, em tudo foi superior e mais
honrado do que Arão?
Jesus,
nosso sumo sacerdote, em tudo foi superior e mais honrado do que Arão visto
pertencer a uma ordem sacerdotal superior e haver sido enviado do céu para essa
missão.
• Como foi estabelecido o sacerdócio de Jesus?
Jesus
foi aclamado por Deus como Messias davídico (SI 2.7) e como sumo sacerdote (SI
110.4). Portanto, o sacerdócio de Jesus se dá em razão da sua filiação divina.
• Quais as qualidades presentes em um verdadeiro sacerdote?
Intercessão,
compaixão, oração e súplicas são qualidades presentes em um verdadeiro
sacerdote.
• Como seria possível chegar à maturidade cristã?
Exercitando
a mente na meditação da Palavra.
SUBSÍDIO ADICIONAL
Fonte: Revista Ensinador Cristão - CPAD,
n° 72
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. Introdução
•Texto Bíblico: Hebreus 4.14-16; 5.1-14
2. l. Um sacerdócio superior quanto à Qualificação
• 1. Por representar melhor os homens diante de Deus.
• 2. Por compreender melhor a condição humana.
• 3. Pela posição que exerceu.
3. II. Um sacerdócio superior quanto ao Serviço
• 1. Pela realeza e o propósito pelo qual viveu.
• 2. Pela vida santa que possuía.
• 3. Pela submissão que demonstrou.
4. III. Um sacerdócio superior quanto à importância Teológica
• 1. Uma doutrina transcendente.
• 2. Uma doutrina essencial.
5. Conclusão
Nesta altura, chegamos numa seção crucial da Carta aos Hebreus:
A Supremacia do Sumo Sacerdócio de Cristo. O início dessa seção resgata o fato
de que o Senhor Jesus, por intermédio de seu sacerdócio supremo, torna aberto o
caminho para todas as pessoas aproximarem-se ao trono da Graça de Deus com
confiança. Ora, nosso Senhor compartilhou a nossa humanidade e, por isso,
ninguém melhor que Ele para compreender nossas fraquezas e debilidades. Por
isso, precisamos de um mediador perfeito, "porquanto há um só Deus e um só
Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual a si mesmo se deu
em resgate por todos" (1 Tm 2.5,6). Por todos esses motivos, o Senhor
Jesus
(1) representa mais eficazmente todos os seres humanos do que os
sacerdotes do Antigo Testamento;
(2) compreende melhor a condição humana, pois a viveu em sua
plenitude - Ele é verdadeiro Homem;
(3) sua posição, junto ao Pai, o coloca em melhor posição para
interceder por nós (1 Jo 2.1).
Dentre muitos outros motivos, esses três levantados acima
atestam claramente que o nosso Senhor é o Sumo Sacerdote por excelência. Nele,
devemos depositar a nossa confiança!
Sugestão
Pedagógica
Uma boa sugestão é que você explique a classe a estrutura da
ordem sacerdotal e levítica de Israel. Nesse sentido, vale a pena ler o
capítulo 16 do livro de Levítico que descreve uma das principais cerimónias que
o sumo sacerdote celebrava: o Dia da Expiação. Os capítulos 15 e 16.1-6 de 1
Crónicas também merecem atenção, pois eles destacam a organização dos levitas
feita pelo rei Davi. Faça essa leitura com o auxílio da Bíblia de Estudo
Pentecostal, editada pela CPAD. Boa aula!
Subsídio: VEJA A VÍDEO AULA
CONSULTE: Revista Subsídios
EBD. Vol. 11. Você encontrará mais subsídios para enriquecer esta e as
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