FECHAR <----
CLIQUE AQUI
 


Lição Bíblica de Adolescentes
Trimestre: 4° de 2019 – Lição do Aluno
Editora: CPAD
Reverberação: Subsídios EBD
Outras Lições: Acesse Aqui
TEXTO BÍBLICO
2 Timóteo 3.16,17; 2 Pedro 1.20,21
Destaque
"Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver" (2 Timóteo 3.16).

Trocando ideias
Capa preta, camuflada, de pelúcia cor de rosa, de papel, no tablet ou no smartphone, não importa. Todo mundo na igreja tem uma Bíblia. Afinal, ela é a Palavra de Deus que nos revela o que devemos fazer para ganhar a vida eterna: reconhecer Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador. Como Sagradas Escrituras, a Bíblia tem transformado a vida de milhões de pessoas através dos séculos. Mas, vem cá: você sabe como ela foi escrita e chegou até nós? Não? Então, vire a página e descubra!


ESTUDANDO A BÍBLIA
Você já deve ter visto a cena: seu pai comprou algum equipamento elétrico ou eletrônico, a família fica na expectativa quando ele o tira da caixa, em meio a isopores e plástico-bolha. Ele monta o equipamento, coloca sobre a mesa, conecta na tornada e... nada. O aparelho não liga. Ele coça a cabeça, olha para o painel, aperta um botão, dois, todos. Então ele olha para os lados, vê a caixa e lá de dentro tira um livretinho branco com letras pequenas e misteriosas: o manual do fabricante.
Não tem jeito. Pode ser um celular ou um carro 0 km. Temos a mania de achar que já sabemos tudo e só lemos o manual dos aparelhos quando algo dá errado. Mas você sabia que fazemos isso com um "equipamento" muito mais valioso e complexo: nós mesmos?


Fomos criados por Deus e Ele preparou o mais maravilhoso e completo "manual do usuário" para nos orientar como termos uma vida plena, santa e realizada: a Bíblia. Mas como o aparelho da nossa história, muita gente só lê o manual quando algo dá errado. Alguns nem assim! Mas qual a história por trás deste manual de fé e de prática chamado Bíblia?

COMO SURGIU O MANUAL DO FABRICANTE?
Talvez você já tenha ouvido falar que a Bíblia é composta de 66 livros escritos por 40 autores diferentes, certo? Bom, isto é verdade, mas não é toda a verdade. Ao ler a Bíblia, percebemos que há uma unidade nela, uma lógica, que só seria possível se ela tivesse sido escrita pela mesma pessoa ao longo dos mais de 1600 de anos que levaram para ela estar completa. Mas como isso é possível? Cada escritor dos livros da Bíblia foi inspirado por uma mesma pessoa a escrever seu livro. Um autor maior, eterno. Sim, você sabe de quem eu estou falando: Deus (Is 30.8). A Bíblia é o livro de Deus, escrito por homens para todos os homens (Ex 24.4).

Deus criou um mundo perfeito, mas o pecado do homem corrompeu a criação. Então Ele elaborou um plano para consertar as coisas e o revelou desde o início lá no jardim do Éden (Gn 3.15). Um plano de redenção e de salvação que foi executado por Jesus e se completará com a sua volta e o resgate da Igreja, no final dos tempos. Um plano com começo meio e fim-de Gênesis a Apocalipse. A Bíblia é o registro deste plano, para que todos saibam o tamanho do amor de Deus (Jo 3.16). Por tudo isso é que podemos afirmar que a Bíblia é a Palavra de Deus.

COMO A BÍBLIA CHEGOU ATÉ NÓS?
Talvez você não saiba, mas a Bíblia nem sempre foi um livro de capa preta com livros divididos em capítulos e versículos. Na verdade, no início ela nem era de papel!
Você já leu o livro de Gênesis? Nele você aprende, entre outras coisas, sobre o início da humanidade e dos primeiros povos, uma época onde nem alfabeto havia. E sem ele, não há escrita.

Peraí. Se não tinha alfabeto, não tinha escrita. Senão tinha escrita, não tinha livro. Se não tinha livro, como a gente sabe da história de Adão, Noé e Abraão?
Boa pergunta. Da mesma forma que você sabe das histórias sobre a infância e juventude de seus pais e avós: ouvindo os mais velhos. No início as histórias eram contadas de pai para filho, de geração a geração, até que a escrita foi inventada. E a Bíblia conta isso: "Pois falarei com vocês por meio de provérbios e explicarei os segredos do passado. São coisas que ouvimos e aprendemos, coisas que os nossos antepassados nos contaram" (SI 78.2,3).

Mas a escrita foi inventada e aí, as histórias da Bíblia, que antes eram apenas contadas, puderam ser registradas e lidas por todos -todos que sabiam ler, obviamente. Mas ainda era muito diferente da Bíblia que temos hoje.
 
*Dúvida! Em que língua a Bíblia foi escrita?
O Antigo Testamento foi escrito quase todo ele em hebraico, a língua falada em Israel. Sua escrita é muito diferente da nossa: no hebraico, as palavras não têm vogais, as frases não têm sinais e são lidas da direita para esquerda, ao contrário do que fazemos em português.

Alguns poucos trechos foram escritos em aramaico, uma língua aparentada ao hebraico e que muitos estudiosos afirmam que era a língua falada em Israel na época de Jesus.

Já o Novo Testamento foi escrito em grego, uma língua universalmente conhecida no mundo antigo na época do Império Romano, assim como o inglês é hoje.
Mas durante muito tempo ela não existiu no formato como vemos hoje: um único volume contendo os 66 livros.

Os livros eram escritos separados uns dos outros e, com isso nem todas as igrejas cristãs tinham todos os livros que compõe a nossa Bíblia. Além disso, demorava muito para se ter um único livro da Bíblia, pois tinham de ser copiados manualmente um a um.

Mas quando Gutemberg inventou a imprensa no séc. XVI, ele fez uma revolução tecnológica. O primeiro livro a ser produzido e reproduzido foi justamente a Bíblia. A Palavra de Deus passou a ser distribuída em uma quantidade e velocidade infinitamente maiores do que na época em que era copiada manualmente. Agora, muito mais pessoas poderiam ler a Bíblia e serem abençoados por ela! Mas ainda havia uma barreira: a língua. Naquela época a Bíblia só era escrita em latim, uma língua que poucos tinham acesso.

Mas pouco tempo depois, outra revolução aconteceu. Desta vez uma revolução religiosa: a Reforma Protestante. Conforme as igrejas protestantes iam pregando o Evangelho pelo mundo, a Bíblia foi sendo traduzida para diversas línguas: alemão, francês, inglês, holandês e, finalmente, o português.

A BÍBLIA NOS DIAS ATUAIS
Hoje a Bíblia é o livro mais lido do mundo, traduzida para centenas de línguas, abençoando e transformando vidas. Mas algumas pessoas têm dificuldade de entender a Bíblia e até mesmo preguiça de lê-la. Outras simplesmente não acreditam nos milagres que ela registra. Mas tudo isso são desculpas e não argumentos convincentes.
Veja só:
1. Linguagem difícil: é verdade que a Bíblia foi traduzida para o português no distante século XVI e que a nossa língua mudou muito de lá para cá. Mas existem hoje diversas traduções da Bíblia em português: Revista e Corrigida (ARC), Revista e Atualizada (ARA), Nova Versão Internacional (NVl), Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH), etc. Basta escolher qual a tradução se adapta melhor a sua leitura.

2. Escrita em outra época e cultura: Isto também é verdade, mas se você não matou as aulas de história, vai entender tudo. Além disto, existem Bíblias de estudo que possuem notas e comentários que nos ajudam a entender cada passagem da Bíblia, explicando seu contexto histórico e os costumes da época.
Dica: Uma Bíblia muito interessante é a Bíblia do Adolescente Aplicação Pessoal, com notas e estudos escritos especialmente para você, mostrando como a Palavra de Deus pode ajudá-lo em cada momento desta fase de sua vida.

3. Fatos maravilhosos: isto é uma questão de fé. Ou a pessoa crê que existe um Deus que pode fazer o que quiser, inclusive abrir o Mar Vermelho ou fazer descer fogo do céu sobre o altar do profeta ou não crê. Muitas dessas pessoas preferem não crer em Deus e em sua Palavra porque isto significa ter que reconhecer que não vivem segundo a vontade dEle, pois não estão dispostas a mudar de vida para seguir a Deus. Então, estas pessoas preferem afirmar que a Bíblia possui erros, contradições ou lendas, mesmo sem ter lido uma única página do Livro Sagrado.

Conclusão
Como acabamos de ver, a Bíblia, é o manual que Deus pessoalmente preparou não apenas para que vivêssemos de acordo com a sua vontade, mas para que pudéssemos alcançar o céu e viver para sempre com Ele, por meio da salvação em Cristo Jesus. Também já vimos que tal qual o manual de um equipamento eletrônico, não devemos esperar termos algum problema na vida para procurarmos a solução na Palavra de Deus, temos de ler a Bíblia sempre, para usarmos o equipamento - nossa própria vida - de forma correta e também para quando ocorrer algum imprevisto (um acidente, uma perseguição, uma tentação, qualquer coisa!), sabermos como agir na hora.

Recapitulando
Fomos criados por Deus e Ele preparou o mais maravilhoso e completo "manual do usuário" para nos orientar como termos uma vida plena, santa e realizada: a Bíblia. Ela é a Palavra de Deus que nos ensina como viver. Mais que isso, ela nos revela o que devemos fazer para ganhar a vida eterna: seguir a Jesus Cristo e reconhecê-lo como nosso Senhor e Salvador.

Ao ler a Bíblia, percebemos que há uma unidade nela, uma lógica, que só seria possível se ela tivesse sido escrita pela mesma pessoa. Cada autor dos livros da Bíblia foi inspirado por Deus a escrever seu livro (Êx 17.14, Ez 1.3).
Ela é o registro do plano de salvação que foi executado por Jesus e se completará com a sua volta e o resgate da Igreja, no final dos tempos, para que todos saibam o tamanho do amor de Deus.
Enquanto o Antigo Testamento foi escrito quase todo ele em hebraico, e algumas partes em aramaico, o Novo Testamento foi escrito em grego.

Hoje a Bíblia é o livro mais lido do mundo, traduzida para centenas de línguas, abençoando e transformando vidas. Apesar de existirem hoje diversas traduções em português, há algumas pessoas que têm dificuldade de entender e até mesmo preguiça de lê-la.

As Sagradas Escrituras são o manual que Deus pessoalmente preparou para que vivêssemos de acordo com a sua vontade e para que pudéssemos alcançar o céu e viver para sempre com Ele, por meio da salvação em Cristo Jesus.

Refletindo
1. Como você imaginava que a Bíblia havia sido formada?
2. Você sabe qual povo fala o hebraico hoje?
3. O que você pode fazer para ler a Bíblia com menos dificuldade?



Fonte: Lições Bíblicas de Adolescentes – 4° trimestre de 2017, CPAD – Reverberação: Subsídios EBD
 
Top