-Tema
do Trimestre:
Avivamento para a Juventude
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Classe:
de 15 a 17 anos – Juvenis
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Editora:
CPAD
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Comentarista:
Carlos Alexandre
LEITURA
BÍBLICA DA SEMANA
Seg. At 5.34 – O Espírito Santo é Deus
Ter. 2Pe 1.21 – O Espírito Santo Inspirou
as Escrituras
Qua. Rm 15.19 – O Espírito Santo é Fonte de
Poder
Qui. At 13.2 – O Espírito Santo Envia os
ministros
Sex. 1Co 3.16 – O Espírito Santo Habita
nos santos
Sáb. Jo 14.16 – O Espírito Santo é o
Consolador
OBJETIVOS
-
Mostrar a grandeza da promessa Pentecostal;
-
Reconhecer a universalidade da promessa Pentecostal;
-
Defender a atualidade da promessa Pentecostal
REFLEXÃO
"Porque
a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe:
a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar." (At 2.39)
SINTETIZANDO
A
doutrina do Espírito Santo é fundamental para os crentes pentecostais. Sem
desprezar outras fontes de autoridade teológica, nossa herança protestante e
pentecostal fundamenta os nossos pressupostos doutrinários nas Santas
Escrituras. Logo, essa lição nos permitirá compreender a doutrina do Espírito
Santo centrada nas Sagradas Escrituras conforme a herança do Movimento
Pentecostal.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Ezequiel
36.25-37; Joel 2.28-32
Ezequiel 36.25-37:
25 Então aspergirei
água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de
todos os vossos ídolos vos purificarei.
26 E dar-vos-ei um
coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne
o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.
27 E porei dentro de
vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus
juízos, e os observeis.
Joel 2.28-32:
28 E há de ser que,
depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas
filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão
visões.
29 E também sobre os
servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.
30 E mostrarei
prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça.
31 O sol se
converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível
dia do SENHOR.
32 E há de ser que
todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo; porque no monte Sião e em
Jerusalém haverá livramento, assim como disse o SENHOR, e entre os
sobreviventes, aqueles que o SENHOR chamar.
Introdução
"Do Primeiro
capítulo de Gênesis ao último capítulo de Apocalipse, o Espírito está
presente" (Movimento
Pentecostal, CPAD, p.5),
Essa abordagem bíblica, elaborada pelo pastor Elienai Cabral, é fundamental
para compreender a autenticidade da chama pentecostal e importante para
desfazer os misticismos que degeneram a verdadeira experiência com o Santo
Espírito. Por isso, a grandeza da promessa do Santo Espírito, sua
universalidade e atualidade serão abordadas nesta lição.
A AULA VAI COMEÇAR!
Separe um tempo para os testemunhos. Os alunos
aprendem quando escutam testemunhos práticos. Escolha previamente alguns alunos
ou membros da igreja que possam testemunhar sobre o momento em que foram
batizados no Espírito Santo. Essa oportunidade o ajudará a ministrar a aula,
uma vez contextualizada pelas experiências reais que foram relatadas nos
testemunhos. Para que dê certo, converse previamente com as pessoas que irão
testemunhar suas experiências e estabeleça um tempo médio para poder aproveitar
a aula. A ideia central é mostrar, na prática, a grandiosidade da promessa, sua
universalidade e atualidade.
1. A GRANDEZA DA PROMESSA PENTECOSTAL NO
ANTIGO TESTAMENTO
1.1. A relevância do tema.
A doutrina do
Espirito Santo é um marco para os crentes pentecostais. Nela, observamos e
aprendemos sobre a grandeza da promessa pentecostal, uma doutrina plenamente
embasada nas Sagradas Escrituras, onde o Antigo Testamento é a base para o
evento de Pentecostes de Atos 2, que, por sua vez, é o clímax da promessa feita
séculos antes. Aqui, duas passagens do AT têm especial importância: Ezequiel
36.25-27 e Joel 2.28-29. Com esse tema, o nosso desejo é despertar você para
uma busca sincera e incessante da experiência bíblica pentecostal, pois ela
continua atual.
1.2. A promessa em Ezequiel (36,25-27).
A promessa proferida
em Ezequiel está relacionada ao aspecto de regeneração do Novo Testamento,
conforme Tito 3.5 e João 3.5. Logo, o Espírito Santo habitaria no crente e o
conduziria em tudo (Rm 8.9,14-16; 1Co 6.19). Para receber o batismo no Espírito
Santo é preciso nascer de novo, ser completamente regenerado por Deus.
1.3. A promessa em Joel (2.28-29).
Agora a ênfase é uma
experiência dinâmica e efusiva do Espírito: "Derramarei do meu Espírito
sobre toda carne". A consequência: pessoas profetizariam, teriam sonhos e
visões; jovens, adultos e velhos, todos receberiam essa promessa de poder. No
livro de Joel, aparece a característica universal da promessa do batismo no
Espírito Santo.
AÇÃO TÓPICO l
Inicie este tópico com algumas
perguntas: Tratando-se do Espírito Santo, qual a pergunta mais adequada? O que
é o Espírito Santo? Ou quem é o Espírito Santo? Esperamos que todos cheguem a
conclusão de que a pessoalidade do Espírito Santo exige de nós maior
intimidade, pois não se trata de uma força ou energia, mas de uma pessoa. Uma
pessoa divina! A grandeza da promessa está aí, estamos falando da divindade
habitando em nós.
2. A UNIVERSALIDADE DA PROMESSA PENTECOSTAL
EM O NOVO TESTAMENTO
2.1. A expressão "toda a carne".
A Bíblia mostra com
clareza que a promessa divina feita ao povo de Israel, por intermédio do
profeta Joel, não se referia somente à geografia israelita. A promessa tinha um
caráter universal e atemporal, pois o Espírito Santo seria derramado
"sobre toda a carne" e em qualquer época. Embora inicialmente
dirigida ao povo judeu, a promessa pentecostal alcançaria todos os que
reconhecessem Jesus como Senhor e Rei de todos os lugares e épocas.
2.2. O dia de Pentecostes: o cumprimento universal da
promessa (At 2.1-13,19).
Num dia da liturgia
judaica, numa festa onde judeus da Diáspora retornavam a Jerusalém para
celebrar o dia de Pentecoste - a Festa das Semanas (Êx 34.22; Dt 16.10,16; 2 Cr
8.13) - o Espírito Santo foi derramado sobre os discípulos que estavam reunidos
em Jerusalém. A partir desse maravilhoso cumprimento da promessa, o apóstolo
Pedro ratificou o caráter universal dela: "Porque a promessa vos diz
respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos
Deus, nosso Senhor, chamar" (At 2.39). Mais tarde, tanto judeus quanto
gentios viveram o cumprimento dessa bendita promessa que chegaria aos nossos
dias.
AÇÃO TÓPICO 2
Converse sobre os
grupinhos que muitas vezes se formam na igreja, pessoas que tendem não falar
com as outras por preconceito, inveja, mágoa ou por outro motivo. A Bíblia diz
que Deus não faz acepção de pessoas (Tg 2.9) e a promessa do derramamento do
Espírito Santo é uma prova disso. A universalidade desta promessa, "sobre
toda carne" (Jl 2. 28), é um alerta para que possamos evitar o sectarismo
entre nós.
3. UMA PROMESSA PARA HOJE
3.1. O relato do pioneiro.
Em janeiro de 1919, o
pastor Gunnar Vingren, pioneiro das Assembleias de Deus no Brasil, escreveu:
"Ora, se os apóstolos viveram 'nos últimos dias', quanto mais nós, que aparecemos
vinte séculos (não são vinte anos!) Mais tarde do que eles!... E eles há 20
séculos receberam o Espírito Santo, estou certo que não puderam receber por nós
e toda posteridade, pois que se faz necessário que cada um, por si mesmo, o
receba." (Jorna/ Boa Semente). Trata-se de um comentário sobre a atualidade
da promessa registrada em Atos 2.
3.2. Essa promessa é para você!
Quando nos deparamos
com essa doutrina maravilhosa das Sagradas Escrituras, nosso coração deseja
mais do Senhor como "o cervo brama pelas correntes das águas" (SI
42.1). Que a sua alma suspire por Deus, a presença do Altíssimo. Creia na
atualidade da promessa do batismo no Espírito Santo. É uma promessa atualíssima
para todo aquele que crê.
AÇÃO TÓPICO 3
Alguns cristãos são
cessacionistas, ou seja, acreditam que a benção do derramamento do Espírito
Santo, que iniciou no Pentecostes, não está disponível hoje. Reforce com os
seus alunos que nós, pentecostais clássicos, não acreditamos assim. Nós cremos
firmemente que essa promessa diz respeito a todos quanto o nosso Deus chamar
(At 2.39). Nós acreditamos na atualidade desta gloriosa promessa.
CARO PROFESSOR, pergunte aos seus
alunos sobre quem ainda não foi batizado no Espírito Santo. De forma pessoal,
comece a orar por esses alunos continuamente, peça a Deus que venha visitá-los.
Incentive-os a buscar constantemente essa bênção.
SUBSÍDIO 1
"[...] Ele prosseguiu conectando o evento que a
multidão tinha acabado de presenciar às palavras do profeta Joel, citando Joel
2.28-32. Nem tudo o que está mencionado em Joel 2.28-32 estava ocorrendo
naquela manhã. Os últimos dias incluem todos os dias entre a primeira e a
segunda vindas de Cristo. Entendemos que esta era outra maneira de dizer 'a
partir de agora'. Pedro estava lembrando estes ouvintes Judeus de que, a partir
de profecias como esta, registrada por Joel - do meu Espírito derramarei sobre
toda carne - eles deveriam reconhecer o evento que tinham acabado de assistir
como a obra do Espírito. Isto era para todos os tipos de pessoas -judeus e gentios,
ricos e pobres - e não somente para reis e sacerdotes.
A atividade de 'profetizar' mencionada
por Pedro provavelmente não seja apenas a predição do futuro, mas também a
declaração da natureza e da vontade de Deus. As visões e os sonhos eram comuns
que Deus utilizava para se revelar a todas as pessoas. A questão era que a
compreensão destas visões e destes sonhos seria um produto do Espírito.
No Pentecostes, o Espírito Santo foi
disponibilizado para o mundo inteiro - para homens, mulheres, proprietários de
escravos, escravos, judeus e gentios, Todos podem receber o Espírito Santo
(Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal. vol.1. Rio de Janeiro, CPAD,
2009, p.630).
SUBSÍDIO 2
"Quem é o Espírito Santo? No tocante a
sua natureza, muito teríamos que dizer, encontrar-se-ia facilmente estudando os
nomes que Ele leva, bem assim, os símbolos que falam com clarividência de suas
operações e obras. Em suma, eis a resposta a esta pergunta: Ele é uma pessoa; e
vê-se isso evidentemente em João 14.16. Ele é a terceira pessoa da Trindade.
Veio para estar com os salvos; um de seus nomes é Consolador.
Ele consola o povo de Deus, dando-lhe
testemunho de Jesus (Jo 15. 26). Como o Espírito de Deus, é o executivo da
divindade; vive operando em toda a esfera, tanto física como moral, Muitas
vezes descreve-se o Espírito, duma maneira impessoal, como fogo que ilumina e
aquece, a água que é derramada, o sopro que enche, a unção que purifica e,
finalmente, o dom maravilhoso do qual todos têm o direito de dele participar.
Todavia, tais expressões são meramente
descrições dos símbolos e suas operações. Porém, não significa que Ele é
somente uma influência. Prova-se a sua divindade pelos atributos divinos que
lhe são aplicados. Ele é eterno, onisciente, onipresente e onipotente.
Eis as provas
incontestáveis; Salmos 139. 7-10; Hebreus 9.14; Lucas 1.35; 1Coríntios
2.10-11" (MESQUITA, Nestor Henrique. O Espírito Santo
não é uma Influência In. Artigos Históricos: Mensageiro da Paz. vol.2. Rio de
Janeiro: CPAD, 2004, p.108).
HORA DA REVISÃO
1. Quais
foram os dois textos bíblicos principais, utilizados nesta lição, para
fundamentar a Promessa do Derramamento do Espírito Santo?
Ezequiel 36.25-27 e Joel 2.28-29.
2. Escreva
as principais diferenças entre os textos de Ezequiel e Joel, dentro da
perspectiva de complementação da doutrina do Espírito Santo.
Em Ezequiel 36.25-27 a promessa é claramente relacionada
ao conceito de regeneração, o Espírito Santo habita dentro do crente
regenerando-o (Rm 8.9,14-16; 1Co 6,19).
Em Joel 2.28,29 a promessa de Derramamento do Espírito
Santo adquire um viés característico. Joel dá ênfase para uma característica
mais dinâmica e efusiva, as pessoas profetizarão, terão sonhos e visões.
3. Em
relação à universalidade da promessa pentecostal prometida pelo profeta Joel,
em que momento essa promessa pode ser experimentada pela igreja?
A promessa divina por intermédio do profeta Joel tinha um
caráter universal porque "toda a carne" seria alcançada peio
derramamento do Espírito.
4. Ao
escrever sobre Atos 2, o pioneiro das Assembleias de Deus, pastor Gunnar
Vingren, chegou a qual conclusão sobre a bênção do Batismo no Espírito Santo?
Chegou ã conclusão da atualidade da promessa.
5. Você
acredita que a bênção do derramamento do Espírito Santo está disponível para
você hoje?
Resposta pessoal.
PARA CONCLUIR
A partir das Escrituras Sagradas,
passamos a conhecer sobre a maravilhosa promessa do derramamento do Espírito
Santo. Uma promessa bíblica, atual e poderosa; disponível para todas as
pessoas: crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Assim, a pergunta do
apóstolo Paulo ainda continua a ressoar: "Recebestes vós já o Espírito
Santo quando crestes?" (At 19.2). Também repetida no hino 85 da nossa
Harpa Cristã: "Que sois o templo, sim, templo de Deus;/Já recebestes,
depois que crestes, / O dom glorioso descido do céu?".