Revista: Do
professor - CPAD
Data da
aula: 14 de Maio de 2017
Trimestre: 2°
de 2017
Texto Áureo
“[...] porque, aonde quer
que tu fares, irei eu e, onde quer que pousares à noite, ali pousarei eu; o teu
povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus." (Rt 1.16)
Verdade Prática
Deus usou Rute, quebrando todos os paradigmas raciais,
para torná-la parte da linhagem do Messias.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Ne
13. 2: Deus transformou a maldição em bênção
Terça -
Sl 115.3: Deus faz tudo o que lhe apraz
Quarta - Jo
3.16: Jesus veio para morrer por todos os homens que nEle creem
Quinta - SI
24.1: O mundo e seus habitantes pertencem a Deus
Sexta - Cl
3.10,11: Em Cristo, nenhum povo é excluído do seu amor
Sábado -
Ef 2.19: Em Cristo, todos somos da família de Deus
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Rute
1.11,14 – 18
11
Porém Noemi disse: Voltai, minhas filhas. Por que iríeis comigo? Tenho eu ainda
no meu ventre mais filhos, para que vos sejam por maridos?
14
Então levantaram a sua voz, e tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua sogra,
porém Rute se apegou a ela.
15
Por isso disse Noemi: Eis que voltou tua cunhada ao seu povo e aos seus deuses;
volta tu também após tua cunhada.
16
Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te;
porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei
eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus;
17
Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o
SENHOR, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.
18
Vendo Noemi, que de todo estava resolvida a ir com ela, deixou de lhe falar.
HINOS SUGERIDOS: 96,
467, 515 DA HARPA CRISTÃ
OBJETIVO GERAL
Mostrar que Deus usou a vida de Rute para
quebrar paradigmas raciais e torná-la parte da linhagem do Messias.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Apresentar um resumo da história de Rute;
• Mostrar o cuidado de Noemi e o caráter de
Rute;
• Explicar como Rute entrou na genealogia de
Jesus.
• INTERAGINDO COM O
PROFESSOR
Na lição de hoje, estudaremos a respeito do caráter bondoso e fiel
de Rute. Ela se recusou a abandonar sua sogra, viúva e sem nenhum recurso financeiro.
Rute escolheu ajudar Noemi e seguir o seu Deus. Ela trabalhou nos campos
recolhendo espigas para sustentar sua sogra e para sobreviver. Esse era um
trabalho honesto, porém nada fácil para uma mulher sozinha. Sua história revela
seu caráter bondoso e fiel ao Deus de Israel e à sua sogra. Aprendemos com seu
perfil que o amor e a bondade são capazes de mudar a história de uma pessoa.
Pois, essa gentia, que não fazia parte do povo de Deus, entrou na genealogia de
Jesus.
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Nesta
lição, estudaremos o caráter de uma jovem estrangeira, que se tornou uma das
mulheres mais admiráveis da Bíblia. Trata-se de Rute, uma moça moabita, que se
casou com um jovem hebreu, contrariando os costumes e os preceitos legais de
seu povo. A narrativa do livro que tem o seu nome mostra que Deus é soberano,
onipotente, e, ao mesmo tempo, misericordioso e amoroso. O livro de Rute é
considerado umas das mais belas peças da literatura universal.
I - RUTE, UM RESUMO
DE SUA ORIGEM
1. Uma estrangeira.
O
nome Rute significa "amizade". Ela era moabita. Um fato histórico
tornou os moabitas adversários de Israel. Eles não permitiram ao povo de Deus
passar pelo seu território quando deslocava-se em direção a Canaã, e precisava
passar pelo território de Moabe, sob a liderança de Moisés (Nm 20.19). Eles
foram hostis. Por isso. Deus determinou que nem moabitas nem amonitas poderiam
fazer parte da "congregação do Senhor", ou do povo de Israel,
"nem ainda a sua décima geração" (Dt 23.3-6; Ne 13.2). Essa é a
origem étnica de Rute. Se houvessem sido observados os preceitos da Lei, ela
jamais poderia fazer parte da linhagem do povo de Israel.
PONTO CENTRAL
Rute tinha um caráter bondoso e íntegro.
Uma
família judaica teve que sair de Belém para escapar da seca que assolava a
região. Eram eles: Elimeleque, Noemi (ou Naomi, que significa
"agradável"), sua esposa, e os dois filhos, Malom e Quiliom.
Emigraram para a terra de Moabe, onde havia alimento. Contrariando os costumes
da família, os dois filhos casaram com jovens moabitas. Malom casou-se com
Rute; Quiliom casou-se com Órfã. Não se sabe quanto tempo viveram com suas
esposas. Os três homens faleceram deixando três mulheres sem amparo (Rt 1.1-5).
Uma seca e três óbitos mudaram a história dessas pessoas.
3. Em direção à terra de
Judá.
Dez
anos depois, Deus concedeu a bênção da fartura de pão em Israel (Rt 1.6). E a
viúva de Elimeleque convidou suas duas noras, também viúvas, para irem a Belém,
onde havia pão (Rt 1.7). Belém (hb. Beth-Lehem, significa "Casa do
Pão").
SÍNTESE DO TÓPICO l
Rute era uma moabita que se vinculou a uma
família israelita e veio a fazer parte da linhagem do Messias.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
Professor, Rute era moabita. Por isso, é importante que você utilize
o subsídio abaixo para explicar aos alunos a origem desse povo.
"De acordo com Génesis 19.30-38, os moabitas descendiam de
Moabe, filho de Ló, que era sobrinho de Abraão, como resultado de uma relação
incestuosa com a filha mais velha de Ló. A narrativa, entretanto, indica que os
israelitas e moabitas eram semitas e parentes de sangue, e isto é confirmado
pelo fato de que a língua dos moabitas está intimamente relacionada à dos
hebreus. Os sinais da inscrição de 34 linhas na Pedra Moabita correspondem aos
sinais de inscrição de Siloé de Ezequias, e mostra que as duas línguas são da
mesma descendência semítica. A similaridade de alguns costumes também indica o
mesmo parentesco. Moabe é representada em Êxodo 15.15 como já sendo um povo
poderoso quando Israel saiu do Egito.
A terra que veio a ser conhecida como Moabe era, até onde sabemos
originalmente, habitada por um povo conhecido por sua grande estatura, que a
Bíblia chama de refains (Dt 2.10,11). Eles foram citados pêlos moabitas que os
expulsaram, como 'emis' os 'terríveis' ou 'ameaçadores'. Eles são citados em
Génesis 14.5 como habitantes de Sa-vé-Quiriataim.
Durante o período dos juizes de Israel, em que a nação ficou
enfraquecida, os moabitas prosseguiram para o norte, a partir do rio Arnom até
vários quilómetros ao norte do extremo do mar Morto, atravessando o rio Jordão
até Jericó. Os israelitas foram oprimidos por Eglom, rei de Moabe, durante 18
anos até este ser assassinado pelo juiz Eúde (Jz 3.12-30). As campanhas do rei
Saul na Transjordânia incluíram a derrota de Moabe (1Sm 12.9). Quando Davi
fugiu de Saul, ele levou seus pais até o rio de Moabe, para que estivessem
protegidos. Talvez este simpatizasse com Davi por causa de Rute, a bisavó
moabita de Davi.
Durante os reinados de Davi e Salomão, Moabe esteve sob o domínio de
Israel" (Dicionário Bíblico Wycliffe. l.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, p.
1296).
CONHEÇA MAIS
Belém
"Situa-se a mais ou menos oito quilómetros a sudoeste de
Jerusalém. A cidade era cercada por exuberantes campos de oliveira. Suas
colheitas eram abundantes. A vinda de Rute e Noemi a Belém era certamente parte
do plano de Deus porque nesta cidade nasceria Davi (1Sm 16.1), e, como foi
predito por Miqueias (5.2). Jesus Cristo também viria ao mundo lá. Esta
mudança, então, era mais do que mera conveniência para Rute e Noemi. Ela tinha
como propósito o cumprimento das Escrituras." Para conhecer mais leia,
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD,p.357.
II - O CUIDADO DE
NOEMI E O CARÁTER DE RUTE
1. Um amor sincero e
profundo.
Noemi
sugeriu que as duas noras voltassem às suas origens. Mostrou-lhes o quanto
seria difícil estar com ela, e insistiu para que voltassem às suas famílias.
"Então, levantaram a sua voz e tornaram a chorar; e Órfã beijou a sua
sogra; porém Rute se apegou a ela" (Rt 1.14).
2. O caráter amoroso de
Rute.
Órfã,
viúva de Quiliom, "beijou a sua sogra", despediu-se, e foi embora
para sua família, e "aos seus deuses" (Rt 1.15). Mas Rute demonstrou
outra atitude. Preferiu acompanhar sua amada sogra.
a) Um caráter amoroso e
confiante.
"Disse,
porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me afaste de ti; porque, aonde
quer que tu fores, irei eu e, onde quer que pousares à noite, ali pousarei eu
[...]" (Rt 1.16a). Como verdadeira serva de Deus, Rute demonstrou ter um
caráter agradecido e generoso. Ela tomou a decisão consciente de estar ao lado
de Noemi, em qualquer lugar e em qualquer circunstância. Ela amava de verdade.
d)
Um caráter fortalecido na fé em Deus.
Com
toda a certeza, Rute se converteu ao Senhor. Em sua declaração de amor a Noemi,
ela disse com toda a convicção:"[...] o teu povo é o meu povo, o teu Deus
é o meu Deus" (Rt 1.16b). Essa decisão mostra a sua fé em Deus (Hb 11.1).
Rute não imaginava o que poderia lhe acontecer, mas ficou ao lado de Noemi,
como vendo o invisível, sob a mão de Deus.
c) Um caráter decidido e
firme.
Rute
afirmou diante da sua sogra, amiga • irmã de fé sua decisão consciente:
"Onde
quer que morreres, morrerei eu e ali serei sepultada; me faça assim o Senhor e
outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti. Vendo ela,
pois, que de todo estava resolvida para ir com ela, deixou de lhe falar
nisso" (Rt 1.17,18). Uma lição de grande valor para os dias atuais, quando
muitos que se dizem cristãos, desistem de seguir a Cristo por causa dos
desafios, das lutas e provações.
SÍNTESE DO TÓPICO II
O cuidado de Rute para com Noemi revelou o
seu caráter fiel e bondoso.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
"No mundo antigo, não havia quase nada pior do que ser uma
viúva. Muitas pessoas tiravam vantagem das viúvas ou as ignoravam. Elas eram
quase sempre atingidas pela pobreza. Portanto, a lei de Deus ordenava que o
parente mais próximo do marido falecido cuidasse da viúva. Mas Noemi não tinha
parentes em Moabe, e não sabia se algum dos parentes do marido estavam vivos em
Israel.
Mesmo em uma situação desesperadora, Noemi teve uma atitude
altruísta. Embora ela tenha decidido voltar para Israel, encorajou Rute e Órfã
a permanecerem em Moabe e recomeçarem suas vidas, mesmo que isto trouxesse
dificuldades para ela.
Belém ficava a aproximadamente oito quilómetros a sudoeste de
Jerusalém. A cidade era cercada por oliveiras e campos verdejantes. Suas
colheitas eram abundantes. Certamente, o retorno de Rute e Noemi a Belém foi
parte do plano de Deus, porque nesta cidade nasceria Davi (1Sm 16.1). Como
previsto pelo profeta Miqueias (Mq 5.2), Jesus Cristo também nasceria neste
lugar. Portanto, esta mudança foi mais do que mera conveniência para Rute e
Noemi. Ela propiciou o cumprimento das Escrituras" (Bíblia de Estudo
Cronológica Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, p. 422).
III - COMO RUTE
ENTROU NA GENEALOGIA DE JESUS
1. Rute chega a Belém.
Ao
chegar a Belém, Rute viu a admiração do povo pela condição em que sua sogra
retornou à sua terra. Diz o texto:"[...] e sucedeu que, entrando elas em
Belém, toda a cidade se comoveu por causa delas, e diziam: Não é esta Noemi?
Porém ela lhes dizia: Não me chameis Noemi; chamai-me Mara, porque grande
amargura me tem dado o Todo-Poderoso. Cheia parti, porém vazia o Senhor me fez
tornar; por que, pois, me chamareis Noemi? Pois o Senhor testifica contra mim,
e o Todo-Poderoso me tem afligido tanto" (Rt 1.19-21). Noemi quer dizer
"agradável", enquanto Mara significa "amargurada". Este era
o sentimento que enchia o coração de Noemi. Elas chegaram a Belém "no
princípio da sega das cevadas" (Rt 1.22).
2. Rute atrai a atenção de
Boaz.
Rute
era uma mulher trabalhadora. Não comia "o pão da preguiça" (Pv
31.27). Ao chegar a Belém, não esperou que Noemi sugerisse algum trabalho para
sua manutenção. Ela tomou a iniciativa de procurar um serviço (Rt 2.2). Por direção
de Deus, Rute foi rebuscar espigas no campo de Boaz, "que era da geração
de Elimeleque" (Rt 2.3). Ao vê-la, Boaz perguntou ao chefe dos segadores
quem era ela (Rt 2.5). O homem respondeu que era Rute, a moça moabita que
voltou com Noemi (Rt 2.6). Encantado com a beleza da moça e admirado por sua
história, Boaz falou benignamente a Rute; e disse que tomara conhecimento de
seu gesto amoroso para com Noemi (Rt 2.8-13). Foi amor à primeira vista.
3. Rute casa com Boaz.
Boaz
procedeu de acordo com a lei, e diante das testemunhas e dos anciãos, casou-se
com Rute. E declarou: "[...] também tomo por mulher a Rute, a moabita, que
foi mulher de Malom, para suscitar o nome do falecido sobre a sua herdade, para
que o nome do falecido não seja desarraigado dentre seus irmãos e da porta do
seu lugar: disto sois hoje testemunhas" (Rt A.10). O povo que compareceu à
cerimónia ficou feliz com o casamento (Rt 4.11,12). Assim, ela entrou na
genealogia de Jesus (Mt 1.5).
SÍNTESE DO TÓPICO III
Rute, peia graça divina, veio fazer parte da
linhagem do Messias.
SUBSÍDIO DIDÁTICO
"Rute
era uma moabita, mas isto não a impediu de adorar o verdadeiro Deus, nem fez
com que Ele rejeitasse e deixasse de abençoá-la grandemente. Os judeus não eram
o único povo que Deus amava. O Senhor escolheu os judeus para serem o povo
através do qual o resto do mundo viria a conhecê-lo, isto se cumpriu quando
Jesus Cristo nasceu como um judeu. Através dele, o mundo inteiro pode conhecer
a Deus. Atos 10.35 diz que 'lhe é agradável aquele que, em qualquer nação o
teme e faz o que é justo'. Deus aceita todos os que o adoram; Ele opera através
das pessoas, independentemente de sua raça, sexo ou nacionalidade. O livro de
Rute é um exemplo perfeito da imparcialidade de Deus. Embora Rute pertença a
uma raça frequentemente desprezada por Israel, ela foi abençoada por causa de
sua fidelidade. Ela se tornou a bisavó do rei Davi e uma ancestral direta de
Jesus. Ninguém deve se sentir desqualificado para servir a Deus por motivos de
raça, sexo ou nacionalidade. E Deus pode usar toda e qualquer circunstância
para edificar seu reino" (Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal.
Rio de Janeiro: CPAD, p. 422).
CONCLUSÃO
A
história de Rute demonstra de forma clara como Deus criou o
homem,
na perspectiva de um plano de salvação para todas as pessoas, em todos os
lugares, independente de sua nacionalidade, de sua cor ou condição social. Pela
lógica humana, jamais uma mulher moabita faria parte da linhagem santa, da qual
nasceu o Messias de Israel, o Salvador do mundo. O amor de Deus está além de
toda a compreensão humana.
PARA REFLETIR
A
respeito de Rute, uma mulher digna de confiança, responda:
• Que significa o nome Rute?
O
nome Rute significa "amizade".
• Por que os moabitas não
podiam entrar na congregação de Israel?
Por
não terem permitido o povo de Israel passar por suas terras, em direção a
Canaã.
• Qual a diferença entre a
decisão de Rute e a de Órfã quanto a Noemi?
Órfã
chorou, beijou a sogra, e voltou aos seus deuses; Rute chorou, mas preferiu
ficar ao lado de Noemi.
• Como Rute mostrou que se
converteu a Deus?
Quando
disse a Noemi:"[...] o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu
Deus".
• Que significado tem a
inclusão de Rute, a moabita, na genealogia de Jesus?
Demonstra
que Deus não é Deus apenas de Israel, mas é "Senhor do céu e da
terra".
Fonte: