Lição 3- Melquisedeque, o Rei de Justiça - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

Lição 3- Melquisedeque, o Rei de Justiça

Classe: Adultos
Revista: Do professor - CPAD
Data da aula: 16 de Abril de 2017
Trimestre: 2° de 2017
Texto Áureo
"Porque dele assim se testifica: Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquisedeque." (Hb7.17)
Verdade Prática
O sacerdócio de Cristo é superior a todos os sacerdócios, pois Ele é o Sumo Sacerdote perfeito e eterno.

LEITURA DIÁRIA
Segunda -1 Tm 2.5 : Jesus, único mediador entre Deus e os homens
Terça - Hb 2.17: Sumo Sacerdote misericordioso e fiel
Quarta - Hb 3.1: Jesus, apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão
Quinta - Hb 6,20:  Jesus, Sacerdote Eterno
Senta – Hb 9.11: Jesus, Sumo Sacerdote dos bens futuros
Sábado – Hb 5.10: Jesus, chamado por Deus Sumo Sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Clique e acesse

Gênesis 14.18-20; Hebreus 7.1-17,17
Gênesis 14.18-20
18 E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo.
19 E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra;
20 E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.

Hebreus 7.1-17,17
1 PORQUE este Melquisedeque, que era rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou;
2 A quem também Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz;
3 Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre.
4 Considerai, pois, quão grande era este, a quem até o patriarca Abraão deu os dízimos dos despojos.
5 E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar o dízimo do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão.
6 Mas aquele, cuja genealogia não é contada entre eles, tomou dízimos de Abraão, e abençoou o que tinha as promessas.
7 Ora, sem contradição alguma, o menor é abençoado pelo maior.
17 Porque dele assim se testifica: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque.
 
HINOS SUGERIDOS: 85,122, 505 DA HARPA CRISTÃ

OBJETIVO GERAL
Apresentar lições do perfil de Melquesideque como rei de justiça.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Explicar quem era Melquisedeque;
Mostrar lições do caráter de Melquisedeque;
Refletir a respeito do sacerdócio de Melquisedeque.
• INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Prezado professor, animado para o preparo de mais uma lição? Não deixe de fazer o seu plano de aula logo no início da semana. O plano de aula tem como objetivo orientar suas ações, contribuindo para uma aula mais didática e produtiva. Na lição de hoje, estudaremos a respeito do caráter de Melquisedeque como rei de justiça. Não sabemos muito a respeito da sua história, mas os relatos bíblicos que temos são suficientes para extrair importantes lições a respeito do seu perfil justo e santo. Melquisedeque era rei de Salem, que mais tarde veio a se tomar Jerusalém. Ele é um tipo de Cristo. Não era apenas rei, mas também um sacerdote. Seu nome significa "rei da paz". Abraão recebeu a bênção de Melquisedeque, e esse fato demonstra que o patriarca reconheceu a autoridade sacerdotal deste servo de Deus (Gn 14.18,19). Abraão não somente aceitou sua bênção, mas lhe deu o dízimo de tudo.

COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Melquisedeque é um personagem enigmático na história bíblica. Mas ele foi um verdadeiro adorador, no meio de uma gente idólatra e corrompida. Exerceu o papel de rei e sacerdote, sem fazer parte da linhagem de Israel. "E Melquisedeque, rei de Salem, trouxe pão e vinho; e este era sacerdote do Deus Altíssimo" (Gn 14.18). Sua ordem sacerdotal, com aspectos peculiares, tornou-se um tipo do sacerdócio de Cristo, que em tudo, é superior a todas as ordens sacerdotais.

Acesse Aqui o Curso para Professores da EBD
I- QUEM ERA MELQUISEDEQUE

1. Um personagem misterioso.
Melquisedeque surge no cenário histórico da Bíblia de forma inesperada e até misteriosa. Ele é citado poucas vezes no texto bíblico, o que o torna mais enigmático. Seu nome, no hebraico, é malkisedeq, ou "rei de justiça" ou "meu rei é justo". O relato de Génesis 14, informa que ele era "Rei de Salem" (Rei de Paz), um rei-sacerdote cananeu.
O autor aos Hebreus diz que ele era "sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas, sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre" (Hb 7.3).

PONTO CENTRAL
Melquisedeque foi um sacerdote santo no meio de uma geração corrompida.

2. Onde ele aparece na Bíblia.
Melquisedeque aparece na história bíblica quando Abrão retornou de uma jornada arriscada, na qual salvara seu sobrinho, Ló, que havia sido levado preso com toda a sua família, quando os reis de Sodoma e Gomorra, onde o patriarca habitava, foram derrotados por uma confederação de quatro reis, liderados por Quedorlaomer, rei de Elão (Gn 14.1-13). Foi a primeira guerra registrada na Bíblia. Abraão foi à guerra com 318 criados, nascidos em sua casa, derrotou os invasores e libertou Ló e sua família.

3. Características de Melquisedeque.
Ele tinha qualidades especiais. Sua atitude generosa demonstra que reconheceu que uma vitória tão grande, com um número menor de combatentes, só poderia ser resultado da bênção de Deus sobre Abrão.
a) Ele era rei de Salem.
 "E Melqui-sedeque, rei de Salem, trouxe pão e vinho [...]" (Gn 14.18).
b) Ele "era sacerdote do Deus Altíssimo"- El Elyon - (Gn 14.18b); segundo Gardner, "Melquisedeque conhecia a Deus por meio de uma tradição que se espalhou após o Dilúvio ou devido a uma revelação sobrenatural. Percebeu que Abraão servia ao mesmo Deus". O certo é que ele cria em Deus e o servia, pois era sacerdote "do Deus Altíssimo".
c) Ele abençoou Abrão.
Como sacerdote, ele abençoou Abrão. "E abençoou-o e disse: Bendito seja Abrão do Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra; e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos [...]" (Gn 14.19,20a).
d) Abrão deu o dízimo a Melquisedeque.
"E deu-lhe o dízimo de tudo" (Gn 14.20b). Aqui, vê-se a primeira referência bíblica acerca do dízimo. Séculos antes da Lei, que incluiu o dízimo como preceito obrigatório para Israel (Nm 18.21,24; Dt 14.23; Ml 3.10). Abrão entendeu que, tendo sido abençoado pelo sacerdote do Deus Altíssimo, deveria ser grato a Deus pela bênção da vitória. O dízimo é mais uma gratidão do que uma obrigação.

SÍNTESE DO TÓPICO l
Melquisedeque era Rei de Salem e um tipo de Cristo.

SUBSÍDIO TEOLÓGICO
"Em hebraico malkisedeq ou 'rei da justiça', é mencionado em Gênesis 14.18; Salmo 110.4; Hebreus 5.6,10; 6.20; 7.1,10,11,15,17. No livro de Génesis ele é um rei-sacerdote cananeu de Salem (Jerusalém) que abençoou Abraão quando este retornou depois de salvar Ló, e a quem Abraão pagou o dízimo do espólio da batalha. Devido ao mistério que cerca seu repentino aparecimento no cenário da história, e seu igualmente repentino desaparecimento, ele tem sido identificado com um anjo, com o Espírito Santo, com o Senhor Jesus Cristo, com Enoque. Quanto à religião, ele era 'sacerdote do Deus Altís5imo"'(Dicionário Bíblico Wycliffe. led. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p. 1247).


CONHEÇA MAIS
Rei de Salem
"Melquisedeque (que significa 'rei de justiça') era tanto 'rei de Salem' (possivelmente a Jerusalém primitiva), como 'sacerdote do Deus Altíssimo'. Ele servia o único Deus verdadeiro, assim como Abrão. Melquisedeque era cananeu e, portanto, como Jó, é um exemplo de não-israelita, servo de Deus. Melquisedeque é um tipo ou uma figura da realeza e sacerdócio eternos de Jesus Cristo." Para conhecer mais leia, Bíblia de Estudo Pentecostal, CPAD, p. 54.

II - LIÇÕES DO CARÁTER DE MELQUISEDEQUE

1. Um caráter justo.
"Rei de justiça". É a tradução primeira de seu nome. Melquisedeque se destacou por ser um homem justo e praticante da justiça. Seu nome identifica-se com o seu caráter. Suas atitudes decorriam de seu caráter ilibado e santo. Daí, a sua grandeza moral e espiritual. A Bíblia diz sobre ele: "Considerai, pois, quão grande era este, a quem até o patriarca Abraão deu os dízimos dos despojos" (Hb 7.4).

2. Um caráter pacífico.
O texto citado diz que, além de ser "rei de justiça", Melquisedeque também era "rei de Salem, que é rei de paz" (Hb 7.2c). Ele era "sacerdote do Deus Altíssimo" (El Elyon), e também rei de uma cidade chamada Salem. Certamente Melquisedeque era um homem pacífico e também reinava sobre uma cidade cujo nome significa "Paz". Nós, cristãos, temos o dever moral e espiritual de sermos promotores da paz, primeiro, em nosso lar; depois, no ambiente da igreja, no relacionamento fraternal, ministerial e eclesiástico, e também para com as pessoas de fora do nosso ambiente.

SÍNTESE DO TÓPICO II
Melquisedeque foi um homem justo e santo.

SUBSÍDIO DIDÁTICO
Professor, reproduza o quadro abaixo. Utilize-o para ressaltar as características de Melquisedeque e as lições que podemos extrair de sua vida e conduta. Mostre que, embora ele fosse um homem santo e justo, o sacerdócio de Cristo foi superior ao dele.
Qualidades e Realizações

LIÇÕES DE SUA VIDA

Informações Essenciais


O primeiro sacer­dote/rei das Escri­turas.

Viva para Deus, e provavel­mente você estará no lugar certo, no momento certo. Exa­mine seu coração: A quem, ou a que, você dedica sua maior lealdade? Se você pode ho­nestamente responder Deus, você está vivendo para Ele.

Local: Governou em Salem, lugar da fu­tura Jerusalém.

Bom para encorajar os outros a servir a Deus sinceramente.

Deus reconhece a pessoa inocente e, cedo ou tarde, Ele pune o culpado.

Ocupações: Rei de Salem e sacerdote
do Deus Altíssimo.


Seu caráter refletia seu amora Deus.



Sua história: Ë narra­da em Gn 14.17-20; Slll0.4;Hb5 7.



Ill- SEGUNDO A ORDEM DE MELQUISEDEQUE

1. Um novo sacerdócio.
No livro de Hebreus, vê-se que houve necessidade de mudança do sacerdócio levítico por outro que lhe era superior. "De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão? " (Hb 7.11). Dessa forma, nós os cristãos, estamos debaixo do sacerdócio de Cristo, no qual, todos somos considerados sacerdotes reais com missão muito elevada (1Pe 2.9). Por isso, em nosso comportamento, devemos nos conduzir de maneira que o nome do Senhor seja glorificado.

2. Jesus Cristo, o sacerdócio perfeito. Esse "outro sacerdote", que seria levantado, é nosso Senhor Jesus Cristo, de quem foi dito: "Jurou o Senhor e não se arrependerá: Tu és um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque" (SI 110.4). Era uma mensagem profética e messiânica, que apontava para Cristo, através de Davi. Essa "ordem de Melquisedeque" não era reconhecida pêlos judeus, que só aceitavam e reconheciam a "ordem de Arão" ou "levítica". Em Hebreus, o autor se refere à mensagem profética de Davi sobre Cristo, dizendo: "Assim, também Cristo não se glorificou a si mesmo, para se fazer sumo sacerdote, mas glorificou aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, hoje te gerei. Como também diz noutro lugar: Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquisedeque" (Hb 5.5,6).
3. A ordem de Melquisedeque. A expressão "segundo a ordem de Melquisedeque" é tipológica (Hb 7.15). Jesus não pertencia à tribo de Levi. Por isso, não seria consagrado sacerdote de acordo com a Lei. Ele pertencia à tribo de Judá. "Porque aquele de quem essas coisas se dizem pertence a outra tribo da qual ninguém serviu ao altar, visto ser manifesto que nosso Senhor procedeu de Judá, e concernente a essa tribo nunca Moisés falou de sacerdó-
22    l irrípç Ríbliraç /
cio" (Hb 7.13,14). Mas o sacerdócio de Cristo é superior ao de Arão (Hb 5.6; 7.7); era um sacerdócio eterno (Hb 5.6); com tais características, Jesus é superior a Levi, a Arão, a Abraão e a todos os seus descendentes levitas (Hb 7.6-10).
SÍNTESE DO TÓPICO III
Jesus foi sacerdote eterno segundo a ordem de Melquisedeque.

SUBSÍDIO TEOLÓGICO
Quem foi Melquisedeque
Certamente tratava-se de um homem temente a Deus, pois seu nome significa 'rei justo', e 'rei de Salem' significa 'rei da paz'. Melquisedeque foi chamado de 'sacerdote do Deus altíssimo' (Hb 7.12). Ele reconhecia que Deus era o Criador dos céus e da terra. O que mais se sabe sobre ele?
Quatro principais teorias foram sugeridas:

(1) Melquisedeque era respeitado como rei da região. Abrão apenas demonstrou-lhe o respeito devido;
(2) O nome Melquisedeque poderia ser um título dado a todos os reis de Salem;
(3) Melquisedeque era um tipo de Cristo (Hb 7.3). Um tipo é um acontecimento ou ensinamento do Antigo Testamento tão aproximadamente relacionado às realizações de Jesus que ilustra uma lição sobre Cristo;
(4) Melquisedeque era o aspecto terreno da pré-encarnação de Cristo em uma forma corpórea temporária" (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, p. 14).

CONCLUSÃO
A Bíblia registra a história de homens que tiveram papel importante na história. Melquisedeque foi um desses personagens. Apareceu de forma inesperada e desapareceu da mesma forma. Porém seu sacerdócio tornou-se tipo do sacerdócio de Cristo, santo, perfeito e eterno. Melquisedeque morreu, ainda que não se saiba quando e como. Cristo também morreu, mas ao terceiro dia ressuscitou e vive eternamente. "Porque dele assim se testifica: Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquisedeque" (Hb 7.17).

PARA REFLETIR
A respeito de Melquisedeque, o rei de justiça, responda:
• Quando Melquisedeque aparece na história bíblica?
Quando Abrão retornou de uma jornada arriscada, em que salvou seu sobrinho.
•Que funções Melquisedeque exercia?
Ele era rei de Salem e sacerdote do Deus Altíssimo.
• Por que Abrão deu o dízimo a Melquisedeque?
Porque entendeu que, tendo sido abençoado pelo sacerdote do Deus Altíssimo, deveria ser grato a Deus pela bênção da vitória.
• Como Melquisedeque demonstrou que era servo de Deus?
No seu encontro com Abrão, ao dizer: "... Bendito seja Abrão do Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra; e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos..." (Gn 14.19,20 a).
• Por que o sacerdócio de Cristo é superior ao de Melquisedeque? Por ser um sacerdócio perfeito e eterno.
Fonte:

Revista Lições Bíblica de Adultos – CPAD / Reverberação: Subsídios EBD – Blog: sub-ebd.blogspot.com

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad