Este é um subsídio para a
presente lição da classe de Adultos. Para a continuação da leitura de todo este
subsídio, acesse aqui.
Nesta
oportunidade discorreremos a cerca das obras da carne, veremos o fruto do
Espírito Santo com seus nove aspectos. Veremos as consequências para quem anda
na carne e os beneficies para aquele que é guiado pelo Espírito Santo.
UMA
VISÃO GERAL DAS OBRAS DA CARNE
As
obras da carne recebem a seguinte classificação.
1) Pecados de ordem moral: Adultério, prostituição
[ver subsídio 11], impureza e lascívia.
2) Pecados de ordem religiosa: Idolatria
[ver subsídio 9], feitiçarias.
3) Pecados de ordem social: Inimizades [ver subsídio 5], porfias [ver subsídio 7],
emulações, iras, pelejas [ver subsídio 10] dissensões [ver subsídio 6],
heresias [ver subsídio 9], invejas [ver subsídio 4], homicídios [ver subsídio
8], bebedices e glutonarias [ver subsídio 11].
Outra
lista de pecados carnais também pode ser encontrada em Romanos 1.29-31.
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“19 Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,
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Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
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Invejas, homicídios, bebedices,
glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro,
como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de
Deus”.
Esta lista das obras da
Carne identifica as práticas pecaminosas que, conforme o apóstolo enfatizou
(mediante repetição), caracterizam os não regenerados e os perdidos (ARC).
1. DEFININDO A CARNE EM GALÁTAS 5 E ROMANOS 8.1-14.
Paulo usa o termo
"carne" em, pelo menos, três sentidos. Em um sentido mais geral,
refere-se ao que é humano. Em outro sentido, refere-se ao corpo físico. Em um
sentido mais específico, principalmente quando aparece em oposição a
"espírito", refere-se à natureza humana pecaminosa, que envolve também
mente e alma.
“Carne” (gr. sarx) é a natureza pecaminosa com seus desejos
corruptos, a qual continua no cristão após a sua conversão, sendo seu
inimigo mortal (Rm 8.6-8,13; Gl 5.17,21).
“A
carne pode ser definida como a soma total dos instintos do homem,
não como vieram das mãos do Criador, e, sim, como são na realidade, pervertidos
e feitos anormais pelo pecado”.
Aqueles que praticam as
obras da carne não poderão herdar o reino de Deus (Gl 5.21). Por isso, essa
natureza carnal pecaminosa precisa ser resistida e mortificada numa guerra
espiritual contínua, que o crente trava através do poder do Espírito Santo (Rm
8.4-14; Gl 5.17).
ARTIGOS INDICADOS
O
ANDAR NO ESPÍRITO X ANDAR NA CARNE
O termo “carne” ocorre por cerca
de 420 vezes na bíblia sagrada (ARC), tendo em cada ocorrência o seu devido
significado. Por exemplo, carne em textos tais como Romanos 8.1,8; Gálatas
5.17, nestes casos, a carne não se refere ao corpo humano e nem a carne de
algum animal, refere-se à natureza pecaminosa que existe em cada ser humano.
E é neste sentido que vamos estudar o capítulo 5 de Gálatas.
A bíblia usa por mais de uma
vez expressões como “não andam segundo a carne” (Rm 8.1,4), mas [andar] “segundo o Espírito” (Rm 81,4; Gl
5.16), para mostrar as consequências para quem anda segundo a “carne” e os
beneficies para quem anda segundo “o Espírito”. Pois, vejamos a seguir.
1. DEFININDO OS TERMOS
a)
O que significa andar em ou viver segundo o Espírito (Rm
8.5-14; Gl 5.16,25, ARC)?
- Viver "segundo o
Espírito" é buscar a orientação e a capacitação do Espírito Santo e
submeter-nos a elas e concentrar nossa atenção nas coisas de Deus.
q)
O que significa andar na carne (Rm 8.1,4, ARC)?
-
Ser dominado pela velha natureza adâmica;
-
É desejar e satisfazer os desejos corrompidos da natureza humana pecaminosa;
ter prazer e ocupar-se com eles.
2. AS CONSEQUÊNCIAS PARA QUEM ANDA SEGUNDO A “CARNE”.
a)
Quem anda na carne produz fruto para a morte (Rm 7.5; 8.13).
b)
Quem anda segundo a carne é inclinado para as coisas da carne (Rm 8.5).
c)
A inclinação da carne é morte (Rm 8.6).
O
termo “inclinação” usado na bíblia
Almeida Corrida, que aparece em Romanos 8.6,7, é a tradução do original grego “phronema”, que significa os pensamentos
e propósitos.
d)
Quem anda segundo a carne, consequentemente inclina-se para as coisas da carne
e tal inclinação é inimizade contra Deus (Rm 8.5,7).
e)
Quem anda na carne não tem condições de agradar a Deus (Rm 8.8).
f)
Quem vive na prática das obras da carne não entrará no Reino de Deus (Gl
5.21a).
3. OS BENEFICIES PARA QUEM ANDA SEGUNDO “O ESPÍRITO”.
a)
Não há condenação para quem está em Jesus e anda segundo o Espírito (Rm
8.1 ARC)
b)
A inclinação do Espírito é vida e paz (Rm 8.6).
c)
Quem anda guiado pelo Espírito não está debaixo da lei ( Gl 5.18).
AS
DIFERENTES APLICABILIDADES PARA O TERMO ESPÍRITO
O termo “espírito” ocorre em
toda a Bíblia por cerca de 598 vezes, e em cada uma dessas ocorrências, tem o
seu significado, o qual deve ser determinado pelo seu contexto. Isto é
importante ser observado, a fim de não fazermos confusão com o termo “espírito”
(espírito no hebraico é ‘ruwach’. No
grego é ‘peneuma’).
1. O termo Espírito é usado
para ser referir a terceira pessoa da Santíssima Trindade.
Em muitas referencias vemos
que o termo [E] espírito se refere ao Santo Espírito (Gn 1.2; 6.3). Felizmente
todas as referencias do termo espírito, para se referir ao ‘Espírito de Deus’,
na Bíblia Almeida Revista e Corrigida, são escritas com o “E” maiúsculo. Ficado
fácil para o leitor identificar quando é que o termo Espírito se refere ao Santo Espírito.
2. O termo espírito é usado
para se referir ao “ espírito humano” (Gn 45.27; Jó 6.4; Mt 26.41).
O espírito é a parte
invisível do homem que, juntamente com a alma, compõe o "homem
interior". É aquela parte do homem que, como uma janela aberta para o céu,
lhe dá condições de sentir a realidade de Deus e da sua Palavra (1 Co 2.10,12).
Eis o que distingue o homem de qualquer outro ser: só ele foi criado à imagem e
semelhança de Deus. O espírito do homem é a sede das suas relações com Deus.
"O espírito do homem é a lâmpada do Senhor" (Pv 20.27, Versão
Revisada). Por esse motivo, a Bíblia muitas vezes usa "coração" como
sinônimo de "espírito": "Era um o coração e a alma da multidão
dos que criam" (At 4.32).
Habitando a carne humana,
existe o espírito dado por Deus em forma individual (Nm 16.22; 27.16.). O espírito
foi formado pelo Criador na parte interna da natureza do homem, capaz de renovação
e desenvolvimento (Sl 51.10).
O espírito do homem, quando
se torna morada do Espírito de Deus (Rm. 8.16), é centro de adoração (João
4.23,24); de oração, cântico, bênção (1Co 14.15), e de serviço (Rm 1.9; Fl
1.27).
3. O termo espírito é usado
para se referir a espírito mau, ou demônios (1Sm 16.23; 1Tm 4.1b; Mt
12.43).
O ESPÍRITO DO NÃO CRENTE
O espírito do homem não
crente é morto, inativo, isto é, separado de Deus (Ef 2.1-5; Lc 15.24,32; Cl
2.13; 1Tm 5.6). Ele é dominado pelos seus pecados e concupiscências (Ef
4.17-22; Tt 1.15), sem possibilidade de ver a gloria de Deus (2 Co 4.4).
O espírito do homem no
processo de salvação
Na salvação, o espírito do
homem e vivificado (Ef 2.5; Cl 2.1 3). Um despertamento começará no seu
espírito (Ed 1.1) quando o Espírito Santo o convencer do seu pecado, e da
justiça e do juízo de Deus (Jo 16.8-10). Quando o homem aceita Jesus como
Salvador, recebe a vida eterna (Rm 6.23) e, então, "o mesmo Espírito testifica
com o nosso espírito que somos filhos de Deus" (Rm 8.16).
Agora, "eis que tudo se
fez novo" (2 Co 5.17). O espírito do homem vivificado pode, doravante, ver
a glória de Deus, pois o véu que antes o impedia foi tirado (2 Co 3.16). O seu
coração tornou-se limpo e pode ver a Deus (Mt 5.8), o Invisível (Hb 11.27). A
luz resplandece em seu interior, para "iluminação do conhecimento da
glória de Deus". Agora ele pode comprovar que Deus é bom (Sl 34.8), e com
o seu espírito adorar ao Senhor (Jo 4.23) e orar (1 Co 14.15,16), e o
Todo-poderoso dará ao espírito do novo crente a inspiração divina que o faz
entendido (Jó 32.8).
Assim, podemos observar com
clareza que "o espírito do homem" não significa "o Espírito
Santo operando no homem", mas que esse espírito é um órgão do seu
"homem interior", onde o Espírito Santo opera, fazendo-o ouvir a voz
de Deus (At 2.7).
Conclusão.
Nós precisamos viver com
nossa vida fundamentada nos ensinamentos de Jesus, para não cometermos o erro
de deixarmos der ser guiados pelo Espírito de Deus. A exemplo dos gálatas, os
quais começando pelo Espírito passaram a viver pela carne (Gl 3.3), ao ponto de
Deus usar a Paulo par lhes exortar a cerca das obras da carne (Gl 5).
Comentarista de Subsídios EBD: Ev.
Jair Alves
“ A
ferramenta de Pesquisas
e Estudos
dos Professores
e Alunos
da Palavra
de Deus" (www.sub-ebd.blogspot.com).