Lição 9- Obrigações Em Família - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

Lição 9- Obrigações Em Família

Obs. Lições Bíblicas de Adolescentes – 2°tri. De 2016 – CPAD
TEXTO BÍBLICO

Testo Bíblico: Colossenses 3.18-21

Destaque
"Filhos, o dever cristão de vocês é obedecer sempre ao seu pai e à sua mãe porque Deus gosta disso" (Cl 3.20).

  LEIA TAMBÉM:
Trocando ideias
Você já percebeu que seus pais fazem determinadas ações dentro de casa sem que ninguém peça nada? Sim, essas são as obrigações que cada um já sabe que precisam ser feitas, pois cada pessoa exerce um papel dentro da família.
Você sabe qual é o seu papel dentro da sua família? Sabia que você possui obrigações enquanto membro de uma família? Bom, vamos ver se você sabe o que precisa fazer para agradar a Deus dentro da sua família!
 
Quando começamos a pensar em obrigação, vem logo aquele pensamento em nossa cabeça: que coisa chata". Mas para vivermos nesse mundo sabiamente há coisas que precisamos fazer, principalmente dentro da nossa família. Ao criar a humanidade, o próprio Deus nos entregou algumas obrigações para serem cumpridas. Sabemos que Ele tem um plano para tudo o que criou e para a família não é diferente. Entretanto, é necessário saber qual é o nosso papel dentro da família e também qual é o papel da família nesse mundo. Vamos ver como exercê-lo para que nós e a nossa família vivamos segundo os planos de Deus.

FILHOS: DIREITOS X DEVERES

Pegue uma folha de papel e liste nela todos os direitos que você acredita ter como filho. Imagino que essa não é uma lista pequena! Como vimos anteriormente, Deus confiou aos pais a responsabilidade de educar os filhos, ensinando-os o caminho a seguir. E por lei, este direito também é garantido socialmente às crianças e aos adolescentes por intermédio do ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente.
Mas será que como filhos, apenas temos direitos? Certamente não. E há uma razão para isso. Deus deseja que aprendamos o caminho que devemos seguir em família, para quando nos tornarmos adultos, sejamos sábios e não nos comportemos mais como crianças (l Co 13.11).

Enquanto a lista de direitos é bastante extensa, a lista de deveres é bem pequena, mas não, por isso, menos importante. O nosso dever como filhos é o de sempre obedecermos aos nossos pais. Como já vimos, a obediência demonstra amor e submissão e devemos isso aos nossos pais e a Deus.

OBEDIÊNCIA, UM ESTILO DE VIDA!
Quantas vezes você já se queixou por se ver obrigado a acatar uma decisão ou uma ordem de seus pais? Nem sempre concordamos ou até mesmo conseguimos acreditar que aquela decisão será para o nosso bem.
Agora imagine que chegará o momento em que você estará sujeito a outras autoridades, como um chefe, por exemplo. Com certeza você fará tudo o que estiver ao seu alcance para agradá-lo, pois seu emprego dependerá disso. Mas Deus nos ensina que a obediência não deve ser praticada somente quando estamos sendo observados e podemos com ela ter algum retorno, algum benefício. Lembre-se de que Deus sonda os corações e conhece as suas verdadeiras intenções. Por isso, Coiossenses 3.22-25 nos adverte a agirmos com sinceridade, sendo verdadeiros em todo tempo. Tudo o que fizermos, devemos ser como se o fizéssemos para Deus. £ isso não se aplica somente ao emprego não, mas, sobretudo, em relação a uma vida com justiça e honestidade para com a nossa família (Cl 4.1).

Há uma história interessante contada por Jesus sobre dois irmãos que ao receberem um pedido do seu pai, cada um respondeu conforme a sua própria vontade. Um disse que obedeceria e o outro rejeitou o pedido. No dia em que eles deveriam executar a tarefa, o filho que falou que não iria percebeu que aquele era o seu dever como filho e, movido pelo amor ao pai, resolveu atender o seu pedido (Mt 21.28-32). Você já se sentiu como esse rapaz alguma vez? Saiba que o Senhor se agrada quando voltamos atrás das nossas atitudes erradas e nos colocamos prontos para obedecê-Lo. Que a obediência seja um estilo de vida para você!

O PAPEL DA FAMÍLIA
Antes de voltar ao céu, Jesus deu uma ordem a seus discípulos, que é de ir pelo mundo inteiro e anunciar a todas as pessoas o Evangelho (Mc 16.15). Essa ordem não foi somente aos seus discípulos. Ela é para todos que um dia ouvir a mensagem de boas novas e aceitar a Cristo como Senhor e Salvador. Somos todos membros de uma só família, e é desejo de Deus, o nosso Pai (Gl 3.26), que essa família cresça mais e mais. Para isso Ele conta com a sua decisão de obedecer ao seu chamado. Como aprendemos nas lições anteriores, Deus tem um plano especial para que a família seja um instrumento a fim de abençoar o mundo e, por isso, a família possui um papel bem importante na pregação da mensagem do Evangelho pelo mundo todo.

Assim como você possui obrigações dentro da sua família, a sua família tem obrigações muito importantes diante de todo o mundo para levar a Palavra de salvação, fazendo com que outras famílias sejam abençoadas noutros lugares.
Escreva três direitos que você tem como filho.
Conclusão
Viver em família não é uma tarefa fácil. Mas sempre que lhe parecer ser algo ruim, por conta das diferenças, lembre-se de que a sua família foi escolhida por Deus para ser a sua primeira escola, onde você aprenderá as lições da vida. Sabendo do seu papel e cumprindo o seu dever, você estará contribuindo para o bem estar do seu lar e para que o plano de Deus se cumpra em sua casa, em sua vida e no mundo.

REFLETINDO
1. Na família, qual é o papel dos filhos?
2. Qual deve ser o estilo de vida dos filhos de Deus?
3. Que ordem foi dada por Jesus aos seus discípulos, que nos dias de hoje se aplica a toda família?

  LEIA TAMBÉM:




Blog: Subsídios ebd
A ferramenta de Pesquisas e Estudos dos Professores e Alunos da Palavra de Deus" (sub-ebd.blogspot.com.br). 
ATENÇÃO! Muitos dos nossos artigos aqui postados podem ser reproduzidos, desde que a fonte seja citada com link para o site (sub-ebd.blogspot.com.br).

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad