Revista Cristão Alerta : Edição 20, 1° trimestre de 2025: EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ Subsídios Bíblicos : EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ A Revista Evangélica Digital é uma fonte confiável de subsídios bíblicos que oferece os melhores recursos para professores e alunos de Escolas Bíblicas, especialmente para as lições dominicais de adultos da CPAD. 📚 VOCÊ ENCONTRA NESTA EDIÇÃO Subsídios para todas as lições bíblicas, classe dos adultos: Subsídios Lição 1: Quando as Heresias Ameaçam a Unidade da Igreja Subsídios Lição 2: Somos Cristãos Subsídios Lição 3: A Encarnação do Verbo Subsídios Lição 4: Deus É Triúno Subsídios Lição 5: Jesus é Deus Subsídios Lição 6: O Filho É igual com o Pai Subsídios Lição 7: As Naturezas Humana e Divina de Jesus Subsídios Lição 8: Jesus Viveu a Experiência Humana Subsídios Lição 9: Quem é o Espírito Santo? Subsídios...
Lição 3 – Justificação, somente pela fé em Jesus Cristo
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Obs. Subsídio teológico para a lição 3 – Adultos, 2° tri. De 2016.
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INTRODUÇÃO.
Compreenderemos
o que é de fato a justificação e veremos as bênçãos advindas da justificação. E
veremos a ação de Deus ao justificar-nos.
I.
O SIGNIFICADO DA JUSTIFICAÇÃO
1. Definindo Justificação.
Assim como a regeneração leva a efeito uma
mudança em nossa natureza, a justificação modifica a nossa situação diante de
Deus.
O termo
'justificação'
vem do termo grego Dikaiôsis, que
significa absolvição. Ou seja se refere ao ato de Deus declarar os homens
livres da culpa e aceitáveis a Ele e considerá-los justos (Rm 3.25; 5.18).
Dikaioma é outra palavra
traduzida como justificação (Rm 5.16).
2
A justificação é por meio da fé (3.24,25; 4.1-25; 5.1; Gl 2.16; 3.24).
3
A justificação é a solução universal para o pecado (3.24-31; 4.1-25).
4
A justificação é o cumprimento da aliança abraâmica (4.1-25).
5
A justificação pela fé ilustrada em Abraão (antes da lei - 4.1-4,9-25); e em
Davi (debaixo da lei - 4.5-8).
Paulo emprega o verbo “justificar” em
22 citações (especialmente de Romanos 2.13 a 5.1, e em Gl 2 e 3). Esse termo é fundamental na teologia paulina:
1) Negativamente, quando Deus declara o
crente “não-culpado”;
2) Positivamente, quando Deus declara o
crente “justo”, cancelando a sua culpa do pecado e creditando-lhe justiça.
O
Deus que detesta 'o que justifica o ímpio' (Pv 17.15) mantém sua própria justiça
ao justificá-lo, porque Cristo já pagou a penalidade integral do pecado (Rm
3.21-26). Constatamos, portanto, diante de Deus como plenamente absolvidos.
2. Justificado aos olhos de Deus.
A justificação é o anúncio
extraordinário de que o pecador já está plenamente justificado. Aos olhos de
Deus, seus pecados já não existem mais, pois 'quanto está longe o Oriente do
Ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões' (SI 103.12). Miquéias
expressa lindamente esse benefício da graça: 'Quem, ó Deus, é semelhante a ti,
que perdoas a iniquidade, e que te esqueces da rebelião do restante da tua
herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na benignidade.
Tornará a apiedar- se de nós; subjugará as nossas iniquidades, e lançará todos
os nossos pecados nas profundezas do mar' (Mq 7.18,19).
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