O poder de
Deus para salvação está trabalhando em todo aquele que crê. No sentido estrito
da palavra grega, os crentes não são salvos, mas estão no processo de serem
salvos.
Paulo
baseia a sua certeza da salvação final no fato de que “Cristo morreu por nós” (Rm
5.9-10). Enquanto isto, os crentes gemem e sofrem durante a espera pela
redenção dos seus corpos, pois eles são “salvos em esperança” (8.23). Mas eles
têm a ajuda do Espírito (Rm 8.26-27) até à consumação final da obra da salvação
(Rm 13.11).
I. AS TRÊS PARTES DA SALVAÇÃO
Não é
inapropriado pensar nela como tendo três partes, em relação ao passado, ao
presente e ao futuro.
Quanto ao passado, o crente
pode dizer, “eu fui salvo”.
Ele foi
libertado da penalidade e da morte que são trazidos pelo pecado (Ef 2.1-10).
Quanto ao presente, ele pode
dizer, “eu estou sendo salvo” (1 Co 1.18, RSV). Com a graciosa ajuda do
Espírito Santo, ele está “trabalhando”, ou “desenvolvendo”, a sua salvação (Fp
2.12- 13).
Quanto ao futuro, ele pode
dizer, “eu serei salvo” (5.9-10; 13.11). Ele está antecipando a ressurreição
final e a consumação de todas as coisas (1 Co 15.19-26).
“A salvação
é da penalidade, do poder, e da presença do pecado. E a Justificação, a Santificação,
a Glorificação”. É no seu sentido mais abrangente que Paulo aqui fala do
evangelho como o poder de Deus para salvação. Paulo sabe que uma obra foi posta
em movimento, e permanecerá em movimento. “Tendo por certo isto mesmo...” ele
escreveu aos Filipenses,"... que aquele que em vós começou a boa obra a
aperfeiçoará até ao Dia de Jesus Cristo” (Fp 1.6).
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II.
A SALVAÇÃO PARA JUDEUS E GREGOS (Rm 1.16)
Primeiro do
judeu e também do grego ressalta a verdade de que a salvação de Deus é um
presente totalmente gratuito. Tanto o judeu quanto o grego devem satisfazer as
mesmas condições.
Ninguém
deve pensar que o evangelho é somente para os gregos, enquanto os judeus devem
encontrar a sua salvação por meio da lei. “Nem mesmo Abraão foi justificado
pela lei.
Agora que a
promessa está cumprida em Cristo, ela se aplica ‘primeiro ao judeu’, mas isto
não quer dizer, de maneira alguma, que não se aplique aos gentios... o judeu,
realmente ‘primeiro o judeu’, é chamado pela promessa de receber a nova justiça
que Deus profere através de Cristo.
Mas o
gentio é chamado de maneira igualmente verdadeira. Nenhum tem preferência sobre
o outro”.
LEIA TAMBÉM:
III.
O SIGNIFICADO DE SALVAÇÃO
1.
Definições.
A doutrina
bíblica da salvação é tecnicamente chamada de soteriologia. Entendida de forma
ativa, a salvação é a obra completa de Deus que consiste em trazer homens do
estado de pecado ao estado de glória através de Jesus Cristo.
Vários
termos que designam a salvação ocorrem frequentemente ao longo da Bíblia
Sagrada.
No Antigo
Testamento, a raiz mais importante em hebraico é yasha',
que significa Liberdade daquilo que prende ou restringe. Portanto, o verbo
significa soltar, liberar, dar comprimento e largura a algo ou a alguém.
Os vários
substantivos derivados desta raiz significam tanto o ato de libertar quanto o
de resgatar (1 Sm 11.9), além de transmitir o estado resultante de segurança,
bem estar, prosperidade (2 Sm 23,5; Sl 12.6) e de vitória sobre os adversários
(2 Sm 23.10,12; Sl 98.1).
No Novo
Testamento o verbo grego sozo
e seus cognatos, soter, “salvador" e soteria, “salvação”, geralmente traduzem yasha‘ e seus respectivos substantivos.
No NT, o
termo soteria só é encontrado em conexão com
Jesus Cristo como Salvador, e não em qualquer sentido físico ou temporal.
A salvação
traz a justiça de Deus para o homem, quando este cumpre a condição de ter fé em
Cristo (Rm 1.16,17; 1 Co 1.21). A salvação baseia-se na morte de Cristo para a
remissão dos pecados de acordo com os justos requisitos de um Deus santo e
abençoador (Rm 3.21-26).
Em suma.
Salvação (gr. soteria) significa “livramento”, “chegar à meta final com
segurança”, “proteger de dano”. Já no Antigo Testamento, Deus revelou-se como o
Salvador do seu povo (Êx 15.2; Sl 27.1; 88.1; ver Dt 26.8 nota; Sl 61.2; Is
25.6; 53.5).
A salvação
é descrita na Bíblia como “o caminho”, ou a estrada através da vida, para a
comunhão eterna com Deus no céu (Mt 7.14; Mc 12.14; Jo 14.6; At 16.17; 2Pe
2.21; At 9.2; 22.4; Hb 10.20).
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