Lição 7: As Bodas do Cordeiro - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Lição 7: As Bodas do Cordeiro

Obs. Este artigo é um subsídio para a lição 7 da revista de adultos, 1°trim. De 2016 
O Noivo e a Noiva
Em algumas de suas parábolas sobre o Reino de Deus, Jesus usou a imagem de um banquete de bodas (Mt 22.2-14; 25.1-13; Lc 14.15-24).
João Batista falou de Jesus como o noivo (Jo 3.29), e Jesus descreveu a si mesmo da mesma forma (Mt 9.15; Lc 5.34,35). Outros autores do Novo Testamento descreveram o povo de Deus - todos os crentes, tanto judeus quanto gentios — como sendo a noiva de Cristo (2 Co 11.2; E f 5.23-32).
As bodas entre os judeus
Entre os judeus as bodas eram celebradas durante sete dias com grande alegria (Jz 14.12, 15, 17, 18). As bodas de Jacó duraram sete dias nos quais houve grande alegria (Gn 29.27, 28).
Os casamentos judaicos daquela época eram bem diferentes das cerimônias de casamento ocidentais.
Em primeiro lugar, havia o noivado, normalmente firmado entre os pais dos futuros noivos, quando estes últimos ainda eram bastante jovens. Esse noivado era um compromisso sério e só podia ser rompido por meio de um tipo de divórcio. Qualquer infidelidade durante o noivado era considerada adultério.
Quando a cerimônia pública estava preste a acontecer, o noivo ia buscar a noiva em casa a fim de tomá-la para si. Em seguida, a levava para a casa dele, onde era realizado um banquete nupcial com todos os convidados e com o casal feliz. As comemorações chegavam a durar até uma semana.
Hoje, a Igreja está "noiva" de Jesus Cristo, e, mesmo sem tê-lo visto, nós o amamos (1 Pe 1:8). Um dia, ele voltará e levará a noiva para o céu (Jo 14:1-6; 1 Ts 4:13 - 18).
A NOIVA E A GRANDE CEIA
1. A grande ceia nos céus.
A Bíblia revela, ainda que com poucos detalhes, que haverá uma grande ceia nos céus, e que Jesus, pessoalmente, há de servir aos salvos sentados à mesa junto com Abraão, Isaque e Jacó ( Lc 12.35,37; 22.30; 13.28,29).
Quando Ele instituiu a Santa Ceia, disse que não beberia mais neste mundo do fruto da videira, até o dia em que o bebesse de novo no Reino de seu Pai (Mt 26.29; Mc 14.25).
Haverá alguma semelhança entre a Ceia do Senhor aqui e aquela grande ceia?
A Bíblia não nos revela detalhes, mas sabemos que nos céus haverá um cântico de louvor pelo sangue que foi derramado ( Ap 5.9; 7.14). Jesus, que nos há de servir, terá em suas mãos os sinais dos cravos que o feriram (cf. Ap 5.6).
A igreja tornou-se a noiva de Cristo pela escolha soberana deste na eternidade passada (Ef 1.4; Hb 13.20) e lhe será apresentada no arrebatamento (Jo 14.1-3; 1Ts 4.13-18). A ceia final significará o fim da cerimônia. Essa refeição simbólica acontecerá no estabelecimento do reino milenar e se estenderá por todo o período dos mil anos (Ap 21.2).
2. O alimento da grande ceia.
Os salvos comerão à mesa do Senhor, no seu Reino. É um tanto difícil entender como será essa “alimentação” no Céu e o porquê dela, uma vez que teremos corpos glorificados, não mais sujeitos às leis da natureza (Fp 3.20,21). Esperemos, pois, a chegada daquele grande Dia, a fim de conhecermos “a glória que em nós há de ser revelada” (Rm 8.18).
3. Quatro condições requeridas da noiva
A Igreja é representada como esposa ou noiva do Senhor Jesus por causa do amor íntimo e da ligação espiritual. A noiva tem de cumprir quatro condições:
1) Ser desposada (prometida em casamento).
O Noivo celestial quer ganhar o amor da alma do pecador. Sem que este aceite (ser "desposado"), não pode haver o "casamento";
2) Ser leal.
A noiva verdadeira é sempre leal ao Noivo, apesar de todas as forças que querem desviá-las de Cristo;
3) Gozar comunhão.
Quando há amor entre os dois noivos, as horas parecem apenas minutos. Podemos julgar a nossa devoção a Cristo pelo desejo de estar sozinhos em comunhão com Ele;
4) Deve submeter-se.
"O marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja" (Ef 5.23). Sem tal obediência não pode haver casamento verdadeiro. Ou Cristo é Senhor de tudo, ou Ele não é Senhor de fato.
Atenção!
A continuação deste Subsídio você encontra em nossa Revista E-book: Subsídios EBD. Clique aqui e peça a sua.


Post Bottom Ad