3°
trimestre de 2015
Subsídios para Escola Bíblica Dominical
Revista de Adultos, CPAD - Lição: 11
Blog: Subsídios EBD.
Segundo os
estudiosos, a epístola do apóstolo Paulo a Tito foi escrita aproximadamente no
64 d.C., e provavelmente, foi redigida na Macedônia, uma província que fazia
fronteira com a Grécia. Por certo, a carta foi escrita no tempo em que Paulo
estava sob a custódia dos soldados romanos.
Nesta epístola, podemos dizer que há pelo menos quatro assuntos
principais ensinados pelo apóstolo Paulo:
(2) O estímulo a
Tito para ensinar a "sã doutrina", repreender e silenciar os falsos
mestres (1.1002.1);
(3) A descrição de
Paulo para Tito do devido papel dos anciões (2.1,2), das mulheres idosas
(2.3,4), das mulheres jovens (2.4,5), dos homens jovens (2.6-8) e dos servos
(2.9,10) na comunidade cristã em Creta;
(4) Por último, o
apóstolo enfatiza que as boas obras e uma vida de santidade a Deus são o devido
fruto da fé genuína (1.16; 2.7,14).
Mediante essa
lista de requisitos, notamos o quanto é importante que, em primeiro lugar, quem
se sente vocacionado para um chamado ministerial, acima de tudo, seja
reconhecido pela Igreja de Cristo.
O ministério na
vida de uma pessoa não é algo oculto, ou de conhecimento apenas para quem o
deseja, mas é manifesto, reconhecido pela comunidade local a quem ele serve.
O ministério de
Deus na vida de um vocacionado também não é confirmado por uma só pessoa, mas
confirmado e aprovado pela Igreja de Cristo reunida naquela comunidade local.
O ministério vocacional
de um escolhido por Deus, que ama o Senhor acima de todas as coisas, tem de ser
reconhecido pelo Corpo de Cristo, a igreja local.
Mas é preciso a
igreja local saber discernir quem é de quem não é vocacionado para o
ministério. Para isso, o nosso Deus manifestou a sua vontade nas Escrituras por
intermédio do apóstolo Paulo sobre as características de como deve ser uma
pessoa vocacionada para o santo ministério.
A Igreja de Cristo
não pode se furtar dessa responsabilidade, pois segundo a herança da tradição
da Reforma Protestante: não há um sacerdote como representante de Deus para o
povo; muito pelo contrário, em Cristo, todos somos sacerdotes, a nação santa e
o povo adquirido para propagar o Evangelho.