Lição 10 – O Avivamento na Vida Pessoal - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Lição 10 – O Avivamento na Vida Pessoal

🔥 REVISTA ADULTOS — 1º TRIMESTRE DE 2023, CPAD

🕛 Data: 5 de Março de 2023

🎓 Título: Aviva a Tua Obra.

Subtítulo: O Chamado das escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus

Comentarista: Pr. Elinaldo Renovato

📚  TEXTO ÁUREO

“Porque a tua benignidade é melhor do que a vida; os meus lábios te louvarão. Assim, eu te bendirei enquanto viver; em teu nome levantarei as minhas mãos.” (Sl 63.3,4)

💡  VERDADE PRÁTICA

A presença do Espírito Santo é uma realidade em todos os dias da vida de um crente avivado.

 LEITURA DIÁRIA

Segunda -   Sl 55.17

A oração do salmista três vezes ao dia

Terça - Dn 6.10

Daniel orava três vezes ao dia

Quarta - Sl 119.11

Escondendo Palavra no coração para não pecar

Quinta - Sl 119.105

A Palavra de Deus dirige a vida do crente

Sexta - 1 Tm 4.16

O cuidado do cristão consigo mesmo e com a doutrina

Sábado - 1 Pe 1.15,16

Sendo santo em todas as áreas da vida


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Salmos 63.1-8

1- Ó Deus, tu és o meu Deus; de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água,

2- para ver a tua fortaleza e a tua glória, como te vi no santuário.

3- Porque a tua benignidade é melhor do que a vida; os meus lábios te louvarão.

4- Assim, eu te bendirei enquanto viver; em teu nome levantarei as minhas mãos.

5- A minha alma se fartará, como de tutano e de gordura; e a minha boca te louvará com alegres lábios,

6- quando me lembrar de ti na minha cama e meditar em ti nas vigílias da noite.

7- Porque tu tens sido o meu auxílio; jubiloso cantarei refugiado à sombra das tuas asas.

8- A minha alma te segue de perto; a tua destra me sustenta.


Hinos Sugeridos: 25, 53, 370 da Harpa Cristã


Objetivos da Lição:

I) Compreender as características de um genuíno avivamento na vida do salmista;

II) Conscientizar sobre a necessidade da prática constante das disciplinas espirituais cristãs para uma vida avivada;

III) Entender que uma vida cristã avivada é manifesta em bons frutos na vida pessoal do crente.

INTRODUÇÃO

É vontade de Deus que os crentes sejam espiritualmente avivados. Ademais, não pode haver igreja local avivada sem que os membros experimentem um avivamento espiritual em suas vidas.


Além de esse avivamento se manifestar no interior do templo, ele se revela em todos os lugares, no testemunho cotidiano da vida, que inclui o casamento, a vida familiar, a escola/faculdade, o trabalho, os negócios, enfim, em toda nossa área de atividade e, principalmente, na proclamação do Evangelho. Assim, estudaremos a respeito da importância do avivamento espiritual na vida diária do crente.

PALAVRA-CHAVE

Fervor

I – O AVIVAMENTO NA VIDA DO SALMISTA

1. Uma busca sincera.

O estudante da Bíblia sabe que o salmista experimentou momentos de lutas, dificuldades e opressões ao longo da vida. Entretanto, mesmo diante desse processo difícil, o salmista desejava, com entusiasmo, a presença de Deus: “Ó Deus, tu és o meu Deus; de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água” (Sl 63.1). Ainda que ele vivesse em um período de sequidão e cansaço “na carne”, sua alma tinha sede de Deus e, por isso, promete buscá-lo na madrugada. O salmista tinha plena convicção: “tu és o meu Deus”.


2. Contemplando e bendizendo ao Senhor.

O salmista também tinha o anseio em ver a “fortaleza” e a “glória” de Deus, como ele pôde contemplar no santuário (Sl 63.2). Esse contato glorioso com o Deus da glória gera, na alma do ser humano, o reconhecimento da benignidade divina. Por isso, os lábios do salmista louvarão ao Senhor (Sl 63.3) e ele o bendirá enquanto viver (Sl 63.4), tendo o nome do Senhor erguido em suas mãos (Sl 63.4). Aqui, podemos aprender com ele a respeito da disposição da alma em contemplar a glória do Senhor e bendizê-lo por toda a vida. Segundo o salmista, é possível viver essa realidade espiritual diante de um contexto completamente oposto à presença de Deus. Somente um verdadeiro avivamento espiritual, na vida do crente, é capaz de fazer isso.     


3. Deus é o nosso auxílio.

O salmista também afirma que a sua alma se fartará com a presença de Deus e sua boca louvará ao Senhor da vida (Sl 63.5). Esse é o resultado da busca e da contemplação do Senhor. O salmista sabe que lembrar de Deus e meditar em sua Palavra é a garantia de auxílio, júbilo e segurança (Sl 63.6-8). Nada é tão consolador para uma vida avivada do que o crente ter Deus como auxílio, refúgio e fortaleza. Um verdadeiro avivamento pessoal promove a bênção da segurança divina na vida do crente.


SINÓPSE I

O anseio e a busca sincera pela presença de Deus possibilitaram um avivamento na vida do salmista.

II – O AVIVAMENTO ESPIRITUAL DO CRENTE

1. Reservando uma agenda de piedade.

À luz do que aprendemos com o salmista, percebemos que há elementos imprescindíveis para que a vida do crente seja poderosamente avivada. São elementos que, ao longo das Escrituras e da história da Igreja, encontramos como modelo espiritual para o crente: a prática da oração e da leitura devocional das Escrituras. Primeiramente, é importante que o crente reserve um tempo ao longo do dia para desfrutar de períodos especiais em que cultive a vida devocional e, consequentemente, estreite a comunhão com Deus (Sl 55.17; Dn 6.10). 


2. A prática da oração.

A Bíblia relata exemplos de homens que desenvolveram o hábito de oração ao longo do dia. Aqui citamos três: o salmista Davi tinha o costume de orar pelo menos três vezes ao dia (Sl 55.17); Daniel orava três vezes ao dia (Dn 6.10); Jesus, o nosso maior modelo de oração, orava intensamente no dia (Mt 26.36-44). Esse exercício diário de oração é um instrumento maravilhoso para o crente desenvolver uma vida espiritualmente avivada. Na Bíblia, muitos homens e mulheres de Deus venceram grandes batalhas porque tinham a prática diária de oração.


3. A leitura devocional da Bíblia.

O crente avivado deve ler e estudar diariamente a Bíblia. Isso é preciso para entender, absorver e viver seus preciosos ensinamentos. Além disso, os dias são maus e, por isso, devemos portar a “espada do Espírito” (Ef 6.17). Aliás, a Bíblia deve ser lida e estudada levando-se em conta os seguintes aspectos: ela nos permite meditar nas coisas de Deus (Sl 119.97); ela previne o nosso coração de pecar (Sl 119.11); ela nos consola (Sl 119.50); ela dirige a vida (Sl 119.105); e ordena a vida pessoal (Sl 119.133).


SINÓPSE II

As disciplinas espirituais cristãs são características de um genuíno avivamento.


AUXÍLIO TEOLÓGICO

Enchei-vos do Espírito!

“Uma experiência contínua. Paulo encorajou os crentes a ‘encher-se [literalmente, ‘continuar sendo cheios’] do Espírito’ (Ef 5.18). Os versículos que se seguem são de interesse especial (vv. 19.21). Eles dão diversos exemplos daquilo que irá demonstrar uma vida cheia do Espírito Santo:

(a) falar uns com os outros com salmos, hinos e canções espirituais;

(b) cantar e fazer música para o Senhor;

(c) sempre dar graças a Deus Pai por tudo, no nome de nosso Senhor Jesus Cristo;

(d) submeter-se uns aos outros em temor de Deus. Seguindo este último item está o tratamento extensivo dos relacionamentos de marido e mulher; de pais e filhos e de senhores e escravos (empregadores e empregados). É assim claro que a vida verdadeiramente cheia do Espírito inclui encorajamento de companheiros crentes (veja a passagem paralela em Cl 3. 16), adoração genuína, uma atitude reta com relação às circunstâncias e relações interpessoais adequadas.


Carson comenta que a ordem de Paulo de ser cheio do Espírito ‘é vazia se Paulo não pensa que é perigosamente possível para os cristãos serem «vazios» do Espírito’. Isso parece ser o pensamento, sob panorama diferente, por trás da admoestação de Paulo a Timóteo para despertar ‘o dom de Deus, que existe em ti pela imposição das minhas mãos’ (2 Tm 1. 6; veja também 1Tm 4.14)” (PALMA, Anthony D. O Batismo no Espírito Santo e com Fogo. Rio de Janeiro: CPAD, 2002, pp.100-01).


III – A VIDA PESSOAL E FAMILIAR DO CRENTE AVIVADO

1. A vida pessoal.

O avivamento espiritual também traz consequências para a vida pessoal. Não por acaso, a Palavra de Deus alerta para “ter cuidado” consigo mesmo, da “doutrina” e “perseverança” a respeito do que se tem aprendido (1 Tm 4.16). Em suma, claramente há uma direção da Palavra de Deus para desenvolver aspectos relevantes em nossa vida pessoal: integridade (Mt 5.37; Tg 2.12); prudência no falar e no agir (Pv 25.11; Ec 3.1,7); cuidado na saúde física e emocional (3 Jo 1.2).

 

2. A vida com o cônjuge.

Uma vida matrimonial pode e deve ser vivida no Espírito de Deus. Uma vida avivada no Espírito tem como consequência básica: o amor e a submissão (Ef 5.22,25-27); a demonstração de carinho e afeto (Pv 31.29; Ct 1.16; 4.1); uma comunicação eficiente e atenta (Tg 1.19; Pv 18.13,20). Portanto, uma vida de bênção no lar é consequência, como lemos em Efésios 5 e 6, de uma vida cheia do Espírito Santo (Ef 5.18-21).

 

3. A vida com os filhos.

Um crente avivado dá atenção ao seu relacionamento com os filhos. Aqui, há cuidados indispensáveis para uma vida cristã avivada e feliz no relacionamento entre pais e filhos: o afeto (Fp 2.1,2; Sl 2.12); os cuidados espirituais (Dt 11.18-21); o hábito do culto doméstico (Sl 78.1-9); o relacionamento cristão com os filhos (Ef 6.4; Cl 3.21); a disciplina dos filhos (Hb 12.7; Pv 19.18; Jr 31.20).

 

4. Os efeitos do avivamento na vida pessoal.

O crente avivado é alegre (Ed. 3.11-13). A alegria do Senhor produz fortalecimento espiritual no interior do crente fiel, em todas as situações da vida e, por isso, ele é forte (Ne 8.10). Semelhantemente a Sadraque, Mesaque, Abede-Nego e Daniel, o crente avivado não teme a morte (Dn 3.12; 19-26; Dn 6.1-10). E, finalmente, o crente avivado é santo, uma condição indispensável para ver  Deus, pois sem santificação “ninguém verá o Senhor” (Hb 12.14; 1 Pe 1.15,16).

 

SINÓPSE III

O caráter e o testemunho exemplar são frutos de uma vida cristã avivada.

 

AUXÍLIO TEOLÓGICO

O Fruto do Espírito Santo

“Jesus utilizou a analogia da videira para ensinar a relação necessária que deve existir entre o Espírito Santo e o crente para que a sua semelhança com Cristo seja notória nele.

 

É o Espírito Santo que produz o fruto espiritual em nós quando nos rendemos sem reservas a Ele. Isso abrange nosso espírito, alma e corpo e todas as faculdades que os constitui.

 

[...] O fruto do Espírito é o caráter de Cristo produzido em nós para que em nosso viver o demonstremos ao mundo” (GILBERTO, Antônio. O Fruto do Espírito. Rio de Janeiro: CPAD, 2019, pp.15-37).

 

CONCLUSÃO

Nos Salmos, podemos ver como Davi demonstrou uma realidade de forma bem expressiva de um avivamento espiritual diante de Deus. Assim, todo crente pode ter uma vida pessoal avivada, desde que em todos os momentos e lugares, esteja em comunhão estreita com o Senhor.


REVISANDO O CONTEÚDO

1. Qual é o anseio do salmista?

O salmista também tinha o anseio em ver a “fortaleza” e a “glória” de Deus, como ele pôde contemplar no santuário (Sl 63.2).

2. O que o salmista afirma em Salmos 63.5?

O salmista também afirma que a sua alma se fartará com a presença de Deus e sua boca louvará ao Senhor da vida (Sl 63.5).

3. Quais elementos encontramos como modelo espiritual para o crente?

A prática da oração e da leitura devocional das Escrituras.

4. Por que o crente avivado deve ler e estudar a Bíblia?

O crente avivado deve ler e estudar diariamente a Bíblia porque é preciso para entender, absorver e viver seus preciosos ensinamentos.

5. Quais aspectos relevantes devem ser desenvolvidos em nossa vida pessoal?

Em suma, claramente há uma direção da Palavra de Deus para desenvolver aspectos relevantes em nossa vida pessoal: integridade (Mt 5.37; Tg 2.12); prudência no falar e no agir (Pv 25.11; Ec 3.1,7); cuidado na saúde física e emocional (3 Jo 1.2).

Este E-book é uma verdadeira fonte informativa para os novos e os veteranos professores de Escola Bíblica.


Post Bottom Ad