LIÇÃO 6 - 144 MIL QUEM SÃO? (Classe Juvenis)

Lições Bíblicas Juvenis 3° Trimestre 2024 CPAD

Revista: UM ESTUDO PANORÂMICO DE APOCALIPSE | Comentarista: Paulo Henrique Rodrigues da Silva | Subsídios Dominical

VERSÍCULO-CHAVE

E ouvi o número dos assinalados, e eram cento e quarenta e quatro mil assinalados, de todas as tribos dos filhos de Israel"(Ap 7.4).

LEITURA DIÁRIA

SEG. 2 Tm 2.19 O Senhor conhece os que são seus

TER. Sl 4.3 O bem do Senhor sobre aquele que lhe é querido

QUA 1 Pe 1.15 Santos como o seu Salvador

QUI. Ef 1.3-14 Selados pelo Espírito Santo

SEX. Ap 14.1 Marcados pelo nome do Pai

SÁB.1 Pe 1.18-23 Comprados pelo precioso sangue de Cristo

e-book de escatologia

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Apocalipse 7.1-8

1 E, depois destas coisas, vi quatro anjos que estavam sobre os quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem contra árvore alguma.

2 E vi outro anjo subir da banda do sol nascente, e que tinha o selo do Deus vivo; e clamou com grande voz aos quatro anjos, a quem fora dado o poder de danificar a terra e o mar,

3 dizendo: Não danifiqueis a terra, nem o mar, nem as árvores, até que hajamos assinalado na testa os servos do nosso Deus.

4 E ouvi o número dos assinalados, e eram cento e quarenta e quatro mil assinalados, de todas as tribos dos filhos de Israel

5 Da tribo de Judá, havia doze mil assinalados; da tribo de Rúben, doze mil; da tribo de Gade, doze mil;

6 da tribo de Aser, doze mil; da tribo de Naftali. doze mil da tribo de Manassés, doze mil;

7 da tribo de Simeão, doze mil da tribo de Levi, doze mil; da tribo de Issacar, doze mil;

8 da tribo de Zebutom, doze mil da tribo de José, doze mil da tribo de Benjamim, doze mil.

 

CONECTADO COM DEUS

O livro de Apocalipse é repleto de simbolismos que nos inspiram a viver em íntima e plena comunhão com o nosso Salvador. E, como sabemos, para se relacionar com um Deus Santo, necessitamos de santidade, a fim de apresentar a Ele um coração puro, redimido pelo seu sangue e quebrantado, arrependido por suas faltas. Essa nova vida em Cristo nos leva a não amar o mundo, nem o que no mundo há. Segundo Apocalipse, será exatamente assim que os mil judeus convertidos a Jesus Cristo farão; renunciarão ao mundo, ao pecado e ao Anticristo. Nesta lição estudaremos quem eles são; de onde vieram; sua missão e como servem ao Senhor. O exemplo de fé, conduta e coragem é uma inspiração para todos que desejam ser usados por Deus em sua geração.

 

1. Quem são os 144 mil?

1.1. A visão do apóstolo João

Você já ouviu falar dos 144 mil descritos no livro do Apocalipse? Sabe quem eles são e o que representam? Nesta lição, entenderemos mais uma das complexas revelações e simbologias contidas no livro de Apocalipse. O apóstolo João narra quatro anjos em sua visão, que foram impedidos de executar o juízo de Deus sobre a terra, até que os 144 mil judeus sejam marcados ou selados em suas testas (Ap 71-3; 14-1).

 

Você precisa saber que, embora na Grande Tribulação, milhares de pessoas serão salvas e protegidas por Deus, Durante o período mais sombrio da história humana, eles serão fiéis a Deus e não se curvarão perante o poder do Anticristo. Foi exatamente isso que João descreveu sobre os 144 mil judeus convertidos a Cristo, prontos para realizar um poderoso evangelismo que alcançará milhões de pessoas para Cristo (Mt 24.14).

 

Que esta lição te ajude a refletir sobre a importância de servir ao Senhor com fidelidade até o fim (Sl 101,6; Ml 3.18).

 

1.2. Por que este número é importante?

Os números que constam na Bíblia não são mero acaso ou coincidência, há um propósito para cada um deles. Os 144 mil escolhidos são judeus, descendentes das 12 tribos de Israel que, após o Arrebatamento da Igreja e no período da Grande Tribulação, se converterão a Jesus Cristo, reconhecendo-o como Messias e Senhor. Mesmo neste momento de grande aflição, Deus não rejeitará o seu povo Israel, mas sim, o restaurará para louvor e glória do seu nome (Jr 30.7-9; Rm 11.2-5).

 

 

1.3. Por que serão escolhidos e protegidos?

A escolha destes judeus revela que o Senhor conhece os que são seus (2 Tm 2.19) e permanece fiel, guardando a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e cumprem os seus mandamentos (Dt 79). Eles serão escolhidos e protegidos, pois viverão em santidade, fidelidade e dedicação genuína a Cristo. Por amor ao Cordeiro, manterão a pureza sexual e não se prostituirão. Eles serão considerados como primícias para Deus, comprados pelo precioso sangue do Cordeiro (Ap 14.4)! A escolha dos 144 mil não será por mera coincidência, mas sim porque eles se manterão fiéis, mesmo sob grande pressão; suas vidas serão exemplos de fé e compromisso com Cristo.

 

2. Sua origem

Os 144 mil são judeus descendentes das 12 tribos de Israel (Ap 74-8). De cada tribo, serão escolhidos 12 mil homens convertidos a Cristo. O número 12 é muito importante na história do povo escolhido por Deus (Dt 7.6-11).

 

Os 12 filhos de Jacó deram origem às 12 tribos de Israel que formam a nação de Israel. Por isso, no interior do Tabernáculo levantado por Moisés, seguindo as. orientações dadas pelo Senhor, havia uma mesa com 12 pães (Lv 24 5), e, um dos acessórios utilizados pelo sumo sacerdote era um peitoral com 12 pedras (Êx 39.14). Enfim, como podemos ver, o livro do Apocalipse reafirma a importância do número 12, reforçando a fidelidade do Senhor prometida a Abraão sobre a sua descendência: 12 mil homens de cada tribo, totalizando os 144 mil eleitos. Estes proclamarão o Evangelho e serão mortos por sua fé em Jesus Cristo (Ap 7.13,14).

 

2.1. Sua missão

Deus sempre usa situações para nos ensinar lições, a fim de que nos aproximemos dEle, ainda que seja através das perseguições, aflições ou dificuldades (Rm 8.28; 2C0 417). Com o povo de Israel, mesmo na Grande Tribulação, não será diferente e os israelitas buscarão ao Senhor (Zc 13.9)! Nesse tempo tão terrível, os 144 mil judeus escolhidos por Deus realizarão um grande trabalho para Ele! Serão verdadeiros evangelistas que, corajosamente, pregarão o Evangelho àqueles que foram deixados para trás, ou seja, que não foram arrebatados com a Igreja. Muitas pessoas se converterão e inúmeros descendentes de judeus reconhecerão Jesus Cristo como seu Messias e Senhor. Segundo a Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica (2010, p.104, CPAD): "O maior reavivamento que o mundo jamais viu não ocorrerá durante a era da Igreja, mas imediatamente após seu arrebatamento, durante os 21 primeiros meses da Tribulação. Segundo Apocalipse 7, enquanto o Anticristo estiver ocupado em seus planos políticos, o Espírito Santo, por meio de um grupo conhecido como' os 144.000, alcançará os corações de milhões de pessoas, que serão levadas a um conhecimento salvífico de Jesus Cristo, ocasionando a maior colheita de almas da história da humanidade". Através deste poderoso movimento de evangelismo, muitos rejeitarão o Anticristo, a Besta e o Falso Profeta.

 

3. Eles serão selados

3.1. Significado do Selo

Diferente dos dias de hoje, o selo nos tempos bíblicos era um anel que gravava uma marca em documentos e objetos. Selar era o mesmo que assinar um documento (1 Rs 21.8). O selo é uma marca que indica proteção, integridade e propriedade. Se você recebeu a Cristo como Senhor e Salvador, pertence a Ele (Rm 14.8; 1 Pe 2.9) e está selado com o Espírito Santo (Ef 1.13,14), Somos templo e morada dEle (1 Co 3.16)! Saiba que alguém selado pelo Espírito Santo realmente é um crente autêntico, que tem seu nome escrito no Livro da Vida.

 

3.2. O Selo dos 144 mil

Este selo é a marca de Deus sobre os 144 mil judeus fiéis a Ele. Eles receberão uma marca que os protegerá do juízo e da ira divina que será derramada sobre a terra (Ap 7.3). Isto significa que Deus os ajudará a cumprir a sua missão, que é a de pregar o Evangelho do Reino durante a Grande Tribulação. Este selo representa também o privilégio de permanecerem marcados eternamente como propriedade particular de Cristo e do Pai Celestial (Ap 14.1). Ao contrário disto, durante a manifestação do juízo e da ira de Deus, os adoradores e seguidores do Anticristo receberão a marca da besta para a condenação eterna (Ap 13.16-18).

 

3.3. Os 144 mil servos de Deus

O apóstolo João os chamou de servos de Deus, porque apesar de todo o poderio maléfico do governo do Anticristo, eles não se dobrarão e nem se contaminarão. Os 144 mil servirão ao Senhor com toda a fidelidade, dedicando-se como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus (Rm 12.1)! Eles farão a diferença, como nós temos a responsabilidade de fazer hoje, em nosso tempo. Você tem sido luz em meio às trevas? Tem vivido em obediência a Deus e à sua Palavra, mesmo quando cercado por desobedientes e perversos?

Os 144 mil realmente seguirão e servirão a Jesus acima de todas as coisas, até mesmo de suas próprias vidas. Por sua dedicação em servir a Cristo, eles pregarão o Evangelho do Reino e uma incontável multidão se converterá ao Senhor e então virá o fim (Mt 24.14).

 

 

PARA CONCLUIR

No momento mais sombrio da História, 144 mil judeus proclamarão o Evangelho do Reino, desafiando o Império do Mal e o governo do Anticristo. Sobretudo, em tempos de tributação, o Senhor sempre desperta e usa os que são seus! O exemplo destes homens nos ensina a amar e a servir ao Cordeiro de Deus de todo o coração. Que o trino Deus seja a nossa prioridade e razão de viver! Maranata, ora vem Senhor Jesus (Ap 22.20)!

 

HORA DA REVISÃO

1. Quem são os 144 mil?

2. Ao reafirmar a importância do número 12, o que o Apocalipse reforça?

3. O que a escolha destes judeus revela?

4. Que grande trabalho os 144 mil realizarão para Deus?

5. Para que servirá o selo de Deus sobre os 144 mil fiéis?