LIÇÃO 12 A Nova Jerusalém (Classe: Juvenis)

Classe: Juvenis

Lições Bíblicas Juvenis 3° Trimestre 2024 CPAD

Revista: UM ESTUDO PANORÂMICO DE APOCALIPSE | Comentarista: Paulo Henrique Rodrigues da Silva | Subsídios Dominical

VERSÍCULO-CHAVE

“E eu João, vi Santa Cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido" (Ap 21.2).

LEITURA DIÁRIA

SEG. Hb 11.10 - Deus, o supremo arquiteto!

TER. Ap 21.18 - Nova Jerusalém, a cidade de ouro puro

QUA. Ap 21.23 - Cristo, a luz da cidade

QUI. Gl 4.26 - Uma cidade sem igual

SEX. Hb 12.22 - A Cidade do Deus vivo

SÁB. Jo 14.2,3 - A morada dos salvos

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Apocalipse 21.2,3,9-14

2 E eu João, vi Santa Cidade, a nova  Jerusalém, que de Deus descia do  céu, adereçada como uma esposa  ataviada para o seu marido.

3 E ouvi uma grande voz do céu, que dizia:  Eis aqui o Tabernáculo de Deus com  os homens, pois com eles habitará, e  eles serão o seu povo, e o mesmo Deus  estará com eles e serão o seu povo

9 E veio um dos sete anjos que tinham  as sete taças cheias das últimas sete  pragas e falou comigo, dizendo: Vem,  mostrar-te-ei a esposa, a mulher do  cordeiro,

10 E levou-me em espírito a um grande  e alto monte e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de  Deus descia do céu.

11 E tinha a glória de Deus. A sua luz era  semelhante a uma pedra preciosíssima, como pedra de jaspe, como

cristal resplandecente.

12 E tinha um grande e alto muro com  doze portas, e, nas portas, doze anjos,  e nomes escritos sobre elas, que são  os nomes das doze tribos de Israel.

13 Da banda do levante, tinha três portas;  da banda do norte, três portas, da  banda do sul, três portas; da banda do poente, três portas.

14 E o muro da cidade tinha doze fundamentos e, neles, os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.

 

CONECTADO COM DEUS

Há uma cidade preparada para nós com moradas, ruas de ouro e belezas sem fim. Na Nova Jerusalém você terá acesso ilimitado à presença de Deus. A nossa maior esperança é a de estar com o Senhor para sempre. Portanto, se dedique a viver um relacionamento pleno e sincero com Deus, tendo as suas vestes lavadas com o sangue do Cordeiro. Pois Ele já preparou um lugar especial para você.

1. A Nova Jerusalém

A Nova Jerusalém é real e foi construída pelo próprio Criador. A cidade do Deus vivo (Hb 12.22) foi descrita pelo apóstolo João (Ap 21.2), com uma beleza singular, a qual nada na terra se pode comparar (1 Co 2.9).

 

1.1. Seu Significado

Esta visão dada ao apóstolo João revela uma cidade projetada fora dos padrões humanos; algo que é novo e esplêndido. Tal cidade não é uma cópia da atual capital de Israel, mas sim uma obra-prima dá criatividade divina e a autêntica manifestação do seu poder (Hb 11.10; Ap 21.23).

 

1.2. Uma Cidade Santa

A Nova Jerusalém é chamada de "Cidade Santa" porque nela não haverá pecado. A imundícia jamais entrará por suas portas, nem os que amaram mais ao pecado do que ao Senhor. Ela será habitada pelos salvos que lavaram suas vestes no sangue de Jesus, isto é, apenas por aqueles que têm os seus nomes escritos no Livro da Vida do Cordeiro (Ap 21.27).

 

2. A grande e bendita esperança

A Nova Jerusalém é uma cidade construída para passarmos a eternidade com o Senhor (Ap 21.5). Esta é a nossa bendita esperança como peregrinos na terra (1 Pe 2.11)! Sabemos que estamos aqui de passagem e enquanto aguardamos o cumprimento dessa promessa do Senhor, vamos cumprindo aqui a nossa missão dada por Ele (Mc 16.15). Em breve, estaremos neste lugar de bênçãos inimagináveis, onde não há tristeza, morte, pranto ou maldição (Ap 214; 22.3).

 

2.1. Esperança da volta de Cristo

Como disse Tito, aguardamos a bem-aventurada esperança do aparecimento do nosso Senhor Jesus Cristo (Tt 2.13). 2.2. Esperança de um lar celestial Jesus prometeu nos preparar um lugar para habitarmos com Ele (Jo 14.3). Aqui não é nosso lar; há uma cidade celestial preparada para os salvos (Hb 1314). Apesar de a Nova Jerusalém possuir várias portas, nem todos poderão entrar; apenas os que lavaram as suas vestes no sangue do Cordeiro (Ap 22.14). Portanto, este é o tempo propício para nos aplicarmos à santificação, através do sangue de Jesus, pois sem ela não desfrutaremos dessa bendita esperança.

 

2.3. Nossa maior esperança

O propósito eterno de Deus é o de ter comunhão com conosco em seu Reino. Na Nova Jerusalém não haverá nada que impedirá este propósito, pois as suas portas jamais se fecharão (Ap 21.25) e a comunhão com Deus será plena, pois seremos semelhantes a Ele e 0 contemplaremos como Ele é (1 Jo.3.2). 3. Como é a Nova Jerusalém? Você precisa compreender que a Nova Jerusalém é mais do que uma cidade. Ela é descrita como a esposa do Cordeiro (Ap 21.9); como o seu lar (Ap 21.23) e o lar da Noiva do Cordeiro (Ap 21.27). Não há nada semelhante a ela. A Jerusalém Celestial é a capital do Reino Eterno de Deus (Ap 21.24).

 

3.1. O tamanho da Nova Jerusalém

A cidade é descrita como um cubo, cujo cada lado possui 2.400 km. Assim, sua área mede 5,82 milhões de quilômetros quadrados. Ou seja, é quarenta vezes maior do que a Inglaterra e dez vezes maior do que a França, por exemplo. As medidas da cidade são grandiosas, pois foi construída pelo Altíssimo Deus (Sl 91.1; Hb 11,10). Não por acaso, Jesus disse: “Na casa de Pai há muitas moradas” (Jo 14.2).

 

3.2. Sua localização

O Apocalipse nos mostra que ela virá do céu (Ap 21.2). No tempo certo, portanto, será apresentada a toda humanidade.

 

3.3. Sua descrição

• O brilho: A cidade não precisa do sol, pois é cercada pela glória de Deus que a ilumina. O próprio Cordeiro é a sua lâmpada (Ap 21.23)! Ela brilha como um cristal (Ap 21.11). O que João viu, vai além da nossa imaginação.

• Um muro: Isso simboliza que viveremos em segurança, sob os cuidados do Senhor e mal algum entrará (Ap 21.27).

• As 12 portas: A Nova Jerusalém possui 12 portas, feitas de materiais que não são desta Terra. Elas são 12 pérolas (Ap 21.21) e por elas nós entraremos para adorar o Deus Todo-poderoso e o Cordeiro. Essas portas-pérolas simbolizam a perfeição, excelência e o poder criativo do Senhor (Ne 9.6).

 

• O número 12: São 12 portas, e, nas portas, doze anjos, e sobre elas os nomes das doze tribos de Israel. Há também doze fundamentos que contêm os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro (Ap 21.14). Estes detalhes apontam para a salvação do Senhor a Israel e a Igreja, pois os judeus e os gentios salvos desfrutarão dela (Ap 21.27b).

• Ruas de Ouro: A Bíblia é clara ao citar que a cidade e suas ruas são de ouro puro, refletindo a glória do Senhor. O ouro é tão puro que se assemelha a um espelho ou vidro (Ap 21.18).

• A Praça: Você já viu uma praça de ouro puro como vidro transparente? Ali estará a Árvore da Vida e no meio da praça correrá o rio da vida, procedente do trono de Deus e do Cordeiro, claro e brilhante como um cristal (Ap 22.1).

 

PARA CONCLUIR

Nessa lição estudamos sobre a nossa futura morada, a Nova Jerusalém. Como cristãos salvos, devemos  ansiar por essa promessa inigualável,  a qual somente os que são verdadeiramente santos, remidos no sangue do Cordeiro poderão usufruir. Por isso, se prepare, se santifique e se dedique em servir ao Senhor de todo  o coração. Assim, você reinará por toda  a eternidade com Ele! Aleluia!

 

HORA DA REVISÃO

1. Por quem a Nova Jerusalém foi construída?

2. Como a Cidade do Deus vivo foi descrita pelo apóstolo João?

3. Por que ela é chamada de “Cidade Santa'?

4. Apesar de a Nova Jerusalém possuir  várias portas, apenas que pessoas passarão por elas?

5. Por que a cidade não precisará de sol

Escola Dominical: AdultosAqui

Escola Dominical: JovensAqui

Escola Dominical: Juvenis – Aqui